quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ministra apresenta as metas do PNC para os próximos 10 anos


MINC
informa





Ministra apresenta as metas do PNC para os próximos 10 anos
Nesta terça-feira, 13, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, apresentou as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), cuja implementação se dará ao longo dos próximos 10 anos.
Por 50 dias, o MinC recebeu contribuições da sociedade e de gestores públicos para elaborar os objetivos. A consulta foi feita ao público via plataforma digital e seminários promovidos pelo Ministério. A participação da população pela página pnc.culturadigital.br foi intensa, como atestam os números: 8.979 visitas de 6.273 pessoas, que geraram 488 comentários sobre as propostas e redundaram em outras 32 sugestões.
As metas expressam o compromisso com os principais temas das políticas públicas de cultura, como reconhecimento e promoção da diversidade cultural, criação, fruição, difusão, circulação e consumo, educação e produção de conhecimento, ampliação e qualificação de espaços culturais, fortalecimento institucional e articulação federativa, participação social, desenvolvimento sustentável da cultura, e mecanismos de fomento e financiamento.
Com essas 53  metas, aprovadas na reunião do CNPC de 29 de novembro de 2011, pretende-se aumentar, entre outras coisas, a quantidade de espaços culturais, privilegiando municípios menores ou territórios de cidadania, superar em mais que o dobro o número de livros lidos fora da escola e implementar projetos de apoio à sustentabilidade econômica da produção cultural local.
O Secretário Sérgio Mamberti afirma que “o PNC é um anseio acalentado há muitos anos. Desde 2003 trabalhamos para, a exemplo da saúde, termos um plano que norteie as ações culturais. O PNC é a nossa bússola para 2020. É nosso objetivo fazer com que a cultura ocupe seu papel estratégico e seja o quarto pilar para o desenvolvimento sustentável”.



Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012


MINC
informa





Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012
Inscrições para viagens em abril vão até 12 de março
O Ministério da Cultura (MinC) publicou hoje (27), no Diário Oficial da União (Seção3, apartir da página 13), o Edital nº 1/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). Com investimentos de R$ 3,3 milhões, a seleção contempla viagens que ocorrerão entre abril e setembro de 2012. As inscrições para viagens em abril vão até o dia 12 de março.
Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
Para o secretário da Sefic,Henilton Menezes, a iniciativa é imprescindível para o desenvolvimento do setor cultural brasileiro porque promove a possibilidade de vivências dos artistas no Brasil e no exterior. “É uma iniciativa que promove a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira em todas as áreas culturais, desde as artes cênicas, a memória, o movimento social negro e o patrimônio museológico, até as novas mídias, o design, os serviços criativos e a diversidade cultural”, disse Menezes.
As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. Os participantes devem ter uma das seguintes finalidades: apresentação de trabalho próprio; residência artística e de gestão; cursos de capacitação; ou participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido, como premiações e homenagens.
Viagens previstas para:
Encaminhamento das solicitações até:
Abril
12 de março de 2012
Maio
30 de março de 2012
Junho
16 de abril de 2012
Julho
30 de abril de 2012
Agosto
31 de maio de 2012
Setembro
2 de julho de 2012
Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.
Confira aqui o Edital de Intercâmbio.
Veja aqui cartilha explicativa.
Características do edital
Desde o edital nº 1/2011, lançado em julho do ano passado, que, além do transporte pessoal, o benefício pode ser utilizado para custear despesas com o transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade; estada durante o período de participação no evento; inscrição; e confecção de material para a atividade a ser realizada no evento; entre outras despesas, devendo o candidato informar, no ato da inscrição, de que forma utilizará o auxílio financeiro.
Antes o proponente recebia o auxílio exclusivamente para custear despesas com o transporte pessoal. Com o edital de 2011, o benefício ficou livre para ser utilizado conforme as necessidades. A flexibilização da utilização dos recursos teve o objetivo de facilitar e viabilizar a participação do beneficiário nos eventos culturais.
Outra mudança no Programa, que veio desde o edital passado, foi o estabelecimento de quatro eixos: “Artes”, “Diversidade Cultural”, “Formação e Capacitação” e “Economia Criativa”, cada um com características e cotas específicas.
“O objetivo foi garantir que todos os setores sejam contemplados de forma proporcional. Para isso, observamos as particularidades, as necessidades e os teores das atividades culturais dos participantes nos editais anteriores”, explicou o secretário Henilton Menezes.
O eixo “Artes” abrange iniciativas que resultam da criatividade de indivíduos e grupos, e que possuem conteúdo artístico. Atende artistas, produtores, diretores, dramaturgos, compositores, roteiristas, técnicos, estudiosos e grupos artísticos das áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, literatura, música e áreas afins.
Iniciativas que promovam a valorização e difusão da diversidade cultural brasileira, levando-se em conta os recortes de etnia, da raça, do gênero, da idade, da religiosidade, da ancestralidade, da orientação sexual, da territorialidade e de atividades laborais se encaixam no eixo “Diversidade Cultural”, que atende, entre outros segmentos, grupos e comunidades populares, mestre e ofícios da cultura e movimentos sociais, como movimento negro, LGBT e pessoas com deficiência.
Já o eixo “Formação e Capacitação” abrange iniciativas e ações que promovam a formação, a capacitação, o fortalecimento de políticas públicas e o desenvolvimento social e comunitário na área da cultura, seja por meio de cursos de curta duração, residências, seminários, pesquisas, oficinas, palestras ou exposições de trabalhos científicos. Atende agentes culturais, pesquisadores, técnicos, profissionais, estudantes e gestores da área artística e cultural.
O último eixo, “Economia Criativa”, contempla iniciativas que promovam empreendimentos culturais, fortalecimento e capacitação dos empreendedores culturais dos setores criativos, inovação na economia criativa, desenvolvimento regional, difusão e circulação de bens e serviços criativos culturais e produção de conceitos e conteúdo de economia criativa, entre outros, atendendo agentes culturais, empreendedores, design, serviços criativos e produção de games.
Avaliação e seleção
A Comissão de Avaliação e Seleção do edital é composta por representantes do Ministério da Cultura e suas vinculadas. As candidaturas são avaliadas e pontuadas de acordo com os quesitos do eixo escolhido. Os requerimentos recebem bonificação em sua pontuação de acordo com alguns critérios. Um deles leva em conta a unidade federativa de origem e candidaturas não originárias das capitais estaduais e de Brasília, ou cujas participações ocorram em eventos nacionais fora das referidas localidades.
Outro ponto beneficia requerimentos de povos e de comunidades tradicionais, incluindo, entre outros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores artesanais, caiçaras, pantaneiros e ribeirinhos. Também são bonificados os requerimentos de participação em acontecimentos nos países da América Latina, do Caribe e naqueles que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Os critérios de bonificação visam minimizar desigualdades e promover a descentralização das ações culturais, assim como fortalecer e difundir ações culturais no interior do país, em consonância com as prioridades da política internacional brasileira e da política cultural do MinC.
Mais informações
- Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082 e Fale com a Cultura.



Espaços Cênicos da Funarte - editais para projetos de ocupação


FUNARTE
informa




http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/06/espacos-cenicos-da-funarte/



Espaços Cênicos da Funarte

Publicados os editais para projetos de ocupação de salas destinadas ao teatro, dança e circo
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, abriu processos seletivos para projetos de ocupação de suas salas voltadas ao teatro, dança e circo. Os editais foram publicados no Diário Oficial da União de 2 de janeiro e se destinam aos teatros Dulcina, Cacilda Becker, Duse e Glauce Rocha, no Rio de Janeiro; às salas Carlos Miranda e Renée Gumiel e ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo,; ao Galpão 3 da Funarte Belo Horizonte (MG); e ao Teatro Plínio Marcos, em Brasília. As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro. Será contemplado um projeto em cada edital.
Todas as propostas de programação para os espaços cênicos devem ser encaminhadas à Funarte pelas companhias, grupos e empresas de todo o país interessadas nesse trabalho.  As propostas selecionadas ocuparão as salas de abril a agosto de 2012 (exceção para os teatros Dulcina e Glauce Rocha, no Rio de Janeiro, cuja ocupação será de abril a julho).
Diversas comissões convidadas ficarão responsáveis pela análise dos projetos. Serão consideradas a excelência artística da proposta e sua viabilidade prática, bem como a qualificação dos profissionais envolvidos nos trabalhos.
Os nove projetos contemplados receberão aportes financeiros para a sua viabilização. O total de recursos destinados ao programa é de R$ 3,834 milhões, sendo R$ 3,75 milhões para a viabilização dos projetos e R$ 84 mil para despesas administrativas.
(Fonte: Ascom/Funarte)




Boletim Caleidos - 166


CALEIDOS - Cia de Dança
canalcaleidos@caleidos.com.br
escreveu

caleidos
boletim semanal - ano 6 - n° 166
01 de fevereiro de 2012
rua Mota Pais, 213
05054-000 - Lapa - São Paulo-SP
(011) 3021 7510
NOSSA PROGRAMAÇÃO

 MAPAS URBANOS
 espetáculo do Caleidos Cia de Dança
 O espaço urbano revisitado pela dança contemporânea.
 A rua como passagem, encontro,
 paisagem, e cidadania num espetáculo interativo
 de dança para todos os corpos.

 no CEU Butantã dia 3 - sexta, às 20h
 dia 4 - sábado, às 16h
 Av. Eng. Heitor A. Eiras Garcia, 1870
 Jd  Esmeralda/SP

 gratuito

 saiba mais sobre MAPAS URBANOS


 TEMPORADA 2012 São Paulo:

 fevereiro:                              março: 10 e 11 - CEU Guarapiranga      01 a 04 - Caleidos
 12 - CEU Pera Marmelo
 23 a 26 - Caleidos                     horários e endereços

 este espetáculo faz parte do Projeto 15
 comemorativo dos 15 anos do Caleidos Cia de Dança contemplado pelo Programa de Fomento à Dança - SMC-SP
SÓ NO SITE DO CALEIDOS
artigo de Isabel Marques
APRECIAÇÃO E INTERATIVIDADE (parte 3)

porta-voz
MAPAS URBANOS

poema de Fábio Brazil
BANDEIRA
 
RECOMENDAMOS

conheça a Cia Sansacroma


saiba mais sobre MARCHAS
 MARCHAS da Cia Sansacroma, direção Gal Martins
 “Eu morreria feliz, se eu visse o Brasil cheio em seu tempo
  histórico de marchas. Marcha dos que não tem escola,
  marcha dos reprovados, marcha dos que querem amar
  e não podem...” (Paulo Freire). MARCHAS fecha a trilogia
  MILITANTE DO IDEAL que tem como mote a militância de
  personalidades que lutaram em prol da justiça e da igualdade
  social, como Solano Trindade e Patrícia Galvão, a Pagú.
  Desse estudo, nasceram os três espetáculo que compõem a
  trilogia: Solano em Rascunhos (2008) Angu de Pagú (2010)
  e agora esse Marchas (2012), sobre o pensamento e a obra
  de Paulo Freire.

Estréia quinta-feira, dia 2 de Fevereiro 
De quinta a sábado às 20h, domingo às 19hGaleria Olido - Av. São João, 473
DICA DE LEITURA
 
 ATÉ ONDE IRÃO OS INDIGNADOS?
 artigo de Manuel Castells

  “O espaço público que havíamos redescoberto voltou a
  ser substituído por uma soma de espaços privados…
  O êxito do movimento depende de que sejamos de
  novo os 99%. Ainda que não tenhamos a resposta do
  que deve vir depois, que forma pode assumir
  o reinício de que necessitamos, entendemos
  que o primeiro passo para escapar de uma
  dinâmica equivocada é romper com ela: parar, deter-se e tomar perspectiva”   
leia mais
RECOMENDAMOS
 
JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS
  Todo primeiro domingo do mês, praticantes de dança
  de rua se encontram na Olido para trocar experiências e
  fazer apresentações. A atividade procura reviver o clima
  existente durante o surgimento do movimento hip hop
  em São Paulo, quando dançarinos se reuniam, nos anos 1980,
  em espaços da estação de metrô São Bento.

 Dia 5 de Fevereiro (domingo) a partir das 15h
 Galeria Olido -  Av. São João, 473

 conheça toda a programação da Galeria Olido para janeiro
RECOMENDAMOS
 
LINGUAGEM DA DANÇA: ARTE E ENSINO de Isabel Marques
 Contemplada pelo Prêmio FUNARTE Klauss Vianna – 2009
  para publicação de Linguagem da Dança: Arte e Ensino,
 Isabel Marques, nessa obra, sistematiza sua significativa
 contribuição para a Dança e o seu Ensino. Um olhar sobre
 a dança e a educação atravessadas pelos princípios de
 Rudolf Laban e Paulo Freire, construindo a proposta
 metodológica da Dança no Contexto. Uma reflexão
 sobre a Dança e seus vínculos com a arte, o ensino e a sociedade.
 Linguagem da Dança: Arte e Ensino
 foi indicado para o
 Prêmio Jabuti 2011 na categoria de Melhor Livro de Educação.

 visitar Bolg do livro                       comprar livro
mais informações sobre o caleidos,
nossos eventos, cursos e apresentações, visite o site e  entre em contato.

caleidos@caleidos.com.br      www.caleidos.com.br 
rua Mota Pais, 213 - Vila Ipojuca/Lapa
São Paulo - SP - 05054-000      011 3021 7510 / 3021 4970




São Paulo: GOLDEN NIGHTS na Quinta para DANÇAR


Moacir Castilho
moacircastilho.eventos@yahoo.com.br
escreveu



clique para ampliar