sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cia. Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira: Audição - 03 de Outubro / Sábado


Ana e Ângelo Madureira
escreveram


clique na imagem
para ampliar

São Paulo: 3º Congresso de Tango do Brasil : De 09 a 12 de outubro


Luciana Mayumi
luciana@artescoreograficas.com
escreveu


clique na imagem
para ampliar

acesse o site tango congress

Luciana Mayumi

Bacharel e Licenciada em Dança

Drt.: 12.465]

Visite: www.artescoreograficas.com

ATENÇÃO NOVO EMAIL:  luciana@artescoreograficas.com


Métamorphoses : Florianópolis-São Paulo-Rio de Janeiro-Brasília


MINC

publicou



Apresentação do Balé Nacional de Marselha “Métamorphoses”


29 de setembro em Florianópolis (SC), 2,3 e 4 de outubro em São Paulo (SP), 7 de outubro no Rio de Janeiro (RJ), 10 e 11 de outubro em Brasília (DF)


Os irmãos Fernando e Humberto Campana assinam o cenário e figurino do espetáculo Metamorphoses, do Balé Nacional de Marselha, dirigido por Frédéric Flamand (que também já trabalhou com Zaha Hadid no espetáculo Metapolis II).


A peça, que estreou em dezembro de 2007, é uma livre adaptação da obra do poeta romano Ovídio (43 a.C. - 17 d.C.). Conhecido como um poema mitológico que infringe e fragmenta a ordem clássica, Metamorphoses trabalha com contrastes: ordem e caos, estabilidade e mudança, irracionalidade e lógica fria - oposições traduzidas pelos desenhos dos Campana. “Não quisemos fazer nada muito racional, fomos pela emoção, pelo modo artesanal, para trazer alguma coisa das nossas raízes”, diz Humberto.


O desenvolvimento do cenário e figurino levou seis meses para ser concluído. Foram inúmeras viagens à Marselha e diversos encontros com o diretor, até que se chegasse ao desenho final. Troca de idéias que, segundo o designer, aconteceu nos dois sentidos: o próprio trabalho de Flamand também foi inspirado pelas peças dos irmãos, com suas formas e texturas. “Há uma cena em que a movimentação dos bailarinos lembra muito nossa cadeira vermelha, a Corallo. Foi como moldar nossas peças nos corpos dos bailarinos, uma forma de transpor nossa personalidade para o trabalho”, conta Humberto.


Locais:

Teatros Ivo em Florianópolis (SC)

Teatro Alfa em São Paulo (SP)

Teatro João Caetano no Rio de Janeiro (RJ)

Teatro Nacional em Brasília (DF)


saiba mais

São Paulo: MAC USP : Corpos Estranhos


escreveu


clique na imagem
para ampliar


Folha de São Paulo escreveu:


Artes plásticas: "Corpos Estranhos" volta com obra inédita no MAC-USP 


Na performance "Juegos de Poder", concebida especialmente para essa exposição, Regina José Galindo, sob efeito da 

hipnose, propõe discussão sobre as relações de poder em relações de submissão 


Da Redação 


A mostra "Corpos Estranhos", que esteve até o último dia 26 no Memorial da América Latina, começa hoje no MAC-USP com obra 

inédita de Regina José Galindo, da Guatemala, ganhadora do prêmio de melhor jovem artista na 51ª Bienal de Veneza. 


Na performance "Juegos de Poder", concebida especialmente para essa exposição, a artista, sob efeito da hipnose, propõe 

discussão sobre as relações de poder em relações de submissão. 


Outro destaque é a obra "(279) Golpes", da brasileira Laura Lima. Nela, a artista se encerrou nua em um cubículo escuro e, ali, se 

golpeou para registrar os sons de um açoite humano. 


Já dentre as obras de Pilar Albarracín, terceira artista que compõe a mostra, um ponto alto é "Lunares". 

Usando um vestido branco, a espanhola dança flamenco e, com uma agulha, espeta o próprio corpo, fazendo com que seu sangue 

tinja o tecido da roupa. 


Com curadoria de Cláudia Fazzolari, "Corpos Estranhos" é a terceira mostra do projeto Mulheres Artistas e a Contemporaneidade. 


Corpos Estranhos 

Quando: abertura 06-08-2009; de ter. a sex., das 10h às 18h, sáb., dom. e feriados, das 10h às 16h; até 4/10 

Onde: MAC-USP (r. da Reitoria, 160, tel. 3091-3039) 

Quanto: grátis 

Classificação: 14 anos. 



Saiba mais:




fortaleza-CE: Meia-lua


MINC

publicou

Fortaleza-CE em 26-09-2009


Meia Lua: Criação franco-brasileira 2009

15/8 a 17/10 em São Luis (MA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR)


Difusão do espetáculo hip-hop criado em São Luís com os artistas brasileiros da Cia Arte e Rua e os franceses da Cia. Malka.


Uma grande cidade e sua loucura. Indivíduos perdidos na multidão. Correm, se movem e deslocam vento. E voltam a noite para “casa da televisão”. Historia simples e banal de pessoas bem comuns. Mas existem comércios que devolvem ao homem sua grandeza, sua beleza e sua folia: são eles os vendedores de sonhos e os vendedores de lua. Então vamos comprar sonho sob a luz pálida e alegre da efêmera lua: querer a desengatar pode às vezes nos ajudar a agir sobre a realidade, a mudar a vida e a deixar mais bonita. E se você não acreditar, venha nos ver dançar e colocar sobre nossas pálpebras as promessas da noite. Afinal, a vida não é somente um sonho?


chorégraphie bouba landrille tchouda

interprètes si’mhamed benhalima, aïda boudrigua, vilson dos reis silva, rodolfo moraes espindola, rafael nascimento brito, josé antonio santos alves, bouba landrille tchouda, ricardo venancio de oliviera

dramaturgie guy boley création musique manuel wandji

scénographie rodrigue glombard

création lumière fabrice crouzet

création costumes claude murgia

chargée de production camille triadou

administration de production carlos orube – caldevilla



saiba mais
infodansa 21-09-2009

Estudar, dançar e... brilhar


Democrata Digital

publicou

23/9/2009


Estudar, dançar e... brilhar


Quando o balé surgiu na Itália renascentista há mais de 500 anos, poucos eram os movimentos corporais, pois no início exigia-se muito mais gestos e expressões, normalmente improvisados. O balé antigo era bem mais conhecido por utilizar uma forma rústica e sua leveza característica atual passava longe de ser priorizada naquela época. 


A dança fazia parte de espetáculos circenses e desta forma é que foi migrada para a França onde, nas cortes reais de Paris, se oficializou e mostrou-se para o mundo adotando a forma como é hoje. Com a entrada do príncipe Luiz XIV na Academie de Musique et de Danse, formada durante o reinado de Luis Xlll, seu pai, os movimentos corporais se tornaram mais leves e, consequentemente, os passos se tornaram mais nobres aos olhos do povo. A curiosidade maior é que a companhia foi fundada apenas para abrigar o príncipe. 


O balé naqueles tempos se rotulou como uma dança masculina, ou seja, mais praticada por homens, as mulheres também dançavam, mas dificilmente participavam de espetáculos por conta das roupas grandes e desconfortáveis. As danças continham movimentos leves, a diferença é que tudo era masculinizado.


Algum tempo se passou e o balé se mudou para a Rússia, país que hoje é muito conhecido por abrigar os maiores bailarinos do mundo. Lá passou por uma fase de modernização em todos os aspectos, essencial para a sobrevivência da Arte, inclusive nas roupas e calçados. As alterações foram feitas por mulheres e como o balé era uma dança muito mais conhecida pela prática de homens, os nobres da época se espantaram com as mudanças.


A bailarina Marie Taglione foi a primeira a se apresentar usando roupas mais justas. Depois ela inovou levando para os palcos europeus as sapatilhas de ponta, possibilitando movimentos leves, delicadeza e maior sensibilidade ao estilo de dança.


O balé não demorou muito a chegar no Brasil e o fato de ter nascido na Europa gerou uma espécie de status, desta forma apenas as famílias mais abastadas tinham condições de manter seus filhos nas escolas. Hoje, felizmente, a Arte se popularizou.

 

EM SÃO JOSÉ

 

A exemplo de outros cursos artísticos, a Fábrica de Expressão em São José do Rio Pardo, mantida pelo Departamento de Esportes e Cultura — DEC, também oferece aulas de balé, gratuitamente, para todas as idades, cada uma com 50 minutos, duas vezes por semana.


As primeiras fases de aprendizado são ministradas pela professora e bailarina mocoquense Crystiane dos Santos. Ela é formada em Educação Física pela Faculdade Euclides da Cunha e pós-graduada na área, além de fazer parte da companhia Grupo de Dança e Expressão do Teatro Municipal de Mococa.


O trabalho com balé na Fábrica, segundo ela, vem alcançando seus objetivos — oferecer opções extracurriculares para crianças de todas as idades e resgatar a cultura clássica.


Crystiane afirma que a importância do balé na infância é preparar as pequenas para um futuro bem sucedido nessa Arte, ajudando a aprimorar a postura e a elasticidade, que nesse tipo de dança é algo muito importante. Ela ressalta também a responsabilidade das crianças em cumprir os compromissos semanais.


É no Baby Class que as pequenas alunas iniciam seus conhecimentos, nesta fase é muito importante que as meninas intensifiquem os trabalhos no desenvolvimento da coordenação motora, para consequentemente começarem a experimentar o que a cultura do balé tem a oferecer, “Os trabalhos são simples, e apesar de serem específicos, nesta idade são moderados”, explica Crystiane Santos.


Apesar das aulas nas fases iniciais estarem recheadas de brincadeiras, com músicas contemporâneas animadas, a professora abre espaço para a parte teórica, para não fugir do fito, que é o balé clássico.


Após a primeira etapa, as bailarinas passam para a fase Infantil, a partir dos 8 anos. Neste período os movimentos de aquecimento e de interpretação de passos começam a se tornar mais complexos, de maneira que as noções do balé clássico fiquem cada vez mais claras. As aulas abrangem todos os tipos de músicas que são essenciais para a adaptação no clássico.


Terminada essa fase, as meninas são levadas para a turma Infanto-Juvenil que começa aos 9 anos. As aulas são um pouco mais rígidas e nesta etapa as execuções dos passos básicos são exaustivamente treinadas, buscando a perfeição, tanto que se torna fácil para as estudantes executarem ‘pliês’, ‘arabesques’ e ‘en dehors’.


“A maioria das meninas guarda os nomes dos passos em francês, outras se esforçam para se lembrar sem que eu diga nada”, relata a professora.


Assim, o companheirismo e o trabalho de equipe são treinados a cada dia, pois se alguma aluna errar ou se esquecer do passo na hora dos ensaios, elas se ajudam e até opinam nas ideias que antecedem a montagem de uma coreografia.


As aulas de balé da Fábrica de Expressão seguem a grade curricular de outras escolas de renome mundial. Passos mais elaborados, como os aéreos, também são ensinados.


“Seria bom se mais homens fizessem aulas de balé, são essenciais para os trabalhos no ar, mas aqui as meninas se viram como podem”, finaliza Crystine.


Das aulas as meninas levam os ensinamentos do balé para todo lugar. Esta é uma Arte que exige horas de treinamento e mesmo assim são muitas pessoas querendo ingressar nas turmas e agarrar a oportunidade de aprender coisas novas.


As apresentações também se fazem como forma de aprendizado. Hoje, por exemplo, as bailarinas ensaiam para a Semana Euclidiana e esperam mostrar que o trabalho está sendo bem realizado e absorvido também.


O sonho da maioria das meninas bailarinas da Fábrica de Expressão é o de se apresentar nos grandes palcos. Quem sabe, no futuro, poderemos ver uma bailarina rio-pardense alcançando os seus objetivos no alto de uma sapatilha de ponta.

 

SERVIÇO

Balé clássico na Fábrica de Expressão

Aulas de segunda e quarta-feira,

em vários horários, para todas as idades.

Informações poderão ser obtidas pelo telefone 3681 3318.



saiba mais

Curitiba-PR: Cataratas do Iguaçu em coreografia


Bem Paraná

publicou

24-09-2009


Cataratas do Iguaçu em coreografia


Novo trabalho do Balé Guaíra, inspirado na lenda do surgimento das quedas paranaenses tem sessão gratuita no Teatro para o Povo


O Balé Teatro Guaíra apresenta neste final de semana seu novo espetáculo que também começa as comemorações de seus 40 anos. A lenda das Cataratas do Rio Iguaçu é a inspiração do trabalho que será apresentado no Guairão neste final de semana, sexta e sábado com ingressos a R$5 e no domingo, às 18h, com entrada franca no projeto  Teatro para o Povo, que oferece ainda apresentações teatrais, também gratuitamente. 


Com coreografia do paulista Rui Moreira, o trabalho do Balé é baseado na nova partitura musical do compositor Jaime Zenamon, criada especialmente para a dança. No palco um pouco da história das raízes do povo brasileiro, os costumes e as crenças dos índios Caingangues. 


“A coreógrafo que fez a coreografia tem se voltado para as raízes de nosso povo brasileiro e acabou por criar uma nova partitura, dessa vez especialmente para a dança. Ele partilha do mesmo amor pelo nosso folclore, portanto a união foi perfeita, diz a diretora do Balé, Carla Reinecke.           

 Moreira, por sua vez, coloca esse trabalho como um novo desafio. “No ano em que uma das mais importantes companhias de dança da América Latina completa 40 anos, fui convidado para montar uma nova versão para uma das peças de seu repertório. Não só uma peça, mas uma criação de Carlos Trincheiras, um dos mais carismáticos e importantes diretores desta Companhia. De forma respeitosa, trabalhei com toda a reverência a este criador ímpar que deixou um legado que me tocou ao reler sua obra”, afirma.


Outra atração do Teatro Para o Povo, a peça infantil Memórias do Palhaço Amoroso, sobre um palhaço que parte em busca de um amigo que vinha visitá-lo não vem mais para folhearem juntos o livro de suas lembranças. Já Traquinagens é realizado através de uma técnica pouco utilizada no Brasil, a pantomima de animação.


Serviço

Lendas da Cataratas do Rio Iguaçu. Teatro Guaira. Dias 25, 26, às 20h30 e 27, às 18h. R$5 ( nos dias 25 e 26). Desconto de 50% para portadores do Cartão Teatro Guaíra e  dia 27 a entrada é franca.

Traquinagens. Dia 27 às 11h.  Miniauditório do Guaíra.

Memórias do Palhaço Amoroso, dia 27 às 11h. Guairinha.  Entrada franca.



saiba mais

São Paulo: Cartas Brasileiras


SESC Interlagos


CARTAS BRASILEIRAS


Dia(s) 27/09 

Domingo, às 16h.


Cartas que viraram poemas, que se transformaram em músicas, que se expressam pela dança. Partindo de contatos com amigos e familiares. O compositor e diretor musical Fábio Cardia as traduziu para a linguagem musical e da música surgiu a tradução final da companhia: a dança, na coreografia de Roseli Rodrigues. Teatro.


saiba mais

Belém-PA: Encontro de dança apresenta espetáculo contemporâneo


Agência Pará de Notícias

publicou

24-09-2009


Encontro de dança apresenta espetáculo contemporâneo


Será apresentado nesta sexta-feira (25), no teatro universitário Cláudio Barradas, o espetáculo de dança "E eu disse:", da Companhia Flutuante (SP). A apresentação faz parte da programação do evento "Autonomia e complexidade: intercâmbio artístico-filosófico", encontro que congrega artistas e pesquisadores da dança contemporânea do Brasil, Espanha, Turquia e Eslovênia, que acontece esta semana em Belém.


O solo de dança contemporânea "E eu disse:" é o segundo espetáculo de uma trilogia elaborada pela bailarina Letícia Sekito, fruto de uma pesquisa sobre a relação entre corpo, cultura e identidades. "Neste trabalho, faço uma reflexão sobre a constante transformação e construção de identidades culturais na dança. A ideia surgiu a partir da expectativa que as pessoas tinham a respeito de como eu iria mostrar a minha própria no palco, pois sou descendente de japoneses. É um espetáculo que tem essa coisa autobiográfica e que toca nessa questão contemporânea, que é a necessidade de definir uma identidade própria". "E eu disse:" estreou em março de 2007, desenvolvido pelo programa Rumos Itaú Cultural Dança e já foi apresentado em palcos de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.


Letícia Sekito é dançarina e coreógrafa paulistana, diretora da Companhia Flutuante. Trabalha com improvisação, criação coreográfica e performance. De 1990 a 1996, fez sua formação em dança no C.E.M - Centro em Movimento, Lisboa/Portugal. Tem se interessado na relação entre corpo e cultura na dança, como na trilogia composta pelos espetáculos "Disseram que eu era japonesa" (2004), "E Eu disse:" (2007) e "O Japão está aqui?" (2008).


Em 2008, participou de vários eventos comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa, sendo convidada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão para as comemorações oficiais do Centenário, com apoio do Ministério da Cultura do Brasil. Apresentou-se em Osaka, Kobe e Kyoto, onde fez uma residência artística e criação do dueto "Yume/Sonhos", com a coreógrafa e bailarina Heidi Sakura Durning, além de dançar na Seika University de Artes e Design.


Encontro - Para Letícia Sekito, o evento "Autonomia e complexidade" é uma boa oportunidade de criar um diálogo entre artistas de dança contemporânea de várias partes do mundo e aproximar a produção acadêmica da arte contemporânea. "Este evento é muito interessante porque liga o campo da arte ao da academia. Está sendo muito legal conhecer o trabalho da Escola de Teatro e Dança da UFPA, que há estrutura e intenções de trabalho que não existem iguais em muitos lugares do Brasil", disse.


Livro - Além da apresentação de Letícia Sekito, o encontro promove o lançamento da coleção "Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006-2007", que reúne fotos, vídeos e textos dos 30 trabalhos contemplados nesta edição do programa Rumos Dança.


Serviço - Encontro "Autonomia e complexidade: intercâmbio artístico-filosófico". Até dia 27 de setembro, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (trav. D. Romualdo de Seixas, 820). Nesta sexta-feira (25), às 18h, lançamento da coleção "Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007". Às 18h30, apresentação do espetáculo "E eu disse:", da Companhia Flutuante no teatro universitário Cláudio Barradas, que fica na sede da escola. Entrada franca. Informações: 9187 0730. Apoio: Prefeitura de Castilla - La Mancha, Ministério de Ciências e Inovação do Governo da Espanha, Associação Cultural Panorama (Rio de Janeiro), Funarte, Itaú Cultural e Instituto de Artes do Pará.


Ascom - IAP


saiba mais

São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: sexta-feira 25.09


Adriana Reis
escreveu

- sexta-feira, 25 de setembro

 

 

 16:00 às 21:00 - III Dançata Master Tango

Quando: sex, 25 de setembro

Onde: Dançata (mapa)

Descrição: III Dançata Master Tango com Sebastian Arce e Mariana Montes Programação Nove Aulas e Dois Shows Dia 25 de Setembro - Sexta-Feira 1ª Aula - 16:00 às 17:30 2ª Aula - 17:45 às 19:15 3ª Aula - 19:30 às 21:00 Dia 26 de Setembro - Sábado 1ª Aula - 15:00 às 16:30 2ª Aula - 16:45 às 18:15 3ª Aula - 18:30 às 20:00 Dia 27 de Setembro - Domingo 1ª Aula - 14:00 às 15:30 2ª Aula - 15:45 às 17:15 3ª Aula - 17:30 às 19:00 Tabela de Preços 3 Aulas e 2 Bailes - R$ 500,00 (casal) 6 Aulas e 2 Bailes - R$ 700,00 (casal) 9 Aulas e 2 Bailes - R$ 900,00 (casal) Até 25 de Julho em 3x Até 25 de Agosto em 2x Após 25 de Setembro à vista Aula Avulsa: R$ 120,00 (casal, cada aula) Baile Avulso: R$ 50,00 (por pessoa) Horário dos Bailes Sábado, 26 de setembro - Das 22:00 às 03:00 Domingo, 27 de setembro - Das 21:00 às 03:00 Não haverá aulas particulares. Não serão permitidas pessoas desacompanhadas nas aulas. Reservas e pagamento na Dançata. Rua Joaquim Floriano, 1063 - Itaim Bibi Fone: 55-11-3078-1804 www.dancata.art.br

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:00 - Prática de Tango na Típica Tango - Campinas

Quando: sex, 25 de setembro

Onde: Típica Tango - Campinas (mapa)

Descrição: Prática de Tango 6as Feiras às 20 hs. Consumação Mínima R$ 15.- Serviço de Bar, MEGA-EMPANADA e petiscos. Vinhos nobres argentinos e chilenos. Drinks latinoamericanos e cafeteria. Rua Luis Vicentim Sobrinho 101 - B. Geraldo. Campinas. Reservas: (19) 97074857 - (19) 97304269 E. Mail: jornaldetango@yahoo.com.ar

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:00 às 22:00 - Aula de Tango Canyengue com Junior Abreu e Aurea Elias no Tango B'Aires

Quando: sex, 25 de setembro

Onde: Tango B'Aires (mapa)

Descrição: Aula de Tango Canyengue com Junior Abreu e Aurea Elias Dia 25 de setembro de 2009 Das 20h às 22h Tango B'Aires Rua Amâncio de Carvalho, nº 23 Vila Mariana - São Paulo - SP Tels: 5575-6646 / 8122-9957 http://www.tangobaires.com.br/  http://www.congressotangosaopaulo.com.br/  http://www.tangoforte.com/  www.tangodelatierra.com.br

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:30 às 00:00 - Prática de Tango - Tango B´Aires

Quando: sex, 25 de setembro

Onde: Tango B´Aires (mapa)

Descrição: Tango B´Aires Prática de Tango - Todas as Sextas-Feiras, das 20:30 às 24:00hs R. Amâncio de Carvalho, 23 - V. Mariana - tel 5575-6646 Organização : Omar Forte e Stella Bello

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:30 às 22:00 - Curso de Tango "Da Velha Guarda à Atualidade", com Vitor Costa

Quando: sex, 25 de setembro

Onde: Dançata (mapa)

Descrição: Da Velha Guarda à Atualidade... Mais do que um tradicional curso de tango, voltado na maioria das vezes ao aprendizado de seqüências de passos. Propomos uma vivência nesta arte tão complexa e sensual, onde serão apresentadas informações históricas, musicais (ritmo) e estruturais do Tango. Partiremos de suas raízes lá na velha guarda, para melhor se compreender esta dança da atualidade. Passaremos pelas diversas formas de abraço, pelos diferentes estilos do Tango (do picado ao pós-decareano), peas maneiras de se caminhar e conduzir durante o aprendizado e o desenvolvimento dos tão esperados passos. Será um curso prático de dança com pinceladas teóricas, no intuito de abrir novas fronteiras aos participantes. Aproprie-se desta história, que conta com mais de 130 anos de existência. Ministrado pelo Professor Vitor Costa e assistência de Alcione Barros. O curso terá início no dia 14 do mês de agosto na Dançata e será voltado para praticantes do Tango com nível intermediário/avançado. Serão oito sextas-feiras das 20:30h às 22:00h. Investimento Individual: R$ 300,00 Casal: R$ 500,00 Dançata Rua Joaquim Floriano, 1063 - Itaim Bibi - São Paulo Informações e Inscrições Tel: 11-3078-1804 Promoção Moacir Castilho 11-3289-8502

mais detalhes»  copiar para minha agenda



Mais informações: http://www.mundodotango.com.br