Dia da semana: sábado
Horário: 08h30 às 17h30
Segunda-Feira, 23 de Março de 2009
Um corpo feito de muita informação
Mauricio de Oliveira, que povoou seu trabalho de referências de outros coreógrafos, tenta agora um percurso individual
Helena Katz
Uma movimentação que vai ?pessoalizando? os ingredientes fortes que compõem a sua história. Isso não é pouca coisa. Maurício de Oliveira, que voltou da Europa em 2004 e, em janeiro do ano seguinte, fundou em São Paulo a sua companhia, a Siameses, está desenvolvendo um jeito próprio de dançar.
Seu cardápio de contaminações reúne uma população expressiva de nomes famosos. Começa com os coreógrafos com os quais trabalhou no Balé da Cidade de São Paulo (BCSP), onde, em 1989, tornou-se bailarino profissional. Cinco anos depois, quando da passagem de Johann Kresnik pela companhia paulistana oficial, foi um dos que integrou a leva de bailarinos que ac eitou o convite para dançar com ele na Alemanha. Depois, seguiu para a Holanda, onde também conviveu com diferentes coreógrafos, dentre os quais, a dupla Leine e Roebana. Em 1999, de volta à Alemanha, estava na Pretty Ugly Dance Company, dirigida por Amanda Miller, de onde saiu para entrar no Frankfurt Ballet, àquela altura dirigido por William Forsythe, e lá ficou por quatro anos, até 2004. No ano passado, foi convidado a colaborar com o grupo atual de Forsythe na produção de The Mythic Radio Theater, e também participará da obra de 2009 da The Forsythe Company.
Nos seus 11 anos de Europa, seu trajeto profissional se deu em companhias onde o intérprete colabora criativamente com os trabalhos dos coreógrafos. Assim, muito da sua movimentação está em obras de Forsythe ou de Leine e Roebana, por exemplo. Evidentemente, ele também foi profundamente afetado pelas concepções coreográficas dos criadores com os quais trabalhou. O corpo não recusa as informações com as quais mantém contato contínuo. Elas vão encarnando, vão tornando-se corpo.
É com esse corpo povoado por informações (que estamos acostumados a associar somente aos coreógrafos que as assinam publicamente) que Maurício de Oliveira faz agora o seu percurso individual na dança. Não é simples. Além de enfrentar a circunstância de resgatar o que de seu estava na assinatura de outro, é preciso também inventar um outro modo de mostrar esse material. E é exatamente isso o que a nova versão de De.Gelo mostra.
Tendo estreado no Teatro Gazeta, em São Paulo, na programação de 2007 do Rumos Itaú Dança, a obra foi retrabalhada e agora revela a construção de uma preciosa coerência entre seus três intérpretes. O palco, despido por Maria Duda dos excessos cenográficos da primeira montagem, como que se torna um zoom a focar a coreografia. O figurino de Adriana Hitomi, felizmente, segue na mesma direção.Natália Fernandes e Marina Salgado (que participou da primeira versão) dominam com enorme competência a difícil combinação de gestos e suas frações na qual Maurício de Oliveira vem se especializando. Além disso, a dança de cada uma se relaciona com a dança da outra, produzindo assim uma tal química que preenche bem a cena.
Quanto a Mauricio de Oliveira, vale saudar, na sua movimentação, a presença de uma outra flexibilização do tronco. Com ela, consegue suavizar o aspecto impositivo das linhas que ficaram assinadas por Forsythe, e que o próprio Forsythe havia trazido de Rudolf von Laban (1879-1958), um dos principais cientistas da dança do século 20. Essa flexibilização do tronco, que também está em Marina e Natalia, parece rearrumar os braços e as pernas em uma lógica própria, fazendo do corpo algo para além de uma discussão sobre eixos e deslocamentos. Como intérprete, Maurício de Oliveira já havia iniciado essa flexibilização quando dançava com Leine e Roebana, na Holanda, em meados dos anos 1990. O que era então embrionário, foi abandonado no trabalho com Forsythe, e agora retorna de forma poderosa, reordenando tudo.
O corpo espirala para dentro dele mesmo, mas não em uma espiral contínua. A direção é espiralada, mas os gestos que nela estão não se resolvem uns nos outros. Um não escorre a partir do outro, mas sim em uma ordem conduzida por uma intercalação de formas distintas. Vai-se de um gesto ao outro, e o trajeto espiralado fica subordinado a eles. Eles conduzem a espiral. É entusiasmante perceber que não são variações contínuas que formam o espaço, e que ele vai sendo tecido também pela fina sintonia entre os três intérpretes.
Com este novo De.Gelo, que foi apresentado este mês no Teatro da Dança, Maurício de Oliveira assina o início de um outro percurso, pautado por uma maturidade que deve produzir muitas outras importantes e merecidas conquistas.
BOLSAS DE ESTUDOS PARA MESTRADO E DOUTORADO NA REPÚBLICA DA CORÉIA
O Governo da República da Coréia, por intermédio da Embaixada da Coréia em Brasília, torna público e gentilmente solicita a divulgação do Programa de Bolsa de Estudos para Alunos de Pós-Graduação 2009. O objetivo do programa é proporcionar aos alunos internacionais a chance de realizar mestrado ou doutorado em universidades da República da Coréia. Este ano, o Governo Coreano disponibilizará quatro vagas para brasileiros. Os documentos deverão ser entregues (em mãos ou pelo correio) à Embaixada da Coréia do Sul até a data limite de 15 de maio de 2009. Esta data não se refere à data de postagem, e sim à data limite de chegada dos documentos à Embaixada.
Clique aqui e obtenha mais detalhes das bolsas de estudos.
PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E DIFUSÃO CULTURAL
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (Sefic/MinC), tem o objetivo de apoiar - mediante o custeio das despesas de transporte - a participação de artistas, técnicos e estudiosos da área cultural convidados a participar de eventos fora do seu local de residência. Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades culturais privadas e sem finalidade lucrativa, cujas candidaturas serão divididas em solicitações de grupo e solicitações individuais, concorrendo separadamente. Apenas no caso dessas últimas poderão ser apresentados pedidos para residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura. As inscrições - que vão até 13 de março, para viagens no mês de abril, e até 29 de março, para o mês de maio - poderão ser feitas pela Internet, até às 23h59 do último dia designado, devendo o interessado preencher o cadastro disponibilizado em Requerimento de Grupo e Requerimento Individual.
Clique aqui e acesse o Edital de Intercâmbio nº 1.
Informações: (61) 3316-2215/2251/2254/2357/2363 e fomento@cultura.gov.br, na Divisão de Atendimento ao Proponente da Sefic/MinC.
DIVULGADA LISTA DE PRÉ-SELECIONADOS PARA O IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA EM PAISAGENS URBANAS
O Festival ocorrerá de 19 a 23 de maio, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Programa de Ação Cultural PROAC/2008, da Secretaria de Estado da Cultura, além do apoio da Cia. Artesãos do Corpo/Dança-Teatro e da Cooperativa Paulista de Teatro. Os grupos pré-selecionados devem entrar em contato, a partir de segunda-feira (16/3), através do telefone: (11) 3667-5581 para acerto de detalhes de contratação e necessidades técnicas específicas de cada trabalho.
Seguem os projetos pré-selecionados:
NACIONAIS: Estado de Graça - Cia Ltda (Alagoas); Meio Fio - Cia. Membros (Rio de Janeiro); Trajeto com beterrabas - Ana Reis - (Minas Gerais); Parangolés - Cia. Mariana Muniz - (São Paulo); Chão: semeio e passo - Avoa - (São Paulo); Fenda do Asfalto - Corpo em Rito - (São Paulo); Sapatos cegos - Cia. Aberta de Dança (São Paulo); Por um instante passageiro... - Dani Boni (São Paulo); Duo para dois perdidos - Coletivo MR (São Paulo); Kazuo - Caixa De imagens (São Paulo); Coreológicas - Caleidos Cia. de Dança (São Paulo); Puntear - Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros (São Paulo).
INTERNACIONAIS: Excepto Esa Nube - Grupo Marañas (Argentina); Espaces Couleurs/X-mailkled - Cie.Irene K (Bélgica); Arquivar - Ana Rita Barata (Portugal); Trajets de Vie Trajets de Ville - Ex Nihilo danse (França); Ven - Cia. Entremans (Cuba/Espanha); BK - Compagnie (Alemanha).
ESPETÁCULOS COM ENTRADA FRANCA
1. O Lugar Cia. Corpos Nômades estréia dia 20/3, às 21h, o espetáculo "Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos Do Silêncio", na sede do próprio grupo. O espetáculo ficará em cartaz até 26 de abril, sextas e sábados, às 21h, e domingos às 20h30. Local: R. Augusta, 325. Informações: (11) 3237-3224 ou www.ciacorposnomades.art.br.
2. O Coletivo de Solos estréia no dia 18/3 o projeto "10 Solos e Reverberações", no Centro Cultural São Paulo. A temporada irá até 29 de março, de quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h. A bilheteria será aberta duas horas antes da apresentação. Local: CCSP - Sala Paulo Emilio Salles Gomes (R. Vergueiro, 1000, Paraíso, Tel: (11) 3397-4002).
3. Em comemoração ao ano da França no Brasil, a companhia Algazarra Teatral promove a apresentação de "O ÚItimo Dia de um Condenado", adaptação do romance de Victor Hugo, no dia 22 de março, às 19h. Local: Biblioteca Monteiro Lobato - R. General. Jardim, 485. Informações: (11) 9780-1987.
4. A Trupe OIho da Rua apresentará nos dias 21 (às 11h30, na Praça Barão, em São Vicente) e 22/3 (às 17h30, na Feirarte (em frente ao Sesc) o espetáculo "Arrumadinho".
E EU DISSE
Dia(s) 25/03
Quarta, às 21h
Com a Companhia Flutuante Criação e interpretação de Letícia Sekito. A artista continua a pesquisa sobre a relação entre corpo e cultura, e adentra no terreno escorregadio e controverso das possibilidades de reconstruir e reinventar identidades transitórias no corpo. Espetáculo de Dança Contemporânea premiado com o Proac 2008 da Secretaria de Estado da Cultura, realizado com subsídios do programa Rumos Itaú Cultural Dança e apoio cultural da Fundação Japão.
Galpão de Eventos. Capacidade: 90 lugares.
Não recomendado para menores de 10 anos
R$ 10,00
[inteira]
R$ 5,00
[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino]
R$ 2,50
[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]
saiba mais
Abaixo seguem detalhes da viagem :
DATA DE SAÍDA: 29 DE JULHO
Obs importantes:
-Os professores e horários das aulas poderão ser alterados e ou serem acrescentados outros .
-Profissionais ainda em fase de contratação .
-As aulas serão acompanhadas de Certificados de Participação (mínimo de 8 aulas) .
-Pagamento do pacote de aulas deverá ser feito a vista em dinheiro e será efetuado na chegada à New York .
-Pacotes especiais para grupos e ou academias / diretores , produtores , professores e coreógrafos .
Os documentos necessários a esta viagem são: passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada e visto americano. O ideal é que vcs providenciem isto o quanto antes, pois ambos os processos são bastante demorados! Em anexo segue uma lista de documentos e procedimentos, há despachantes que agilizam o processo.
Por enquanto é tudo, qualquer dúvida por favor entre em contato .
Um abraço
KATTY HOULIS
Férias com ESTILO, você merece!
Al Lorena, 800 cj 405
01424-001 - São Paulo - SP
tel (11) 3527 9510
fax (11) 3527 9511
cel (11) 9179 8400
|