quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dança - Prêmio Umberto da Silva no dia Mundial da Dança


Canal aberto escreveu


Lançamento do

Prêmio Umberto da Silva

no dia mundial da dança

 

No dia 29 de abril, (terça-feira) dia mundial da dança, a Cooperativa Paulista de Dança, por meio de seu conselho administrativo composto pelos criadores-intérpretes Carmen Gomide, Raymundo Costa e Luis Fernando Bongiovanni, farão o lançamento do prêmio Umberto da Silva no TD – Teatro de Dança. Essa data comemorativa foi instituída pela Unesco em homenagem ao dia de nascimento de Jean Georges Noverre, considerado um dos primeiros teóricos da dança. Muitas de suas contribuições continuam sendo referência na criação dessa arte até hoje.

Nesse dia 29 de abril, para o lançamento do prêmio, teremos duas apresentações curtas: a bailarina e coreógrafa brasileira radicada na França, Denise Namura, com “un ange passe-passe ou entre les lignes il y a un monde” e o solo do bailarino Dielson Pessoa “Lugar Nenhum”.

Esses solos serão permeados por poemas de Santo Agostinho e João Cabral de Melo Neto e será apresentado, no início da noite, um videoclipe sobre a criação da Cooperativa Paulista de Dança. Umberto da Silva, o bailarino/coreógrafo homenageado (morto no último dia 27 de março) foi o precursor da idéia de reunir os artistas independentes da dança paulistana em torno de uma cooperativa.

Sobre o Prêmio Umberto da Silva

Serão premiados, anualmente, dois trabalhos em dança contemporânea, em duas categorias: grupo e solo. Para poder concorrer, os espetáculos deverão ter sido apresentados em pelo menos quatro sessões no circuito cultural da cidade e será contemplada a dança contemporânea ou outras linguagens que façam fusão com essa linguagem artística. Não haverá comissão julgadora, mas uma pré-seleção dos trabalhos, feita pelo conselho administrativo da cooperativa de dança. Os trabalhos escolhidos estarão para votação no site www.coopdanca.com.br.

Programação:

20h - Coquetel: Um brinde à Dança.

Videoclipe com imagens do Movimento Dança 90, passando pela criação da Cooperativa Paulista de Bailarinos Coreógrafos até a atual Cooperativa Paulista de Dança.

 

21h – Abertura

Mestres de Cerimônias: Mariana Muniz e Luiz Fernando Bongiovanni.

Palavras de abertura: Carmen Gomide e Raymundo Costa

Lançamento do Prêmio Umberto da Silva

Instituído pela CPD - Cooperativa Paulista de Dança para homenagear o bailarino/coreógrafo que foi o precursor da idéia de reunir os artistas independentes da dança paulistana em torno de uma cooperativa.

 

Poema de Santo Agostinho: Eu Louvo a Dança

 

Extrato coreográfico dedicado a Umberto da Silva – Duração: 3 minutos, livre

Un ange passe-passe ou Entreles lignes il y a un monde

Interpretação: Denise Namura

Coreografia: Michael Bugdahn e Denise Namura

Música:  Les Yeux Noirs

 

Poema de João Cabral de Melo Neto: Estudos para uma Bailadora Andaluza

 

Solo – Duração: 5 minutos, livre

Lugar Nenhum

Interpretação: Dielson Pessoa (bailarino cedido gentilmente pelo Balé da Cidade de São Paulo)

Concepção, Luz e Som: Luiz Fernando Bongiovanni

Música: Colagem

 

Encerramento – Improvisação Coletiva – Duração: 10 minutos, livre

 

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - info.teatrodedanca@apaa.org.br www.teatrodedanca.org.br

Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557

Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/Cartões Redecard e Martercard/Estacionamento R$ 15,00 com manobrista.

GRÁTIS – retirar ingresso com uma hora de antecedência, sujeito à lotação da sala

 


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Canal Aberto – 11 3798 9510 / 9126 0425 – Márcia Marques

www.canalaberto.com.br




clique na imagem para ampliar


Jornada em Sistemas de Movimento e Contato


Estúdio Nave escreveu






1ª JORNADA em SISTEMAS DE MOVIMENTO E CONTATO (Baseado no método BMC) com Lela Queiroz

 

Dia 16 de maio, sexta-feira, das 19h às 22h - Palestra-vivência BMC Razão&Emoção, evolução filogenética 
Dia 17 de maio, sábado, das 9h às 19h - Sistema Órgãos Razão&Emoção 
Dia 18 de maio, domingo, das 9h às 19h - Princípios de Movimentos Evolutivos (P:M:E:S)


O objetivo de cada jornada é desenvolver os sistemas respectivos através da escuta, exploração por movimento e contato, utilizando procedimentos e aplicação na criação, refletindo sobre as questões apresentadas de modo prático-teórico. A exploração do movimento somático propiciará aos participantes uma nova possibilidade de entendimento dinâmico do organismo corpo/mente no intuito de desenvolver, ampliar repertório de movimentos e criar. Compreensão fisiológica e anatômica fundamentada pela neurobiologia e Reflexão modus vivendi contemporâneo.

Lela Queiroz - Artista performer, Pesquisadora na área de dança, Educadora Somática certificada SBMC EUA (1999-2002) e Alemanha (2005-2006). Mestrado e Doutorado no PEPG Comunicação & Semiótica/Artes PUCSP. Prêmios Sesc de Dança 1989 e 1993. Prêmio Dança Contemporânea SP/2003-2004. Residência c/ performance no FSM 2005 e Congresso Mundial de Dança 2005. Residências Proj Sociais em 2007. Professora convidada de Extensão Universitária UFPA, UEA, URGS e Pós-graduação em Consciência Corporal FMUSP 2005-2006, Professora assistente SBMC (Alemanha) 2005. Coordena, ensina e atende no Estúdio Dança Integrada (São Paulo).

Investimento: R$ 260,00


Estúdio Nave

R. Luis Anhaia, 47 (travessa da Wisard, paralela a Mourato Coelho).

V. Madalena – São Paulo

Tel. (11) 3032 3497

contato@estudionave.com

www.estudionave.com



Coletivo MR


Hellen Sheila Alvarenga escreveu


Queridos, colaborem com a divulgação e a presença de voces será sempre bem vinda, o evento ocorrerá uma vez por mês.
 

 

COLETIVO MR

 Coletivo MR - Dança, Pessoas, Corpos e Criação foi criado a partir do desejo de partilhar conhecimentos acumulados ao longo dos nove anos de atuação do Projeto Mão na Roda, o qual utiliza a linguagem da dança como ferramenta para a integração e o desenvolvimento humano.

Como extensão multiplicadora, o Coletivo MR parte da pesquisa empírica abarcando procedimentos de atuação, artísticos e pedagógicos, os quais contribuam para a promoção de habilidades físicas e competências artísticas inseridas num contexto de formação de artistas que atuem ou almejam atuar na docência ou criação em dança envolvendo pessoas com necessidades especiais.

Um lugar de encontros, integração e descobertas.

 

 

Sarau dos Nogueiras

 

Tendo como sede e parceiros o Centro Cultural e Biblioteca Inclusiva Nogueira, o Sarau dos Nogueiras é um espaço para o exercício artístico desenvolvido pelo Coletivo MR que, à partir da improvisação, constroem uma arquitetura sempre momentânea fundamentada no exercício de composição cênica e dramatúrgica organizada espontaneamente, aos olhos do público.

Propõe experimentar a composição a partir de diferentes linguagens artísticas –dança, teatro, música, literatura, entre outras, organizando um sistema aberto de infinitas possibilidades, que combina ações e decisões a partir de estímulos do lugar onde se insere e do público presente, o qual também é convidado a, todo momento, participar da ação cênica.

Intérpretes-criadores, artistas de diversas linguagens e público interagem na criação, promovendo descobertas sempre diversas, caminhos inesperados e momentos surpreendentes.

Pessoas, corpos, encontros e criação, sejam bem vindos,

o palco está aberto!

 

Grande abraço para todos!

Luis Ferron

 

 


clique na imagem para ampliar


FDJ 2008 - Seminários de Dança: festival de dança de Joinville


luciana cnmsilva escreveu:

Subject: ENC: FDJ 2008 - Seminários de Dança - flyer
 

Para quem interessar.

Bj

Luciana



clique na imagem para ampliar


virada cultural 2008 aula baile


Ítalo Rodrigues Faria escreveu

Olá a todos,

Abaixo envio link de divulgação de evento da virada cultural no qual estamos coordenando atividades. Compareçam e ajudem, se possível, na divulgação,

http://www.artescoreograficas.com/eventos_arquivos/Evento3.html

Grande abraço.

-- 
Ítalo Rodrigues Faria

Bacharel e Licenciado em Dança, Pós-Graduado em Artes Cênicas-Teatro
DRT bailarino: 12.472 / DRT cenógrafo: 30.888 - SP

Visite o site: http://www.artescoreograficas.com
NOVO EMAIL: italo@artescoreograficas.com
Fone: 11 3341-4042



clique na imagem para ampliar


MOSTRA 10 SOLOS E SUAS REVERBERAÇÕES, ÕES, ÕES, ÕES


Ricardo Neves escreveu

Convido a todos os amigos e amigos dos amigos a assistirem a MOSTRA 10 SOLOS E SUAS REVERBERAÇÕES, ÕES, ÕES, ÕES.........
 
Entrada franca.
Ricardo Neves


clique na imagem para ampliar