segunda-feira, 4 de junho de 2012

São Paulo: III Circuito Vozes do Corpo, faz espetáculo nas ruas e no Poupatempo do Capão Redondo!


Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

III Circuito Vozes do Corpo – O centro na periferia
Mostra de dança contemporânea reúne espetáculos, performances e workshops no Capão Redondo, extremo sul de São Paulo
Ruas e até o Poupatempo vira palco para espetáculos



A dança contemporânea rompe com as molduras clássicas. Não tem técnicas específicas nem um "corpo ideal". Inova nas temáticas e na relação com os espaços e outras artes. Nascida nos anos 60 nos EUA, surge no seguimento da dança moderna, na medida em que pretende também romper com os moldes rígidos da dança clássica. A contemporânea modificou as posições do ballet, tirou as sapatilhas das bailarinas. A essência de ruptura ainda vive na atualidade, porém, com novos desafios. Hoje, ela prova que as barreiras existentes entre o centro e a periferia das cidades também podem ser derrubadas. A ferramenta: ações de intercâmbio cultural que unam “os dois lados da ponte”. 
É isso que se vê no III CIRCUITO VOZES DO CORPO, mostra de dança contemporânea que tem realização e apoio do SESCSP, e ocorre entre os dias 05 de junho e 1º de julho de 2012, no Ninho Sansacroma, no bairro do Capão Redondo, bairro paulistano. A maratona cultural inclui 27 companhias de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de workshops e debates com profissionais da dança. O projeto tem o apoio do Programa de Ação Cultural – Proac (2011) da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, Sesc Santo Amaro e organização da Cia. Sansacroma e todas as atividades têm entrada franca.  
É o único festival de dança que acontece na periferia. Privilegiamos, e muito, a diversidade estética e regional dos grupos. Trata-se de um evento onde podemos reunir companhias locais e de outras cidades, e perceber como eles se veem juntos na periferia de São Paulo, como eles enxergam juntos o Capão Redondo”, explica  Gal Martins, diretora artística do III Circuito Vozes do Corpo. Segundo a diretora, a organização conseguiu duplicar o número de participações em 2012 e a expectativa com o público também aumenta na mesma proporção. “Ano passado tivemos um bom número de público que não era da região do Capão Redondo, e a tendência é que aumente, pois temos companhias importantes do cenário atual participando, além de artistas de outros estados, o que desperta a curiosidade das pessoas em conhecer e prestigiar”, complementa Gal, que destaca grupos provenientes de cidades como Campinas, Araraquara e Itapecerica da Serra, além de ter na programação companhias premiadas como a Fragmentos e a Mariana Muniz.
Ruas e até o Poupatempo vira palco para espetáculos
O III Circuito Vozes do Corpo está dividido em três categorias: Mostra Local, Mostra de Rua e Espetáculos. NaMostra Local, grupos da região do Capão Redondo e adjacências colocam no palco toda a diversidade de temas e estilos. A Mostra de Rua vai acontecer entre as estações da Linha Lilás do Metrô Capão Redondo e Largo 13, uns dos principais centros comerciais da zona sul de São Paulo. Locais como Poupatempo, Terminal Santo Amaro e o próprio Metrô serão utilizados como espaço para performances. ”Escolhemos estes locais justamente porque as pessoas nunca pensariam em assistir um espetáculo de dança em lugar utilizado para transporte ou de retirada de documentos”, ressalta Gal Martins. A categoria Espetáculos abrange a dança de grupos, solos, duos e trios e vai  acontecer nas dependências do Ninho Sansacroma  e no SESC Santo Amaro.
III Circuito Vozes do Corpo receberá também profissionais da dança para workshops e debates, são osEncontros de Formação, em que o objetivo é elevar a formação e qualificação artística. As atividades acontecerão  no  Ninho  Sansacroma e no Sesc Santo Amaro e reunirá alguns nomes como o de Marcos Moraes, que abordaráEconomia da Dança, Marco Lima, que compartilhará informações sobre Figurinos e Adereços e Celso Nascimento, que desvendará detalhes sobre Trilha Sonora.
PROGRAMAÇÃO
Mostra Interna - Terça-feira, dia 05 de junho de 2012
Dimensão Oculta (Cia. Danças Cláudia de Souza)
http://www.youtube.com/watch?v=k2efv0GWBjk
Inspirado em idéias e textos do antropólogo americano Edward T. Hall, conhecido por suas pesquisas sobre comunicação intercultural, “Dimensão Oculta” é um trabalho de exploração das relações corporais, sob uma ótica biológica, espaciais e sensoriais.

Horário: 20h Local: Ninho Sansacroma

Mostra de Rua -  Quarta-feira, 06 de junho de 2012
Instruções para Subir uma escada (Liga da Dança Dura)
http://www.youtube.com/watch?v=fszMqMhdi3I

Projeto de Residência Artístico realizado na Casa das Caldeiras. Pesquisamos dança contemporânea e humor a partir do conto "Instruções para subir uma escada" de Julio Cortázar, contido no livro Histórias de Cronópios e Famas.

Horário: 17h Local: Terminal Santo Amaro

Mostra Espetáculos (Solos, Duos,Trios) – Quarta-feira, 06 de junho de2012
Flex! (de Rogério Salatine)
http://www.youtube.com/watch?v=KtDF9ots4sQ

Na estrutura do solo, a pesquisa foi direcionada para a criação de imagens de tensão e solidão, inspirado pelas leituras dos livros “Amor Líquido” (Jorge Zahar Editor, 2003) e “Vidas Desperdiçadas” (Jorge Zahar Editor, 2004), do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, e em procedimentos de desenhar linhas no espaço, aprisionamentos para o corpo, uma movimentação de choques e tensões, e ainda em busca de uma estética pop.

Horário: 20h Local: Ninho Sansacroma

Mostra Espetáculos (Solos, Duos,Trios) – Quarta-feira, 06 de junho de 2012
Influxos (da Cia. Nósláemcasa)
O espetáculo propõe um diálogo em que bailarina e músico constroem a dramaturgia pela conexão entre o movimento dançado, o movimento sonoro, o movimento luminoso, e a plasticidade sonora /cenográfica, considerando a permeabilidade, a interpenetração e a inter-relação de uma potencialidade em outra.

Horário: 20h30 Local: Ninho Sansacroma

Mostra Local  - Quinta-feira, 07 de junho de 2012
Não dá Pé (da Cia. de Emergência)
Horário: 20h Local: Ninho Sansacroma

Mostra de Rua – Sexta-feira, 08 de junho de 2012
Travèssa (Núcleo de Garagem)
http://www.youtube.com/watch?v=mZBNBixtti0

Este é um projeto de residência continuada do Núcleo de Garagem. Atualmente residindo na garagem de um de seus integrantes, é neste espaço que estamos desenvolvendo processualmente nossa habitação poética. Travèssa foi realizado em três lugares de São Paulo: Garagem de residência do grupo, Museu de Arte de São Paulo - MASP e Escadaria do Beco Tim Maia na Vila Madalena.

Horário: 17h Local: Poupatempo Santo Amaro

Mostra Espetáculo (Solos, Duos, Trios) – Sexta-feira, 08 de junho de 2012
Viral (do Grupo Gestus)
http://www.youtube.com/watch?v=eQsDFfkyD3Q

“Viral”, do coreógrafo Mario Nascimento, aborda processos mnemônicos – aqueles que auxiliam na memorização e que são tratados como processos contaminatórios de movimentos de outro bailarino. O que a memória seleciona é um dos fios condutores de Viral. Como nos contaminamos com as ideias dos outros? Como passamos isso adiante? Como mudamos os percursos? Quando a contaminação cessa? Questões como estas atravessam a cena e se evidenciam na construção coreográfica do grupo.

Horário: 20h Local: Ninho Sansacroma

Mostra de Rua – Sábado, 09 de junho de 2012
Bolero de 4 (de João Rafael)
http://www.youtube.com/watch?v=jgEHqRur4Mk

Como unir a prática esportiva com a dança contemporânea? Uma mistura inusitada, que para alguns pode parecer insustentável, mas que resultou no solo Bolero de 4. O intérprete-criador João Rafael Neto elabora uma performance com sua bicicleta BMX, desenvolvendo uma linguagem própria, que desloca o esporte para o ambiente artístico e vice-versa. João Rafael pesquisa o hibridismo entre as técnicas de movimento, as novas tecnologias e os esportes urbanos, pilares para a sua criação coreográfica

Horário: 16h Local: Metrô Capão Redondo

Mostra Interna – Sábado, 09 de junho de 2012
Salão e Das Oito (da Cia. Fawask) 
Espetáculo de dança composto por duas peças que tratam de temas distintos. Salão tem referências do filme Le Bal, de Ettore Scola e trata sobre as relações entre dois casais num ambiente que remete a um antigo salão de baile. Das Oito é construído a partir de imagens e símbolos que representam aspectos da atual condição da mulher na sociedade. O espetáculo, com duração aproximada de 55min, aborda questões humanas essenciais, revelando através da linguagem do movimento esses dois universos.

Horário: 20h Local: Ninho Sansacroma

Mostra Interna – Domingo, 10 de junho de 2012
Nuvens Insetos (Cia. Fragmento de Dança)
http://www.youtube.com/watch?v=GefG9KYIANM

Durante o processo criativo foram utilizados diversos fragmentos de cartas famosas como as de Frida Kahlo e Kurt Coubain, além de cartas coletadas durante a temporada de outro espetáculo da companhia em 2011, onde surgiram conteúdos de confissões, relações de intimidade, despedidas, solidão e ausência.

Horário: 19h Local: Ninho Sansacroma

 
Serviço

Ninho Sansacroma: Rua Dr. Luís da Fonseca, 248 – Parque Maria Helena – Capão Redondo (100 mts do Metrô Capão R.) Tel de informações: 5511-0055

Poupatempo Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de maio).
Terminal Santo Amaro - Avenida Padre José Maria, 400, Santo Amaro, São Paulo

Metrô Capão Redondo,  – Av. Carlos Caldeira Filho, 4261, São Paulo




Canal Aberto Assessoria de Imprensa
011 3798 9510 / 011 2914 0770
011 9126 0425 - Márcia Marques /// 011 8807 6467 - Lau Francisco

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - 2011










São Paulo: ENCONTROS DE DANÇA DO TUCA-ADRIANA BANANA


Elaine Calux
escreveu




ENCONTROS DE DANÇA LANÇA LIVRO DE
ADRIANA BANANA SOBRE O ESPAÇO E O CORPO

Adaptado para um público mais abrangente, “Trishapensamento: Espaço como Previsão Meteorológica” é resultado da pesquisa de mestrado da autora defendido em julho de 2008, na Universidade Federal da Bahia, e discute a dança através da obra coreográfica de Trisha Brown.

A obra “Trishapensamento: Espaço como Previsão Meteorológica”, da artista e pesquisadora Adriana Banana, será lançada no Encontros de Dança da próxima terça-feira, dia 5 de junho, às 20h, na Sala de Ensaio do TucaO livro propõe pensar o espaço e o corpo na dança, através da obra da americana Trisha Brown, ícone da dança contemporânea mundial, uma das primeiras coreógrafas a pensar a dança na intersecção com as artes visuais e a performance.
Mas o lançamento não ocorrerá da forma convencional. Ao invés da autora, estática, em uma mesa, autografando os exemplares, Adriana se propõe a debater a obra, através de palestra, mostra de fotos, vídeos e textos da pesquisa de sua tese. “O mais importante não sou eu, a autora, e sim a obra, o que está no livro, que deve ser discutido como qualquer outra forma de conhecimento. E isso tem a ver com a forma com que eu, artista, realizo meus trabalhos em dança, sempre pensados como hipóteses sobre o mundo/produção de conhecimento. O formato do livro também pede para ser lançado dessa forma, até mesmo para ser coerente com a forma que eu trabalho”, explica a autora.
Resultado da pesquisa de mestrado da autora defendido em julho de 2008, na Universidade Federal da Bahia, e adapatado para um público mais abrangente, o livro foca na formulação do espaço como previsão meteorológica, um tipo de pensamento presente em trishapensamento, que aborda o espaço presente. Divide-se em três módulos, o primeiro trata do período em que a autora acredita ser o berço do espaço meteorológico, quando as obras de Trisha não eram feitas em teatros tradicionais; o segundo apresenta como line up a coreografia de Trisha, evoluindo em diferentes modos, passando à descrição do modo de operar deste espaço; e o terceiro propõe o espaço como previsão meteorológica e apresenta o que trishapensamento se dispôs a desenquadrar.
Financiado pelo Fundo Estadual de Culturarealizado pelo Clube Ur=H0r com produção da Atômica Artes eTapioca Cultura, apoio do FID Editorial e design de Mariana Hardy, o livro chega à cena em um momento especial para Adriana Banana: o Clube Ur=H0r (lê-se “U” de “r” é igual à “H” “Zero” de “r”), do qual é diretora artística, completa em 2012, 15 anos de história. A proposta estatutária do Clube Ur=H0r (criado juridicamente em 1997) é o desenvolvimento de projetos que unam arte e ciência, de forma inter e transdisciplinar.
BANANA EM TRISHA, TRISHA EM BANANA__________________________________________________
Desde o ano de 2000, quando recebeu a Bolsa Vitae de Artes, Adriana Banana investiga artística e teoricamente a questão do espaço na dança. Formada em Filosofia, esteve sempre conectando teoria e prática para entender, aprofundar e produzir seus estudos acadêmicos e proposições coreográficas. Em 2001, recebeu a Bolsa APartes(MEC – Capes) para realizar um ano de residência junto a Trisha Brown Dance Company em Nova York. A escolha por Trisha se deu pela familiaridade de forma de pensamento em dança que Adriana reconheceu em sua obra. Trisha surge na década de 60 e 70, quando Nova York vivenciava uma verdadeira revolução no modo de fazer e pensar arte. Não é por acaso que essa época é marcada pela interdisciplinaridade entre as artes. Trisha Brown é também artista plástica e diretora de óperas dentre as quais, Orfeu de Monteverdi, a qual revolucionou o modo dos cantores atuarem: eles também dançam.
O modo de entender o espaço por Trisha, iniciado com suas primeiras coreografias ao ar livre, em cima de prédios, em módulos boiando sobre um lago, em um carro em movimento, é central para a configuração de todas as suas obras e a corporalidade específica de seus dançarinos. É um pensamento sobre espaço que pode ser pensado como previsão meteorológica, dada a instabilidade, fluidez, multivetorialidade, assimetria e, principalmente, sua recusa em estacionar numa fórmula artística que alçam sua obra como ícone deste espaço contemporâneo: incerto, possível, provável, instável, assimétrico, nunca pronto e, ainda por ser feito, por excelência, aberto.
Desta forma, o livro não se atém a falar exclusivamente sobre Trisha Brown. Através da dança, o leitor terá referências de outras áreas artísticas, incluindo a moda, a arquitetura, as artes visuais, e uma história do espaço, conectando arte e ciência, a partir do renascimento. Como resultado de mais de uma década de pesquisas e práticas artísticas, “Trishapensamento: Espaço como Previsão Meteorológica” é uma obra que promete ser referência na área da dança.
SERVIÇO_______________________________________________________________________________
Encontros de Dança: Lançamento do livro Trishapensamento: Espaço como Previsão Meteorológica”, da artista e pesquisadora Adriana Banana, com palestra e exposição de fotos, vídeos e textos. Dia 05/06 (terça-feira), às 20h, Sala de Ensaio - Tuca - Teatro da PUC SP (Rua Monte Alegre, 1024, Bairro Perdizes - São Paulo – SP – Fone:36708462, site: www.teatrotuca.com.br. Acesso para deficientes físicos. Duração: 50 minutos. indicação: livre. Ingressos: grátis.
Ficha Técnica Encontros de Dança Realização TUCA e INdependente produção e arte Coordenação geral – Vanessa Lopes Programação – Vanessa Lopes e Christine Greiner Produção – Fernanda Perniciotti e Maíra Silvestre.
Contato:
Vanessa Lopes
Independente produção e arte




Idança.net: Nova coluna e convocatórias :: New column and call-for-entrie


escreveu




Petrobras
idanca.net
Petrobras
Olá
A última newsletter de maio traz o novo texto do colunista Eduardo Rosa, Ir para trás, avançar – re-coreografar o sentido do tempo, e diversas convocatórias pelo país.
E mais, a III Plataforma Estado de Dança em São Paulo e espetáculos pelo país.
Boa leitura.
::
Hello,
The last newsletter of may brings an article by columnist Eduardo Rosa, about the sense of time, and call-for-entries in country.
And more, we also bring news about showcases in Brazil.
Enjoy.
TEXTOS

Ir para trás, avançar – re-coreografar o sentido do tempo

por Eduardo Rosa
NOTÍCIAS

2ª Chamada do Calendário das Artes – Bahia

por Idança
NOTÍCIAS

Convocatória VI Seminário da Faculdade Angel Vianna

por Idança
Diálogos Reflexivos de Íntimas Quietudes Para O Movimento
Clariarce o espetáculo dos instantes
Brasil - País Rico é País sem Pobreza
Prince Claus Fund for Culture and Development
Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura





São Paulo: Programação Funarte - 31 de maio a 10 de junho


Funarte SP 
escreveu

clique
para ampliar


São Paulo: Vamos dançar na segunda com SOCIAL DANCE


Moacir Castilho
moacircastilho.eventos@yahoo.com.br
escreveu


clique para ampliar