segunda-feira, 19 de outubro de 2009

RE.AL_NEWSLETTER


escreveu





clique nas imagens
para amplia-las

São Paulo: SEXTA EM CENA - ESPAÇO ARTISTA DO CORPO


Dinah Perry
escreveu



clique para ampliar


1 - Interessados, encaminhar email de apresentação paraartistadocorpo@yahoo.com.br  - Produção Dinah Perry
2 - Enviar projeto com DVD do trabalho via sedex para: Avenida Professora Ida Kolb, 225 apto 104 bloco 04 - Jardim das Laranjeiras - CEP - 02518-000 - SP
 
* Resultado da seleção dia 05 de novembro de 2009, por email
* Maiores informações: 11 - 9621.2152 ou 9956.6131
     
  PAULA MIESSA 

São Paulo: Festival Contemporâneo de Dança 2009


Amaury Cacciacarro Filho
amaury@agenciafractal.com.br
escreveu


A segunda edição do Festival Contemporâneo de Dança em São Paulo reúne artistas de diversos países na Galeria Olido.

 

Em novembro de 2009 será realizada em São Paulo a segunda edição do Festival Contemporâneo de Dança, reunindo artistas de São Paulo, Montevidéu, Marraquexe, Lisboa, Montreal, Barcelona e Votorantim.

O Festival Contemporâneo de Dança acrescenta na agenda cultural de São Paulo um festival internacional voltado à nova produção na dança contemporânea, possibilitando o intercâmbio entre artistas do Brasil e do exterior.

O festival funciona como um espaço de encontro, reunindo artistas com longa trajetória, novos criadores e teóricos, estabelecendo parcerias, considerando o espectador como co-participante da experiência artística e entendendo dança como produção de conhecimento compartilhado.

 

Na primeira edição em 2008, o Festival recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) para produção, difusão e formação em dança.

 

O Festival Contemporâneo de Dança surge com uma proposta conectada com os principaismovimentos da dança contemporâneo no Brasil e no exterior.

 

O festival trará a São Paulo a diretora artística do coletivo Perro Rabioso de Montevidéu, Tamara Cubas; a performer catalã Sònia Gómez; um dos criadores da dança contemporânea no Marrocos, Taoufiq Izeddiou e o artista Rafael Alvarez de Lisboa. Entre os artistas paulistas estão Sheila Ribeiro, que trabalha em Montreal, Marta Soares, o coletivo O12 e três novos criadores selecionados no projeto Teorema 2009.

 

Além das apresentações e encontros com os artistas, o festival em 2009 oferecerá três oficinas gratuitas, “Metodologias e ferramentas para a criação” com Tamara Cubas, ”Composição coreográfica” com Taoufiq Izeddiou e “Processos e Contextos” com Fabiana Dultra Britto.

 

A direção artística do Festival Contemporâneo de Dança é dos coreógrafos Adriana Grechi e Marcelo Evelin. A direção executiva é de Amaury Cacciacarro Filho. 

A segunda edição será realizada de 5 a 15 de novembro de 2009 no teatro e salas de ensaio da Galeria Olido em São Paulo, com o patrocínio da Caixa Cultural e apoio do Instituto Oi Futuro, Secretaria Municipal de Cultura, Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Funarte.

O festival contribui com um programa de democratização cultural ao oferecer ingressos gratuitos.

www.festivalcontemporaneodedanca.blogspot.com

 

SERVIÇO:

Festival Contemporâneo de Dança

Quando: de 5 a 15 de novembro de 2009

Onde: Salas Paissandu, Azul e Café da Galeria Olido

Endereço: Av. São João 473 - Centro

Entrada franca

 

Contato: Amaury Cacciacarro Filho

Telefone: (11) 3569 4447 / 7876 6564

amaury@agenciafractal.com.br

 

Imagem anexa: Mi Madre y Yo, Sonia Gomez (Barcelona)



PROGRAMAÇÃO


Quinta, dia 5 de novembro:

18h30: “legenda Diet” - Sheila Ribeiro (Montreal)

20h: “Fatigues” - Rafael Alvarez (Lisboa)


Sexta, dia 6 de novembro:

18h30: “legenda Diet” - Sheila Ribeiro (Montreal)

20h: “ATP” - Tamara Cubas (Montevidéu)


Sábado, dia 7 de novembro:

14h: Ação - “Corpo sucata, dificuldades culturais e políticas para a dança.” - Vera Sala e Sheila Ribeiro

15h: Ação - Cooperativa Paulista de Dança

16h30: Encontro - Tamara Cubas

18h: Encontro - Rafael Alvarez

20h: “ATP” - Tamara Cubas (Montevidéu)


Domingo, dia 8 de novembro:

17h: “Construindo falas” - DESABA

20h: “Fatigues” - Rafael Alvarez (Lisboa)


Quinta, dia 12 de novembro:

18h30: “Danse Nord” e “Yes we can ? - !” – Taoufiq Izeddiou (Marraquexe)

20h: “Um corpo que não aguenta mais” – Marta Soares (São Paulo)


Sexta, dia 13 de novembro:

18h30: “Danse Nord” e “Yes we can ? - !” – Taoufiq Izeddiou (Marraquexe)

20h: “Quando se desprendem as partes – Ação Espetáculo” – Coletivo O12 (Votorantim)


Sábado, dia 14 de novembro:

16h: Encontro – O12

17h: Encontro – Taoufiq Izeddiou

18h: Encontro – Marta Soares

20h: “Mi madre y yo” – Sònia Gómez (Barcelona)

Domingo, dia 15 de novembro:

16h: “Teorema Demonstrativo”

20h: “Mi madre y yo” – Sònia Gómez (Barcelona)


Oficinas: 


“Metodologias e ferramentas para a criação” com Tamara Cubas

3, 4 e 5 de novembro, das 14h às 18h


“Composição coreográfica” com Taoufiq Izeddiou

10 e 11 de novembro, das 14h às 18h


“Processos e Contextos” com Fabiana Dultra Britto

13 e 14 novembro, das 10h às 18h 


OFICINAS

Festival Contemporâneo de Dança


“Metodologias e ferramentas para a criação” com Tamara Cubas

3, 4 e 5 de novembro, das 14h às 18h


Os métodos e ferramentas são estratégias que podem ser úteis para a criação. Através de alguns exemplos, este encontro procurará promover a pesquisa e criação de estratégias próprias que possibilitem organizar um território de investigação artística ou “frame”, aprofundar, avançar com um tema escolhido e definir um processo.


Tamara Cubas é co-diretora artística do coletivo Perro Rabioso, onde realiza, além das suas criações, diversos projetos culturais relacionados à difusão, formação e produção artística, como o FIVU, Festival Internacional de Videodança do Uruguai e a Videoteca Montevidéu.


“Composição coreográfica” com Taoufiq Izeddiou

10 e 11 de novembro, das 14h às 18h


Taoufiq propõe um trabalho de investigação e escrita coreográfica com foco em energia e ritmo. Caberá a cada um desenvolver a sua própria dança.


Taoufiq Izeddiou praticou boxe, teatro e arquitetura antes de se dedicar a dança. Estudou dança contemporânea na África e na Europa. Em 2001 ele criou a primeira companhia de dança contemporânea do Marrocos, Anania. Em 2003, a primeira formação em dança contemporânea em Marraquexe, Almkhtabar. Sua última peça, Aataba, está em turnê pela África, Europa e América Latina. Taoufiq organiza a cinco anos, em colaboração com Anania, o festival de dança On Marche em Marraquexe.


“Processos e Contextos” com Fabiana Dultra Britto

13 e 14 de novembro, das 10h às 18h


A oficina propõe pensar as configurações artísticas de dança como uma resultante dos processos relacionais entre o corpo e seu ambiente de existência, para compreender os diferentes contextos das danças como condições de formulação e continuidade das ideias coreográficas. Serão abordadas as noções de repertório, padrão e diferenciação na dança, a partir de debates teóricos e exemplos práticos.


Fabiana Dultra Britto é crítica de dança e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia. Atua como crítica e curadora de dança, consultora e orientadora de projetos coreográficos.


Os interessados em participar das oficinas devem enviar currículo para festival@agenciafractal.com.br , até o dia 22 de outubro. Os selecionados serão informados até o dia 27 de outubro.



legenda Diet

sheila ribeiro/dona orpheline (Montreal)

5 e 6 de novembro, quinta e sexta, 18h30


legenda Diet é uma garota-outdoor e um show de música. Em um ambiente fantástico, créditos e legendas de tradução “orientam” e “explicam” um universo onírico, estéril e poluído. Inspirada na abundância de referências metropolitanas e no complexo processo de discerni-las, legenda Diet ilustra as referências da URBE comunicacional, redesenhando-as em oráculos, vidências e elogios; mixando slogan, libido e confusão.


Interessada pelas dinâmicas de poder, sheila ribeiro/dona orpheline penetra ilusão e desejo tratando tensões estéticas pós-coloniais, violência simbólica e comunicação. Desde 1992, é uma zona de colaborações nas áreas de dança, novas mídias e publicidade – em obras para palco, instalações e audiovisual.


Por: Sheila Ribeiro / Com: Elielson Pacheco, Sandra Coutinho e Sheila Ribeiro / Som: Sandra Coutinho / Imagens: Sophie Deraspe / Produção dona orpheline: Naiada Barbosa / Estágio de produção: Virginia Walton


http://www.donaorpheline.com


Fatigues

Rafael Alvarez (Lisboa)

5 e 8 de novembro, quinta e domingo, 20h


Fatigues pretende questionar uma certa ideia de Masculinidade, propondo uma desconstrução de estereótipos e mitos de uma representação maioritariamente mono-identitária, onde habitualmente e de forma normativa, o Masculino aparece associado às ideias de poder, dominação, força e autoridade. A partir desta pretensa universalidade, Fatigues estabelece um cruzamento com o contexto específico das instituições militares, na forma como estas, estrategicamente, investem no corpo e na sua representação, uma ideia de ordem, disciplina, hierarquia e território. A Camuflagem enquanto processo, forma e material, surge aqui como elemento central do desenho coreográfico. 


Rafael Alvarez é coreógrafo e intérprete com formação multidisciplinar em Design de Cena, Educação pela Arte, Dança Contemporânea e Ciências da Comunicação. Desde 1997 desenvolve e dirigi projetos nas áreas da Dança, Artes Visuais e Educação/Formação.


Direção Artística e Interpretação: Rafael Alvarez / Produção: EIRA / Co-Produção: Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Núcleo de Criação do Dirceu (Teresina), EIRA (Lisboa) / Apoio em residência: Point Ephémère (Paris), Les Bains Connective (Bruxelas)

www.rafaelalvarez.jimdo.com


ATP

Tamara Cubas (Montevidéu)

6 e 7 de novembro, sexta e sábado, 20h


ATP é um trabalho de dança contemporânea apresentado através de imagens visuais e sonoras. Três corpos realizam uma série de tarefas físicas seguindo instruções em comum. O som é manipulado ao vivo através da captação do som que os corpos produzem, restituindo o universo sonoro à obra. ATP é o resultado de um processo de investigação sobre o motivo e as posições assumidas ao habitar a cena, o tempo e o espaço. Quando não tenho nada novo a dizer, mas ainda assim, continua tendo sentido ocupar este lugar.


Tamara Cubas trabalha com vídeo, dança e performance. É co-diretora artística do coletivo Perro Rabioso, onde realiza, além das suas criações, diversos projetos culturais relacionados à difusão, formação e produção artística, como o FIVU, Festival Internacional de Videodança do Uruguai e a Videoteca Montevidéu.


Direção e desenho do espaço cênico: Tamara Cubas / Em cena: Mariana Marchesano, Santiago Turenne, Miguel Jaime / Arte sonora: Francisco Lapetina / Realização cenográfica: Alejandro Roquero / Design e comunicação: Glot http://www.glot.com.uy / Fotografia: Sandra Marroig / Produção: Perro Rabioso http://www.perrorabioso.com


Yes we can ? - ! (work in progress)

Danse Nord

Taoufiq Izeddiou (Marraquexe)

12 e 13 de novembro, quinta e sexta, 18h30


Yes we can ? - ! é o título provisório deste trabalho que estreará em 2010. Taoufiq escolheu o formato solo como espaço de reivindicação absoluta do dançarino.

Danse Nord é uma coreografia de Suzan Buirge transmitida a Bernardo Montet que a transmitiu a Taoufiq Izeddiou. Suzan Buirge participou da companhia de Alwin Nikolais e Murray Louis entre 1963-1967.


Taoufiq Izeddiou praticou boxe, teatro e arquitetura antes de se dedicar a dança. Estudou dança contemporânea na África e na Europa. Em 2001 ele criou a primeira companhia de dança contemporânea do Marrocos, Anania. Em 2003, a primeira formação em dança contemporânea em Marraquexe, Almkhtabar. Sua última peça, Aataba, está em turnê pela África, Europa e América Latina. Taoufiq organiza a cinco anos, em colaboração com Anania, o festival de dança On Marche em Marraquexe.


Um corpo que não aguenta mais

Marta Soares (São Paulo)

12 de novembro, quinta, 20h


O espetáculo toma como ponto de partida textos dos filósofos David Lapoujade, Giorgio Agamben e Roland Barthes para refletir sobre os poderes que afetam o corpo na contemporaneidade, como por exemplo, a biopolítica e sobre quais seriam as possíveis maneiras do corpo exprimir uma potencia própria através da resistência às formas vindas de fora e que se impõem ao dentro para lhe imprimir uma “alma”. Durante o espetáculo os bailarinos exploram movimentos “pobres” como bambolear, cair, ficar deitado, rastejar e, assim como personagens de Samuel Beckett ou Herman Melville, experimentam situações nas quais não é mais possível agir, responder à forma, ficar de pé, mas somente ceder progressivamente a todos os tipos de deformações.


Marta Soares é dançarina e coreógrafa. Recebeu diversos prêmios, entre eles, três APCA. Marta é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP onde leciona no Programa de Comunicação das Artes do Corpo e é doutoranda no Programa de Psicologia Clínica.


Concepção e Direção: Marta Soares / Criadores Intérpretes: Carolina Callegaro, Clara Gouvêa, Eros Valério, Manuel Fabrício e Marta Soares / Desenho Sonoro: Lívio Tragtenberg / Desenho de Luz: André Boll / Figurino: Karlla Girotto / Espaço Cenográfico: Cainan Baladez, Karlla Girotto e Marta Soares / Fotos: João Caldas / Produção: Cassia de Souza / Agradecimentos: Anderson Gouvêa.



Quando se desprendem as partes – Ação Espetáculo

Coletivo o12 (Votorantim)

13 de novembro, sexta, 20h


o.d.e.s.e.n.v.o.l.v.i.m.e.n.t.o.d.o.s.s.i.s.t.e.m.a.s.v.i.v.o.s.i.m.p.l.i.c.a.e.m.q.u.e.d.e.l.e.s.a.c.e.r.t.a.a.l.t.u.r.a.s.e.d.e.s.p.r.e.n.d.a.m.a.s.p.a.r.t.e.s.q.u.e.c.o.n.q.u.i.s.t.a.m.s.u.a.a.u.t.o.n.o.m.i.a.o.q.u.e.a.c.o.n.t.e.c.e.q.u.a.n.d.o.n.o.s.s.i.s.t.e.m.a.s.v.i.v.o.s.a.r.m.a.z.e.n.a.m.s.e.i.n.f.o.r.m.a.ç.õ.e.s.?.p.a.r.a.q.u.e.m.p.a.r.t.e.d.o.p.o.n.t.o.d.e.v.i.s.t.a.e.v.o.l.u.t.i.v.o.a.u.t.o.n.o.m.i.a.s.e.r.e.f.e.r.e.a.u.m.a.c.a.p.a.c.i.d.a.d.e.q.u.e.s.e.d.e.s.e.n.v.o.l.v.e.q.u.a.n.d.o.s.e.c.o.n.s.e.g.u.e.r.e.u.n.i.r.u.m.a.c.e.r.t.a.c.o.l.e.ç.ã.o.d.e.i.n.f.o.r.m.a.ç.õ.e.s.q.u.e.h.a.b.i.l.i.t.a.a.e.x.p.l.o.r.a.ç.ã.o.c.o.m.e.f.i.c.i.ê.n.c.i.a.d.o.a.m.b.i.e.n.t.e.o.n.d.e.s.e.e.s.t.á.v.i.v.e.n.d.o.q.u.a.n.d.o.é.p.o.s.s.i.v.e.l.t.r.a.n.s.i.t.a.r.p.e.l.o.a.m.b.i.e.n.t.e.v.i.v.e.r.e.s.o.b.r.e.v.i.v.e.r.n.e.l.e.c.o.n.q.u.i.s.t.o.u..s.e.a.a.u.t.o.n.o.m.i.a.a.s.s.i.m.e.n.t.e.n.d.e.m.o.s.a.a.u.t.o.n.o.m.i.a.c.o.m.o.u.m.a.e.s.t.r.a.t.é.g.i.a.a.d.a.p.t.a.t.i.v.a.d.e.s.o.b.r.e.v.i.v.ê.n.c.i.a.c.o.m.o.p.o.d.e.m.o.s.e.n.t.e.n.d.e.r.d.e.f.a.t.o.a.p.r.á.t.i.c.a.d.a.a.u.t.o.n.o.m.i.a.?.


O Coletivo o12 é um conjunto de sujeitos e seus desejos, que se articulam através da dança contemporânea. Seus pensamentos artísticos se vinculam à compreensão dos processos coletivos, ao abrigo das particularidades que compõem a coletividade, à busca da qualidade e democratização da informação, às formas colaborativas de produção de conhecimento e à inquietação crítica. O Coletivo o12 se dedica a pesquisas artísticas em torno dos processos de conquista de autonomia em sistemas vivos.


Produção.Vera.Almeida.Roupas.Gilvânia.Alixandre.Consultoria.artística.Rosa.Hercoles.Sonorização.Adriano.Costa.Alimentado.por.Marcelo.Evelin.Giovani.Tozzi.Nicole.Aun.Interpretação.Pesquisa.Busca.Vivência.Criação.Descoberta.Conquista.Rafael.Bricoli.Lidi.Domingues.Tati.Almeida.Ariane.Sampaio.Thiago.Alixandre.Preta.Ribeiro.Ideia.Cenografia.Concepção.Iluminação.Ambiência.Coletivo.o.12.Pesquisa.nascida.partir.do.contato.com.as.ideias.do.Prof.Jorge.de.Albuquerque.Vieira


www.odoze.blogspot.com


Mi madre y yo

Sònia Gómez (Barcelona)

14 e 15 de novembro, sábado e domingo, 20h


Neste trabalho Sònia Gómez aborda a relação entre mãe e filha, ressaltando suas diferenças, experiências e tragédias pessoais.


... minha mãe e eu com nossos trajes de banho, deitadas no chão, em uma foto projetada na parede branca. Eu entro no espaço e mais tarde entra minha mãe, estamos juntas. Nós fazemos movimentos para mostrar nossas diferenças e similaridades anatômicas. Nós fazemos juntas uma frase simples de movimento. Minha mãe agora é a Tina Turner e a Nina Juggen. Nós escutamos Kraftwerk e eu conto para minha mãe algo que aconteceu em um táxi com esta música. Ela não os conhece...


Sònia Gómez estudou dança contemporânea e coreografia no Institut del Teatre em Barcelona e na P.A.R.T.S. em Bruxelas. Trabalhou com os grupos General Elèctrica, La Carniceria Teatro e La Fura dels Baus. Sònia Gómez cria desde 2000 suas próprias peças, realizando um trabalho autobiográfico com muito humor e experimentação.

Intérpretes: Rosa Vicente e Sònia Gómez Vicente / Texto: Sònia Gómez / Vídeo: Txalo Toloza Paula Vazques / Produção: M.O.M/El Vivero


http://www.soniagomez.com



Teorema Demonstrativo

15 de novembro, domingo, 16h


Teorema reúne artistas e teóricos de dança em apresentações abertas ao público. Em cada encontro, um teórico de dança é desafiado a formular um teorema (proposição), tomando como ponto de partida a apresentação (demonstração) ao vivo das idéias coreográficas formuladas por artistas. O projeto reúne artistas e teóricos da dança para um exercício público de integração de diferentes modos de pensar a dança contemporânea.

Teorema é um projeto que completou a sexta edição em 2009. Neste ano foram selecionados três trabalhos para participar deste “Teorema Demonstrativo” com a curadora do projeto Fabiana Dultra Britto: Mumificações HOJE de Thiago Costa, Alvéolos de Tatiana Melitello e um terceiro trabalho selecionado no último Teorema do ano.


Fabiana Dultra Britto é crítica de dança e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia.


ENCONTROS

Encontros públicos onde os artistas participantes do festival conversam sobre seus trabalhos, processos e experiências. Nestes encontros os artistas expõem seus interesses, questões e discutem seus procedimentos. Uma possibilidade de compartilhar um pouco mais as pesquisas e propostas apresentadas nos espetáculos.


Cada artista escolheu sua própria maneira de exposição e compartilhamento.


AÇÕES

Reflexões e iniciativas para a dança contemporânea.


CONSTRUINDO FALAS

Apresentação da ferramenta desenvolvida pela ASSOCIAÇÃO DESABA para ser utilizada por artistas em encontros propostos por festivais e mostras onde este é convidado a discursar sobre sua prática em público.

O objetivo é reorganizar o entendimento sobre sua prática artística e, ao mesmo tempo, elaborar uma comunicação coerente com o contexto em que este se encontra.

A ASSOCIAÇÃO DESABA é uma iniciativa dos coreógrafos Cristian Duarte e Thelma Bonavita. http://www.desaba.org



Ribeirão Preto-SP: PREPARAÇÃO CORPORAL PARA ATORES


SESC Ribeirão Preto


PREPARAÇÃO CORPORAL PARA ATORES


Dia(s) 10/11 

Terça, às 19h.


Workshop com coordenação de Rodrigo Cunha. Destinado a atores e estudantes de artes cênicas, visa prepará-los na construção do corpo do ator, facilitando a manipulação de suas energias potenciais relacionando-as às suas ações físicas.


Galpão de Eventos.

Grátis


saiba mais

Ribeirão Preto-SP: Dança Contemporânea


SESC Ribeirão Preto


DANÇA CONTEMPORÂNEA


Dia(s) 10/11 

Terça, às 15h.


Workshop com a coordenação de Rodrigo Cruz. A partir de exercícios e sequências básicas, enfatizar a consciência corporal e respiratória. Destinado a bailarinos e interessados em dança.


Galpão de Eventos

Vagas limitadas.

Informações e inscrições na Central de Atendimento.

Grátis


saiba mais

São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: segunda-feira 19.10


Adriana Reis
escreveu


- segunda-feira, 19 de outubro

 

 

 21:30 às 23:30 - Prática de Tango - Espaço Lotus Vila Madalena

Quando: seg, 19 de outubro

Onde: Espaço Lotus Vila Madalena (mapa)

Descrição: Prática de Tango Segundas-Feiras - 21:30 às 23:30 hrs Organização : Moises Murad Local - Espaço Lotus Vila Madalena - São Paulo - SP R. Mourato Coelho, 1489 (final da Rua, esquina com a Purpurina) tel - 3032 3604

mais detalhes»  copiar para minha agenda


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br


Idança: Kazuo Ohno chega aos 103 anos :: Kazuo Ohno turns 103 years old


escreveu

Olá,

No dia 27 de outubro, o coreógrafo japonês Kazuo Ohno completa 103 anos. Em homenagem à data e à sua importância para a dança – ele é um dos pais do butoh -, o www.idanca.net traz dois textos publicados originalmente na revista Obscena, parceira do idança. O primeiro deles, escrito por John Barret, traz uma interessante biografia de Ohno. E o segundo, de Tiago Manaia, fala da influência do coreógrafo no trabalho da banda Antony & the Johnsons. Confira os dois pontos de vista.

No outro destaque da semana, a colaboradora Deborah Rocha faz uma análise da 2ª Mostra (in)dependente de dança?, realizada em agosto em São Paulo. Ela esteve lá e conta em texto e vídeo o que viu. Não deixe de ler!

Na sexta galeria O que você tem feito?, publicamos uma seleção bastante experimental. Os vídeos que estão no ar desta vez são de autoria de: André Martinez (Janelas), Eduardo Macedo (Pesadelos), Aspásia Mariana (o que (en)canta) seu trajeto?), e Marina de Almeida Prado (experimentação…). Para participar da galeria é bem simples: basta mandar o link do youtube para o emailredacao@idanca.net com os respectivos créditos. Envie seu trabalho!

Para quem perdeu alguma das cinco galerias anteriores, ou deseja rever algum outro vídeo publicado no idança, todos eles estão disponíveis na nossa página no youtube. Temos cerca de 160 vídeos na galeria geral. Passeie por lá!

Em notícias: a programação da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará, as estreias da semana, oficinas e muito mais!

E você já está seguindo o idança? Cadastre-se no www.twitter.com/deu_no_idanca. Não esqueça que também estamos no www.movimento.org e no orkut.

Boa leitura!

::

Hello,

On October 27, Japaneses choreographer Kazuo Ohno celebrates his 103th birthday. In tribute to the date and the importance of Ohno’s work – he is one of the founders of butoh -, www.idanca.net brings two articles originally published in Obscena magazine, idança’s partner. The first one, written by John Barret, brings an interesting biography and the second, by Tiago Manaia, deals with the choreographer’s influence in the work of the band Antony & the Johnsons. Check out both perspectives.

In the other highlight of the week, our collaborator Deborah Rocha analyses the 2ª Mostra (in)dependente de dança?, that took place in August, in São Paulo. She was there and tells us in text and video what she saw. Don’t miss it!

In the sixth What have you been doing? gallery, we publish a very experimental selection. The videos online this time were made by: André Martinez (Janelas), Eduardo Macedo (Pesadelos), Aspásia Mariana (o que (en)canta) seu trajeto?), and Marina de Almeida Prado (experimentação…). It’s very simple to participate in the gallery: you just have to send the youtube link to redacao@idanca.net, along with the credits. Send us your work!

For those who missed some of the five previous galleries or wish to see any other video published in idança, they are all available in our youtube channel. We have about 160 videos in the main gallery.

In the news section: the program of VII Bienal Internacional de Dança do Ceará, the week’s premieres, workshops and much more!

And are you following idança? Register at www.twitter.com/deu_no_idanca. Don’t forget you can also find us at www.movimento.org and orkut.

Nice reading!