quarta-feira, 24 de novembro de 2010

São Paulo: CAIXA Cultural apresenta o espetáculo Re-Sintos da Muovere Cia de Dança


Miriam Bemelmans
escreveu

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta o espetáculo RE-SINTOS
da Muovere Cia de Dança
“A ética é um debate constante, onde os vocabulários corpóreos se colocam em espaços privados e públicos”.


Crédito da foto: Sérgio Martins


De 25 a 28 de novembro, aCAIXA Cultural São Paulo apresenta o espetáculo Re-Sintos daMuovere Cia de Dança de Porto Alegre, no Grande Salão, na Sé. Direção Geral de Jussara Miranda, Direção Cênica de Jezebel de Carli e Direção de Sonoridades e Visualidades de Diego Mac. Co-criadores e bailarinos: Denis Gosch, Didi Pedone, Joana Amaral, Roberta Savian e William Freitas Grátis!
O projeto coreográfico dialoga com os pequenos eventos do dia a dia: a casa, o ginásio de esportes, o elevador, a clínica médica, a jaula da fera, a esquina das prostitutas, a sala de brinquedos, o salão de baile e a rua. Os eventos criticam, com bom humor e acidez, os comportamentos sociais. Os discursos padronizados da mídia e a exploração sobre as diferenças sociais são alguns dos aspectos exibidos na densidade caótica do espetáculo.
Inspirado na figura do cavalo, signo de força, subserviência e virilidade, Re-Sintos expõe suas inconformidades. A pesquisa estética iniciou no 4º Regimento da Cavalaria Montada da Brigada Militar de Porto Alegre, motivação do discurso cenográfico do espetáculo, cujo cenário, metaforiza com baias e recintos carcereiros.
Muovere Cia de Dança ministrará quatro oficinas gratuitas, abertas ao público, nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro, das 12h às 13h30, na CAIXA Cultural da Sé.  
A Oficina Corpo Criativo dedica-se ao exercício da criatividade corporal, com foco motivacional no movimento urbano como matéria transformada em linguagem de dança.
Inscrições pelo telefone (11) 3321-4400.
Crédito da foto: Sérgio Martins
Ficha Técnica:
Direção geral e Coreográfica: Jussara MirandaDireção Cênica: Jezebel de CarliDireção de Visualidades e Sonoridades: Diego MacCo-criadores e bailarinos: Denis Gosch, Didi Pedone, Joana Amaral, Roberta Savian e William Freitas Iluminação: Nara MaiaProdução: Patrícia Machado
Produção Local: Luciana Fávero Produção Operacional: Sandra Goulart
Direção Geral: Jussara Miranda

A Muovere Cia de Dança foi fundada em 1989 por Jussara Miranda. Contemplada pela CAIXA Cultural, também realizou o espetáculo Olho3 em 2009. Em 2006, recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna pela Casa Bild de pesquisa e difusão de linguagens autorais em dança. Com o projeto Dança Calvino, criou Bild, coreografia baseada na obra de Italo Calvino, As Cidades Invisíveis; e Aventura de um Soldado, inspirada na obra Amores Difíceis. Em 1997, ganhou dois prêmios pelo espetáculo Le Cirque Fernando: o Troféu de Melhor Coreografia pelo no Festival Nacional de Joinville e o Prêmio bolsas de estudos Essen/Alemanha no 1º Novo Hamburgo Festival RS. Em 1996, o Troféu Helena Montenegro pelo espetáculo Barcelona no 5º Prêmio Sogipa para Dança e o Troféu Açorianos de Dança pelo espetáculo Lôcas. Em 1995 ganhou o Troféu Mário Avancini de Melhor Coreografia no Festival Nacional de Joinville pelo espetáculo Baile Fantasia. Site: http://www.muovere.com.br/
Jussara Miranda é mestre profissional em Inclusão Social e Acessibilidade. Sua pesquisa acadêmica problematiza Políticas Públicas e grupos de dança contemporânea em situação de trabalho. É Diretora e coreógrafa daMuovere Cia de Dança. Fez habilitação à dança teatro, técnica de dança moderna alemã e análise do movimento contemporâneo pelo Instituto Goethe Brasil/Alemanha UFBA 1989/Bahia. Principais projetos: Ser Diverso. Dança Calvino. Casa Bild: pesquisa de linguagens autorais. Dança e Sentidos: procedimentos de dança para pessoas cegas e PBV’s. Dali Daqui: dança versus homo afetividade (Prêmio Interações Estéticas Ponto de Cultura SOMOS LGBT RS).

Serviço:Datas: 25 a 28 de novembroQuin à Sáb às 19h e Dom às 18hEspetáculo Re-Sintos da Muovere Cia de Dança
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Grande Salão - Praça da Sé, 111 
Próximo ao Metrô Sé
Lugares: 100
Duração: 55 minutos
Informações: (11) 3321-4400 ou 
www.caixacultural.com.br
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Classificação: 12 anos
Realização: CAIXA CulturalPatrocínio: CAIXA Econômica FederalIngressos gratuitos, que poderão ser retirados na Caixa 1h antes de cada espetáculo

Mais informações com a assessoria de imprensa, Bemelmans Comunicações, Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br  ou pelo site www.bemelmans.com.br

Miriam Bemelmans
(11) 3034-4997
(11) 9969-0416
miriam@bemelmans.com.br
http://www.bemelmans.com.br



Crédito da foto: Sérgio Martins