terça-feira, 7 de agosto de 2012

São Paulo: Fleshdance


Adriana Grechi
adriana@estudionave.com
convida


"Fleshdance" encerra trilogia com referência à obra de Zygmunt Bauman

Estreia Dia 9 de agosto, às 21h, no SESC Consolação, em São Paulo



Figura 1 - espetáculo trata da possibilidade de resistência à vida voltada para o consumo



Com patrocínio da Petrobras e realização do SESC SP, o Núcleo Artérias estreia Fleshdance”, direção de Adriana Grechi. O espetáculo é a última parte da “Trilogia Líquida”, formada pelas criações “Ruído 5.1” e “Fronteiras Móveis”, que têm como referência a obra do sociólogo e pensador polonês Zygmunt Bauman.  A estreia será no SESC Consolação, Sala Beta (Rua Dr. Vila Nova, 245 – 3º andar, Vila Buarque, São Paulo/SP), com apresentações nos dias 9 e 10 de agosto de 2012. Outras datas estão programadas, na capital e interior do estado, para os meses de agosto e setembro.
“Fleshdance” é uma coreografia de variações de intensidades emocionais, composta por experiências físicas, carnais, acionadas pelo ato de respirar. Para conceber o espetáculo, o Núcleo Artérias explorou o sistema orgânico do corpo, trabalhando na invenção de uma corporeidade ativada pela intensificação dos afetos. Um corpo volumoso que permanece sempre em constante transformação, movido pelos órgãos, poroso, com possibilidade de afetar e de ser afetado pelo outro. O ambiente cênico de "Fleshdance" é composto por projeções de vídeo editadas em tempo real pelo videoartista André Costa Menezes e pela trilha sonora original de Dudu Tsuda.

Essa é a tônica da nova coreografia do Núcleo Artérias, que também aborda o cansaço do ato de consumir e de descartar, e a tentativa de combater existindo, potencializando cada experiência. É uma possibilidade de resistência à vida voltada ao consumo.

Sobre o pensador polonês Zygmunt Bauman
Sua obra se caracteriza pela extrema perspicácia na análise dos problemas sociais que perpassam a experiência cotidiana do homem contemporâneo na conjuntura valorativa que é denominada pelo autor como “Modernidade Líquida”. A questão da especulação sobre o medo público, o uso das disposições consumistas dos indivíduos como suporte para a manutenção da economia e a fragmentação da experiência ética da alteridade são temas recorrentes na trajetória intelectual deste prolífico sociólogo de formação que, todavia, por sua riqueza de interpretação, muito contribui para o desenvolvimento de um estudo filosófico enraizado na crítica da ideologia da sociedade de consumo e na despersonalização de um mundo desprovido de ampla cooperação interpessoal. Bauman é professor emérito de Sociologia da Universidade de Leeds, no Reino Unido.
Núcleo Artérias
O Núcleo Artérias é formado por artistas de dança, vídeo e música. Em seus trabalhos o grupo explora corporeidades específicas propondo deslocamentos de percepção sobre questões relacionadas ao mundo contemporâneo, como instabilidade, incerteza, consumismo e espetacularização.
A investigação em dança do Núcleo Artérias tem como foco a exploração de potencialidades pessoais, a elaboração de corporeidades próprias e a autonomia criativa para discutir assuntos relacionados ao corpo e suas adaptações e resistências ao mundo contemporâneo. Esta pesquisa integra também o vídeo em uma dramaturgia do corpo.
O Núcleo Artérias é dirigido por Adriana Grechi, coreógrafa graduada na S.N.D.O. (Amsterdã). Adriana Grechi recebeu em 1999, junto a Cia Nova Dança, o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo conjunto da obra, pelos trabalhos “Toda Coisa se Desfaz” e “Bootstrapsãopaulo!”.

Em 2003, o grupo mudou seu nome para Núcleo Artérias. Em 2004, o Núcleo Artérias recebeu dois prêmios APCA: pesquisa em dança para “Por que nunca me tornei um/a dançarino/a” e projeto para “Teorema”. Participou do 8º Festival da Cultura Inglesa e da Caravana Teatral do Sesi. Em 2006 apresentou “Ruído 5.1″ no Rumos Dança do Itaú Cultural. Em 2007 recebeu o Fomento Municipal (SP) e realizou circulação nacional pela Caixa Cultural. Em 2008 circulou pelo interior de São Paulo com o apoio do PAC e recebeu o prêmio APCA para criação em dança pelo espetáculo “Fronteiras Móveis”. Em 2011 fez temporada e circulação nacional com a recriação de “Fronteiras Móveis”.

De 96 até hoje, o Núcleo Artérias (ex Cia 2 Nova Dança) apresentou seus trabalhos em mais de 40 cidades e participou de diversos festivais, entre eles, Panorama de Dança/Rio de Janeiro (98), Rencontres Choregraphiques de Seine-Saint-Denis/Paris (2002), FID/Belo Horizonte (2005), e On Marche/Marrakech (2012). O grupo tem o patrocínio do Programa Petrobras Cultural.

Ficha técnica
Concepção/ Direção: Adriana Grechi
Criação/ Performance: Juliana Ferreira, Larissa Ballarotti e Nina Giovelli
Videocriação/ Performance: André Costa Menezes
Trilha sonora: Dudu Tsuda
Iluminação: André Boll
Acompanhamento do processo: Renato Jacques
Preparação corporal: Lívia Seixas, Débora Blank e Adriana Grechi
Fotografia: Edson Kumasaka
Design gráfico: Fernando Bergamini
Produção executiva: Amaury Cacciacarro Filho
Produção: Erika Fortunato

Serviço - Fleshdance
Dias 9 e 10 de agosto de 2012
Sesc Consolação – Sala Beta
Endereço: Rua Dr Vila Nova, 245 – 3º andar
Dias e horários: quinta e sexta 21h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (usuários SESC, +60 anos, estudantes)
Duração: 40 minutos
Capacidade: 45 lugares
Recomendação: 12 anos

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425 www.canalaberto.com.br
Twitter: @canalaberto | Facebook: canalaberto




[agendadsalao] Livros 200 Anos Danca de Salao Vols 2 e 3 ja a venda.


Marco Antonio Perna 
escreveu



200 Anos de Dança de Salão no Brasil. Volumes 1, 2 e 3. Compre já em:

Descrição
Autores: Marco Antonio Perna (organizador)

Vol 3.
Agnez Pietsch (DS no Ambiente de Trabalho), Katiusca Dickow (Contextualizando a DS), Leonor Costa (Um Baile Que Virou História), Marco Antonio Perna (DS nas Artes Plásticas), Maristela Zamoner (Relações Históricas entre as DS).
Vol 2.
Cristiane Pisani (A DS em Belo Horizonte), Cristovão Christianis (Reflexões sobre o Bolero e sua História), Elizangela Senem (A História da DS de Curitiba), César Cordeiro (O Abraço do Tango), Joao Batista da Silva (DS Múltiplas Vivências no Ensino Fundamental), Jonas Karlos (Cocondução), Leonor Costa (Desmistificando as Domingueiras Voadoras), Marco Antonio Perna (Samba de Gafieira x Samba Funkeado), Maristela Zamoner (Reflexões sobre o Bolero e sua História), Sidarta Martins.

Vol1.
Alipio Paiva (Bolero), Clarisse Nunes (Baila Floripa), Cristovão Christianis e Katiusca Dickow (DS região Sul), Jaime José (Yedda Cardoso), Joao Batista da Silva (Atlas do Esporte/Dança na Baixada Fluminense). Jomar Mesquita (Transposição da linguagem coreográfica dos salões para os palcos – DS como arte), Leonor Costa (200 Anos de Muitos Bailes), Luis Floriao (Lambada), Marco Antonio Perna, Myriam Martinez (Legislação de DS), Ney Homero Rocha (Tango Brasileiro e Chorinho), Rachel Mesquita ((Alguns)Aspectos metodológicos para aulas de DS: uma necessidade emergencial.), Sidarta Martins, Solange Gueiros (Forró e Forroda), Teresa Drummond (Maria Antonietta)

21 9974-9046 celular
21 4141-3469 fixo

[ ]s

Marco Antonio Perna                 (}       _()__/      \__@_      {)/
Coordenador Geral                  #|>      /\  /          \ /\_.__<_/
Agenda da Danca de Salao Brasileira#|_\    ,/  /     ->     \      /_\
Brazilian Ballroom Dancing Agenda  ### \      /\            /\    /
maperna@dancadesalao.com           # #/_      ( \_         /  >  /<
maperna4@gmail.com
http://www.dancadesalao.com/agenda
http://www.pluhma.com