Marcela Lima - Verbena Comunicação
marcela@verbena.com.br
escreveu
31º Encontro Nacional de Dança (ENDA)
acontece de 3 a 5 de agosto, no Memorial
Evento, com direção de Maria Pia Finócchio, tem participação especial da São Paulo Cia. de Dança (dia 4) e das bailarinas cegas da Associação Fernanda Bianchini (dias 4 e 5).
A 31ª edição do ENDA - Encontro Nacional de Dança - acontece nos dias 3, 4 e 5 de agosto, sexta-feira (às 20 horas), sábado (às 19 horas) e domingo (às 18 horas), no Memorial da América Latina, em São Paulo. O tradicional evento, realizado pelo SINDDANÇA - Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo, sob direção de Maria Pia Finócchio, apresenta um panorama atual da dança para o público paulistano.
Esta edição do Encontro reúne 70 grupos - vindos de diversas cidades paulistas – e cerca de 90 coreografias (curtas) em várias modalidades, cujas apresentações não ultrapassam cinco minutos de duração. A mostra se caracteriza pelo dinamismo no palco, pela variada formação dos grupos e pela diversidade de estilos: são espetáculos de balé clássico, moderno e contemporâneo, dança de salão, sapateado, jazz e outros.
Convidados especiais
Na noite do dia 4, sábado, o público será brindado com a participação especial da São Paulo Companhia de Dança, dirigida por Inês Bogéa, com a remontagem da coreografia (inédita em São Paulo) “Grand Pas de Deux de Dom Quixote”, de Marius Petipa (1818-1910), interpretada pelos bailarinos Norton Fantinel e Paula Penachio. E as bailarinas cegas - da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini – são convidadas especiais dos dias 4 e 5 (sábado e domingo).
Durante os intervalos, dois números de dança acontecem no foyer do Auditório: um depasso doble e outro de dança do ventre. Um palco será montado especialmente para este pequeno espetáculo, que promete tirar o fôlego do público.
O ENDA conta com um corpo de jurados - personalidades do mundo da dança - que avalia o desempenho dos grupos e escolhe os que mais se destacam. São eles: Maíza Tempesta (coreógrafa e coordenadora do grupo TeenBroadway), Márcia Cruzeiro (professora do Grupo Corpo e Cia de Dança Palácio das Artes), Manoel Francisco (bailarino e coreógrafo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e ensaiador da São Paulo Companhia de Dança), Sara Debenedetti (coreógrafa de dança contemporânea e moderna, em Milão - Itália) e Norma Masella(ex-primeira bailarina e ex-diretora da Escola Municipal de Bailados).
Na noite de encerramento, são anunciados “Os Melhores dos Melhores de2012”. A premiação inclui participação no Grande Gala ENDA (evento que ocorre em outubro, também no Memorial), quando são entregues os prêmios em dinheiro e bolsas de estudos (no Brasil e Exterior) para os bailarinos que conquistarem as maiores notas do júri. Pode haver o Prêmio Revelação, mas este depende de excepcional qualidade técnica e artística dos concorrentes.
O ENDA é pioneiro no estímulo à dança no Brasil, inspirando a realização de outros festivais pelo País. Há 31 anos, vem revelando e lançando talentos desta arte, bailarinos que se projetaram e, hoje, participam de importantes grupos nacionais e internacionais. Atualmente, é presidido por Maria Pia Finócchio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo, desde sua fundação, em 1991. Destinado aos profissionais da dança em atividade, contempla também a categoria amador e semiprofissional. A seleção é feita por ordem de inscrição e os premiados são convidados para a próxima mostra.
Dança: 31º Encontro Nacional de Dança - ENDA 2012
Direção geral: Maria Pia Finócchio
Realização/produção: SINDDANÇA – Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo –www.sinddanca.com.br
Dias: 3, 4 e 5 de agosto de 2012
Memorial da América Latina (Auditório)
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP
Horários: sexta (20 horas), sábado (19 horas) e domingo (18 horas)
Ingressos: R$ 20,00 (meia R$ 10,00) - Informações: (11) 3106-6802
Bilheteria: a partir das 14h nos dias do evento
Duração: 4h (c/ intervalo) – Classificação etária: 5 anos - Capacidade: 800 lugares
Acesso universal. Ar condicionado. Não faz reservas. Entrada/pedestres: Portão 13
Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação