quarta-feira, 19 de setembro de 2012

São Paulo: Oficina para Inserção dos Ritmos Brasileiros na Educação - Gratuita


Instituto Brincante 
convida



clique para ampliar

São Paulo: Livro discute o ensino da Arte no Brasil


Carolina Lobo - Agora Comunicação
carolina@agoracomunicacao.net
informa



Diretores do Instituto Caleidos lançam livro que discute o ensino da Arte no Brasil

“Arte em Questões”, de Isabel Marques e Fábio Brazil, compila uma série de artigos que abordam o ensino da arte nas escolas de maneira direta e profunda




Os artistas e professores Isabel A. Marques e Fábio Brazil, diretores do renomado Instituto Caleidos, lançam, no dia 9 de outubro, a partir das 19h, o livro “Arte em Questões”.  A obra faz uma análise das relações entre arte e educação, questionando e sugerindo respostas a temas cruciais para a reflexão das práticas significativas de ensino de arte em diferentes instituições de ensino.

A proposta principal de “Arte em Questões” é estabelecer diálogos com os professores de Arte e com todos os envolvidos de alguma forma com o ensino de Música, Dança, Artes Visuais, Teatro e Poesia, entre eles artistas, pesquisadores e agentes públicos.

“Arte em Questões” é um conjunto de artigos, objetivos e de fácil leitura, que, em sua maioria, compuseram a coluna Arte e Educação, publicada no site da Agência Carta Maior, durante o ano de 2005. A ideia de publicar os textos revistos, ampliados e acrescidos veio no contexto de uma comemoração. Em 2012, o Caleidos Cia. de Dança completa 15 anos de trabalhos voltados, justamente, para as relações híbridas entre arte e educação.

Realizado com apoio do 10º Edital do Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo, “Arte em Questões” já teve 500 cópias distribuídas gratuitamente a escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de São Paulo, bibliotecas públicas, projetos sociais e universidades e, agora, em nova reimpressão, chega ao alcance do público em geral.

O resultado que se pode conferir é uma obra construída com extrema sensibilidade, que joga luz sobre questões fundamentais relativas ao tema. O que é a arte e o que ela ensina? Arte é processo ou produto? É possível planejá-la? E avaliá-la? Quem não sabe arte consegue ensiná-la? Quem forma os artistas?

Essas e muitas outras perguntas são discutidas no livro, que já nasce como obra fundamental para quem se interessa pelo assunto. “Não queremos apresentar respostas prontas ou receitas do que fazer, mas sim gerar possibilidades de reflexão crítica e transformação da qualidade do ensino da Arte”, afirma Fábio Brazil, um dos autores do livro, que também é dramaturgo, poeta e diretor de dança.

O livro aborda questões sobre o ensino de Arte de uma maneira leve e contemporânea, provocando  reflexões e  contextualizando os tópicos em relação à arte nas escolas, projetos sociais e vocacionais. Segundo os autores, a arte é interlocutora privilegiada entre professores e estudantes, entre a escola e a comunidade, entre pessoas e o conhecimento. Nesse sentido, o ensino de Arte não pode se limitar à reprodução de técnicas e repertórios, mas sim mediar as relações entre os estudantes e o mundo em que vivem.

“Acreditamos que esta obra se constitui como uma importante referência aos profissionais que lidam com o ensino de Arte no Brasil. Procuramos, com este livro, afirmar perguntando, para refletir, para provocar, para problematizar, para gerar movimento em questões por vezes cristalizadas ou ignoradas pelos sistemas estabelecidos da arte e da educação”, explica Isabel Marques, coautora de “Arte em Questões” e uma das mais importantes e premiadas arte-educadoras do país.

“Arte em Questões
Autores: Isabel A. Marques e Fábio Brazil
Número de páginas: 174
Formato: 24cm x 22cm
Preço: R$ 35
ISBN: 978-85-63216-06-9

Lançamento
Data: 9 de outubro, a partir das 19h
Local: Caleidos (rua Mota Pais, 213, Lapa/São Paulo)
Entrada gratuita
Mais informações: (11) 3021-7510

Sobre os Autores

Isabel A. Marques, escritora, coreógrafa e diretora de dança, formada em Pedagogia pela USP, fez Mestrado no Laban Centre for Movement and Dance, de Londres (hoje Trinity Laban) e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino de dança. Tem vasto trabalho que interliga pesquisa, ensino e produção artísitca no Brasil e no exterior. Fundou, em 1996, e dirige o Caleidos Cia. de Dança, com trabalhos premiados pelo Programa de Fomento à Dança (SMC/SP) e pelo ProAC (SEC/SP). Autora dos livros “Ensino de Dança Hoje”, “Dançando na Escola”, pela Cortez Editora, e “Linguagem da Dança: Arte e Ensino”, pela Digitexto, vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009 e foi finalista do Prêmio Jabuti 2011. Em 2001, com Fábio Brazil, fundou o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, em São Paulo/SP, ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo trabalhos nas áreas de dança e de educação.

Fábio Brazil, poeta, escritor, dramaturgo de dança, formado em Língua e Literatura pela PUC/SP, foi professor de literatura e história da arte em diferentes instituições de ensino na cidade de São Paulo. Foi assessor do SENAC ligado à gerência de comunicação e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no Projeto Rede em Rede. É codiretor e dramaturgo do Caleidos Cia. de Dança, premiado pelo Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo (SMEC/SP) e pelo ProAC (SEC/SP). Autor dos livros “Bola da Vez” e “Gota de Sangue”, pela Digitexto, premiados pelo ProAC (SEC/SP). Em 2001, com Isabel Marques, fundou o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, em São Paulo/SP, ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo trabalhos nas áreas de poesia, mitologia e educação.

Sobre o Caleidos

O Instituto Caleidos foi criado em 2007 para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo Caleidos Arte e Ensino (2001-2008), em São Paulo (SP), e às atividades de criação, ensino e pesquisa que seus diretores, Isabel Marques e Fábio Brazil, desenvolvem há mais de 25 anos. Em nova sede desde 2011, o Instituto abriga também as atividades e os projetos do Caleidos Cia. de Dança. Desde a sua fundação, o Instituto Caleidos notabilizou-se por abrigar artistas, professores e público em geral por meio de seus projetos e propostas artístico/educativas. Atuando na iniciação, apreciação, pesquisa e criação das artes do corpo e da palavra, o Instituto Caleidos desenvolve propostas híbridas entre a arte e a educação.

Norteados pelas relações entre arte, ensino e sociedade, o Instituto Caleidos, cuja proposta é o diálogo crítico e transformador possibilitado pelas diversas formas de arte, vem atuando em diversas instituições Governamentais, Culturais e Educacionais de todo país e no exterior, elaborando e desenvolvendo projetos, propostas curriculares, cursos de formação, cursos livres, eventos e espetáculos de dança e poesia.




Carolina Lobo
Tel.: (11) 3297-1993 | Cel.: (11) 99871-7287
Rua Artur de Azevedo, 1857 - sala 81
Pinheiros, São Paulo/SP