sábado, 6 de dezembro de 2008

Chamada artigos revista FAP


Silvia Geraldi  

escreveu     



Aos interessados em publicar na área de artes.

[]s,

Silvia Geraldi

Coordenadora do Curso de Dança

Tel: 55 11 2790 4579



Prezados,

As organizadoras da
Revista científica/FAP vem novamente convidá-los para colaborarem com a publicação científica da Faculdade de Artes do Paraná que está indo para o seu volume 4 sem nenhuma interrupção.

                 A data para a entrega é a de
10 de março de 2009.

Os artigos devem obedecer às Normas para Publicação da FAP(em anexo) e serem da área de Linguística, Letras e Artes: Artes e a área de Ciências Humanas. A publicação pretende seguir os campos Ensino e Arte; Processos Criativos; Interdisciplinaridade, Artes e Ciências Sociais e a subárea da Musicoterapia.

Pedimos ainda que essa Chamada seja encaminhada para doutores e mestres de outras instituições de ensino superior no país e também no exterior, a fim de que continuemos a enriquecer a publicação que, no seu último volume, já conta com um conselheiro de uma universidade européia.

Certas de contar com a importante colaboração de todos e sempre à disposição para esclarecimentos,

Margarida Rauen (Margie) e Mônica de Souza Lopes
Organizadoras



anexo



FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ

Órgão da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Reconhecido pelo Governo Federal, pelo Decreto n.º 70.906 de 01/08/72

Portaria n.º 1.062 de 13/11/90 do Ministério da Educação

CURITIBA – PARANÁ



Normas para Publicação 

 
Encaminhamento
 
As contribuições devem ser enviadas em duas cópias impressas, uma com identificação, a outra, sem identificação, acompanhadas de
CD, contendo uma cópia sem identificação e outra com identificação e com uma etiqueta contendo o nome do/a autor/a e o título do trabalho. O(s) autor(es) deve(m) manter seu arquivo para as eventuais modificações sugeridas pelos pareceristas. O(s) autor(es) deve(m) enviar os trabalhos já com a devida revisão ortográfica e sintática. No mesmo envelope, deve ser enviada uma folha independente, contendo a identificação do trabalho e do autor; filiação acadêmica; endereço postal e eletrônico, telefone(s) para eventual contato. Autores residentes fora do Brasil podem enviar seus artigos, salvos em "doc" ou RTF, via e-mail. Além do arquivo com o artigo, estes autores devem também enviar um outro arquivo com o trabalho identificado e ainda outro com a identificação requerida do trabalho e do autor. Os artigos podem ser escritos na língua portuguesa, na inglesa e na espanhola. 
 
Formatação  
Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows e ter o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, com as citações também em tamanho 12 e notas de rodapé (tamanho 10); espaço 1,5 entre linhas e parágrafos adentrados; espaço duplo entre partes do texto; páginas configuradas no formato A4, com numeração. 
 
Ilustrações 
Tabelas, gráficos, desenhos, quadros só serão publicados em p&b
 
Extensão  
Os trabalhos, configurados no formato descrito devem ter de 15 páginas, no mínimo, a 25 páginas, no máximo. 
  

Organização 
A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte seqüência: TÍTULO (centralizado, em caixa alta sem negrito); dois espaços abaixo nome do(s) autor(es) à direita da folha com o primeiro número para a nota de rodapé que aponte a titulação, a vinculação a uma instituição, informações breves e pertinentes aos interesses de pesquisa  do(s) autor(es); RESUMO (com um máximo de 80 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 4 palavras), escritos no idioma do artigo; ABSTRACT e KEYWORDS logo após o resumo em itálico; REFERÊNCIAS no final do artigo (apenas trabalhos citados no texto).

 
Notas de rodapé 
As notas devem ser reduzidas ao mínimo e o autor deve utilizar os recursos do Word: em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento. 
 
Citações dentro do texto 
Nas citações feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data da publicação. A especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (SILVA, 2000, p.100).  Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "Silva (2000) assinala...". As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (SILVA, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SILVA et al., 2000). As citações com mais de três linhas devem ser destacadas, ou seja, apresentadas em bloco, com o dobro do adentramento dado ao parágrafo (conforme ABNT e as Normas da FAP).

 
Referências 
As referências, dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Exemplos: livros e outras monografias (AUTOR, A. Título do livro. Número da edição. Cidade: Editora, número de páginas), capítulos de livros (AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, Ano. p. X-Y), dissertações e teses (AUTOR, A. Título da dissertação/tese: subtítulo sem itálicos. número de folhas f. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área de Concentração) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, Ano), artigos em periódicos (AUTOR, A. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, Ano), trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (AUTOR, A. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais ... Cidade: Instituição. p. X-Y). As referências devem vir em espaço simples e separadas uma das outras por dois espaços. 
 
Análise e julgamento  
A Organização encaminhará os trabalhos para análise e avaliação aos membros do Conselho Editorial. Feita a análise, a Organização entrará em contato com o autor (via e-mail ou fax ou pessoalmente) para comunicar se o seu artigo foi aceito ou não. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, os autores poderão introduzir eventuais modificações somente a partir das observações contidas nos pareceres e terão um prazo de no máximo 20 dias para retornarem os trabalhos.  

Os artigos deverão priorizar as Artes, em suas subáreas de Artes Visuais, Cinema, Dança e Movimento, Performance e Teatro, Música e Musicoterapia, abrangendo relações interdisciplinares com outras áreas se pertinentes.  
 
Como a revista tem um limite de páginas por número, quando necessário, serão escolhidos os artigos mais bem qualificados pela Organização, de acordo com o interesse, a originalidade e a contribuição do artigo para a vitalidade do diálogo tanto com as áreas de Lingüística, Letras e Artes e as Ciências Humanas quanto com as Linhas de Pesquisa desenvolvidas pelos Grupos de Pesquisa da FAP.  
 
Endereço  

Revista científica/FAP

Faculdade de Artes do Paraná  
Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Rua dos Funcionários, 1357 – Cabral

80035-050 – Curitiba - Paraná


Comissão Editorial


A Revista científica/FAP tem um Conselho Editorial formado por pesquisadores nas áreas de Lingüística, Letras e Artes e de Ciências Humanas pertencentes a diversos centros de pesquisa do Brasil e do exterior.



São José dos Campos-SP: TEMPO DE ESPERA


TEMPO DE ESPERA


SESC S. J. Campos  

 

Dia(s) 07/12 

Domingo, a partir das 13h30.

 


Com Ana Andréa Arte Contemporânea (RJ). Utilizando-se da dança e do clown o espetáculo traz a inquietação daqueles que esperam por alguém ou por alguma coisa.


Livre para todos os públicos

 

Grátis



    saiba mais
  SESC


São Paulo: Fuga Fora do Tempo


cia. corpos nômades  
lugarciacorposnomades1@gmail.com  
 escreveu


Fuga Fora do Tempo - Últimas Apresentações e Festa!

PROGRAMAÇÃO
O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES

O Lugar Cia. Corpos Nômades, núcleo artístico da Cooperativa Paulista de Teatro, informa a programação de eventos, cursos e workshops que envolvem conceitos e procedimentos do corpo nas artes cênicas contemporâneas.

Confira a matéria e entrevistas com a Companhia no site da Cooperativa Paulista de Teatro:

http://www.cooperativadeteatro.com.br/newsDetails.do?id=641


ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES!
Venha comemorar conosco!




O espetáculo FUGA FORA DO TEMPO
da Cia. Corpos Nômades, com direção de João Andreazzi e  inspirado em Marcel Duchamp.
Como uma forte característica da Companhia, o espetáculo que estreou em 2007 foi renovado.

Fuga Fora do Tempo remete à idéia de eternidade, de continuidade das coisas, do vão que se cria entre o passado e o futuro – esse vão, esse vácuo que pode ser o presente, o instante, a mudança de estado do corpo, do objeto que gera o movimento. Espetáculo de repertório que faz parte do projeto contemplado com o 4º Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.
"READY-MADES-GLACIAIS" (objetos congelados que são garimpados durante as cenas) inspirados nas idéias críticas do artista plástico francês Marcel Duchamp são utilizados em cena de forma a abordar a questão da passagem do tempo, das mudanças que essa passagem provoca nas pessoas e nas coisas com a conseqüente mudança de significados daí decorrente.  Esse espetáculo fez a abertura da Dança em Pauta do Centro Cultural Banco do Brasil-SP em 2007.

FEVEREIRO DE 2009
 2º LUGAR NÔMADE DANÇA
Mostra de dança contemporânea destinada a criadores intérpretes. Inscrições até 15 de janeiro de 2009 –  Interessados enviar material (projeto e DVD do espetáculo) para o O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES ou para o  e-mailciacorposnomades@gmail.com





saiba mais

infodansa 19-11-2008


São Paulo: Virada Cultural SOS Santa Catarina neste final de semana


 Luciana Mayumi  
escreveu    


VIRADA CULTURAL SOS SANTA CATARINA
Neste final de semana, dias 6 e 7 de dezembro, a Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte [APAA] e artistas, realizarão a Virada Cultural SOS Santa Catarina no teatro Sérgio Cardoso. Serão espetáculos de música, teatro, dança e circo a partir das 18h do sábado até as 18h do domingo.
Tanto para o público como para a organização, esta Virada tem um caráter especial, pois a entrada para os espetáculos será a doação de alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal (fralda descartável infantil e geriátrica, absorventes, sabonetes, toalhas, cotonetes, papel higiênico), produtos de limpeza (sacos de lixo, lonas plásticas, desinfetantes, rodos, água sanitária), roupas, sapatos e cobertores que serão enviados para a população do estado de Santa Catarina.
Os artistas se apresentarão gratuitamente sem o recebimento de cachê, como forma de colaboração nesta iniciativa.
Contamos com a presença de todos para que nesta Virada possamos arrecadar o maior número de produtos possíveis.

Programação
SÁBADO – Dia 6
Saguão
18h – Música
Tribores
 Grupo formado em 2002, o trio reuniu-se com o objetivo de apresentar uma forma própria, diferenciada e divertida de tocar e fazer musica, dando ênfase à percussão, no sentido de expor a habilidade e a qualidade técnica de seus integrantes, num show que explora os movimentos do ato de tocar percussão.
Com um repertório de músicas próprias o intuito do grupo é aproximar o gênero da musica erudita à popular, utilizando inclusive técnicas da percussão escocesa.
Saguão
19h - Circo
Circo Invisível
De forma imagética e com muito humor, o mímico Edgar Bustamante recria o universo mágico do circo apresentando números como: adestrador de elefantes, mágico Rudine, atirador de facas, entre outros.
Teatro
20h – Dança
Pedrinho Luz, "Pedrinho Sapopemba"

Após um ano de vivências artístico-culturais e ensaios desenvolvidos por profissionais do meio artístico com jovens dos distritos de Cidade Tiradentes e Sapopemba os Pedrinhos estão prontos para mostrar todo o potencial destes jovens que participam de Fábricas de Cultura. Trazendo ao palco a dança, a música, o teatro e o circo, os espetáculos são criados considerando o repertório cultural de cada localidade e as expressões trazidas por cada jovem do projeto.
Saguão
21h – Música
Ceumar
Ceumar tem três discos gravados: "Dindinha 2000", " Sempre Viva 2003" e "Achou! De 2006", este junto com Dante Ozzetti. No começo de 2009, Ceumar lançará um trabalho inédito somente com canções de sua autoria. Ceumar que já se apresentou em Itajaí, Santa Catarina, promete cantar seus maiores sucessos neste espetáculo no Sérgio Cardoso para as vítimas de Santa Catarina.
Saguão
21h30 – Música
Badi Assad
Nos palcos, a brasileira Badi Assad revela-se uma das artistas mais completas e virtuoses do momento. Com o encanto de uma diva, ela canta, dança, toca violão e transforma seu próprio corpo numa percussão – tudo ao mesmo tempo! Com mais de oito CDs lançados pelo mundo (o mais recente é Wonderland, de 2006, considerado pela BBC de Londres um dos 100 melhores álbuns do ano e o 27º destaque do ranking da Amazon.com), Badi também já foi eleita (no mesmo ano em que Ben Harper) uma das melhores violonistas do planeta pela revista americana Guitar Player.
Saguão
22h - Circo
Ricardo Malerbi, "Uma Série de Surpresas"
Ricardo Malerbi é mágico e co-fundador do grupo "Oculto do Aparente", cuja 1ª realização foi o espetáculo "Além da Mágica", o qual dirigiu. Apresenta no Teatro Sérgio Cardoso um ato internacional com música predominantemente brasileira onde uma série de efeitos mágicos se encadeiam provocando espanto e encantamento.
Saguão
22h15 - Circo
Ricardo Malerbi, "Uma Série de Surpresas"
Ricardo Malerbi é mágico e co-fundador do grupo "Oculto do Aparente", cuja 1ª realização foi o espetáculo "Além da Mágica", o qual dirigiu. Apresenta no Teatro Sérgio Cardoso um ato internacional com música predominantemente brasileira onde uma série de efeitos mágicos se encadeiam provocando espanto e encantamento.
Teatro
22h30 – Música
LUDOV
Depois de anos cantando juntos, passando por diversas bandas e diversas encarnações, Vanessa Krongold (vocal), Mauro Motoki (guitarra, teclado), Habacuque Lima (guitarra, baixo) e Paulo Chapolin (bateria), já sabem o que querem, como fazer, e não poderiam deixar de ser autênticos, mesmo que não quisessem. Na estrada desde 2002, o quarteto paulistano já lançou dois discos: O Exercício das Pequenas Coisas e o recente Disco Paralelo e conquistou um público cativo e fiel.No Video Music Brasil, em 2004, receberam o prêmio videoclipe revelação com a música Princesa, e no ano seguinte, três indicações com Kriptonita.

DOMINGO – Dia 07
Saguão
0h – Música e Dança
Mutrib - Música dos Balcãs e Betty Gervitz - danças circulares

O grupo Mutrib nasceu da convergência dos interesses musicais multiculturais de alguns dos maiores instrumentistas do cenário musical paulistano, pensando nas conexões culturais do mediterrâneo oriental como um grande eixo da cultura mundial, que interliga, desde a Antiguidade, Ocidente e Oriente, num caldeirão musical de grande efervescência. O show é um amplo mosaico dessas culturas, uma grande viagem musical que vai do Magreb, atravessando Turquia, Palestina, Síria, Israel, e chegando ao leste europeu (Albânia, Grécia, Macedônia, Romênia e Bulgária). 
Saguão
1h – Performance
Mariana Piza, "Formas-Me"
Performance na qual o público e a performer estarão envolvidos em uma mesma ação. A performer Mariana Piza, vestida com um macacão de peças de LEGO, estará em exposição em uma cadeira de tubos de PVC. O público será construtor da obra a partir da interação com a performer, encaixando outras peças no macacão, compondo sua forma.
Teatro
1h15 – Música
Marina de La Riva
Filha de mãe brasileira e pai cubano, a cantora estreou no ano passado em CD com seu nome, no qual funde a música e os ritmos da ilha de Fidel à tradição da nossa MPB. Com participação de Chico Buarque em uma das faixas, o repertório é sensual e dançante, refinado como a mistura de Cuba com Brasil. Marina destaca-se como uma das principais revelações de novas intérpretes nacionais, tendo ganhado o prêmio de melhor intérprete revelação da APCA em 2007.
Teatro
2h – Teatro
Risoterapia
Risoterapia é uma comédia com texto e interpretação de Nilton Rodrigues, na qual o enredo é conduzido por cinco personagens (o médico que desenvolveu o método da Risoterapia como cura, a pessimista, o toc, a botocada e a atriz). A loucura, as neuroses, os preconceitos, o estresse contemporâneo e outras questões relevantes da sociedade são temas do espetáculo, que de forma bem humorada proporciona reflexão e riso aos espectadores.
Teatro
2h30 - Música
Cachorro Grande
Eles se conheceram nas ruas de Porto Alegre, ainda nos anos 90. Ralaram e se divertiram, fazendo shows pelo país até chegarem ao grande público, em 2005, com *Pista Livre*. Agora, com o novo *Todos os Tempos*, quarto álbum, a banda se mostra pronta para ampliar ainda mais o grande número de fãs que já curtem seu som inspirado no rock dos anos 60 e 70.
Saguão
10h - Teatro Infantil
"Os Três Porquinhos", Grupo Furunfunfun
Espetáculo dramático-musical que transcende o universo infantil e atinge também o público adulto. Os conflitos entre natureza e cultura, o velho e o novo, verdade e mentira, discórdia e conciliação, são apresentados numa linguagem acessível, privilegiando sempre a improvisação e a participação da platéia, recontando de maneira criativa, a arquetípica história dos três Porquinhos.
Saguão
11h – Música
Léa Freire e Teco Cardoso Quinteto
Léa Freire "flautas", Teco Cardoso "sax", Tiago Costa "teclado", Fernando de Marco "contra-baixo" e Edu Ribeiro "bateria". Cinco dos mais renomados instrumentistas brasileiros apresentam um repertório com choros, sambas, maracatus e outros ritmos, unindo o popular ao erudito, o formalismo à improvisação com o melhor da música brasileira.
Saguão
11h40 – Circo
Circo Vox
O espetáculo "Curta A Temporada" tem o estilo do novo circo, misturando palhaços, ilusionistas, acrobatas, contorcionista e malabarista à magia do canto, luz negra e imagens em vídeo, possibilitando de maneira cômica e nonsense um espetáculo de visual apurado e linguagem contemporânea. Sem apresentador e animais, o público se entretém do início ao fim. Os personagens Bobí (Gallo Cerello) e Judite (Elena Cerântola) dividem o picadeiro com Zirabel (Bia Karfig) e a feroz Tânia de Oliveira.
Teatro
12h – Teatro de Improvisação
Jogando No Quintal
O Jogando no Quintal entrou em seu 6º ano em cartaz. O improviso é o tema central do espetáculo, baseado na estrutura de um jogo de futebol, onde os palhaços do elenco criam as cenas na hora a partir de temas sugeridos pelo público, que também atua elegendo as melhores improvisações.
Saguão
13h - Música
Òctrombada, "Miscelânia e Kinconkros-Pra Cantar e Imaginar"
Desde 2001 o  ÓcTrombada  desenvolve seu trabalho nas áreas artística e educacional com música e teatro para públicos de todas as idades. Formado por artistas/educadores, pesquisa sua linguagem com um criativo trabalho cênico utilizando a voz e a percussão corporal. Numa mescla de dois espetáculos do seu repertório, "Miscelânea" e "Kin Con Krof – pra cantar e imaginar", o grupo canta divertidas canções pra rir, emocionar e embolar a língua!
Saguão
13h30 – Música
Caracaxá, "De Recife à São Paulo"
Fundada no ano de 2003, a Cia Caracaxá trabalha a música e dança das diferentes nações de maracatu, inspirada nas particularidades de cada uma delas, referentes aos baques e composições e através de arranjos idealizados pela própria Companhia promovem releituras de standards da musica e da dança do Maracatu Nação de Baque Virado, folguedo popular tradicional do Estado de Pernambuco existente a mais de dois séculos.
Teatro
14h – Dança
"A Joaninha", Ballet Stagium

 "Danças da Ilha de Santa Cruz" coreografado por Décio Otero e dirigido por Marika Gidali possibilitou um amplo estudo da história do Brasil. Danças étnicas, contemporânea, danças de roda sacra e profana, dança de rua, a mistura das músicas eruditas e populares e o estudo do poema "Navio Negreiro", de Castro Alves, aproximaram a criança da nossa diversidade cultural. Enfatizou-se, também, a conscientização do Estatuto da Criança e do Adolescente, tornando os alunos e seus familiares conhecedores da possibilidade de uma sociedade mais justa.
Saguão
15h - Contação de Histórias
Giba Pedroza
Giba Pedroza é contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e tradição oral há vinte anos. Em 2004, lançou o CD Livro Girasonhos Roda de Estórias, no qual realizou diversos espetáculos e recebeu diversos elogios da critíca.
Lança agora o CD Contos de Todos os Cantos, que nasceu da fusão de seu trabalho com os trabalhos da cantora, instrumentista Renata Mattar. Neste disco apresentam músicas e histórias tradicionais, literatura e cultura infantil de diversos povos, fazendo um passeio lúdico por contos, trava-línguas, cantigas populares e canções, uma celebração da cultura infantil e tradicional de alguns países.
Saguão
15h30 - Contação de Histórias
Lidia Engelberg

A atriz Lídia Engelberg conta histórias utilizando exclusivamente a voz, o corpo e o espaço. A apresentação terá duas histórias: um conto de fadas ("A Bruxa Salomé"), um causo ("Gretel a Esperta").
Saguão
17h – Música
Banda Paralela
A Banda Paralela foi fundada em meados de 1993 através do encontro informal de alguns músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Fazer música de vários estilos a partir de instrumentos de sopro e percussão virou a assinatura do grupo. A farda colorida inspirada nas fanfarras caiu tão bem que virou uniforme. O show se completa com a musicalidade e virtuosismo dos integrantes que, através dos criativos arranjos, surpreendem o público do início ao fim. De maxixe a dance music, tudo é possível apenas com os instrumentos acústicos. São 7: saxofone barítono, escaleta, saxofone alto, trompete, trombone, bumbo e caixa/prato.
Teatro
18h- Dança
Pedrinho Luz, "Pedrinho Cidade Tiradentes"

Após um ano de vivências artístico-culturais e ensaios desenvolvidos por profissionais do meio artístico com jovens dos distritos de Cidade Tiradentes e Sapopemba os Pedrinhos estão prontos para mostrar todo o potencial destes jovens que participam de Fábricas de Cultura. Trazendo ao palco a dança, a música, o teatro e o circo, os espetáculos são criados considerando o repertório cultural de cada localidade e as expressões trazidas por cada jovem do projeto.
Nos dois dias contaremos com os seguintes Mestres de Cerimônia:
Sábado: Edgar Bustamante
Domingo: Palhaço Tchutchuco
 
Virada Cultural SOS SANTA CATARINA
Das 18h do dia 6/12 às 18h do dia 7/12
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista
Toda a programação é Gratuita
Entrada:
Água potável, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal (fralda descartável infantil e geriátrica, absorventes, sabonetes, toalhas, cotonetes, papel higiênco), produtos de limpeza (sacos de lixo, lonas plásticas, desinfetantes, rodos, água sanitária), roupas, sapatos e cobertores para serem enviados à população de Santa Catarina.


Luciana Mayumi

Bacharel e Licenciada em Dança

Drt.: 12.465]

Visite: www.artescoreograficas.com

ATENÇÃO NOVO EMAIL:  luciana@artescoreograficas.com