segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Périplo em 2010 e dicas culturais


Periplo Produçoes
escreveu

Caros amigos,

Desejamos a todos um lindo ano de 2010, repleto de saúde, alegria e sucesso a todos.
Em maio de 2009 a Périplo Produções começou suas atividades com o objetivo de navegar novos mares para promover a arte, estabelecer conexões, trocas e encontros.

Em oito meses contamos com o incentivo de muitas pessoas que acreditaram nesse périplo realizamos projetos com artistas brasileiros, espanhóis, argentinos, franceses, japoneses e suíços. Obrigado a todos

Nesse novo ano a Périplo Produções realizará no mês de março mais uma turnê nacional do espetáculo "O PONTO" de
Gardi Hutter e no mês de abril uma turnê de espetáculos de repertório e o inédito "IKIRU- Uma homenagem a Pina Bausch" de Tadashi Endo. Aguardem maiores informações em breve através dessa mala direta.

No mês de fevereiro a Périplo Produções estará no
FEVERESTIVAL, em Campinas. Entre os dias 01 e 05 de fevereiro Pedro de Freitas e Daniele Sampaio ministrarão o curso PRODUÇÃO E GESTÃO PARA AS ARTES CÊNICAS. Nessa edição o festival também oferece cursos com artistas internacionais (Finlândia e Israel) e de Iluminação. Ainda há vagas. Para informações e inscrições acessem o site www.feverestival.com.br

Vejam abaixo as dicas culturais da Périplo Produções.

Grande abraço a todos

Pedro H S de Freitas
 
MAIS SOBRE O FEVERESTIVAL
Organizado por um núcleo formado por 4 mulheres duras na queda (Isis Madi, Cynthia Margareth, Érika Cunha e Joice Lima) esse festival é um dos mais importantes encontros teatrais do país. A programação da 8ª edição que acontecerá de 31 de janeiro a 12 de fevereiro é composta por espetáculos nacionais e internacionais e cursos. A grade de programação ainda não foi divulgada, mas no site já se pode ver a lista de cursos oferecidos e de espetáculos selecionados.
Durante o mesmo período acontece em Barão Geraldo atividades nas sedes do LUME Teatro, Barracão Teatro, Boa Companhia e etc. O festival acaba na sexta-feira de carnaval e vale à pena dar uma esticadinha e curtir os blocos locais. Berra Vaca, Cumpinzeiro entre outros.
 
TADASHI ENDO NO CINEMA
As pessoas que admiram o trabalho do bailarino butoh Tadashi Endo não podem deixar de assistir o filme HANAMI CEREJEIRAS EM FLOR que está em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Juiz de Fora.
Apesar disso não ter sido explorado pela divulgação de lançamento no Brasil, Tadashi Endo aparece no filme apresentando cenas de seu espetáculo solo MA e é responsável pela preparação dos atores.
Para ver o trailer do filme no YouTube clique aqui

RAINHA[(S)] VOLTA A SP EM CURTA TEMPORADA
O espetáculo mais comentado da temporada paulista de 2008 volta à São Paulo depois de realizar 116 apresentações em 35 cidades Brasileiras em 2009.
A partir de 16 de janeiro o espetáculo RAINHA[(S)] – DUAS ATRIZES EM BUSCA DE UM CORAÇÃO estará em cartaz no Teatro TUCA de sexta a sábado às 21h e domingo às 19h30.
LE COMMEDIENS TROPICALES APRESENTA PEÇA INÉDITA DE IBSEN E REPERTÒRIO NO SESC SANTANA
Com uma adaptação que envolve performance e tecnologia a companhia apresenta aos sábados e domingos até o dia 21 de fevereiro a primeira montagem do texto O PATO SELVAGEM de Henrik Ibsen no Brasil.
Durante esse período, nas sextas-feiras a companhia apresentará outras peças de seu repertório: "CHALAÇA- A Peça" e "2º PEDRO 2º".
Veja a matéria de lançamento de Michel Fernandes no Aplauso Brasil clique aqui
Maiores informações www.sescsp.org.br
 
CURSO DE BIOMECÂNICA EM SÃO PAULO
De 18 a 22 de janeiro será realizado na sede da Cia Balagan o curso MOVIMENTO PARA A CENA - PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO EXPRESSIVO NOS ESTUDOS BIOMECÂNICOS ministrada pela diretora Maria Thaís.
Para maiores informações www.ciateatrobalagan.com.br




São Paulo: Curso de Release Balé - Balé Clássico para bailarinos contemporâneos


Pulsarte
pulsarte@pulsarte.com.br
escreveu


Balé Clássico para bailarinos contemporâneos

 

Aula de Release Balé

 

A aula de Release Balé é direcionada á bailarinos clássicos, modernos e contemporaneos.

A técnica se baseia na aula clássica, pegando como base também elementos da técnica moderna como: curva, espiral, release e suspensão entre outros, que serão introduzidos na barra.

A aula começa no chão com alguns exercícios de release, acompanhada após  de uma sequencia de yoga.

Será falado  muito sobre respiração, por isso a combinação de yoga.

A idéia á respeito da musica é: musica clássica na barra e musica moderna no centro, tocada por cdŽs.

A intenção da técnica é  pegar a  técnica clássica  como base e dar á ela uma qualidade contemporanea, resultando assim em um movimento fluído.

O bailarino e coreógrafo Lourenço Homem é professor convidado em Cias como: Balé da Cidade de São Paulo, Balé Castro Alves, Balé de Nitterói, Stacatto Cia de Dança, Cia Borelli de Dança entre outras.

Ele desenvolveu essa técnica na Alemanha onde viveu 14 anos e está há uma ano de volta ao Brasil.

 

Data do workshop: 21  e 22/01/2010

Duração da aula: uma hora e meia.

Nível: intermediário.

Valor: 2 aulas: R$ 100,00 aula avulsa: R$ 60,00

Local: Pulsarte/ São Paulo ( Rua Pereira Leite, 55 - Próximo do metro da Vl.Madalena)

Horário: das 20:30 as 22:00h

 

Informações e inscrições:

Lourenço e-mail: lourencohomem@web.de tel.: 11- 84051273




mais informações clique aqui.

CPT: INFORME nº 2 e 3/ 2010


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
escreveu


PROGRAMA VOCACIONAL

Foi divulgada a lista dos selecionados para a segunda fase do edital de chamamento para credenciamento de artistas em artes visuais, dança, música e teatro para o Programa Vocacional. As entrevistas com os selecionados acontecerão na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Av. São João, 473, Centro), entre os dias 21 e 29 de janeiro de 2010. Confira a lista e horários para as entrevistas, clicando aqui. O não comparecimento desclassifica o candidato.


3ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇA 2010

Estão abertas as inscrições até o dia 29 de janeiro de 2010 para a 3ª Mostra Lugar Nômade Dança edição 2010, que ocorrerá nas duas primeiras semanas de março. Os interessados em inscrever espetáculos devem enviar projeto com release de 5 linhas, 3 fotos em alta resolução e um DVD com o espetáculo na íntegra. Tempo de duração para cada trabalho: mínimo 15 minutos e máximo 60 minutos. O objetivo é possibilitar, aos artistas e as companhias de dança contemporânea, um espaço para a apresentação de seus trabalhos, discussão e reflexão dos processos criativos. Os trabalhos convidados para Mostra contarão com uma ajuda de custo. Enviar o material pessoalmente ou para o endereço: R. Augusta, 325, São Paulo. CEP-01305-000. Maiores informações: (11) 3237-3224 ouciacorposnomades@gmail.com


GRANDE MOBILIZAÇÃO PELA LEIS DE FOMENTO AO TEATRO E À DANÇA

Todos os artistas e interessados estão convocados a participar da Mobilização em frente à Prefeitura da Cidade de São Paulo, segunda-feira, dia 18 de janeiro, às 10h. Na ocasião, o Secretário Municipal de Negócios Jurídicos de São Paulo, Cláudio Lembo, irá receber o movimento teatral e vereadores para discutir as questões jurídicas sobre a Lei de Fomento. É IMPORTANTÍSSIMO A PRESENÇA DE TODOS.

Entenda a questão clicando aqui. 

Local: Prefeitura da Cidade de São Paulo - Viaduto do Chá, 15, Centro
Data: 18 de janeiro, às 10h


PROCESSO SELETIVO - ANIMADOR CULTURAL

Até o dia 18 de janeiro, o SESC está selecionando profissionais para o cargo de animador cultural, para desenvolver ações educativas em programas socioculturais, por meio de criação e gestão de projetos e mediação junto ao público, incluindo as faixas etárias infanto-juvenil e terceira idade. Para saber mais, clique aqui. 


PROFISSIONAIS PARA PRODUÇÃO DE ESPETÁCULO MUSICAL

A APAA – Associação Paulista dos Amigos das Artes – organização social responsável pela gestão do teatro Sérgio Cardoso abre inscrições gratuitas para duas diferentes oficinas: de corpo técnico e elenco. A intenção é formar profissionais que vão trabalhar na produção de um espetáculo musical com estreia prevista para agosto de 2010. Para o corpo técnico, os interessados poderão se inscrever diretamente no teatro no dia 13 de janeiro, das 10h às 18h, ou dias 18 e 19 de janeiro, das 17h às 21h. Para o elenco, as inscrições podem ser feitas até o dia 20/01 pelo sitewww.apaacultural.org.br. INFORME-SE MELHOR SOBRE AS CONDIÇÕES DO PROJETO, A COOPERATIVA ESTÁ APENAS DIVULGANDO O MATERIAL E NÃO É RESPONSÁVEL PELO MESMO.