sábado, 8 de janeiro de 2011

Fortaleza-CE: Mangue de histórias


Centro Dragão do Mar
publicou

Mangue de histórias

Foto: Marina Cavalcante


Entre a dureza da realidade material e a reunião de retalhos feitos de sonhos, onde vida e arte se confundem, o Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe neste fim de semana, dias 08 e 09 de janeiro (sábado e domingo), às 20 horas, o espetáculo de dança Quintal de Mangue, da Cia. Vidança. Ambas as apresentações são gratuitas.
Com direção, concepção e coreografia de Anália TimbóQuintal de Mangue conta a história dos moradores do bairro Vila Velha, na Barra do Ceará, que, em meio a seus múltiplos personagens, vivências e realidades, se dividem entre as agruras e as felicidades de uma área construída sobre uma imensa região de mangue.
Durante o espetáculo, os elementos trazidos ao palco remetem às memórias da pele, à vida que se apresenta por intermédio da dança. A coreografia, que se deixa tomar por elementos de exuberância da natureza, com seus bichos e plantas, faz referência à festa das marisqueiras e dos catadores de caranguejos, figuras nativas do litoral cearense que inspiram pelas suas alegrias, luares e sóis, silêncio e dor.
A partir daí, a história de vida das mulheres, crianças e adolescentes da Vidança é revelada, desses que seguem o curso da vida dançando, de forma a mostrar que arte e vida se emaranham, através da dança, da costura e da percussão.

Outras apresentações
Além das apresentações deste fim de semana, o espetáculo Quintal de Mangue, da Cia. Vidança, continua em cartaz na programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sendo novamente apresentado nos dias 15 e 16 de janeiro (sábado e domingo). As apresentações também são gratuitas e abertas a todo o público interessado.

O grupo
A Associação Vidança surgiu no ano de 1981, através do trabalho de sua presidente, a professora, bailarina e coreógrafa Anália Timbó. Em 1979, ela assumiria o trabalho com crianças e adolescentes filhos de operários, no bairro Vila Velha, Barra do Ceará, e hoje, com quase 30 anos de existência do projeto, busca através de novas parcerias a meta de formar profissionais desde a infância, proporcionando uma formação em arte, com ênfase na dança e na música.
Dentre os núcleos da Cia. Vidança estão: a formação profissional em dança, a Escola de Artes e Ofícios Vidança que desenvolve a formação em dança, balé clássico, dança contemporânea, danças dramáticas e folclóricas, dança criativa, alongamento, consciência corporal, criações viso-manuais, percussão com o grupo Tambatuque do Vidança e o núcleo Retalhos da Vida, que promove encontros e propicia a troca de saberes entre as gerações como forma de envolver e fortalecer os vínculos familiares.
 
Serviço: Espetáculo de dança Quintal de Mangue, da Cia. Vidança, sábado e domingo, dias 08 e 09 de janeiro, às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Acesso livre. Classificação livre.