segunda-feira, 23 de março de 2009

São Paulo: Patrocínio Cultural - FECAP 106 anos





FECAP 106 anos
Aprenda a desenvolver projetos culturais patrocinados pela Lei Rouanet e outras.

Curso: Patrocínio Cultural 

A importância do curso: 

O curso tem como objetivo abordar a aplicação das leis de renúncia fiscal no Brasil, fornecer uma visão abrangente das
possibilidades de investimento cultural, além de orientar na elaboração e enquadramento de projetos culturais.

Resultado esperado:

Oferecer ao participante boa compreensão das possibilidades de investimento cultural no Brasil, orientar os profissionais da
área a elaborar e enquadrar projetos culturais dentro das exigências legais, respeitando suas variações e proporcionar
habilidade para captação de patrocínio e prestação de contas. 

Público-alvo:

Profissionais de marketing, administração, direito, comunicação, produtores culturais, contadores, proponentes de projetos
culturais, acadêmicos e demais interessados no tema.

Programa

  • Elaboração e enquadramento de projetos. Modelo escolhido: formulário da Lei Rouanet-Mecenato;
  • As Leis de Renúncia Fiscal no Brasil;
  • A captação de Patrocínio e os Editais de Cultura;
  • Elaboração de contratos no Show Business e áreas afins;
  • Prestação de contas.

  • Duração do curso: 16 horas

    Data: 18 e 25/04
    Dia da semana: sábado 

    Horário: 08h30 às 17h30


    Para mais informações: clique aqui!


    Jornal O Estado de São Paulo: Um corpo feito de muita informação


    O Estado de São Paulo 
    para o texto original  


    Segunda-Feira, 23 de Março de 2009


    Um corpo feito de muita informação

    Mauricio de Oliveira, que povoou seu trabalho de referências de outros coreógrafos, tenta agora um percurso individual


    Helena Katz


    Uma movimentação que vai ?pessoalizando? os ingredientes fortes que compõem a sua história. Isso não é pouca coisa. Maurício de Oliveira, que voltou da Europa em 2004 e, em janeiro do ano seguinte, fundou em São Paulo a sua companhia, a Siameses, está desenvolvendo um jeito próprio de dançar. 


    Seu cardápio de contaminações reúne uma população expressiva de nomes famosos. Começa com os coreógrafos com os quais trabalhou no Balé da Cidade de São Paulo (BCSP), onde, em 1989, tornou-se bailarino profissional. Cinco anos depois, quando da passagem de Johann Kresnik pela companhia paulistana oficial, foi um dos que integrou a leva de bailarinos que ac eitou o convite para dançar com ele na Alemanha. Depois, seguiu para a Holanda, onde também conviveu com diferentes coreógrafos, dentre os quais, a dupla Leine e Roebana. Em 1999, de volta à Alemanha, estava na Pretty Ugly Dance Company, dirigida por Amanda Miller, de onde saiu para entrar no Frankfurt Ballet, àquela altura dirigido por William Forsythe, e lá ficou por quatro anos, até 2004. No ano passado, foi convidado a colaborar com o grupo atual de Forsythe na produção de The Mythic Radio Theater, e também participará da obra de 2009 da The Forsythe Company.


    Nos seus 11 anos de Europa, seu trajeto profissional se deu em companhias onde o intérprete colabora criativamente com os trabalhos dos coreógrafos. Assim, muito da sua movimentação está em obras de Forsythe ou de Leine e Roebana, por exemplo. Evidentemente, ele também foi profundamente afetado pelas concepções coreográficas dos criadores com os quais trabalhou. O corpo não recusa as informações com as quais mantém contato contínuo. Elas vão encarnando, vão tornando-se corpo.


    É com esse corpo povoado por informações (que estamos acostumados a associar somente aos coreógrafos que as assinam publicamente) que Maurício de Oliveira faz agora o seu percurso individual na dança. Não é simples. Além de enfrentar a circunstância de resgatar o que de seu estava na assinatura de outro, é preciso também inventar um outro modo de mostrar esse material. E é exatamente isso o que a nova versão de De.Gelo mostra.


    Tendo estreado no Teatro Gazeta, em São Paulo, na programação de 2007 do Rumos Itaú Dança, a obra foi retrabalhada e agora revela a construção de uma preciosa coerência entre seus três intérpretes. O palco, despido por Maria Duda dos excessos cenográficos da primeira montagem, como que se torna um zoom a focar a coreografia. O figurino de Adriana Hitomi, felizmente, segue na mesma direção.Natália Fernandes e Marina Salgado (que participou da primeira versão) dominam com enorme competência a difícil combinação de gestos e suas frações na qual Maurício de Oliveira vem se especializando. Além disso, a dança de cada uma se relaciona com a dança da outra, produzindo assim uma tal química que preenche bem a cena. 


    Quanto a Mauricio de Oliveira, vale saudar, na sua movimentação, a presença de uma outra flexibilização do tronco. Com ela, consegue suavizar o aspecto impositivo das linhas que ficaram assinadas por Forsythe, e que o próprio Forsythe havia trazido de Rudolf von Laban (1879-1958), um dos principais cientistas da dança do século 20. Essa flexibilização do tronco, que também está em Marina e Natalia, parece rearrumar os braços e as pernas em uma lógica própria, fazendo do corpo algo para além de uma discussão sobre eixos e deslocamentos. Como intérprete, Maurício de Oliveira já havia iniciado essa flexibilização quando dançava com Leine e Roebana, na Holanda, em meados dos anos 1990. O que era então embrionário, foi abandonado no trabalho com Forsythe, e agora retorna de forma poderosa, reordenando tudo.


    O corpo espirala para dentro dele mesmo, mas não em uma espiral contínua. A direção é espiralada, mas os gestos que nela estão não se resolvem uns nos outros. Um não escorre a partir do outro, mas sim em uma ordem conduzida por uma intercalação de formas distintas. Vai-se de um gesto ao outro, e o trajeto espiralado fica subordinado a eles. Eles conduzem a espiral. É entusiasmante perceber que não são variações contínuas que formam o espaço, e que ele vai sendo tecido também pela fina sintonia entre os três intérpretes. 


    Com este novo De.Gelo, que foi apresentado este mês no Teatro da Dança, Maurício de Oliveira assina o início de um outro percurso, pautado por uma maturidade que deve produzir muitas outras importantes e merecidas conquistas.




     saiba mais
      infodansa 10-03-2009 a
      infodansa 10-03-2009 b


    São Paulo: Baile Azul


    "Baile Azul" no Teatro Folha

    O Espetáculo

    TEATRO FOLHA RECEBE O ESPETÁCULO DE DANÇA “BAILE AZUL”
    Uma miscelânea de diversos ritmos de dança de salão


    “Baile Azul” é um delicioso passeio por ritmos, num espetáculo visual cheio de cores, luzes e figurinos extravagantes. Com coreografias e direção de Marco Antonio Gomes, o espetáculo estreia dia 10 de março.
    Rumba, foxtrote, mambo, tango, valsa, cha cha cha, salsa e passo doble são os ritmos escolhidos pelo coreógrafo para compor as cenas. O elenco conta com bailarinos de formação clássica, o que resulta numa qualidade de movimento precisa e elegante. 
    “Tudo é mostrado de forma tão natural que a execução dos movimentos parece simples. Isto é possível porque trabalho somente com bailarinos de formação clássica e que têm preparo para executar as coreografias com perfeição”, explica Marco Antonio Gomes, que construiu sua carreira a partir da técnica clássica e hoje é um apaixonado pelas danças de salão.
    Além dos ritmos, o uso de cores, luzes e figurinos compõem um visual alegre e envolvente. Quatro espelhos são usados no palco para criar um efeito de multiplicação das imagens dos bailarinos. O diretor explica que trabalha sempre com a intenção de oferecer surpresas ao público. “Gosto de criar expectativa e sempre revelar o belo, de provocar alegria, de levar fantasia para as pessoas. Penso que a arte deve colaborar para fazer as pessoas felizes”, conta Marco Antonio, que criou este trabalho para público de todas as idades.


    O ESPETÁCULO

    O espetáculo se inicia com o som de uma rumba, marcado por uma sutil evolução coreográfica. A seguir, ao som de um foxtrote, entra um casal que exibe delicados movimentos, remetendo-nos ao romantismo dos antigos filmes de Hollywood. Logo os bailarinos transitam para a agitação de um mambo, numa cena com movimentos rápidos e precisos.
    O coreógrafo faz alusão à essência do tango com movimento sincopado e melancólico, numa performance que alude aos encontros e desencontros provocados pelas paixões. 
    Na valsa a ordem é flutuar, transmitir ao público a sensação de que a gravidade não existe. 
    No cha cha cha o elenco masculino mostra toda a sua vitalidade na coreografia. O clima latino continua com a salsa, numa coreografia sensual. A força da tourada inspira a coreografia ao som do passo doble, mostrando até mesmo os últimos momentos agonizantes do touro, assim como a reação mecânica e irracional do público.
    A valsa finaliza o espetáculo e inspira o título “Baile Azul”. Aqui são incluídos os passos de todos os ritmos apresentados, com perfeita harmonia, na valsa “Danúbio Azul”. Nesse momento o coreógrafo usa toda sua criatividade e brinca com a reunião do que foi mostrado ao longo do espetáculo.


    SOBRE O COREÓGRAFO MARCO ANTONIO GOMES

    Coreógrafo, bailarino e professor com mais de 30 anos de atuação. Formado em música pela UFRJ e em dança pela Royal Academy Dance of London (Inglaterra), atuou como bailarino na Associação de Ballet do RJ, Ballet da Cidade de São Paulo, Southest Ballet Center Texas (USA) e como primeiro bailarino da Cia de Dança Cisne Negro por 10 anos, apresentando-se no Brasil e no exterior. Também dirige musicais e eventos.

    Ficha Técnica

    Realização: MAR 3 produções artísticas
    Concepção e coreografia: Marco Antonio Gomes.
    Assistente de coreografia e de direção: Suzana Mafra
    Produção executiva: Alegria Dichy e Ricardo Figueiredo Di Lorenzo.
    Assistente de produção: Wilson Valença
    Elenco: Antonio Milani, Beth Risoléu, Dani Calicchio, Fernanda Sampaio, João Carlos Aur, Larissa Leão, Marco Antonio Gomes, Reinaldo Soares, Renato Bellini e Thais Oliveira
    Figurino: João Santaella Junior
    Iluminação: Ney Bonfante


    Serviço

    Local: Teatro Folha
    Estréia: 10 de março
    Temporada: Até 28 de abril
    Horários: terças-feiras, 21h
    Ingressos: R$30
    Duração: 55 minutos 
    Recomendação de idade: 10 anos



    São Paulo: Estreia - O animal mais forte do mundo


       Ana e Ângelo Madureira
     imprensa@dancacontemporanea.com.br

    e s c r e v e r a m 




    clique na imagem para
    a m p l i a r



    mais informações   
    infodansa 18-03-2009  


    CPT: INFORME nº 21/ 2009


    COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO  

     E S C R E V E U


    BOLSAS DE ESTUDOS PARA MESTRADO E DOUTORADO NA REPÚBLICA DA CORÉIA

    O Governo da República da Coréia, por intermédio da Embaixada da Coréia em Brasília, torna público e gentilmente solicita a divulgação do Programa de Bolsa de Estudos para Alunos de Pós-Graduação 2009. O objetivo do programa é proporcionar aos alunos internacionais a chance de realizar mestrado ou doutorado em universidades da República da Coréia. Este ano, o Governo Coreano disponibilizará quatro vagas para brasileiros. Os documentos deverão ser entregues (em mãos ou pelo correio) à Embaixada da Coréia do Sul até a data limite de 15 de maio de 2009. Esta data não se refere à data de postagem, e sim à data limite de chegada dos documentos à Embaixada.

    Clique aqui e obtenha mais detalhes das bolsas de estudos



    PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E DIFUSÃO CULTURAL

    A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (Sefic/MinC), tem o objetivo de apoiar - mediante o custeio das despesas de transporte - a participação de artistas, técnicos e estudiosos da área cultural convidados a participar de eventos fora do seu local de residência. Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades culturais privadas e sem finalidade lucrativa, cujas candidaturas serão divididas em solicitações de grupo e solicitações individuais, concorrendo separadamente. Apenas no caso dessas últimas poderão ser apresentados pedidos para residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura. As inscrições - que vão até 13 de março, para viagens no mês de abril, e até 29 de março, para o mês de maio - poderão ser feitas pela Internet, até às 23h59 do último dia designado, devendo o interessado preencher o cadastro disponibilizado em Requerimento de Grupo e Requerimento Individual.

    Clique aqui e acesse o Edital de Intercâmbio nº 1.

    Informações: (61) 3316-2215/2251/2254/2357/2363 e fomento@cultura.gov.br, na Divisão de Atendimento ao Proponente da Sefic/MinC. 



    DIVULGADA LISTA DE PRÉ-SELECIONADOS PARA O IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA EM PAISAGENS URBANAS

    O Festival ocorrerá de 19 a 23 de maio, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Programa de Ação Cultural PROAC/2008, da Secretaria de Estado da Cultura, além do apoio da Cia. Artesãos do Corpo/Dança-Teatro e da Cooperativa Paulista de Teatro. Os grupos pré-selecionados devem entrar em contato, a partir de segunda-feira (16/3), através do telefone: (11) 3667-5581 para acerto de detalhes de contratação e necessidades técnicas específicas de cada trabalho. 
    Seguem os projetos pré-selecionados: 

    NACIONAIS:
     Estado de Graça - Cia Ltda (Alagoas); Meio Fio - Cia. Membros (Rio de Janeiro); Trajeto com beterrabas - Ana Reis - (Minas Gerais); Parangolés - Cia. Mariana Muniz - (São Paulo); Chão: semeio e passo - Avoa - (São Paulo); Fenda do Asfalto - Corpo em Rito - (São Paulo); Sapatos cegos - Cia. Aberta de Dança (São Paulo); Por um instante passageiro... - Dani Boni (São Paulo); Duo para dois perdidos - Coletivo MR (São Paulo); Kazuo - Caixa De imagens (São Paulo); Coreológicas - Caleidos Cia. de Dança (São Paulo); Puntear - Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros (São Paulo). 
    INTERNACIONAIS:
     Excepto Esa Nube - Grupo Marañas (Argentina); Espaces Couleurs/X-mailkled - Cie.Irene K (Bélgica); Arquivar - Ana Rita Barata (Portugal); Trajets de Vie Trajets de Ville - Ex Nihilo danse (França); Ven - Cia. Entremans (Cuba/Espanha); BK - Compagnie (Alemanha).


    ESPETÁCULOS COM ENTRADA FRANCA

     

    1. O Lugar Cia. Corpos Nômades estréia dia 20/3, às 21h, o espetáculo "Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos Do Silêncio", na sede do próprio grupo. O espetáculo ficará em cartaz até 26 de abril, sextas e sábados, às 21h, e domingos às 20h30. Local: R. Augusta, 325. Informações: (11) 3237-3224 ou www.ciacorposnomades.art.br

    2. O Coletivo de Solos estréia no dia 18/3 o projeto 
    "10 Solos e Reverberações", no Centro Cultural São Paulo. A temporada irá até 29 de março, de quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h. A bilheteria será aberta duas horas antes da apresentação. Local: CCSP - Sala Paulo Emilio Salles Gomes (R. Vergueiro, 1000, Paraíso, Tel: (11) 3397-4002).

    3. Em comemoração ao ano da França no Brasil, a companhia Algazarra Teatral promove a apresentação de "O ÚItimo Dia de um Condenado", adaptação do romance de Victor Hugo, no dia 22 de março, às 19h. Local: Biblioteca Monteiro Lobato - R. General. Jardim, 485. Informações: (11) 9780-1987.

    4. A Trupe OIho da Rua apresentará nos dias 21 (às 11h30, na Praça Barão, em São Vicente) e 22/3 (às 17h30, na Feirarte (em frente ao Sesc) o espetáculo "Arrumadinho".  




    São Paulo: Audição para Bailarinas na Pulsarte


    PULSARTE   
    pulsarte@pulsarte.com.br 

     e s c r e v e u


    AUDIÇÃO PARA BAILARINAS

    Bolsa de estudos de 25% a  50% no curso de Ballet Clássico Formação

    Idade: 8 a 14 anos
    Data Audição: 28/03 – sábado
    Horário:
    •       Turma 1: 14 às 15:30hs (não há necessidade de experiências anteriores)
    •       Turma 2:  15:30 às 17:00hs ( com experiência em ballet clássico)
    Local: Pulsarte, arte em movimento
    Endereço: Rua Pereira Leite, 55 – próximo ao metro da Vila Madalena.
    Data limite para inscrições: 27/03

    O curso de Formação Clássica oferece as seguintes disciplinas:

    •       Técnica clássica;
    •       Variação de repertório;
    •       Artes do Corpo;

    Jurados:
    Wagner Alvarenga
    Cleide Makena
    Luciana Basso
    Simone Sant’Anna

    Enviar ficha de inscrição preenchida via e-mail ou fax. Acesse o link:
    http://www.pulsarte.com.br/news/ficha-de-inscricao-audicao-bailarinasdoc.doc

    Vagas limitadas!

    Será um grande prazer recebê-la!

    Pulsarte, arte em movimento
    www.pulsarte.com.br
    tel.: 11-3877-1115 / 3482-7863



    Ribeirão Preto-SP: E EU DISSE


    SESC Ribeirão Preto

    E EU DISSE



    Dia(s) 25/03 

    Quarta, às 21h


    Com a Companhia Flutuante Criação e interpretação de Letícia Sekito. A artista continua a pesquisa sobre a relação entre corpo e cultura, e adentra no terreno escorregadio e controverso das possibilidades de reconstruir e reinventar identidades transitórias no corpo. Espetáculo de Dança Contemporânea premiado com o Proac 2008 da Secretaria de Estado da Cultura, realizado com subsídios do programa Rumos Itaú Cultural Dança e apoio cultural da Fundação Japão.


    Galpão de Eventos. Capacidade: 90 lugares.


    Não recomendado para menores de 10 anos


    R$ 10,00

    [inteira]

    R$ 5,00

    [usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino]

    R$ 2,50

    [trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]




    saiba mais 

    SESC   



    Circuito Broadway Internacional


    Onlybroadway  
    contato@onlybroadway.com.br 

     e s c r e v e u


    Nós realizamos estas viagens de intercâmbio cultural aos EUA, principalmente a New York, há mais de 15 anos sob direção artística de Fernanda Chamma. Inicialmente levávamos estudantes e profissionais da área para participarem de aulas em academias de renome da cidade. Há 3 anos nos associamos a uma produtora americana e resolvemos alterar um pouco a estrutura: locamos um espaço, contratamos profissionais atuantes em espetáculos da Broadway e as aulas são particulares para nosso grupo. O rendimento é infinitamente maior... e a viagem tem sido um grande sucesso! Além disto, através da produtora, conseguimos atividades inéditas como visita a bastidores de teatros e assistir a ensaios abertos de espetáculos em cartaz.

    Abaixo seguem detalhes da viagem :

    DATA DE SAÍDA: 29 DE JULHO




    clique nas imagens para
    a m p l i a r


    Obs importantes:

    -Os professores e horários das aulas poderão ser alterados e ou serem acrescentados outros .

    -Profissionais ainda em fase de contratação .

    -As aulas serão acompanhadas de Certificados de Participação (mínimo de 8 aulas) .

    -Pagamento do pacote de aulas deverá ser feito a vista em dinheiro e será efetuado na chegada à New York .

    -Pacotes especiais para grupos e ou academias / diretores , produtores , professores e coreógrafos .

     

    Os documentos necessários a esta viagem são: passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada e visto americano. O ideal é que vcs providenciem isto o quanto antes, pois ambos os processos são bastante demorados! Em anexo segue uma lista de documentos e procedimentos, há despachantes que agilizam o processo.

     

    Por enquanto é tudo, qualquer dúvida por favor entre em contato .

    Um abraço

     

    KATTY HOULIS

    Férias com ESTILO, você merece!

    Al Lorena, 800 cj 405

    01424-001 - São Paulo - SP

    tel (11) 3527 9510

    fax (11) 3527 9511

    cel (11) 9179 8400



    NOVA LEI ROUANET EM DEBATE


    Edicléia Plácido Soares
    escreveu


    Lei Rouanet reformada!!?

    Nessa segunda, dia 23 de março, o Ministério da Cultura colocará no site www.cultura.gov.br , para consulta pública, o texto integral do projeto de lei proposto para reforma da Lei Rouanet. A consulta pública permitirá que entidades do setor, produtores culturais, empresas e artistas façam sugestões ao projeto durante um período de 45 dias.

    As principais alterações da nova lei: 

    • criação de 6 (seis) faixas de dedução do imposto sobre a renda das empresas patrocinadoras: 100%, 90%, 80%, 70%, 60%, 30%, que será estendidas a todos os setores artísticos;

    • criação de 5 (cinco) novos fundos de financiamento diretos à Cultura: Livro e Leitura, Artes, Patrimônio e Memória, Diversidade e Cidadania e Audiovisual, além do FNC que atenderá áreas não específicas do "espectro cultural";

    • novas regras para os investimentos com renúncia fiscal;

    • novos poderes e atribuições da CNIC - Comissão Nacional de Incentivo à Cultura que passará a ter governança tanto na renúncia quanto nos fundos. 

    Leia, informe-se e venha debater as reformas!

    Outra ação tão importante quanto o debate público sobre a Lei Rouanet, é acompanhar e apoiar a aprovação da PEC 150/03, que deverá incluir no Orçamento da União, 2% (dois por cento) mínimo da receita tributária para a Cultura, uma vez que esse tem sido um dos principais entraves na implementação do Plano Nacional de Cultura.

    Sua participação é fundamental para conquista dessas políticas.

    A partir do dia 25 de março, a Rede Brasil de Promotores Culturais  publicará informes sobre as principais alterações na Lei Rouanet e o andamento da PEC 150/03.

    No dia 13 de abril, o Conselho de Entidades/SP coordenará na Funarte SP, um novo encontro com o Ministério da Cultura.
    A Rede Brasil estará presente para apresentar suas contribuições, a partir das sugestões e questionamentos indicados por seus associados.
     
     Para tal, sugerimos que os associados leiam atentamente o projeto de reforma da Lei, aponte suas dúvidas, questionamentos e sugestões e traga para uma discussão presencial, a realizar-se no dia 8 de abril em local e horário que divulgaremos até o dia 27 de março.
     
     Compete a cada um de nós, que a Cultura tenha o respeito, prioridades e investimentos que merece.
    Participe dos debates e dê sua colaboração!   
      
      
      
    Se quiser divulgar seu trabalho em nosso site, envie para news@rede-brasil.org
    Se quiseres divulgar su trabajo en nuestro sitio, envie para news@rede-brasil.org
    If you want to publish your work in our site, send to news@rede-brasil.org