quarta-feira, 22 de julho de 2009

Herdeiros de Pina: próximos passos


O Estado de São Paulo
publicou

Sábado, 18 de Julho de 2009 

Daniel J. Wakin 


O súbito desaparecimento da coreógrafa alemã Pina Bausch no mês passado deixou um buraco arrasador nas vidas dos dançarinos que se dedicavam à obra dela em Wuppertal, pequena cidade a leste de Düsseldorf. E levantou uma pergunta essencial para todas as companhias de dança que existem para servir a uma solitária voz criativa: o que acontece quando essa voz é silenciada?


Representantes da companhia dela, a Tanztheater Wuppertal, dizem que, a curto prazo, os dançarinos vão continuar com as turnês e as apresentações das coreografias de Pina, ao menos até o final da próxima temporada. Neste fim de semana, por exemplo, a companhia está em Moscou. Volta aos palcos de Wuppertal em setembro e em junho fará paradas em São Paulo, Cairo, Paris, Madri, Berlim, Santiago, Seul, Londres, Munique, Tóquio, Istambul e Atenas. Alguns dos programas incluirão aquela que se revelou a última obra de Pina Bausch, trabalho sem título criado para um festival chileno (no Chile, será apresentado só em janeiro). 


"Vamos prosseguir", disse Cornelia Albrecht, diretora administrativa da cia., em Spoleto, Itália, onde o grupo estava se apresentando. "Isso estaria de acordo com a vontade e o desejo de Pina." Cornelia destacou que os dançarinos não cancelaram nem a apresentação na Polônia, no dia em que ela morreu, 30 de junho. "Foi uma decisão de partir o coração, mas fizemos a escolha certa", disse Cornelia. "A dança era a vida dela. Não há nada que demonstre mais respeito pelo seu trabalho do que dançarmos sua obra."


A questão maior diz respeito à sobrevivência da Tanztheater Wuppertal. Cornelia disse que os dançarinos e membros da equipe se reuniriam nos próximos meses para debater o assunto. "Nunca podemos dizer ?para sempre? e nem ?nunca?", disse ela. "São palavras grandes demais. Vamos ver o que o futuro nos trará." De acordo com Cornelia, a certeza é que "a companhia está pronta para preservar o legado de Pina". 


Enquanto isso, funcionários da administração pública de Wuppertal e do estado da Renânia do Norte-Westfália, que fornecem praticamente todo o financiamento da companhia, disseram que continuarão oferecendo recursos, ao menos por enquanto, segundo Cornelia. Em troca, a companhia realiza 30 apresentações em Wuppertal a cada temporada. 


Declarações de representantes do poder público confirmam o otimismo de Cornelia. "O mundo anseia mais do que nunca pela obra de Pina Bausch", disse Hans-Heinrich Grosse-Brockhoff, secretário de Cultura do Estado. "Continuaremos mantendo esse gasto." Ele previu que a demanda internacional pelas visitas da companhia permaneceria alta. "Assim, não há motivos que nos levem a dizer, ?Vamos recuar agora?", disse Grosse-Brockhoff. 


Pina Bausch sempre falava a respeito da preservação de sua dança, mas não deixou planos definitivos para tal fim. "Só posso dizer que ela tinha grande interesse em disponibilizar seu trabalho para o público do futuro", disse Cornelia. A questão remanescente é como preservá-lo de uma forma na qual ela pudesse "reconhecer a si mesma na própria obra". 


Já existe uma variedade de registros físicos, entre eles videoteipes das danças, gravações em áudio, roteiros, fotografias, cenários e as anotações de Pina Bausch. A memória partilhada pelos dançarinos da companhia é também uma fonte. 


Cornelia não quis discutir quem seria o novo responsável pela liderança artística. Pina Bausch tinha assistentes que transmitiam seus desejos aos dançarinos, e alguns dos dançarinos são veteranos de longa data na companhia. "No momento a companhia está suficientemente forte", disse Cornelia. 


Diferentemente do coreógrafo americano Merce Cunningham, de 90 anos, cuja companhia recentemente divulgou um plano detalhado, segundo o qual o grupo seria fechado, mas um truste cuidaria de manter a obra do seu coreógrafo, Pina Bausch não enxergava a necessidade imediata de fazer um plano semelhante. "As pessoas encaravam essa questão como algo que aconteceria um dia, e não como algo urgente", disse Rena Shagan, responsável pela organização de turnês. 


O plano de Cunningham prevê uma turnê final de dois anos de duração que deve começar após a sua morte ou depois que ele decidir fechar a companhia; o pagamento de taxas de desligamento aos dançarinos; e a transferência dos direitos de licenciamento para o truste, para garantir que outras companhias montem produções autênticas de Cunningham. Por exemplo: uma disputa por direitos arrastou a Companhia de Dança Martha Graham para dificuldades financeiras. 


A próxima pergunta envolve a exequibilidade de se administrar o que seria essencialmente um museu de Pina Bausch. A coreógrafa criou um trabalho a cada ano e supervisionou as releituras, com frequência passando semanas ao lado de seus dançarinos durante longas temporadas de apresentações em festivais e casas de espetáculos favoritas, como o Théâtre de la Ville, em Paris. 


O administrador deste teatro, Michael Chase, não quis confirmar se o compromisso do teatro com a companhia seria o mesmo sem a própria Pina Bausch. Seja como for, disse ele, ainda era cedo para saber. "É difícil pensar num futuro sem Pina", disse ele. Ela visitou o teatro todos os anos durante três décadas. "Muitos de nós", acrescentou Chase, "tínhamos a sensação de que Pina estaria conosco para sempre." Outra incógnita é a permanência em Wuppertal de todos os dançarinos, muitos dos quais vieram de diversas partes do mundo para estar com Pina Bausch. "Não estamos falando do lugar mais atraente do mundo", disse Chase, ao menos em comparação com Paris, Londres ou Nova York, onde os dançarinos têm outras oportunidades. 


Pina Bausch era também uma visitante habitual da Academia de Música do Brooklyn, seu lar nos Estados Unidos. Joseph V. Melillo, produtor executivo da escola, disse que havia um "argumento legítimo" em favor da continuidade do trabalho da academia: a necessidade de apresentar o legado de Pina Bausch àqueles que ainda não foram iniciados na sua arte.


Cornelia disse que os dançarinos decidiram não dar entrevistas por enquanto. A família de Pina Bausch, comunicando-se por meio da sua assistente pessoal, Sabine Hesseling, também não quis ser entrevistada.


TRADUÇÃO DE AUGUSTO KALIL



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FUNARTE/Palmares: Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Izabel




Prêmio Culturas Populares - Edição Mestra Dona Izabel
(16/07/2009 - 12:34)

SID/MinC lança premiação que homenageia a artesã 
ceramista do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, divulgou o lançamento do Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Izabel, Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha. O Edital nº 5 foi publicado nesta quarta-feira, 15 de julho, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 10 e 11).


As inscrições estarão abertas até 28 de agosto. Ao todo, serão contempladas 195 iniciativas, que receberão prêmios no valor de R$ 10 mil. A premiação será dividida em duas categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres e Grupos e Comunidades Tradicionais. Este é o quarto edital lançado pelo MinC para destacar trabalhos relacionados às manifestações da cultura popular no país.


"Queremos homenagear todas as expressões das culturas tradicionais que fazem parte da nossa diversidade cultural", afirma o secretário Américo Córdula. Ele ressaltou a importância da contribuição de outras instituições, como Secretarias de Cultura e ONGs, e o envolvimento de articuladores, pesquisadores, universitários, dentre outros, para que a iniciativa alcance todas as regiões brasileiras. Saiba mais.


Mestra Dona Izabel, Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha

Como nas edições anteriores, o Prêmio Culturas Populares reconhece mais um grande nome das artes tradicionais do país: Izabel Mendes da Cunha, uma inspirada artesã de Santana do Araçaí, em Minas Gerais.

Com 85 anos de idade, Dona Izabel, como é mais conhecida, ficou famosa por ser a criadora das populares noivas de cerâmica, forma de expressão que fez escola no Vale do Jequitinhonha, onde até hoje ela continua ensinando e fazendo suas bonecas de barro.


Confira o Edital do Prêmio Culturas Populares 2009.


Funarte lança prêmios Klauss Vianna (dança) e Myriam Muniz (teatro) 2009


MINC/FUNARTE: 


Prêmios Funarte de Dança e Teatro

Divulgados os editais das novas edições que têm inscrições abertas até 3 de setembro

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, divulgou nesta segunda-feira, 20 de julho, os editais do Prêmio de Dança Klauss Vianna e do Prêmio de Teatro Myriam Muniz (Diário Oficial da União, Seção 3, páginas 11 a 13). As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 3 de setembro.

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009 - Objetiva estimular, em âmbito nacional, o desenvolvimento de atividades artísticas de dança em todas as suas modalidades. Nesta quarta edição, serão premiadas 47 iniciativas, distribuídas pelas cinco regiões do país.  No total, a Funarte/MinC destinará R$ 3 milhões aos contemplados pela premiação. Saiba mais.

Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009 - Objetiva estimular, em âmbito nacional, o desenvolvimento de atividades artísticas de teatro em todas as suas modalidades. Nesta quarta edição, serão premiadas 86 iniciativas, distribuídas pelas cinco regiões do país. No total, a Funarte/MinC destinará R$ 7 milhões aos contemplados pela premiação. Saiba mais.

Processo Seletivo

Nos dois prêmios, os projetos inscritos serão selecionados por uma comissão de especialistas nos respectivos segmentos culturais. Os critérios para avaliação são: excelência artística, qualificação dos profissionais envolvidos e viabilidade prática da proposta. As iniciativas contempladas terão o prazo de 250 dias, a partir da data de divulgação do resultado, para serem realizadas e terem suas atividades concluídas.

(Texto: Lara Aliano, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Ascom da Funarte/MinC)


São Paulo: Sopro cia. de Dança/Roberto Amorim




Ballet Sopro Amorim
balletsopro@ig.com.br
escreveu

 
Aulas de
Ballet Clássico,baby Class, Contemporâneo,Jazz, Dança de Salão,Pas de Deux
Valor de Matricula R$ 60,00
Mensalidade R$ 115,00 á  R$ 130,00
turmas: manhâ, tarde e noite
telefone: 34933111
nosso site
 


São Paulo: TEOREMA 2009


Adriana Grechi 
adriana@estudionave.com  
escreveu   






Teorema está na sua 6a edição!
 
Teorema é um projeto independente que reúne artistas e teóricos de dançaem apresentações abertas ao público. Teorema é uma ação sustentada pelo interesse da comunidade de dança em compartilhar conhecimentos.
 

No formato atual, artistas e teóricos se inscrevem e indicam qual a função que desejam desempenhar: apresentar uma questão na forma de dança ou atuar como propositor do teorema da noite. Em cada encontro, um teórico de dança é desafiado a formular um teorema (proposição), tomando como ponto de partida a apresentação (demonstração) ao vivo das idéias coreográficas formuladas por artistas.

 

O projeto reúne artistas e teóricos da dança para um exercício público de integração de diferentes modos de pensar a dança contemporânea. A curadoria e a programação do TEOREMA são de Fabiana Dultra Britto, crítica de dança e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia.

 

Em 2009, o TEOREMA tem como tema “Coreografia”. Um tema pensado como problema a ser explorado pelos artistas inscritos e pelos propositores na formulação dos teoremas de cada noite, sob 3 aspectos:

corporalidades – foco investigativo no corpo

interfaces – articulação com tudo o que não é dança
improvisação – uso e prática, ou seja, como método de composição ou como definição estética de encenação

 

O projeto TEOREMA, idealizado pela coreógrafa Adriana Grechi e realizado pelo estúdio Nave, fomenta a reflexão sobre dança em um exercício público que promove o diálogo entre pesquisa artística e teórica.

 

Programação 2009:

 

14 de agosto, 21h - Corporalidades

Thiago Costa - MG/BA 
Silvia Nogueira - PR 
Clara Gouvêa - SP  

Propositora convidada: Gaby Imparato - SP - Bailarina, coreógrafa, graduada em física, mestra e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP

 

11 de setembro, 21h - MIX (Improvisação, Interfaces, Corporalidades)

Milene Pimentel - SP 
Iara Cerqueira - BA 
Tatiana Melitello - SP

Propositor: Joubert Arrais - CE - Crítico de Dança com Mestrado em Dança pelo PPGDANÇA/ UFBA

9 de outubro, 21h - Interfaces

Ivana Menna Barreto - RJ 
Cinetose - SP 
Cynthia Domenico - SP 

Propositora: Lucia Yanez - Doutoranda na PUC-RIO / Departamento de História Social da Cultura

 

Estúdio Nave: 60 lugares

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

 

Estúdio Nave – Rua Luis Anhaia, 47 (travessa da Wisard, paralela a Mourato Coelho). V. Madalena - São Paulo/ SP Tel. (11) 3032 3497 teorema@estudionave.com   www.estudionave.com



São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: quarta-feira 22.07


Adriana Reis 
escreveu  


- quarta-feira, 22 de julho


22:00 às 23:00 - Treino de Tango - Espaço Lotus Vila Madalena
Quando: qua, 22 de julho
Onde: Espaço Lotus Vila Madalena (mapa)
Descrição: Treino Livre de Tango Quartas-Feiras - 22:00 às 23:00 hrs LOCAL - ESPAÇO LOTUS VILA MADALENA - SP R. Mourato Coelho, 1489 (final da Rua, esquina com a Purpurina) tel - 3031 7574 - 8459 1828



Mais informações: http://www.mundodotango.com.br


São Paulo: INFORME : ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO DO D(R)AMAS DA MEIA-NOITE


O Lugar Cia. Corpos Nômades 
olugarciacorposnomades2@gmail.com  
escreveu   




ÚLTIMOS DIAS PARA  AS INSCRIÇÕES
da
2ª MOSTRA D(R)AMAS DA MEIA-NOITE


Foto arquivo Cia. Corpos Nômades ( 1ªMostra D(r)AMAS DA MEIA-NOITE-2008)

Mostra cênica destinada a trabalhos com intérpretes criadoras da dança e do teatro contemporâneo. O espetáculo poderá ter intérprete masculino desde que a concepção, direção ou coreografia seja uma mulher.

Contaremos com uma ajuda de custo para os participantes - a idéia é que essa Mostra seja realizada com por volta  de 6  trabalhos,  1ª semana (3) na 2ª (3), sempre sexta  e sábado 24h00. Serão 2 apresentações por espetáculo.

Contaremos com uma ajuda de custo para os participantes, para espetáculos solos uma ajuda de R$400,00, duos e trios R$600,00 e trabalhos de grupo  R$800,00.

Além da ajuda de custo o espaço fornecerá: divulgação, som,  iluminação e sala para ensaio na semana do evento.

Interessados encaminhar projeto com vídeo do espetáculo para O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325 - CEP-01305-000
São Paulo - SP
até 24 de julho de 2009.
A Mostra acontecerá  nos dias  21, 22, 28 e 29 de agosto de 2009,
sempre as sextas e sábados às 24h00.


saiba mais  
infodansa 10-07-2009