segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Recife sediará projeto piloto do Criativa Birô


http://www.cultura.gov.br/site/2011/09/03/recife-sediara-projeto-piloto-do-criativa-biro/

03 de setembro de 2011
Recife sediará projeto piloto do Criativa Birô
Anúncio foi feito pela secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, neste sábado (3)


São Paulo: ENCONTROS DE DANÇA DO TUCA : Deca Madureira e Cia Soma


Elaine Calux
ecalux@uol.com.br
escreveu





A dança popular toma conta do
Encontros de Dança do TUCA

Deca Madureira e a Cia Soma ocupam o Tucarena, na próxima terça-feira, dia 6/9, a partir das 19h30, para o Encontros de Dança de setembro. Segue as apresentações uma conversa com o professor doutor do Departamento de Comunicação e Semiótica da PUC de São Paulo, Amalio Pinheiro, que investiga as relações entre as áreas de literatura, comunicação e cultura na América Latina.

Com “Canteiro de Obra”, espetáculo de dança criado a partir de pesquisa de campo realizada em São Paulo, sobre a situação dos imigrantes na cidade, Deca Madureira, diretor do Núcleo Brasílica, propõe uma reflexão sobre quais são os elementos que realmente constroem uma cidade, uma população, uma família, um indivíduo, e qual a relevância da população nativa ou imigrante para a constante evolução da sociedade de determinado lugar. Acompanhado ao vivo pela guitarra de Theo Blasi, o bailarino-criador interpreta a construção da cidade, bem como a situação dos imigrantes, que muitas vezes trabalham em subempregos e escondem seus potenciais criativos devido à falta de oportunidades.
          Em “Do Papo ao Passo”,  as intérpretes-criadoras Maria Eugenia Almeida e Marina Abib percorrem, através das danças das brincadeiras populares, o caminho da construção do repertório coreográfico da Cia Soma, demonstrando cenas de diferentes espetáculos. Os figurinos são assinados por Eveline Borges e Emilia Reily, e os bonecos, criações de Sandro Roberto.
Após as apresentações, Amálio Pinheiro alinhava os dois trabalhos em conversa com o público interessado. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, o professor desenvolve investigações sobre as relações entre a memória cultural, as artes e as ciências não clássicas, com ênfase nas conexões e ramificações entre voz, corpo e séries culturais. Tem produzido ensaios e traduções comentadas de autores hispânicos, especialmente do Caribe. Publicou, entre outros, "Aquém da identidade e da oposição. Formas na cultura mestiça", l995 , "Nicolás Guillén: Motivos de son", 1991, e “Sobre os Anjos”, tradução de Rafael Alberti, 1993.

Encontros de Dança
Realizado desde 2008, de forma independente, o “Encontros de Dança do TUCA”  funciona como um espaço aberto de experimentação, com o objetivo de promover trocas para estimular o diálogo entre as pesquisas de linguagem desenvolvidas por artistas e pesquisadores das artes do corpo junto ao público. A iniciativa de Vanessa Lopes(InDependente) e Christine Greiner (PUC-SP) já conta com a participação de alunos, professores, artistas, produtores e técnicos. Agora, o projeto quer expandir parcerias junto à comunidade local, para unir ainda mais colaboradores na realização dos encontros mensais.   

_______________________________________________________________________________________________
Serviço: Encontros de Dança no TUCA – Dia 6/9 (terça-feira), 19h30, “Canteiro de Obra”, com Deca Madureira (Núcleo Brasílica), duração 40 minutos; 20h, “Do Papo ao Passo”, com Maria Eugenia Almeida e Marina Abib - duração: 40 minutos; bate-papo com Amalio Pinheiro, professor da Comunicação e Semiótica da PUC-SP. TUCARENA (R. Monte Alegre, 1024, entrada pela Rua Bartira - Perdizes. Fone: 36708462, site:www.teatrotuca.com.br . Acesso para deficientes físicos. Classificação etária: livre; grátis, retirada de ingressos 1 hora antes do espetáculo.

Ficha Técnica Encontros de Dança Realização TUCA e INdependente produção e arte / Coordenação geral – Vanessa Lopes / Programação – Vanessa Lopese Christine Greiner / Produção – Andrez Ghizze, Caio Costa e Maíra Silvestre / Fotografia – Rogério Ortiz




São Paulo: Segunda é dia de dançar com GOLDEN NIGHTS


Moacir Castilho
moacircastilho.eventos@yahoo.com.br
escreveu

clique para ampliar