sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Curitiba-PR: Cataratas do Iguaçu em coreografia


Bem Paraná

publicou

24-09-2009


Cataratas do Iguaçu em coreografia


Novo trabalho do Balé Guaíra, inspirado na lenda do surgimento das quedas paranaenses tem sessão gratuita no Teatro para o Povo


O Balé Teatro Guaíra apresenta neste final de semana seu novo espetáculo que também começa as comemorações de seus 40 anos. A lenda das Cataratas do Rio Iguaçu é a inspiração do trabalho que será apresentado no Guairão neste final de semana, sexta e sábado com ingressos a R$5 e no domingo, às 18h, com entrada franca no projeto  Teatro para o Povo, que oferece ainda apresentações teatrais, também gratuitamente. 


Com coreografia do paulista Rui Moreira, o trabalho do Balé é baseado na nova partitura musical do compositor Jaime Zenamon, criada especialmente para a dança. No palco um pouco da história das raízes do povo brasileiro, os costumes e as crenças dos índios Caingangues. 


“A coreógrafo que fez a coreografia tem se voltado para as raízes de nosso povo brasileiro e acabou por criar uma nova partitura, dessa vez especialmente para a dança. Ele partilha do mesmo amor pelo nosso folclore, portanto a união foi perfeita, diz a diretora do Balé, Carla Reinecke.           

 Moreira, por sua vez, coloca esse trabalho como um novo desafio. “No ano em que uma das mais importantes companhias de dança da América Latina completa 40 anos, fui convidado para montar uma nova versão para uma das peças de seu repertório. Não só uma peça, mas uma criação de Carlos Trincheiras, um dos mais carismáticos e importantes diretores desta Companhia. De forma respeitosa, trabalhei com toda a reverência a este criador ímpar que deixou um legado que me tocou ao reler sua obra”, afirma.


Outra atração do Teatro Para o Povo, a peça infantil Memórias do Palhaço Amoroso, sobre um palhaço que parte em busca de um amigo que vinha visitá-lo não vem mais para folhearem juntos o livro de suas lembranças. Já Traquinagens é realizado através de uma técnica pouco utilizada no Brasil, a pantomima de animação.


Serviço

Lendas da Cataratas do Rio Iguaçu. Teatro Guaira. Dias 25, 26, às 20h30 e 27, às 18h. R$5 ( nos dias 25 e 26). Desconto de 50% para portadores do Cartão Teatro Guaíra e  dia 27 a entrada é franca.

Traquinagens. Dia 27 às 11h.  Miniauditório do Guaíra.

Memórias do Palhaço Amoroso, dia 27 às 11h. Guairinha.  Entrada franca.



saiba mais