segunda-feira, 4 de junho de 2012

São Paulo: ENCONTROS DE DANÇA DO TUCA-ADRIANA BANANA


Elaine Calux
escreveu




ENCONTROS DE DANÇA LANÇA LIVRO DE
ADRIANA BANANA SOBRE O ESPAÇO E O CORPO

Adaptado para um público mais abrangente, “Trishapensamento: Espaço como Previsão Meteorológica” é resultado da pesquisa de mestrado da autora defendido em julho de 2008, na Universidade Federal da Bahia, e discute a dança através da obra coreográfica de Trisha Brown.

A obra “Trishapensamento: Espaço como Previsão Meteorológica”, da artista e pesquisadora Adriana Banana, será lançada no Encontros de Dança da próxima terça-feira, dia 5 de junho, às 20h, na Sala de Ensaio do TucaO livro propõe pensar o espaço e o corpo na dança, através da obra da americana Trisha Brown, ícone da dança contemporânea mundial, uma das primeiras coreógrafas a pensar a dança na intersecção com as artes visuais e a performance.
Mas o lançamento não ocorrerá da forma convencional. Ao invés da autora, estática, em uma mesa, autografando os exemplares, Adriana se propõe a debater a obra, através de palestra, mostra de fotos, vídeos e textos da pesquisa de sua tese. “O mais importante não sou eu, a autora, e sim a obra, o que está no livro, que deve ser discutido como qualquer outra forma de conhecimento. E isso tem a ver com a forma com que eu, artista, realizo meus trabalhos em dança, sempre pensados como hipóteses sobre o mundo/produção de conhecimento. O formato do livro também pede para ser lançado dessa forma, até mesmo para ser coerente com a forma que eu trabalho”, explica a autora.
Resultado da pesquisa de mestrado da autora defendido em julho de 2008, na Universidade Federal da Bahia, e adapatado para um público mais abrangente, o livro foca na formulação do espaço como previsão meteorológica, um tipo de pensamento presente em trishapensamento, que aborda o espaço presente. Divide-se em três módulos, o primeiro trata do período em que a autora acredita ser o berço do espaço meteorológico, quando as obras de Trisha não eram feitas em teatros tradicionais; o segundo apresenta como line up a coreografia de Trisha, evoluindo em diferentes modos, passando à descrição do modo de operar deste espaço; e o terceiro propõe o espaço como previsão meteorológica e apresenta o que trishapensamento se dispôs a desenquadrar.
Financiado pelo Fundo Estadual de Culturarealizado pelo Clube Ur=H0r com produção da Atômica Artes eTapioca Cultura, apoio do FID Editorial e design de Mariana Hardy, o livro chega à cena em um momento especial para Adriana Banana: o Clube Ur=H0r (lê-se “U” de “r” é igual à “H” “Zero” de “r”), do qual é diretora artística, completa em 2012, 15 anos de história. A proposta estatutária do Clube Ur=H0r (criado juridicamente em 1997) é o desenvolvimento de projetos que unam arte e ciência, de forma inter e transdisciplinar.
BANANA EM TRISHA, TRISHA EM BANANA__________________________________________________
Desde o ano de 2000, quando recebeu a Bolsa Vitae de Artes, Adriana Banana investiga artística e teoricamente a questão do espaço na dança. Formada em Filosofia, esteve sempre conectando teoria e prática para entender, aprofundar e produzir seus estudos acadêmicos e proposições coreográficas. Em 2001, recebeu a Bolsa APartes(MEC – Capes) para realizar um ano de residência junto a Trisha Brown Dance Company em Nova York. A escolha por Trisha se deu pela familiaridade de forma de pensamento em dança que Adriana reconheceu em sua obra. Trisha surge na década de 60 e 70, quando Nova York vivenciava uma verdadeira revolução no modo de fazer e pensar arte. Não é por acaso que essa época é marcada pela interdisciplinaridade entre as artes. Trisha Brown é também artista plástica e diretora de óperas dentre as quais, Orfeu de Monteverdi, a qual revolucionou o modo dos cantores atuarem: eles também dançam.
O modo de entender o espaço por Trisha, iniciado com suas primeiras coreografias ao ar livre, em cima de prédios, em módulos boiando sobre um lago, em um carro em movimento, é central para a configuração de todas as suas obras e a corporalidade específica de seus dançarinos. É um pensamento sobre espaço que pode ser pensado como previsão meteorológica, dada a instabilidade, fluidez, multivetorialidade, assimetria e, principalmente, sua recusa em estacionar numa fórmula artística que alçam sua obra como ícone deste espaço contemporâneo: incerto, possível, provável, instável, assimétrico, nunca pronto e, ainda por ser feito, por excelência, aberto.
Desta forma, o livro não se atém a falar exclusivamente sobre Trisha Brown. Através da dança, o leitor terá referências de outras áreas artísticas, incluindo a moda, a arquitetura, as artes visuais, e uma história do espaço, conectando arte e ciência, a partir do renascimento. Como resultado de mais de uma década de pesquisas e práticas artísticas, “Trishapensamento: Espaço como Previsão Meteorológica” é uma obra que promete ser referência na área da dança.
SERVIÇO_______________________________________________________________________________
Encontros de Dança: Lançamento do livro Trishapensamento: Espaço como Previsão Meteorológica”, da artista e pesquisadora Adriana Banana, com palestra e exposição de fotos, vídeos e textos. Dia 05/06 (terça-feira), às 20h, Sala de Ensaio - Tuca - Teatro da PUC SP (Rua Monte Alegre, 1024, Bairro Perdizes - São Paulo – SP – Fone:36708462, site: www.teatrotuca.com.br. Acesso para deficientes físicos. Duração: 50 minutos. indicação: livre. Ingressos: grátis.
Ficha Técnica Encontros de Dança Realização TUCA e INdependente produção e arte Coordenação geral – Vanessa Lopes Programação – Vanessa Lopes e Christine Greiner Produção – Fernanda Perniciotti e Maíra Silvestre.
Contato:
Vanessa Lopes
Independente produção e arte