segunda-feira, 19 de outubro de 2009

São Paulo: Festival Contemporâneo de Dança 2009


Amaury Cacciacarro Filho
amaury@agenciafractal.com.br
escreveu


A segunda edição do Festival Contemporâneo de Dança em São Paulo reúne artistas de diversos países na Galeria Olido.

 

Em novembro de 2009 será realizada em São Paulo a segunda edição do Festival Contemporâneo de Dança, reunindo artistas de São Paulo, Montevidéu, Marraquexe, Lisboa, Montreal, Barcelona e Votorantim.

O Festival Contemporâneo de Dança acrescenta na agenda cultural de São Paulo um festival internacional voltado à nova produção na dança contemporânea, possibilitando o intercâmbio entre artistas do Brasil e do exterior.

O festival funciona como um espaço de encontro, reunindo artistas com longa trajetória, novos criadores e teóricos, estabelecendo parcerias, considerando o espectador como co-participante da experiência artística e entendendo dança como produção de conhecimento compartilhado.

 

Na primeira edição em 2008, o Festival recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) para produção, difusão e formação em dança.

 

O Festival Contemporâneo de Dança surge com uma proposta conectada com os principaismovimentos da dança contemporâneo no Brasil e no exterior.

 

O festival trará a São Paulo a diretora artística do coletivo Perro Rabioso de Montevidéu, Tamara Cubas; a performer catalã Sònia Gómez; um dos criadores da dança contemporânea no Marrocos, Taoufiq Izeddiou e o artista Rafael Alvarez de Lisboa. Entre os artistas paulistas estão Sheila Ribeiro, que trabalha em Montreal, Marta Soares, o coletivo O12 e três novos criadores selecionados no projeto Teorema 2009.

 

Além das apresentações e encontros com os artistas, o festival em 2009 oferecerá três oficinas gratuitas, “Metodologias e ferramentas para a criação” com Tamara Cubas, ”Composição coreográfica” com Taoufiq Izeddiou e “Processos e Contextos” com Fabiana Dultra Britto.

 

A direção artística do Festival Contemporâneo de Dança é dos coreógrafos Adriana Grechi e Marcelo Evelin. A direção executiva é de Amaury Cacciacarro Filho. 

A segunda edição será realizada de 5 a 15 de novembro de 2009 no teatro e salas de ensaio da Galeria Olido em São Paulo, com o patrocínio da Caixa Cultural e apoio do Instituto Oi Futuro, Secretaria Municipal de Cultura, Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Funarte.

O festival contribui com um programa de democratização cultural ao oferecer ingressos gratuitos.

www.festivalcontemporaneodedanca.blogspot.com

 

SERVIÇO:

Festival Contemporâneo de Dança

Quando: de 5 a 15 de novembro de 2009

Onde: Salas Paissandu, Azul e Café da Galeria Olido

Endereço: Av. São João 473 - Centro

Entrada franca

 

Contato: Amaury Cacciacarro Filho

Telefone: (11) 3569 4447 / 7876 6564

amaury@agenciafractal.com.br

 

Imagem anexa: Mi Madre y Yo, Sonia Gomez (Barcelona)



PROGRAMAÇÃO


Quinta, dia 5 de novembro:

18h30: “legenda Diet” - Sheila Ribeiro (Montreal)

20h: “Fatigues” - Rafael Alvarez (Lisboa)


Sexta, dia 6 de novembro:

18h30: “legenda Diet” - Sheila Ribeiro (Montreal)

20h: “ATP” - Tamara Cubas (Montevidéu)


Sábado, dia 7 de novembro:

14h: Ação - “Corpo sucata, dificuldades culturais e políticas para a dança.” - Vera Sala e Sheila Ribeiro

15h: Ação - Cooperativa Paulista de Dança

16h30: Encontro - Tamara Cubas

18h: Encontro - Rafael Alvarez

20h: “ATP” - Tamara Cubas (Montevidéu)


Domingo, dia 8 de novembro:

17h: “Construindo falas” - DESABA

20h: “Fatigues” - Rafael Alvarez (Lisboa)


Quinta, dia 12 de novembro:

18h30: “Danse Nord” e “Yes we can ? - !” – Taoufiq Izeddiou (Marraquexe)

20h: “Um corpo que não aguenta mais” – Marta Soares (São Paulo)


Sexta, dia 13 de novembro:

18h30: “Danse Nord” e “Yes we can ? - !” – Taoufiq Izeddiou (Marraquexe)

20h: “Quando se desprendem as partes – Ação Espetáculo” – Coletivo O12 (Votorantim)


Sábado, dia 14 de novembro:

16h: Encontro – O12

17h: Encontro – Taoufiq Izeddiou

18h: Encontro – Marta Soares

20h: “Mi madre y yo” – Sònia Gómez (Barcelona)

Domingo, dia 15 de novembro:

16h: “Teorema Demonstrativo”

20h: “Mi madre y yo” – Sònia Gómez (Barcelona)


Oficinas: 


“Metodologias e ferramentas para a criação” com Tamara Cubas

3, 4 e 5 de novembro, das 14h às 18h


“Composição coreográfica” com Taoufiq Izeddiou

10 e 11 de novembro, das 14h às 18h


“Processos e Contextos” com Fabiana Dultra Britto

13 e 14 novembro, das 10h às 18h 


OFICINAS

Festival Contemporâneo de Dança


“Metodologias e ferramentas para a criação” com Tamara Cubas

3, 4 e 5 de novembro, das 14h às 18h


Os métodos e ferramentas são estratégias que podem ser úteis para a criação. Através de alguns exemplos, este encontro procurará promover a pesquisa e criação de estratégias próprias que possibilitem organizar um território de investigação artística ou “frame”, aprofundar, avançar com um tema escolhido e definir um processo.


Tamara Cubas é co-diretora artística do coletivo Perro Rabioso, onde realiza, além das suas criações, diversos projetos culturais relacionados à difusão, formação e produção artística, como o FIVU, Festival Internacional de Videodança do Uruguai e a Videoteca Montevidéu.


“Composição coreográfica” com Taoufiq Izeddiou

10 e 11 de novembro, das 14h às 18h


Taoufiq propõe um trabalho de investigação e escrita coreográfica com foco em energia e ritmo. Caberá a cada um desenvolver a sua própria dança.


Taoufiq Izeddiou praticou boxe, teatro e arquitetura antes de se dedicar a dança. Estudou dança contemporânea na África e na Europa. Em 2001 ele criou a primeira companhia de dança contemporânea do Marrocos, Anania. Em 2003, a primeira formação em dança contemporânea em Marraquexe, Almkhtabar. Sua última peça, Aataba, está em turnê pela África, Europa e América Latina. Taoufiq organiza a cinco anos, em colaboração com Anania, o festival de dança On Marche em Marraquexe.


“Processos e Contextos” com Fabiana Dultra Britto

13 e 14 de novembro, das 10h às 18h


A oficina propõe pensar as configurações artísticas de dança como uma resultante dos processos relacionais entre o corpo e seu ambiente de existência, para compreender os diferentes contextos das danças como condições de formulação e continuidade das ideias coreográficas. Serão abordadas as noções de repertório, padrão e diferenciação na dança, a partir de debates teóricos e exemplos práticos.


Fabiana Dultra Britto é crítica de dança e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia. Atua como crítica e curadora de dança, consultora e orientadora de projetos coreográficos.


Os interessados em participar das oficinas devem enviar currículo para festival@agenciafractal.com.br , até o dia 22 de outubro. Os selecionados serão informados até o dia 27 de outubro.



legenda Diet

sheila ribeiro/dona orpheline (Montreal)

5 e 6 de novembro, quinta e sexta, 18h30


legenda Diet é uma garota-outdoor e um show de música. Em um ambiente fantástico, créditos e legendas de tradução “orientam” e “explicam” um universo onírico, estéril e poluído. Inspirada na abundância de referências metropolitanas e no complexo processo de discerni-las, legenda Diet ilustra as referências da URBE comunicacional, redesenhando-as em oráculos, vidências e elogios; mixando slogan, libido e confusão.


Interessada pelas dinâmicas de poder, sheila ribeiro/dona orpheline penetra ilusão e desejo tratando tensões estéticas pós-coloniais, violência simbólica e comunicação. Desde 1992, é uma zona de colaborações nas áreas de dança, novas mídias e publicidade – em obras para palco, instalações e audiovisual.


Por: Sheila Ribeiro / Com: Elielson Pacheco, Sandra Coutinho e Sheila Ribeiro / Som: Sandra Coutinho / Imagens: Sophie Deraspe / Produção dona orpheline: Naiada Barbosa / Estágio de produção: Virginia Walton


http://www.donaorpheline.com


Fatigues

Rafael Alvarez (Lisboa)

5 e 8 de novembro, quinta e domingo, 20h


Fatigues pretende questionar uma certa ideia de Masculinidade, propondo uma desconstrução de estereótipos e mitos de uma representação maioritariamente mono-identitária, onde habitualmente e de forma normativa, o Masculino aparece associado às ideias de poder, dominação, força e autoridade. A partir desta pretensa universalidade, Fatigues estabelece um cruzamento com o contexto específico das instituições militares, na forma como estas, estrategicamente, investem no corpo e na sua representação, uma ideia de ordem, disciplina, hierarquia e território. A Camuflagem enquanto processo, forma e material, surge aqui como elemento central do desenho coreográfico. 


Rafael Alvarez é coreógrafo e intérprete com formação multidisciplinar em Design de Cena, Educação pela Arte, Dança Contemporânea e Ciências da Comunicação. Desde 1997 desenvolve e dirigi projetos nas áreas da Dança, Artes Visuais e Educação/Formação.


Direção Artística e Interpretação: Rafael Alvarez / Produção: EIRA / Co-Produção: Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Núcleo de Criação do Dirceu (Teresina), EIRA (Lisboa) / Apoio em residência: Point Ephémère (Paris), Les Bains Connective (Bruxelas)

www.rafaelalvarez.jimdo.com


ATP

Tamara Cubas (Montevidéu)

6 e 7 de novembro, sexta e sábado, 20h


ATP é um trabalho de dança contemporânea apresentado através de imagens visuais e sonoras. Três corpos realizam uma série de tarefas físicas seguindo instruções em comum. O som é manipulado ao vivo através da captação do som que os corpos produzem, restituindo o universo sonoro à obra. ATP é o resultado de um processo de investigação sobre o motivo e as posições assumidas ao habitar a cena, o tempo e o espaço. Quando não tenho nada novo a dizer, mas ainda assim, continua tendo sentido ocupar este lugar.


Tamara Cubas trabalha com vídeo, dança e performance. É co-diretora artística do coletivo Perro Rabioso, onde realiza, além das suas criações, diversos projetos culturais relacionados à difusão, formação e produção artística, como o FIVU, Festival Internacional de Videodança do Uruguai e a Videoteca Montevidéu.


Direção e desenho do espaço cênico: Tamara Cubas / Em cena: Mariana Marchesano, Santiago Turenne, Miguel Jaime / Arte sonora: Francisco Lapetina / Realização cenográfica: Alejandro Roquero / Design e comunicação: Glot http://www.glot.com.uy / Fotografia: Sandra Marroig / Produção: Perro Rabioso http://www.perrorabioso.com


Yes we can ? - ! (work in progress)

Danse Nord

Taoufiq Izeddiou (Marraquexe)

12 e 13 de novembro, quinta e sexta, 18h30


Yes we can ? - ! é o título provisório deste trabalho que estreará em 2010. Taoufiq escolheu o formato solo como espaço de reivindicação absoluta do dançarino.

Danse Nord é uma coreografia de Suzan Buirge transmitida a Bernardo Montet que a transmitiu a Taoufiq Izeddiou. Suzan Buirge participou da companhia de Alwin Nikolais e Murray Louis entre 1963-1967.


Taoufiq Izeddiou praticou boxe, teatro e arquitetura antes de se dedicar a dança. Estudou dança contemporânea na África e na Europa. Em 2001 ele criou a primeira companhia de dança contemporânea do Marrocos, Anania. Em 2003, a primeira formação em dança contemporânea em Marraquexe, Almkhtabar. Sua última peça, Aataba, está em turnê pela África, Europa e América Latina. Taoufiq organiza a cinco anos, em colaboração com Anania, o festival de dança On Marche em Marraquexe.


Um corpo que não aguenta mais

Marta Soares (São Paulo)

12 de novembro, quinta, 20h


O espetáculo toma como ponto de partida textos dos filósofos David Lapoujade, Giorgio Agamben e Roland Barthes para refletir sobre os poderes que afetam o corpo na contemporaneidade, como por exemplo, a biopolítica e sobre quais seriam as possíveis maneiras do corpo exprimir uma potencia própria através da resistência às formas vindas de fora e que se impõem ao dentro para lhe imprimir uma “alma”. Durante o espetáculo os bailarinos exploram movimentos “pobres” como bambolear, cair, ficar deitado, rastejar e, assim como personagens de Samuel Beckett ou Herman Melville, experimentam situações nas quais não é mais possível agir, responder à forma, ficar de pé, mas somente ceder progressivamente a todos os tipos de deformações.


Marta Soares é dançarina e coreógrafa. Recebeu diversos prêmios, entre eles, três APCA. Marta é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP onde leciona no Programa de Comunicação das Artes do Corpo e é doutoranda no Programa de Psicologia Clínica.


Concepção e Direção: Marta Soares / Criadores Intérpretes: Carolina Callegaro, Clara Gouvêa, Eros Valério, Manuel Fabrício e Marta Soares / Desenho Sonoro: Lívio Tragtenberg / Desenho de Luz: André Boll / Figurino: Karlla Girotto / Espaço Cenográfico: Cainan Baladez, Karlla Girotto e Marta Soares / Fotos: João Caldas / Produção: Cassia de Souza / Agradecimentos: Anderson Gouvêa.



Quando se desprendem as partes – Ação Espetáculo

Coletivo o12 (Votorantim)

13 de novembro, sexta, 20h


o.d.e.s.e.n.v.o.l.v.i.m.e.n.t.o.d.o.s.s.i.s.t.e.m.a.s.v.i.v.o.s.i.m.p.l.i.c.a.e.m.q.u.e.d.e.l.e.s.a.c.e.r.t.a.a.l.t.u.r.a.s.e.d.e.s.p.r.e.n.d.a.m.a.s.p.a.r.t.e.s.q.u.e.c.o.n.q.u.i.s.t.a.m.s.u.a.a.u.t.o.n.o.m.i.a.o.q.u.e.a.c.o.n.t.e.c.e.q.u.a.n.d.o.n.o.s.s.i.s.t.e.m.a.s.v.i.v.o.s.a.r.m.a.z.e.n.a.m.s.e.i.n.f.o.r.m.a.ç.õ.e.s.?.p.a.r.a.q.u.e.m.p.a.r.t.e.d.o.p.o.n.t.o.d.e.v.i.s.t.a.e.v.o.l.u.t.i.v.o.a.u.t.o.n.o.m.i.a.s.e.r.e.f.e.r.e.a.u.m.a.c.a.p.a.c.i.d.a.d.e.q.u.e.s.e.d.e.s.e.n.v.o.l.v.e.q.u.a.n.d.o.s.e.c.o.n.s.e.g.u.e.r.e.u.n.i.r.u.m.a.c.e.r.t.a.c.o.l.e.ç.ã.o.d.e.i.n.f.o.r.m.a.ç.õ.e.s.q.u.e.h.a.b.i.l.i.t.a.a.e.x.p.l.o.r.a.ç.ã.o.c.o.m.e.f.i.c.i.ê.n.c.i.a.d.o.a.m.b.i.e.n.t.e.o.n.d.e.s.e.e.s.t.á.v.i.v.e.n.d.o.q.u.a.n.d.o.é.p.o.s.s.i.v.e.l.t.r.a.n.s.i.t.a.r.p.e.l.o.a.m.b.i.e.n.t.e.v.i.v.e.r.e.s.o.b.r.e.v.i.v.e.r.n.e.l.e.c.o.n.q.u.i.s.t.o.u..s.e.a.a.u.t.o.n.o.m.i.a.a.s.s.i.m.e.n.t.e.n.d.e.m.o.s.a.a.u.t.o.n.o.m.i.a.c.o.m.o.u.m.a.e.s.t.r.a.t.é.g.i.a.a.d.a.p.t.a.t.i.v.a.d.e.s.o.b.r.e.v.i.v.ê.n.c.i.a.c.o.m.o.p.o.d.e.m.o.s.e.n.t.e.n.d.e.r.d.e.f.a.t.o.a.p.r.á.t.i.c.a.d.a.a.u.t.o.n.o.m.i.a.?.


O Coletivo o12 é um conjunto de sujeitos e seus desejos, que se articulam através da dança contemporânea. Seus pensamentos artísticos se vinculam à compreensão dos processos coletivos, ao abrigo das particularidades que compõem a coletividade, à busca da qualidade e democratização da informação, às formas colaborativas de produção de conhecimento e à inquietação crítica. O Coletivo o12 se dedica a pesquisas artísticas em torno dos processos de conquista de autonomia em sistemas vivos.


Produção.Vera.Almeida.Roupas.Gilvânia.Alixandre.Consultoria.artística.Rosa.Hercoles.Sonorização.Adriano.Costa.Alimentado.por.Marcelo.Evelin.Giovani.Tozzi.Nicole.Aun.Interpretação.Pesquisa.Busca.Vivência.Criação.Descoberta.Conquista.Rafael.Bricoli.Lidi.Domingues.Tati.Almeida.Ariane.Sampaio.Thiago.Alixandre.Preta.Ribeiro.Ideia.Cenografia.Concepção.Iluminação.Ambiência.Coletivo.o.12.Pesquisa.nascida.partir.do.contato.com.as.ideias.do.Prof.Jorge.de.Albuquerque.Vieira


www.odoze.blogspot.com


Mi madre y yo

Sònia Gómez (Barcelona)

14 e 15 de novembro, sábado e domingo, 20h


Neste trabalho Sònia Gómez aborda a relação entre mãe e filha, ressaltando suas diferenças, experiências e tragédias pessoais.


... minha mãe e eu com nossos trajes de banho, deitadas no chão, em uma foto projetada na parede branca. Eu entro no espaço e mais tarde entra minha mãe, estamos juntas. Nós fazemos movimentos para mostrar nossas diferenças e similaridades anatômicas. Nós fazemos juntas uma frase simples de movimento. Minha mãe agora é a Tina Turner e a Nina Juggen. Nós escutamos Kraftwerk e eu conto para minha mãe algo que aconteceu em um táxi com esta música. Ela não os conhece...


Sònia Gómez estudou dança contemporânea e coreografia no Institut del Teatre em Barcelona e na P.A.R.T.S. em Bruxelas. Trabalhou com os grupos General Elèctrica, La Carniceria Teatro e La Fura dels Baus. Sònia Gómez cria desde 2000 suas próprias peças, realizando um trabalho autobiográfico com muito humor e experimentação.

Intérpretes: Rosa Vicente e Sònia Gómez Vicente / Texto: Sònia Gómez / Vídeo: Txalo Toloza Paula Vazques / Produção: M.O.M/El Vivero


http://www.soniagomez.com



Teorema Demonstrativo

15 de novembro, domingo, 16h


Teorema reúne artistas e teóricos de dança em apresentações abertas ao público. Em cada encontro, um teórico de dança é desafiado a formular um teorema (proposição), tomando como ponto de partida a apresentação (demonstração) ao vivo das idéias coreográficas formuladas por artistas. O projeto reúne artistas e teóricos da dança para um exercício público de integração de diferentes modos de pensar a dança contemporânea.

Teorema é um projeto que completou a sexta edição em 2009. Neste ano foram selecionados três trabalhos para participar deste “Teorema Demonstrativo” com a curadora do projeto Fabiana Dultra Britto: Mumificações HOJE de Thiago Costa, Alvéolos de Tatiana Melitello e um terceiro trabalho selecionado no último Teorema do ano.


Fabiana Dultra Britto é crítica de dança e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia.


ENCONTROS

Encontros públicos onde os artistas participantes do festival conversam sobre seus trabalhos, processos e experiências. Nestes encontros os artistas expõem seus interesses, questões e discutem seus procedimentos. Uma possibilidade de compartilhar um pouco mais as pesquisas e propostas apresentadas nos espetáculos.


Cada artista escolheu sua própria maneira de exposição e compartilhamento.


AÇÕES

Reflexões e iniciativas para a dança contemporânea.


CONSTRUINDO FALAS

Apresentação da ferramenta desenvolvida pela ASSOCIAÇÃO DESABA para ser utilizada por artistas em encontros propostos por festivais e mostras onde este é convidado a discursar sobre sua prática em público.

O objetivo é reorganizar o entendimento sobre sua prática artística e, ao mesmo tempo, elaborar uma comunicação coerente com o contexto em que este se encontra.

A ASSOCIAÇÃO DESABA é uma iniciativa dos coreógrafos Cristian Duarte e Thelma Bonavita. http://www.desaba.org