terça-feira, 17 de junho de 2008

Casal campo-grandense ganha medalha de ouro em concurso de Dança Esportiva


Ivan Sousa
escreveu

Casal campo-grandense ganha medalha de ouro em concurso de Dança Esportiva


Por Manuela Barem

 

Os dançarinos profissionais e professores Ivan Sousa e Daniele Barilli estão na maior festa. O casal trouxe para Mato Grosso no Sul no último domingo o título de campeão e uma medalha de ouro por serem escolhidos os melhores competidores da Terceira Copa Esef de Dança Esportiva, realizada em Jundiaí, no interior de São Paulo, no sábado (7). Na Mostra, os pares demonstraram o alto nível de suas habilidades no Samba de Gafieira, Samba-Rock, Forró e Salsa, e na Dança Esportiva, disputaram as medalhas em seis das danças oficiais: Valsa Inglesa, Tango Internacional, Quickstep, ChaChaCha, Rumba e Jive.  

 

A Dança Esportiva é a forma competitiva da Dança de Salão que obedece a regras internacionalmente estabelecidas pela Federação Internacional de Dança Esportiva. É também uma modalidade olímpica e já tem cerca de 400 mil praticantes pelo mundo. Dividido por níveis e ritmos:  cinco danças européias ou 'standard', que são valsa lenta, tango, valsa vienense, slow fox e quickstep;  cinco latinas, compostas por cha-cha-cha, samba, paso doble, rumba e jive, uma forma de rock n’ roll e, por fim, a combinação, com as dez danças juntas.

 

“Estamos muito felizes com o título. A competição foi bem concorrida, havia muitos casais qualificados participando. Gente que recebia treinamento com profissionais, enquanto a única experiência que tivemos com um treinador foi em fevereiro deste ano”, comemora Ivan. O casal recebeu orientações da celebre treinadora de Dança Esportiva, Bettina Ried, a precursora da modalidade no País. Bettina também participou da organização do concurso, ao lado de outros diversos profissionais de Dança Esportiva do País.

 

“Apesar de nos conhecer, ela foi muito imparcial”, afirma o dançarino. Segundo ele, a maior pontuação que tiveram foi na modalidade “standard”, onde levaram notas máximas pela boa desenvoltura nas performances. “Elogiaram o fato de evoluirmos na pista por completo e também o nosso figurino” estava com um maravilhoso fraque preto e gravata borboleta branca e a dani estava deslumbrante com um vestido todo branco, relata Ivan. Eles competiram com divesos casais e na eliminatória “levaram a melhor” entre sete duplas.

 

Agora os professores campo-grandenses vão se preparar para a etapa nacional, que será realizada em São Paulo de 19 a 27 de julho, durante o II Congresso Internacional de Dança Esportiva. Na Copa ESEF Ivan e Dani, como são conhecidos pelos seus alunos, ganharam além da medalha de ouro um certificado de participação no concurso. Já no Congresso Internacional vão concorrer à uma viagem com tudo pago para uma disputa na Europa, ainda com local e data a serem definidos.

 

SOBRE O CASAL

 

Ivan de Sousa e Daniele Barilli são casados e se apresentam em Campo Grande regularmente, onde também mantém uma academia de dança de salão. O casal se conheceu através da dança, especificamente em uma oficina de dança de salão.

 

Ambos são licenciados pela Confederação Brasileira de Dança Esportiva e pioneiros no Estado de Mato Grosso do Sul.


Ivan é graduado em Educação Física e Administração de Empresas. Iniciou a carreira de bailarino em São Paulo, dançando Street Dance no Grupo Domínio. Passou pela Academia Jazz In Company, onde aprendeu jazz e balé. Dançou forró e zouk no Grupo Sol Nascente e foi monitor de dança na capital paulista. 


Daniele é graduada em Pedagogia e atualmente cursa especialização em Psicopedagogia. Teve aulas de Balé moderno e Dança de Salão e é especialista em Dança Criativa. O casal já teve importância reconhecida por importantes nomes da dança, como o bailarino argentino Hector Bohamia e da renomada treinadora Bettina Ried. Em 2007, ambos foram convidados para participar de uma apresentação do bailarino em Campo Grande e no interior do Estado.



ACADEMIA MAIS - CAMPO GRANDE MS
SPIPE CALARGE, 1736 VL MORUMBI
Ligue (67) 8404 0504




clique na imagem
para ampliar


Performers Village 2008; Workshop em BH: corpo e comunicação; composição e improvisação no RJ



escreveu
 

Iberescena: inscrições até 18 de julho

Terminam dia 18 de julho as inscrições para os programas 2009 do Fondo Iberoamericano de ayuda Iberescena. São oferecidos os seguintes programas: Coproducción de espectáculos de teatro y danza; Circulación de espectáculos a través de redes, festivales y espacios escénicos; Creación dramatúrgica y coreográfica; e Programas de formación orientados a los profesionales de la producción y gestión de las artes escénicas iberoamericanas.

O programa do Fondo é patrocinado por oito países: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, México, Peru, República Dominicana e Venezuela. Para ler os editais, clique aqui.


Curso de imersão na Lituânia recebe inscrições



Entre 1 e 28 de agosto será realizado o Performers Village 08, em Malpils, Lituânia. Trata-se de um curso intensivo de quatro semanas onde os alunos vão experimentar todos os passos da montagem de uma performance. O curso é voltado a profissionais de teatro, dança, canto e cinema e promoverá a troca entre profissionais de diferentes partes do mundo. Ao final de tudo, os participantes recberão um certificado.

Para se inscrever, é necessário enviar um documento em formato Word contendo uma carta de motivação (aproximadamente 250 palavras); currículo detalhado; foto recente do rosto e imagens adicionais para o e-mail globtheatre@gmail.com. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho.

Para mais informações, clique aqui.

 

Workshop estreita ligação entre corpo e comunicação

Acontece nos dias 13, 20 e 27 de junho o workshop Movimento Corporal Consciência Contemporânea, com o bailarino e coreógrafo Jadiel Alves. O objetivo é proporcionar um contato maior do corpo e suas habilidades de se comunicar.

Os encontros serão realizados na Nueva Clinica de Bem-Estar (Rua Aimorés 926, Funcionários, Belo Horizonte). Inscrições e informações pelo telefone (31) 3274-7877.



A partir deste sábado (14/06), e nos próximos dois, será realizada a oficina Composição e Improvisação, no Lunático Café e Cultura, no Rio de Janeiro. As aulas serão ministradas por Cristina Moura.

A oficina é voltada a intérpretes e pesquisadores de artes performáticas - profissionais ou não. O trabalho partirá das experiências individuais em meio às coletivas para propor um jogo entre público/privado e pessoal/coletivo. Memória, imaginário e criatividade serão ferramentas fundamentais.

O Lunático Café e Cultura fica na Rua Viscnde de Carandaí 6, Jardim Botânico. Telefone: (21) 3114-0098. Mais informações pelo e-mail: contato@lunaticocafeecultura.com. As aulas serão das 14h às 18h.

 

workshop com Miriam Druwe na Galeria Olido




 
Workshop de dança contemporânea com Miriam Druwe
 
 
 
dias 11 e 18 de junho e 02 de julho de 2008
 
 
quartas-feiras
 
 
das 17:30h às 20:30h
 
 
Na Galeria Olido - SALA AZUL
Av. São João, 473 - CEP 01035-000 - fone: 3397-0000 (produção: Sulla Andreato; programação: Clara Lobo) - Centro - São Paulo - SP
 
 
entrada franca
 
 
PROGRAMA DE FOMENTO `A DANÇA 3a Edição / SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA/ PREFEITURA DE S. PAULO
 
clique também em LÚDICO:
 
 
 
 
 
e outras datas também!!!!
 
 
 
 

ABCDança no Teatro da Dança


Canal Aberto - Aurea Karpor
aurea@canalaberto.com.br
escreveu


TEATRO DE DANÇA sedia evento de coreografias produzidas no grande ABCD

 

clique para ampliar

Dias 27, 28 e 29 de junho o Teatro de Dança sedia o ENCONTRO ABCDANÇA. No programa, espetáculos das companhias de dança de Diadema, Stacatto, Corpo da vez e o Coletivo Mão na roda. A mostra visa dar destaque aos grupos das cidades que ficam nas extremidades de São Paulo, como São Caetano do Sul e Diadema. Essa é a terceira edição da mostra coordenada por Ana Bottosso, coreógrafa da Cia. de Dança de Diadema.

“Cores da Alma,” do Cia Coletivo Mão na Roda, resulta de um processo investigativo, inserido numa experiência de Coletivo, envolvendo tema, dramaturgias corporais, criação cênica onde, portadores de deficiência física interagem de forma ativa na coreografia.  A proposta temática instiga o intérprete criador a revisar seu repertório de signos e significados no intuito de, a partir de solos, duos, trios e etc. estabelecer diálogos reflexivos e uma concepção cênica harmoniosa e coerente.

 “Silenciaram”, do grupo Corpo da vez, reúne quatro coreografias que traduzem, por meio do movimento, a condição humana em tempo de solidão, desencontro e degradação. Os trabalhos exploram ambientes ácidos e densos, assim como a movimentação e ambientações criam uma atmosfera de constante tensão, onde se encontram indivíduos em um coletivo agressivo, repartido, violento e por vezes cruel. O titulo é uma ironia, que nos remete a impossibilidade de comunicação e a quietude dos que já foram silenciados.

 

“2 por 1 – Miríades de Fios e Poemas” da Stacatto Cia. de Dança, reúne obras do repertório da companhia nos quais a dança se funde a outras linguagens artísticas.

Miríades de Fios, do coreógrafo e diretor artístico da Cia., Fernando Machado, baseia-se no texto de “Teatro de Marionetes”, do dramaturgo alemão Heinrich Von Kleist. A companhia busca através de movimentos, um centro de gravidade onde o corpo se movimenta a partir da estrutura de um boneco marionete.  São utilizados poemas e textos de autores regionais do grande ABC onde o caráter da sociedade em manipular e ser manipulado é ressaltado;

Poema Negro, de Sandro Borelli, é inspirado na obra do poeta modernista Augusto dos Anjos. O grupo recria o universo lírico do poeta, que tem seu nome associado a uma literatura mais visceral, densa e desconcertante. Poema negro fala do desespero do homem moderno em relação à sua existência, a eterna busca de algo que não está mais a disposição. São investigadas as dualidades existentes no corpo do indivíduo, que varia entre, flagelo e tortura, angustia e melancolia, sanidade e loucura, a que se submete, deparando-se com a descrença e a morbidez.

 

“Crendices...Quem disse?” da Cia de dança de Diadema, se inspirou no romance A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. O espetáculo traz como referência os símbolos e crenças que fazem parte da cultura popular, os cantos de tribos amazônicas, os rituais dos tempos da escravidão e as rezas folclóricas. O dia-a-dia do povo brasileiro é retratado por meio de gestos da dança afro-brasileira e de referências religiosas, como o candomblé e a umbanda, fundidos com dança contemporânea. A diversidade proposta pelo trabalho pode ser conferida também na trilha sonora do espetáculo, executada ao vivo, pelo grupo Pedra Branca, de São Paulo.

 

Dia 27 de Junho, sexta às 20h (Coletivo MR – Dança, Pessoas, Corpo e Criação) – Duração: 60 minutos

Dia 28 de Junho, sábado ás 20h (Stacatto e Corpo da vez) – Duração: 80 minutos

Dia 29 de Junho, domingo ás 18h (Cia Dança de Diadema) – Duração: 60 minutos

              No final de cada apresentação haverá uma conversa de 20 minutos com os artistas.

 

 

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - E-mail:info.teatrodedanca@apaa.org.br

Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557

Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/Redecard e Mastercard/Estacionamento R$ 15,00 com manobrista.

Ingresso: R$ 4 e R$ 2

Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo: a partir das 14h

www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 9126 0425

www.canalaberto.com.br

 

Cores da Alma – Sexta ás 20h, duração 60 minutos

Coletivo MR - Dança, Pessoas, Corpos e Criação/Diadema

Ficha técnica

Direção: Luis Ferron

Coreógrafos: Coletivo MR

Assistente Direção: Carlos Lotto - Jô Pereira

Iluminação-Criação: Coletivo MR

Operador de Luz: Carlos Lotto

Trilha sonora – Criação: Coletivo MR

Operador de Som: Jô Pereira/ Luis Ferron

Cenografia: Coletivo MR

Figurino: Coletivo MR

Fotografia: Coletivo MR

Elenco: Andréa Pestana, Angélica Lins, Elisângela Ferreira, Neta Pereira, Gisele Ribeiro, Hélio Feitosa, Ivan Bernardelli, Jaqueline Souza, Monica Augusto, Mufid Hauache, Ronaldo Rezende, Samara Del Monte, Suzana Bayona.

Dia 28 – Sábado ás 20h

Silenciaram duração 38 minutos

CORPO DA VEZ/ DIADEMA

Ficha Técnica

Direção: Ton Carbones

Coreógrafo: Ton Carbones e Elenco

Assistente de Direção: Cristina Ávila

Iluminação: Grupo

Operador de Luz: Danilo Firmo

Cenografia: o Grupo

Figurino: Orlando Dantas

Fotografia: Cristina Ávila. Léo Oliveira, Nilton Viturino e Orlando Dantas

Produção: Cristina Ávila e Ton Carbones

Elenco: Carolini Piovani, Cristina Ávila, Maercio Maia, Orlando Dantas, Thais Lima, Ton Carbones

 

2 por 1 – Miríades de Fios e Poema, duração 40 minutos

Stacatto Cia. de Dança/São Caetano do Sul

Ficha Técnica.

Direção: Fernando Machado

Coreógrafo: Fernando Machado (Miríades de Fios) e Sandro Borelli (Poema Negro)

Produção: Silvia Martins

Iluminação - Criação: Philippe Iwantschuk e Sandro Borelli

Operador de Luz: Philippe Iwantschuk

Trilha Sonora - Criação: Loop B e Colagem Musical

Operador de som: Fernando Machado

Cenografia: Fernando Machado

Fotografia: Arnaldo J. G. Torres

Elenco: Aline Proetti, Jéssica Moretto, Maitê Molnar, Paula Sanchez, Silvia Martins.

www.stacattosp.com.br

 

Dia 29 de junho – domingo ás 18h – duração 60 minutos

Crendices... Quem disse? –

Companhia de Dança de Diadema e grupo musical Pedra Branca

DIREÇÃO: Ana Bottosso

Ficha Técnica

Concepção Coreográfica: Ana Bottosso e elenco

Roteiro: Ton Carbones e Ana Bottosso

Maître: Ismael Guiser

Danças Brasileiras e Cultura Popular: Enoque Santos

Direção e produção musical - Luciano Sallun

Intérprete ao vivo: Grupo Pedra Branca

Músicos: Luciano Sallun - sitar, theremin, jawharp, flautas de pvc, caxixi, efeitos, beats eletronicos

Aquiles Ghirelli - didgeridoo, pandeiro, vozes, tambor onça, efeitos

Daniel Puerto Rico - djembe, derbak, congas, pandeiro, tambor do divino, pandeirão, efeitos.

Concepção de iluminação: Ari Buccioni

Concepção e construção cenográfica: Adão Pinheiro

Concepção de figurinos e adereços: Ana Bottosso e Virgínia Aguiar

Estilista: Virgínia Aguiar

Assistente de figurinos: Orlando Dantas

Colares: Tininha

Produção: Ton Carbones

Assistente de produção: Milene Paula

Projeto gráfico: Marcio Edison (MExCORP)

Colaboração em crenças populares: Gerusa Correia dos Santos

Elenco: Ana Bottosso, Carolini Piovani, Eloy Rodrigues, Fernando Machado, Francisco Junior, José Manoel, Juliana Lim, Léo Oliveira, Manuela Fadul, Thais Lima, Ton Carbones.

Estagiários: Alexandre Nascimento, Ivan Bernadelli, Tatiana Fernandes.

www.ciadedancas.apbd.org.br

 







clique nas imagens
para ampliar


Corpo-a-Corpo com Professores - SP Cia. De Dança


Oficina Cultural Oswald de Andrade


escreveu

Corpo-a-Corpo com Professores




clique na imagem
para ampliar