quinta-feira, 23 de setembro de 2010

São Paulo: Poeta Selvagem Dançarino, com o Núcleo Passo Livre


Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

Núcleo Passo Livre inicia segunda fase do projeto
Selvagem Poeta Dançarino





Grupo faz pesquisa sobre a interação entre dança, poesia, literatura e vídeo

  
Com o apoio do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, o Núcleo Passo Livre inicia em 17 de setembro de 2010, no Espaço Cariris, em São Paulo, a segunda parte do projeto Selvagem Poeta Dançarino, composto pela remontagem e circulação de três espetáculos do seu repertório que trabalham na interface dança/literatura - Agosto (17 a 26 de setembro), A Pulga (19 de setembro e 6 de outubro) e Ancas da Tradição (15 a 24 de outubro) - e pela primeira edição do FestiVaia (1 a 10 de outubro), em homenagem dupla: ao  Viva Vaia de Augusto de Campos e a Jean Cocteau, poeta francês, grande colaborador das companhias de vanguarda da dança do começo do século XX. Paralelamente a esses eventos, o grupo realiza uma pesquisa para o próximo trabalho, em 2011, livremente impulsionado pelo O Inferno de Wall Street do poema O Guesa, de Sousândrade.

Dos espetáculos Ancas da Tradição, Agosto e A Pulga

O trabalho do Núcleo Passo Livre, sob a direção artística de Eliana e Sofia Cavalcante, tem se caracterizado pela exploração da dança em interação com outras linguagens, principalmente a poesia e o vídeo. Essa prática assumiu uma feição muito própria a partir do Ancas da Tradição, espetáculo multimídia cujo tema é a relação do corpo humano com as imagens sem corpo que nos circunda: fotos, outdoors, imagens de TV e cinema, sons de rádio, roteirizado por canções de Tom Zé.

Essa linha de abordagem continuou em Agosto, que ganhou, em 1999, o prêmio de Estímulo à Dança da Secretaria de Estado da Cultura. O trabalho é o resultado de um tecido das diferentes linguagens que contribuíram para a sua realização (dança, música e projeção) e refletem a trama do romance homônimo de Rubem Fonseca. Os princípios subjacentes a práticas distintas de dança (butô, moderno, clássico, improvisação) nortearam o trabalho na medida em que se abria o leque de possibilidades expressivas.

A partir daí, o Passo Livre começou a pesquisar as possibilidades da dança em conjunto com a instalação, o que deu origem ao espetáculo A Pulga, de 2005, sobre o poema homônimo do poeta inglês John Donne.

FestiVaia – 1 a 10 de outubro de 2010

Essa será a primeira edição do FestiVaia, projeto do Núcleo Passo Livre que se inspirou no elogio da Vaia proferido pelo poeta Jean Cocteau com a célebre frase: "Aquilo que o público vaia, cultive-o, porque é você". Cocteau foi poeta, designer, dramaturgo, ator, diretor de teatro, cineasta, e um importante colaborador dos balés russos de Serge Diaghilev, companhia estreitamente ligada à vanguarda Parisiense do início do século XX,  onde foi parceiro e colaborador de Eric Satie, Leonid Massine, Bronislava Nijinska, Picasso e Stravinski entre outros.

O nome FestiVaia surgiu a partir da análise do poema Viva Vaia, de Augusto de Campos, obra publicada em 1972, foco de grande polêmica. Com a devida importância alcançada pelo Viva Vaia, Augusto de Campos reuniu seus poemas entre 1949 e 1979 e empregou o nome na sua primeira coletânea.

A pertinência do nome inspirado no poema, somada à transgressão ao ‘establishment’ artístico vigente, fez com que o núcleo Passo Livre convidasse profissionais que se identificam com o mote proposto no festival. São eles:

Dia 1/10 - Dan (Devir Ancestral), da Taanteatro Companhia, de Maura Baiocchi;
Dia 2/10 - Dia dos Mortos - Dias de Arte, palestra e abertura da exposição de Felipe Ehrenberg;
Dia 3/10 - Radiodanças, de José Maria Carvalho;
Dia 7/10 - Onde os Começos, de Wellington Duarte e Eliana Santana;
Dia 9/10 - Romance de Dona Mariana, de Celia Gouvêa e Preparativos de Viagem, de Ricardo Fornara;
Dia 10/10 - A Pulga, do Núcleo Passo Livre.

Pesquisa para 2011 – Sousândrade e O Inferno de Wall Street

Selvagem Poeta Dançarino inclui a pesquisa do próximo trabalho do Núcleo Passo Livre, livremente inspirada e impulsionada pelo episódio O Inferno de Wall Street do poema O Guesa de Sousândrade. A obra, escrita durante 15 anos e ainda assim inacabada, fala metaforicamente sobre o sacrifício de um índio na Bolsa de Valores de Wall Street, onde os sacerdotes do mito aparecem disfarçados de corretores, especuladores, e políticos corruptos.

Apesar de ser um dos poetas mais ambiciosos e revolucionários da tradição literária brasileira, Sousândrade é desconhecido pela maioria do público. Sua importância foi pouco reconhecida até as belíssimas publicações dos poetas Augusto e Haroldo de Campos sobre sua obra.

Desenvolver um projeto que parta de uma investigação inspirada por um de seus textos mais radicais dentro do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, é entre outras coisas, também uma forma de difundir essa obra. Mas, sobretudo, para a dança e a cidade é bem mais do que isso: dialogar com o O Guesa em São Paulo, no século XXI, é trabalhar com um dos melhores estímulos para a experimentação e a reflexão estética de uma cultura viva.

Eliana Cavalcante
Sua formação percorreu o balé clássico, a dança moderna e a dança contemporânea. A partir desta progressão, desenvolveu um trabalho corporal que procura sintetizar os princípios que envolvem a ação física dinâmica e a inação que possibilita resgatar e amplificar os ritmos internos e suas pulsações. Desenvolveu parcerias com os músicos Tom Zé e Lívio Tragtenberg e com os artistas plásticos Rachel Zuannon, Heloísa Passos e Tina Vieira. Ganhadora dos prêmios Movimentos de Dança SESC 1998, Estímulo para Novas Linguagens Coreográficas 1999 e Estímulo de Circulação Dança Contemporânea 2004, entre outros.

Sofia Cavalcante
Possui formação variada, envolvendo diversas técnicas de dança (clássica, moderna, contemporânea) e outras abordagens corporais (tai chi chuan, princípios de bioenergética, educação somática, biodinâmica). Paralelamente, desenvolveu um estudo na Faculdade de Filosofia, na qual concluiu o Mestrado com a dissertação Ferocidade e boas maneiras - a estética apolínea na obra de George Balanchine. Ganhou diversos prêmios em parceria com Eliana Cavalcante. Foi representante do Estado de São Paulo na Câmara Setorial de Dança no Ministério da Cultura.

Serviço

Espetáculo Agosto
Dias 17 e 18 setembro e 24, 25 e 26 setembro de 2010
Sextas 21h, sábados 18h e 21h e domingos, 19h

Sinopse: Agosto inspira-se livremente no romance homônimo de Rubem Fonseca. A concepção busca, juntamente com a música e as projeções, compor um tecido de imagens que retratam a tragédia dos três personagens centrais, sob a tragédia maior de Getúlio Vargas, que assinala um dos momentos cruciais da vida brasileira.

Ficha Técnica
Núcleo Passo Livre: Anderson Anastácio, Eliana Cavalcante, Marcelo Prado, Norma Duarte, Sofia Cavalcante música: Lívio Tragtembergfigurino: Adriana Vaz cenário e vídeo:  Alexandre Geraldes e Raquel Zuannon direção: Eliana Cavalcante e Sofia Cavalcante produção: Amalia Tarallo e Rute Viais


Espetáculo A Pulga
Galeria Olido - 19 de outubro de 2010 – horário: 19h
Av. São João, 473 – sala Paissandu – Centro - São Paulo – Fone: 011 3331 8399 Duração: 50 minutos Entrada franca

Sinopse
Livremente inspirado no poema homônimo de John Donne, poeta inglês contemporâneo de Shakespeare. Dois versos resumem a intenção do poema: "Ela sugou-me a mim e a ti depois, mesclando assim o sangue de nós dois..."

Ficha Técnica
Direção, concepção de cena e vídeo: Eliana Cavalcante e Sofia Cavalcante Elenco: Anderson Anastácio, Eliana Cavalcante, Marcelo Prado, Norma Duarte, Sofia Cavalcante Interventores: Eduardo Sô, Emilie Sugai, Márcia Madalloni, Marcos Moraes, Paula Salles, Ricardo Fornara, Soraya Sabino Luz: Ricardo Bueno


Espetáculo Ancas da Tradição
15 a 24 de outubro de 2010
Sextas 21h, sábados 18h e 21h e domingos, 19h Duração: 45 minutos Recomendação: 10 anos

Sinopse
Ancas da Tradição é um espetáculo experimental, multimídia, que tem como fio condutor uma montagem de canções do CD homônimo do Tom Zé, The Hips of Tradition. O tema do trabalho é a relação do corpo humano com a miríade de imagens sem corpo que nos circunda: fotos, outdoors, imagens de TV e cinema, sons de rádio. "Trazer o corpo para os pincéis da eletrônica, fazendo cócegas nas tradições..."

Ficha Técnica
Direção, concepção e coreografia: Eliana & Sofia Cavalcante Elenco: Anderson Anastácio, Eliana Cavalcante, Marcelo Prado, Norma Duarte, Sofia Cavalcante Música: Tom Zé
Projeto visual: Heloísa Passos, Tina Vieira, Eli Sumida, Sérgio De Divitiis, Val Sampaio
Cenografia: Lúcia Chedieck & Tina Vieira Iluminação: Lúcia Chedieck Figurino: André Lima Gravação e mixagem: Cid Campos, Manny Monteiro e Leonardo Bitar Operação luz: Ricardo Bueno

FestiVaia
1 a 10 de outubro de 2010
Quintas, Sextas e Sábados, 21h e domingos, 19h

Dia 1/10 – Sexta-feira
Dan (Devir Ancestral), da Taanteatro Companhia, de Maura Baiocchi

Dia 2/10 – Sábado
Dia dos Mortos - Dias de Arte, palestra e abertura da exposição de Felipe Ehrenberg

Dia 3/10 – Domingo
Radiodanças, de José Maria Carvalho

Dia 7/10 – Quinta-feira
Onde os Começos, de Wellington Duarte e Eliana Santana

Dia 9/10 – Sábado
Romance de Dona Mariana, de Celia Gouvêa e Preparativos de Viagem, de Ricardo Fornara

Dia 10/10 – Domingo
A Pulga, do Núcleo Passo Livre

Espaço Cariris
Preço: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada) Recomendação: maiores de 10 anos
Rua Cariris, 48   CEP 05422-020  Pinheiros São Paulo SP
Fone/fax (11) 3811.9681

Contato da produtora Amalia Tarallo: (11) 5051-7160 / 9243-7064 email: amaliatarallo@hotmail.com

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425