quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Pina", de Wim Wenders, concorre ao Oscar de melhor documentário


publicado pela



CULTURA | 24.01.2012
"Pina", de Wim Wenders, concorre ao Oscar de melhor documentário

Filme do diretor alemão Wim Wenders é um dos nomeados. "The Artist" e "Hugo" concorrem ao prêmio de melhor filme.

O filme mudo The Artist e a produção de Martin Scorcese Hugo encabeçam a lista de candidatos com mais nomeações ao Oscar, divulgada nesta terça-feira (24/01) nos Estados Unidos.
Hugo foi nomeado em 11 categorias, inclusive nas de melhor filme e melhor direção. The Artist, também candidato a melhor filme, ficou com 10 nomeações.

A obra em 3D Pina, do diretor alemão Wim Wenders, concorre a melhor documentário. "Os dançarinos e membros da Companhia de Dança Pina Bausch, de Wuppertal, e a produtora Neue Road Movies estão orgulhosos com esta distinção", disse o diretor através de sua agência.

Wenders, que também já havia sido nomeado ao Oscar com Buena Vista Social Club, salientou que o objetivo de sua "viagem maravilhosa ao mundo de Pina Bausch" foi converter em monumento "esta mulher única e pioneira na dança contemporânea".

Também o produtor do filme, Gian-Piero Ringel, lembrou a coreógrafa falecida em 2009. Segundo ele, o reconhecimento "é uma honra não só para Wenders, mas também para Pina Bausch e seus bailarinos".

A entrega do principal prêmio cinematográfico do mundo será em 26 de fevereiro em Hollywood.

RW/dpa/rtr
Revisão: Alexandre Schossler



outras postagens sobre este tema



Rio de Janeiro: Esther Williams é tema de espetáculo de dança


N e Y M o T T a
contato@neymotta.com.br
escreveu


Esther Williams é tema de espetáculo de dança no Rio de Janeiro
A partir de 26 de janeiro Andrea Elias, a Cia. Teatro Xirê e a Trânsito Produções apresentam programa duplo no Teatro Cacilda Becker, com as peças “Esther Williams não quer mais nadar” e “Entrelace”.

Quem não se lembra dos filmes da atriz-nadadora de Hollywood, Esther Williams, que, exibidos há duas décadas na Sessão da Tarde, deixavam mais leves e agradáveis os fins das tardes? Para os saudosistas, a partir do dia 26 de janeiro o Teatro Cacilda Becker recebe o espetáculo “Esther Williams não quer mais nadar”, um híbrido entre teatro, dança e performance.

Em um palco ocupado por 40 cadeiras, cada pessoa que compõe o público é acomoda com cuidado, atenção e afeto, pela intérprete Andrea Elias. A partir de então Andrea gera, através da dança, uma zona de relação, um lugar a partir do qual emerge uma atmosfera de atenção entre os presentes, de reconhecimento do outro, de cuidado e de potência de criação entre os indivíduos. Neste local se cria artificialmente um dentro e um fora, com cadeiras desorganizadas ocupando o centro deste espaço (dentro) e outras mais periféricas (fora). A partir da distribuição do público a performer permite que suas ações transitem da cotidianidade ao impulso dançado, que sutilmente constrói a sequência coreográfica.

O corpo de “Esther” (Andrea Elias) flutua entre os corpos (público) como num espaço líquido e os impulsos da dança reverberam nos corpos do público que passa a ser partner neste jogo coreográfico. Os momentos de transição deflagram pequenos conflitos, vivenciados pela performer e pelo público, entre o ser e o não ser, o estar e o não estar, o querer e o não querer.

A partir do dia 28, o mesmo grupo de artistas estreiam “Entrelace”, um espetáculo para a família. Como sugere o título, os movimentos se desenvolvem numa dinâmica que envolve e enlaça o público, sempre partindo de jogos populares tradicionais e de parlendas infantis. Assim, plateia de crianças e adultos é convidada ao encontro com o outro e a perceber, durante a performance, sutis espaços de relação e convivência. Cada momento se desencadeia e enlaça o próximo a partir do movimento crescente e da transformação do momento anterior, como um novelo de linha que se desenrola pelo espaço cênico entre os corpos dos atores bailarinos e do público presente. Entre uma brincadeira e outra o público identifica a dança em lugares onde antes havia apenas o jogo e nas passagens dos momentos coreográficos reaviva-se a memória das brincadeiras que fazem parte do repertório de cada um de nós! Esta peça teve pré-estreia no PANORAMA 2011.


Serviço “ESTHER WILLIAMS NÃO QUER MAIS NADAR” – Intérprete: Andrea Elias | Local: Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete 338, Largo do Machado, RJ (Acesso ao palco facilitado para deficientes físicos. Próximo a Estação Largo do Machado do Metrô). Tel. 2265-9933 | Dias e horários: de 26 de janeiro até 12 de fevereiro. 5ª a domingo às 19:30h | Capacidade de público: 40 pessoas | Classificação indicativa: Livre | Duração do espetáculo: 60 minutos | Ingresso: R$ 20 (reservas pelo telefone 8358-4830).

Serviço “ENTRELACE” – Intérpretes: Andrea Elias, Heder Magalhães, Luísa Pitta e Tânia Ikeoka | Local: Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete 338, Largo do Machado, RJ (Acesso ao palco facilitado para deficientes físicos. Próximo a Estação Largo do Machado do Metrô). Tel. 2265-9933 | Capacidade de público: 50 pessoas | Dias e horários: de 28 de janeiro até 12 de fevereiro. Sábados e domingos às 16:30h | Classificação indicativa: Livre | Duração do espetáculo: 50 minutos | Ingresso: R$ 20 (reservas pelo telefone 8358-4830) | Sinopse: Um espetáculo de dança contemporânea para a família, onde a plateia é convidada ao encontro com o outro e a perceber sutis espaços de relação e convivência.

YOUTUBE: 
http://www.youtube.com/watch?v=cXU1pZBRaHg&feature=youtu.be 





assessoria de imprensa Ney Motta
21 8718-1965 | contato@neymotta.com.br
arte contemporânea comunicação ltda
www.facebook.com/neymotta1965
twitter/skype: neymotta
www.neymotta.com.br