segunda-feira, 23 de março de 2009

São Paulo: Baile Azul


"Baile Azul" no Teatro Folha

O Espetáculo

TEATRO FOLHA RECEBE O ESPETÁCULO DE DANÇA “BAILE AZUL”
Uma miscelânea de diversos ritmos de dança de salão


“Baile Azul” é um delicioso passeio por ritmos, num espetáculo visual cheio de cores, luzes e figurinos extravagantes. Com coreografias e direção de Marco Antonio Gomes, o espetáculo estreia dia 10 de março.
Rumba, foxtrote, mambo, tango, valsa, cha cha cha, salsa e passo doble são os ritmos escolhidos pelo coreógrafo para compor as cenas. O elenco conta com bailarinos de formação clássica, o que resulta numa qualidade de movimento precisa e elegante. 
“Tudo é mostrado de forma tão natural que a execução dos movimentos parece simples. Isto é possível porque trabalho somente com bailarinos de formação clássica e que têm preparo para executar as coreografias com perfeição”, explica Marco Antonio Gomes, que construiu sua carreira a partir da técnica clássica e hoje é um apaixonado pelas danças de salão.
Além dos ritmos, o uso de cores, luzes e figurinos compõem um visual alegre e envolvente. Quatro espelhos são usados no palco para criar um efeito de multiplicação das imagens dos bailarinos. O diretor explica que trabalha sempre com a intenção de oferecer surpresas ao público. “Gosto de criar expectativa e sempre revelar o belo, de provocar alegria, de levar fantasia para as pessoas. Penso que a arte deve colaborar para fazer as pessoas felizes”, conta Marco Antonio, que criou este trabalho para público de todas as idades.


O ESPETÁCULO

O espetáculo se inicia com o som de uma rumba, marcado por uma sutil evolução coreográfica. A seguir, ao som de um foxtrote, entra um casal que exibe delicados movimentos, remetendo-nos ao romantismo dos antigos filmes de Hollywood. Logo os bailarinos transitam para a agitação de um mambo, numa cena com movimentos rápidos e precisos.
O coreógrafo faz alusão à essência do tango com movimento sincopado e melancólico, numa performance que alude aos encontros e desencontros provocados pelas paixões. 
Na valsa a ordem é flutuar, transmitir ao público a sensação de que a gravidade não existe. 
No cha cha cha o elenco masculino mostra toda a sua vitalidade na coreografia. O clima latino continua com a salsa, numa coreografia sensual. A força da tourada inspira a coreografia ao som do passo doble, mostrando até mesmo os últimos momentos agonizantes do touro, assim como a reação mecânica e irracional do público.
A valsa finaliza o espetáculo e inspira o título “Baile Azul”. Aqui são incluídos os passos de todos os ritmos apresentados, com perfeita harmonia, na valsa “Danúbio Azul”. Nesse momento o coreógrafo usa toda sua criatividade e brinca com a reunião do que foi mostrado ao longo do espetáculo.


SOBRE O COREÓGRAFO MARCO ANTONIO GOMES

Coreógrafo, bailarino e professor com mais de 30 anos de atuação. Formado em música pela UFRJ e em dança pela Royal Academy Dance of London (Inglaterra), atuou como bailarino na Associação de Ballet do RJ, Ballet da Cidade de São Paulo, Southest Ballet Center Texas (USA) e como primeiro bailarino da Cia de Dança Cisne Negro por 10 anos, apresentando-se no Brasil e no exterior. Também dirige musicais e eventos.

Ficha Técnica

Realização: MAR 3 produções artísticas
Concepção e coreografia: Marco Antonio Gomes.
Assistente de coreografia e de direção: Suzana Mafra
Produção executiva: Alegria Dichy e Ricardo Figueiredo Di Lorenzo.
Assistente de produção: Wilson Valença
Elenco: Antonio Milani, Beth Risoléu, Dani Calicchio, Fernanda Sampaio, João Carlos Aur, Larissa Leão, Marco Antonio Gomes, Reinaldo Soares, Renato Bellini e Thais Oliveira
Figurino: João Santaella Junior
Iluminação: Ney Bonfante


Serviço

Local: Teatro Folha
Estréia: 10 de março
Temporada: Até 28 de abril
Horários: terças-feiras, 21h
Ingressos: R$30
Duração: 55 minutos 
Recomendação de idade: 10 anos