quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

São Paulo: a carioquíssima Cia Aérea no TD


Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

Cia. Aérea de Dança exalta a ginga do
malandro carioca no palco do TD



"Malandro é o cara que sabe das coisas/ malandro é aquele que sabe o que quer/ malandro é o cara que tá com dinheiro/ e não se compara com um Zé Mané."
(Bezerra da Silva)



O biótipo do malandro carioca foi eternizado no cinema, nos quadrinhos, inspirou inúmeras canções, e é celebrado pelo samba até os dias de hoje. E a dança, claro, não fica de fora. Uma das companhias que melhor sintetizam este sentimento é Cia Aérea de Dança, do Rio de Janeiro.

TEATRO DE DANÇA (instituição da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo e gerenciada pela Associação Paulista de Amigos da Arte – APAA) apresenta entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2011 a coreografia “Mistura e Manda”, espetáculo dirigido e coreografado por João Carlos Ramos e que já passou por diversas capitais, como Aracajú, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Goiânia, entre outros.

Mistura e Manda traz ao palco a irreverência dos malandros cariocas e a galhardia dos salões de gafieira, expressões de tempos mais românticos temperadas por uma interpretação atual e bem humorada. A Cia Aérea interpreta o resultado da fusão de povos que formaram a miscigenada cultura do samba no Rio de Janeiro - são cenas urbanas, personagens atuais e vibrantes que povoam as ruas, bares e gafieiras. São as cores e os trejeitos do samba dançados com força, sensualidade e alegria, traduzindo em movimento seu estilo descontraído e bem-humorado.

A riqueza musical da trilha, composta em sua maior parte pelas músicas do consagrado Maestro Paulo Moura, dá o tom para que os bailarinos mostrem as várias facetas dessa gente cheia de espontaneidade e irreverência. 

Sobre João Carlos Ramos
João Carlos Ramos começou na dança aos 20 anos, cursou dança contemporânea com Graziela Figueroa, Michel Robin, Regina Ferraz e Débora Growald, ginástica harmônica com Carlos Afonso; com Gilberto Motta e Regina Miranda, coreografia e dança de salão com Jaime Arôxa.  Coreografou shows e videoclipes de Jorge Ben Jor, Lulu Santos, Zeca Pagodinho e Paulo Moura. Entre os trabalhos no exterior destacam-se Gira, no Carreau du Temple, em Paris, Ano Brasil\França 2005, Samba-Dança Gafieira e coisa e tal... no palco do Haus der Kulturen der Welt, em Berlim, no Festival In-Transit (2004), Mistura e Manda no festival Printemps des Comédiens(2003), em Montpellier, e no Summer Dance Festival (2001), na Lincoln Center Square, em Nova York. Atualmente, é diretor artístico do Sampa-Dança – Encontro Internacional de Dança de Salão e da Cia Aérea de Dança.

Dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2011
Sexta às 21h, sábado às 20h e domingo às 18h, 55 minutos, livre, R$ 4,00 e R$ 2,00

Mistura e Manda
Cia Aérea
Direção e Coreografia: João Carlos Ramos
Ficha Técnica
Direção e coreografia: João Carlos Ramos Músicas: Zeca Freitas, Severino Araújo, K-Ximbinho, Dorival Caymi e Paulo Moura Músicas, Arranjos e interpretação: Paulo Moura Dançarinos: Ariadne Lax, Ayla Fidelis, João Carlos Ramos, Jorge Henrique, Mariah Luna, Paula Souza e Wallace Araújo

TD – Teatro de Dança
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, (Metrô República)
Telefone da bilheteria: 2189 2555 Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares
Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h
Ar-condicionado e Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais


TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

O Teatro de Dança tem apoio da Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s.

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Marcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510
Celular: 011 9126 0425
MSN: claramm@hotmail.com/ Site: www.canalaberto.com.br / Twitter: canalaberto / Skype: canal.aberto