sábado, 11 de julho de 2009

São Paulo: LÚDICO : Panorama SESI de dança 2009


Miriam Druwe 
Lu de Carvalho 
escreveram 


Lúdico



O ponto, a reta e a curva são alguns dos personagens inspirados em Kandinsky que estão em cena

 Lúdicoespetáculo de dança infanto – juvenil, com concepção e coreografia de Miriam Druwe, que assina a direção junto com Cristiane Paoli Quito.  Na equipe de criação estão Marisa BentivegnaMarco Lima e Fabio Cardia, no palco, os bailarinos Adriana Guidotte, Tatiana Guimarães, Luciana de Carvalho, Sérgio Luiz, Bruno Rudolf, Fernando Machado e a própria Miriam Druwe. Esse espetáculo foi contemplado pelo 3º Fomento Municipal à Dança.

"Lúdico" é inspirado nas obras do pintor russo Wassily Kandinsky e propõe de forma colorida e poética um passeio pelo universo da criação de uma obra de arte. Cores e formas se agitam em busca de um lugar.

Pesquisa e Montagem

Há tempos Miriam Druwe alimentava paixão pela obra de Kandinsky. Pintor reconhecido pelas cores e formas de suas obras, teve contato muito cedo com a música, aos 8 anos. Essa pequena incursão nas aulas de piano e violino deu noções fundamentais de harmonia e evolução, que depois seriam utilizadas.

Como base para todo desenvolvimento e criação do espetáculo, Druwe pesquisou no livro Do espiritual na arte, publicado em 1912, a primeira grande obra teórica sobre pintura. Nela, o pintor desenvolvia uma investigação filosófica sobre as cores e as formas, às quais conferia valores psicológicos e morais e as comparava com a música, que, apesar de sua imaterialidade, era capaz de fazer "vibrar a alma".  Anos mais tarde, em 1926, o artista russo lançaPonto e linha sobre plano, em que elabora a teoria semelhante à utilizada pelos músicos para compor. Era a necessidade interior do artista em detrimento à forma, que sempre teve, para ele, importância secundária. Em suas obras, umas das preocupações era a busca de um equilíbrio instável entre elementos opostos.

A partir dos elementos pesquisados, Miriam Druwe percebeu que o caráter lúdico sempre esteve à sua porta, rondando-a. Ouvindo o desejo interior de sua alma artista, juntou sua paixão pelo pintor russo, cercou-se de profissionais premiados e competentes das artes e percebeu que pela primeira vez em sua carreira falaria às crianças. Assim surgiu "Lúdico".

O Espetáculo

No espetáculo Lúdico, a reta, a curva e o ponto são personagens que têm características e personalidades próprias. A curva, estilosa, assanhada e sinuosa tem um temperamento e mobilidade corporal que lembra a serpente, é elástica, pode ceder e evitar, porque é capaz de desviar... O ponto é o início de tudo! E por ser o princípio, a tela branca foge dele, porque ela se acha linda assim, e tenta convencer a todos que sendo o mais simples dos elementos é cheia de graça, mas também cheia de expectativa... A reta é determinante, mandona, indica caminhos (corporais), tem certeza que é uma junção de pontos (o que é verdade...). O círculo preto, circunspecto, sisudo, é meditativo e diz, va-ga-ro-sa-men-te: "Aqui estou". O círculo vermelho, por sua vez, é troada e relâmpago, apaixonado, irradia para todos os lados e roda, roda, roda...  O criador (ou pintor) ao se deparar com a reta, os círculos, o ponto, a curva e a tela, é engolido pela obra.

Ficha Técnica

Concepção, Coreografia e Direção: Miriam Druwe Co-Direção: Cristiane Paoli Quito

Trilha sonora: Fabio Cardia Cenografia e Figurino: Marco Lima Desenho de Luz: Marisa Bentivegna Produtora Executiva: Anne Pampolha Intérpretes Criadores: Miriam Druwe, Adriana Guidotte, Tatiana Guimarães, Luciana de Carvalho, Sérgio Luiz, Bruno Rudolf e Fernando Machado. Atriz Convidada:Luciana Paez Estagiários: Cristiana Uehara e Leandro Breton Foto: Rodrigo Netto Colaboração: Estelamare dos Santos. Gestão Cultural: Doble Comunicação Cultura + Social.



clique na imagem  
para ampliar  


  saiba mais
 infodansa 06-07-2009


Deutsche Welle: Espetáculo de Pina Bausch inspirado no Brasil arrebatou plateia alemã em 2001


BRASIL | 02.07.2009 



Encantada com a Bahia, Pina Bausch estreou em 2001 sua poética exaltação ao Brasil, sem fazer concessões a clichês. Caetano Veloso foi provavelmente um dos que mais chamou a atenção do Brasil para a obra da coreógrafa.



Pina Bausch:
precioso flagrante sobre
a ternura do 'dialeto' brasileiro



Quem teve oportunidade de assistir à pré-estreia de Água em 12 de maio de 2001 no Tanztheater Wuppertal, saiu de lá com a impressão de que o Brasil é mesmo uma terra de milagres. As duas horas e meia do espetáculo, que Pina Bausch concebeu como forma de expor sua versão singular do país, pareciam resgatar a polêmica ideia defendida pelo escritor austríaco Stefan Zweig de que o Brasil seria o país do futuro. Só que tinham com um poder de convencimento muito maior.


Os 20 bailarinos que participavam da montagem, que tinha a brasileira Regina Advento como um dos principais destaques, contavam de maneira apaixonante e com preparo físico de intensidade olímpica por que os brasileiros têm tanta facilidade em acreditar nas coisas, por mais complexa que seja sua realidade cotidiana. Água é um espetáculo lúdico e encantador, que tem no cenário e nos vídeos de Peter Pabst a mais perfeita base para as interpretações coreográficas do corpo de dança alemão.


Ainda sem nome


Na primeira noite em que foi apresentado no palco, o 36° espetáculo de Pina Bausch ainda não tinha nome, era apenas Uma peça de Pina Bausch. As 745 poltronas da Schauspielhaus estavam todas ocupadas. Quando, dos alto-falantes do teatro, começou a soar a versão de Bob Brookmeyer para A Felicidade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, tinha-se a impressão de que a plateia já havia sido cativada.


A música escolhida para o repertório de Água não ficou restrita a composições brasileiras. Seus temas iam do bardo Tom Waits de Walk Away até The Wind, de P.J. Harvey, além de Ike Quebec, Bugge Wesseltoft e Kenny Burrel. Mas as mais impactantes eram mesmo as canções assinadas por Carlinhos Brown, Tom Zé, Baden Powell e Bebel Gilberto, assim como a belíssima Lady Multimelancólica, de Ivan Santos, músico paraibano radicado na Alemanha, em interpretação da dupla brasileira Rosanna (Tavares) e Zélia (Fonseca).


O humor também reinou em diversas passagens. Como quando um dos bailarinos circula pelo palco proferindo, em alemão, uma série de palavras no diminutivo, como “sofazinho”, “beijinho”, “fernandinho” e “oizinho”: um precioso flagrante do olhar de Pina Bausch sobre a ternura do “dialeto” brasileiro.


Admiração de Caetano Veloso


O cantor e compositor baiano Caetano Veloso foi provavelmente um dos que mais chamou a atenção do Brasil para a arte de Pina Bausch, chegando a gravar a marchinha carnavalesca Dama das Camélias, de Braguinha e Alcir Pires Vermelho, em tributo à coreógrafa em seu álbum Omaggio a Federico e Giulietta, de 1999. Os dois eram bons amigos e a admiração mútua sempre foi comentada na imprensa.


Na ocasião em que Caetano esteve em Wuppertal, em 14 de outubro de 2001, atuando como um dos principais convidados de Pina Bausch no festival internacional de cultura organizado por ela, o baiano contou como conheceu a amiga:


"Pessoas ligadas ao ambiente de teatro e de dança falavam muito nela quando se referiam ao Gerald Thomas, dizendo que ele tinha muita influência de Pina. Quando Gerald voltou para o Brasil e começou a dirigir suas peças, fui assistir a quase todas, mas não achei isso, não. Achei Pina Bausch parecida com o Trate-me Leão [obra do grupo teatral carioca Asdrúbal Trouxe o Trombone, que tinha Perfeito Fortuna e Regina Casé como integrantes]".


Quando Pina Bausch esteve no Brasil, estudando a cultura brasileira para criar Água, passou por São Paulo e Bahia. Caetano foi um de seus cicerones: "Em São Paulo, saímos juntos, fomos ao forró e Pina ficou dançando até de manhã. Depois ela foi para Salvador e ficou uma semana por lá. Eu fiquei com uma dor no coração porque tinha muitos espetáculos para fazer e não podia acompanhá-la na Bahia. Ela simplesmente adorou a cidade. No catálogo do festival dela, tem fotos muito bonitas do Candeal, com os meninos do Lactomia, de Carlinhos Brown".


No show que fez no festival de Pina Bausch, Caetano se apresentou sozinho. Mas o grande momento da noite deveu-se a um comentário que o músico fez a Peter Pabst na época da primeira montagem de Masurca Fogo em São Paulo. Caetano tinha imaginado que cantava Garota de Ipanema na cena em que as bailarinas do espetáculo apareciam deitadas sobre um rochedo do cenário.


Resultado: o coreógrafo topou com entusiasmo a sugestão involuntária do baiano e, quando este começou a cantar Garota de Ipanema no teatro em Wuppertal tempos depois, as meninas de Pina subiram ao palco para se banhar ao sol nas pedras do cenário. A platéia foi ao delírio, e Caetano foi com ela.


Autor: Felipe Tadeu

Revisão: Rodrigo Abdelmalack




  fonte

  leia mais

 infodansa 08-06-2009
  infodansa 07-07-2009a
   infodansa 07-07-2009b
    infodansa 30-06-2009
     infodansa 26-06-2009


São Paulo: 28º Encontro : ENDA 2009


Eliane Verbena
eliane@verbena.com.br
escreveu


Palco do Memorial recebe o
XXVIII Encontro Nacional de Dança
 
XXVIII Encontro Nacional de Dança (ENDA 2009) acontece nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto, sexta (às 20 horas), sábado e domingo (às 16 horas e 20h30), no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina. O tradicional evento, realizado pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo (SINDDANÇA), apresenta um atual panorama da dança para o público paulistano.
 
Esta edição do Encontro vai reunir 110 apresentações, distribuídas em cinco espetáculos (cerca de 20 por sessão). Os grupos - oriundos de diversas cidades paulistas - mostram coreografias de até 6 minutos de duração, com as mais variadas formações. A mostra se caracteriza pelo dinamismo nas apresentações e pela variedade nos estilos de dança, que promete agradar a todos os gostos. O público vai apreciar espetáculos de balé clássico, moderno e contemporâneo, dança folclórica e de salão, sapateado, jazz e hip hop.
 
O ENDA conta com um corpo de jurados que avalia o desempenho dos grupos e escolhe aqueles que mais se destacam. No encerramento do evento serão conhecidos Os Melhores dos Melhores de 2009: premiação que inclui participação garantida no Grande Gala ENDA 2009 (dias 3 e 4 de outubro, também no Memorial), quando será entregue os prêmios em dinheiro, e bolsa de estudos no Brasil e Exterior para aqueles que obtiverem as maiores notas do júri. Pode ainda haver o Prêmio Revelação, mas este dependerá de excepcional qualidade técnica e artística dos concorrentes.    
 
Neste ano, as personalidades do mundo da dança que compõem a banca julgadora são: a coreógrafa Sara Debenedetti (Milão, Itália), Silvio Lemgruber (coreógrafo da Rede Globo),Fernando Calvozo (Diretor de Atividades Culturais do Memorial da América Latina) e Norma Masella (ex-primeira bailarina e ex-diretora do Theatro Municipal de São Paulo).
 
O ENDA é pioneiro no estímulo à dança no Brasil, inspirando a realização de outros festivais pelo País. Há 28 anos, vem revelando e lançando talentos desta arte, que se projetaram e, hoje, participam de importantes grupos nacionais e internacionais. Atualmente, é presidido porMaria Pia Finochio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo, desde sua fundação, em 1991. Destinado aos profissionais da dança em atividade (com DRT na carteira de trabalho), o Encontro é bastante democrático e contempla também as categorias: amador e semiprofissional. A seleção é feita por ordem de inscrição e os premiados são sempre convidados para a próxima mostra.
 
O Encontro funciona como uma eliminatória para o Grande Gala ENDA, a festa de apoteose, que acontece no mesmo ano, quando os vencedores são homenageados e apresentam as coreografias campeãs em um grande espetáculo.
 
XXVIII Encontro Nacional de Dança - ENDA 2009
Curadoria: Maria Pia Finochio
Realização/produção: SINDDANÇA – Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo - www.sinddanca.com.br
Datas: 31 de julho, 01 e 02 de agosto
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP - Tel: (11) 3823-4600
Horários: sexta (20 horas), sábado e domingo (às 16 horas e às 20h30)
Ingressos: R$ 20,00 (¹/2 entrada: R$ 10,00) – Duração2h30 (com intervalo) – Desaconselhável para menores de 5 anos - Capacidade: 800 lugares – Acesso universal. Ar condicionado. Não faz reservas. Estacionamento (Portão 15) sem manobrista: R$ 10,00. Entrada/pedestres: Portão 13. Site:www.memorial.sp.gov.br
 
Assessoria de imprensa - Eliane Verbena
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – eliane@verbena.com.br


São Paulo: Especialização em Arte Integrativa


escreveu



clique na imagem
para ampliar


inscrições abertas


São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: sábado 11.07


Adriana Reis
escreveu


- sábado, 11 de julho


19:00 às 20:30 - "Gardel - O Musical de Tangos" - Rio de Janeiro - RJ
Quando: sáb, 11 de julho
Onde: Teatro Ipanema (mapa)
Descrição: "Gardel - O Musical de Tangos" A partir de 9 de maio de 2009 Todos os sábados, às 19 horas Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais, 824 Ipanema - Rio de Janeiro - RJ R$ 50,00 (inteira) meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 65 anos 90 minutos de duração 14 anos 260 lugares Convites pelos telefones: (21) 2556-7765 e (21) 9629-3072 Elenco: Ronaldo Dal'Bianco (no papel de Carlos Gardel), Ângela Valério, Alfredo Garcês, Lú Gondim, Sidnei Dominguez e elenco de mais 25 atores. Participação especial da cantora Carmen Pompeo e dos bailarinos de tango Bob Cunha y Aurya Pires Ficha técnica: Texto e Direção Geral: Paulo Afonso de Lima Produção: Vera Pinheiro Luz: Ericeira Júnior Figurino: Vera Pinheiro Design de multimídia cênica: Mônica Ticiano Movimentos coreográficos do elenco: Carlos Leça Tangos coreografados por: Bob Cunha Arranjos Musicais: Jorge Dragone (Buenos Aires) Sonorização: Carlos Suka Pesquisa Musical: Alfredo Garcês e Paulo Afonso de Lima Assistente de Direção: Lú Gondim Assistente de Palco: Cristiano Lopes Assistente de Produção: Clícia Brandão Fotos de divulgação: Andréa Rocha


21:30 - Show de Tango no Villa Alvear
Quando: sáb, 11 de julho
Onde: Villa Alvear (mapa)
Descrição: "SÁBADO - 21:30 H" Show de Tango no Villa Alvear MÚSICOS * BAILARINOS * CANTORES MÚSICOS: BANDONEON:POCHO CACERES CONTR-BAIXO: JORGE CACERES VIOLINO: GERMAN BAILARINOS: Márcia Mello & Nelson Lima BAILARINOS CONVIDADOS: Karina Sabah e Marcelo Cunha CANTOR ARGENTINO: Carlos Estevez APÓS O SHOW PISTA PARA BAILAR TANGOS E BOLEROS DIREÇÃO ARTÍSTICA: MÁRCIA MELLO E NELSON LIMA FONE: (11) 3858.2783 / 7124.2374 www.tangoepaixao.com  RESTAURANTE VILLA ALVEAR RUA CANARIO, 408 – MOEMA - SP FONE: 5051.0171 / 3858.2783 (RESERVAS) Estacionamento com manobrista www.villaalvear.com.br


22:00 às 03:00 - Milonga - Tango B'Aires
Quando: sáb, 11 de julho
Onde: Tango B'Aires (mapa)
Descrição: Tango B'Aires La Tradicional Milonga de Los Sábados - das 22:00 às 3:00hs R. Dr. Amâncio de Carvalho, 23 - V. Mariana - tel 5575-6646 Organização: Omar Forte e Stella Bello



Mais informações: http://www.mundodotango.com.br