sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Métamorphoses : Florianópolis-São Paulo-Rio de Janeiro-Brasília


MINC

publicou



Apresentação do Balé Nacional de Marselha “Métamorphoses”


29 de setembro em Florianópolis (SC), 2,3 e 4 de outubro em São Paulo (SP), 7 de outubro no Rio de Janeiro (RJ), 10 e 11 de outubro em Brasília (DF)


Os irmãos Fernando e Humberto Campana assinam o cenário e figurino do espetáculo Metamorphoses, do Balé Nacional de Marselha, dirigido por Frédéric Flamand (que também já trabalhou com Zaha Hadid no espetáculo Metapolis II).


A peça, que estreou em dezembro de 2007, é uma livre adaptação da obra do poeta romano Ovídio (43 a.C. - 17 d.C.). Conhecido como um poema mitológico que infringe e fragmenta a ordem clássica, Metamorphoses trabalha com contrastes: ordem e caos, estabilidade e mudança, irracionalidade e lógica fria - oposições traduzidas pelos desenhos dos Campana. “Não quisemos fazer nada muito racional, fomos pela emoção, pelo modo artesanal, para trazer alguma coisa das nossas raízes”, diz Humberto.


O desenvolvimento do cenário e figurino levou seis meses para ser concluído. Foram inúmeras viagens à Marselha e diversos encontros com o diretor, até que se chegasse ao desenho final. Troca de idéias que, segundo o designer, aconteceu nos dois sentidos: o próprio trabalho de Flamand também foi inspirado pelas peças dos irmãos, com suas formas e texturas. “Há uma cena em que a movimentação dos bailarinos lembra muito nossa cadeira vermelha, a Corallo. Foi como moldar nossas peças nos corpos dos bailarinos, uma forma de transpor nossa personalidade para o trabalho”, conta Humberto.


Locais:

Teatros Ivo em Florianópolis (SC)

Teatro Alfa em São Paulo (SP)

Teatro João Caetano no Rio de Janeiro (RJ)

Teatro Nacional em Brasília (DF)


saiba mais