sábado, 8 de janeiro de 2011

Fortaleza-CE: Mangue de histórias


Centro Dragão do Mar
publicou

Mangue de histórias

Foto: Marina Cavalcante


Entre a dureza da realidade material e a reunião de retalhos feitos de sonhos, onde vida e arte se confundem, o Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe neste fim de semana, dias 08 e 09 de janeiro (sábado e domingo), às 20 horas, o espetáculo de dança Quintal de Mangue, da Cia. Vidança. Ambas as apresentações são gratuitas.
Com direção, concepção e coreografia de Anália TimbóQuintal de Mangue conta a história dos moradores do bairro Vila Velha, na Barra do Ceará, que, em meio a seus múltiplos personagens, vivências e realidades, se dividem entre as agruras e as felicidades de uma área construída sobre uma imensa região de mangue.
Durante o espetáculo, os elementos trazidos ao palco remetem às memórias da pele, à vida que se apresenta por intermédio da dança. A coreografia, que se deixa tomar por elementos de exuberância da natureza, com seus bichos e plantas, faz referência à festa das marisqueiras e dos catadores de caranguejos, figuras nativas do litoral cearense que inspiram pelas suas alegrias, luares e sóis, silêncio e dor.
A partir daí, a história de vida das mulheres, crianças e adolescentes da Vidança é revelada, desses que seguem o curso da vida dançando, de forma a mostrar que arte e vida se emaranham, através da dança, da costura e da percussão.

Outras apresentações
Além das apresentações deste fim de semana, o espetáculo Quintal de Mangue, da Cia. Vidança, continua em cartaz na programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sendo novamente apresentado nos dias 15 e 16 de janeiro (sábado e domingo). As apresentações também são gratuitas e abertas a todo o público interessado.

O grupo
A Associação Vidança surgiu no ano de 1981, através do trabalho de sua presidente, a professora, bailarina e coreógrafa Anália Timbó. Em 1979, ela assumiria o trabalho com crianças e adolescentes filhos de operários, no bairro Vila Velha, Barra do Ceará, e hoje, com quase 30 anos de existência do projeto, busca através de novas parcerias a meta de formar profissionais desde a infância, proporcionando uma formação em arte, com ênfase na dança e na música.
Dentre os núcleos da Cia. Vidança estão: a formação profissional em dança, a Escola de Artes e Ofícios Vidança que desenvolve a formação em dança, balé clássico, dança contemporânea, danças dramáticas e folclóricas, dança criativa, alongamento, consciência corporal, criações viso-manuais, percussão com o grupo Tambatuque do Vidança e o núcleo Retalhos da Vida, que promove encontros e propicia a troca de saberes entre as gerações como forma de envolver e fortalecer os vínculos familiares.
 
Serviço: Espetáculo de dança Quintal de Mangue, da Cia. Vidança, sábado e domingo, dias 08 e 09 de janeiro, às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Acesso livre. Classificação livre.




CPT: INFORME nº 02/ 2011



COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
escreveu


Espetáculos de associados entre os melhores do anoPublicações elegem os melhores de 2010 e da década.




ENCONTRO DOS MOVIMENTOS - MOBILIZAÇÃO FOMENTOS


Dia 10 de janeiro (segunda-feira), às 20h, no Galpão Folias.

PAUTA: Retomar a luta pelos Fomentos.
Está marcada uma plenária para debater as respostas às nossas reivindicações. É muito importante a presença de todos os grupos. 

Acesse os links e confira a carta dos movimentos,  a carta resposta do Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, e a resposta conjunta do Procurador Geral do Município Celso Augusto Coccaro Filho,  com o Secretário.


Local: Rua Ana Cintra, 213 - Santa Cecília.
Informações: (11) 3333-2837


Organização:
Roda do Fomento / Movimento 27 de março / Movimento de Teatro de Rua / Cooperativa Paulista de Teatro / Mobilização Dança / Convocadança / Cooperativa Paulista de Dança e Cooperativa Cultural Brasileira

Idança.net: Angel Vianna, 7x7 e convocatórias :: Angel Vianna, 7x7 and call-for-entries


escreveu






Petrobras
idanca.net
Petrobras
(Por motivos técnicos, a newsletter está sendo enviada na sexta-feira.)
Olá,
2011 começou cheio de notícias no www.idanca.net! Já na primeira semana do ano acompanhamos um ensaio de Qualquer coisa a gente muda, trabalho que reúne no palco a grande mestra Angel Vianna e Maria Alice Poppe sob direção de João Saldanha. Uma celebração à história da dança carioca. Conversamos com os três e o resultado é uma pequena reportagem em vídeo publicada esta semana. Confira!
Também seguimos com a série 7×7, agora com a análise de Cristiano de Oliveira sobre o espetáculo Encarnado, da Lia Rodrigues Companhia de Danças. É o 4º texto desta edição do projeto 7×7.
E ainda: leia sobre as bolsas internacionais para residências no projeto Interacciones Forestales en Red, a abertura da convocatória para o dança em foco 2011 e muito mais!
Não esqueça que estamos também no www.twitter.com/deu_no_idanca, no facebook, no orkut e no www.movimento.org.
Boa leitura e um ótimo início de ano!
::
(For technical reasons, the newsletter is being sent on Friday.)
Hello,
2011 started filled with news at www.idanca.net! In the first week of the year, we followed a rehearsal of Qualquer coisa a gente muda, a work that brings together on stage the great master Angel Vianna and Maria Alice Poppe, under the direction of João Saldanha. A celebration of the history of dance in Rio de Janeiro. We talked to the three of them and the result was a small video report published this week. Check it out!
We also continue the 7×7 series. Cristiano de Oliveira analyzes the pieceEncarnado, by Lia Rodrigues Companhia de Danças. This is the 4th text of this year´s edition of the project.
And more: read about the international grants for residencies of the project Interacciones Forestales en Red, the call-for-entries for dança em foco 2001 and more!
Have a nice reading and a great year!



Encarnado / Foto: Sammi Landweer
TEXTOS

7×7 – Explosão de plasmas

por Cristiano de Oliveira
Qualquer coisa a gente muda / Foto: Cuia Guimarães
VÍDEOS

Uma celebração à história da dança carioca

por Idança
Ecovila de Terra Una / Foto divulgação
NOTÍCIAS

Projeto de cooperação internacional oferece bolsas

por Idança
NOTÍCIAS
bl Daniel Lepkoff participa de encontro em Minas Gerais
bl Últimos dias de inscrição no Prêmio ProCultura
bl Projeto de cooperação internacional oferece bolsas
bl Correios divulga selecionados em edital
bl Escola de Dança da Funceb: inscrições abertas
VÍDEOS
Qualquer coisa a gente muda / Foto: Cuia Guimarães
Uma celebração à história da dança carioca
O que você tem feito? (17)
Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura
Brasil - País de Todos
Prince Claus Fund for Culture and Development