quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ministra apresenta as metas do PNC para os próximos 10 anos


MINC
informa





Ministra apresenta as metas do PNC para os próximos 10 anos
Nesta terça-feira, 13, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, apresentou as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), cuja implementação se dará ao longo dos próximos 10 anos.
Por 50 dias, o MinC recebeu contribuições da sociedade e de gestores públicos para elaborar os objetivos. A consulta foi feita ao público via plataforma digital e seminários promovidos pelo Ministério. A participação da população pela página pnc.culturadigital.br foi intensa, como atestam os números: 8.979 visitas de 6.273 pessoas, que geraram 488 comentários sobre as propostas e redundaram em outras 32 sugestões.
As metas expressam o compromisso com os principais temas das políticas públicas de cultura, como reconhecimento e promoção da diversidade cultural, criação, fruição, difusão, circulação e consumo, educação e produção de conhecimento, ampliação e qualificação de espaços culturais, fortalecimento institucional e articulação federativa, participação social, desenvolvimento sustentável da cultura, e mecanismos de fomento e financiamento.
Com essas 53  metas, aprovadas na reunião do CNPC de 29 de novembro de 2011, pretende-se aumentar, entre outras coisas, a quantidade de espaços culturais, privilegiando municípios menores ou territórios de cidadania, superar em mais que o dobro o número de livros lidos fora da escola e implementar projetos de apoio à sustentabilidade econômica da produção cultural local.
O Secretário Sérgio Mamberti afirma que “o PNC é um anseio acalentado há muitos anos. Desde 2003 trabalhamos para, a exemplo da saúde, termos um plano que norteie as ações culturais. O PNC é a nossa bússola para 2020. É nosso objetivo fazer com que a cultura ocupe seu papel estratégico e seja o quarto pilar para o desenvolvimento sustentável”.