terça-feira, 11 de agosto de 2009

Curso GRATUITO de Dança e Aéreos pela Cia. Linhas Aéreas




Miriam Druwe escreveu


Curso GRATUITO de Dança e Aéreos



A Companhia Linhas Aéreas oferecerá um curso gratuito de formação em "Dança e Aéreos", atividade do projeto "Linhas Aéreas - 10 anos", selecionado na sexta edição do Programa de Fomento à Dança.

O curso acontecerá de 17 de agosto a 18 de dezembro, às segundas, quartas e sextas, no período da manhã.
Os professores serão Miriam Druwe (dança) e Erica Stoppel e Ricardo Rodrigues (aéreos).

Os interessados devem mandar e-mail com currículo resumido e carta de interesse para este endereço eletrônico: 



Em anexo tem um arquivo com todas as informações sobre o curso, a companhia e os professores.

Quaisquer dúvidas devem ser esclarecidas neste mesmo e-mail.

Atenciosamente,

Ziza Brisola
Diretora da Companhia Linhas Aéreas



O Novo Circo nas composições de bailarinos e atores corporais


Baseada na pesquisa do trabalho da Companhia Linhas Aéreas, esta formação pretende abrir a artistas e interessados a possibilidade de descobrir novas formas de expressão, presentes nas diferentes linguagens com que o grupo trabalha.

A partir dos princípios da dança contemporânea, aliados a dos recursos das técnicas aéreas de circo, o curso visa desenvolver, em um primeiro momento, as ferramentas técnicas para o trabalho com essas modalidades e, em seguida, promover a pesquisa de um movimento genuíno para os intérpretes; um trabalho de expansão das suas possibilidades expressivas (cênicas) no encontro da dança e do circo – e permitir aos artistas ampliarem seu repertório assim como descobrir capacidades pessoais e novos interesses dentro das artes cênicas.



Objetivos específicos das aulas


Aéreos

Na concepção deste curso chamaremos de "aparelho aéreo" qualquer objeto pendurado ou estrutura que possa ser explorado por um intérprete com os recursos específicos da movimentação aérea.

Assim, trabalharemos a suspensão, a sustentação, o equilíbrio, a força, a fluidez e o controle do corpo no ar em aparelhos que oferecem possibilidades de subida, descida, giro, e balanço.

As técnicas de base para o treinamento serão: corda lisa, tecido, trapézio e lira.

Para o trabalho de criação, após o trabalho inicial com a técnica, serão consideradas as vontades, colocações e sugestões dos intérpretes (solo ou em conjunto), as orientações dos professores e as possibilidades de realização.


Dança Contemporânea – Expansão do movimento

Possibilitar um corpo que desenvolva qualidades de movimento que contribuam de forma efetiva na formação do intérprete/criador. A estrutura é baseada em estudos práticos da arquitetura do corpo no movimento, no tempo e no espaço, de forma a ampliar o repertório do aluno. O estudo técnico das possíveis evoluções que esse corpo seja capaz de executar de forma segura e consciente, ampliando seu domínio, potencializando sua expansão. As aulas são estruturadas em módulos com os seguintes conteúdos: Deslocamentos; Quedas e suspensões; Peso; Dinâmicas; Rolamentos; Giros/Saltos; Foco; Alinhamento; Alongamento; Impulso; Apoio; Tempo; Pontos de iniciação do movimento; Compreensão espacial/direcional e estrutural; Oposições; Equilíbrio; Memória corporal – coreografia.


Público-alvo

Jovens profissionais ou estudantes da área, com sólida experiência corporal em dança e/ou circo e atores corporais com interesse em desenvolver esta pesquisa.


Duração e periodicidade

Quatro meses, com carga horária de nove horas semanais divididas em três dias por semana:

Segundas, quartas e sextas – no período da manhã.


Professores do curso

Dança: Miriam Druwe

Aéreos: Erica Stoppel e Ricardo Rodrigues


Sobre a Companhia Linhas Aéreas

A junção de linguagens tem se desenvolvido eloqüentemente na última década e influenciado companhias e diretores, não apenas no universo da dança, mas de outras áreas das artes cênicas. Dentro dessa perspectiva, a Companhia Linhas Aéreas pesquisa há onze anos o diálogo entre diferentes discursos artísticos ligados ao movimento expressivo e ao uso do corpo e da imagem como narrativa.


O trabalho continuado de pesquisa e treinamento, que se propõe a investigar a fundo essa fronteira e descobrir quais as possibilidades de encontrar nela uma forma de expressão genuína, necessita de uma sólida base técnica corporal, de regularidade de atividades e constância de ensaios e pesquisa, assim como aulas de dança e treinamento de técnicas aéreas de circo.

Acreditamos que a troca de experiências que ocorrem em um curso como este, capaz de aprofundar uma formação que contemple o tipo de pesquisa realizado pela Companhia e voltado para jovens profissionais ou estudantes da área, é extremamente coerente com nossa proposta de trabalho.




São Paulo: ANTONIO NÓBREGA NO SESC VILA MARIANA - 13 A 16 DE AGOSTO DE 2009


Boletim BRINCANTE
escreveu




ANTONIO NÓBREGA NO SESC VILA MARIANA
13 A 16 DE AGOSTO DE 2009


clique na imagem
para ampliar


Teatro Escola Brincante
Rua Purpurina, 428 - São Paulo - 55 11 3816 0575
www.teatrobrincante.com.br



São Paulo: Oficina com Rose Akras - "Corpo e Percepção" - na Sala Crisantempo: 13 e 14, 17 e 18-08-2009


Sala Crisantempo
escreveu




13, 14, 17 E 18 (5ª, 6ª, 2ª e 3ª)

OFICINA com ROSE AKRAS

Corpo e Percepção

A proposta da oficina é pesquisar diferentes possibilidades de percepções corporais abrindo novos caminhos para processos criativos, insights e reflexões de como percebemos nossos movimentos, seus padrões e dinâmicas no espaço e no tempo.

Através da exploração de dados fisiológicos e anatômicos relacionados com o processo da percepção como os sentidos especiais a idéia é mapear as escolhas e assim o vocabulário pessoal de movimento dos participantes.
 
As aulas são compostas de um aquecimento físico, informações teóricas, exercícios específicos, improvisação dirigida e reflexão.

Rose Akras teve sua formação de dança em São Paulo, Londres, Nova Iorque e Amsterdam. Trabalhou como bailarina e coreógrafa no Brasil e na Europa e é professora da Hoge School voor de Kunsten e do Institute for Somatic Movement Studies em Amsterdam onde reside há dezonove anos. Através de sua formação eclética ( ballet clássico, dança moderna, nova dança e movimento somático), Rose Akras tem colaborado com artistas das mais variadas linguagens como artistas plásticos, videomakers, atores, performance artists, além de coreógrafos e bailarinos. Em agosto de 2009, ministrará oficina para alunos de Arquitetura e Paisagismo na Holanda.
Em abril de 2008 organizou a mostra Try Outs, uma coletiva de jovens artistas das áreas de dança e artes plásticas na galeria Huisrechts em Amsterdam. Trabalhou também com o grupo de teatro Made in the Shade em Amsterdam e ministrou aulas para o grupo do Teatro Oficina.
Nos últumos anos têm apresentado suas próprias criações na plataforma de performance Verbo, organizada pela Galeria Vermelho em S. Paulo. Em 2009 além da Verbo, é convidada também da MIP, mostra internacional de performance de Belo Horizonte.

Público alvo: A oficina é aberta para todos os interessados no tema: bailarinos e coreógrafos, atores, artistas plásticos, terapeutas, etc. Características mais específicas da oficina serão desenhadas de acordo com o interesse dos participantes.

Dias 13, 14, 17 e 18 de agosto de 2009

Das 9h às 12h30

Valor: R$ 250,00




INSCRIÇÕES:
 SALA CRISANTEMPO
Tel: (11) 3819-2287 - Rua Fidalga,521
Vila Madalena  - São Paulo/SP

São Paulo: TANGO e MILONGA com Vitor Costa e Margareth Kardosh no Espaço de Dança Andrei Udiloff


escreveu


clique na imagem
para ampliar