quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mogi das Cruzes-SP: Po-éticas

Flavia Fusco
escreveu

CIA MARIANA MUNIZ DE TEATRO E DANÇA
apresenta em Mogi das Cruzes
Po-éticas
Espetáculo Gratuito é inspirado em 3 obras premiadas
Theatro Vasques, dia 2 de julho, sexta-feira, às 20h
Rua Doutor Corrêa, 515


Foto: Cláudio Gimenez

Po-éticas é um projeto de dança que pretende resgatar os procedimentos criativos e poéticos dos melhores trabalhos solos de Mariana Muniz, criadora-intérprete com uma trajetória reconhecida no cenário da dança contemporânea brasileira. A apresentação acontece no dia 4 de julho, às 19h, no Teatro Adamastor, em Guarulhos.

O espetáculo é uma releitura e recriação de 3 projetos de dança e teatro: Dantea, Túfuns e Rimas no Corpo; solos realizados pela criadora e intérprete, desde os anos 90, apresentados, desde então, por todo pais, a partir de apoios recebidos das mais diversas instituições culturais.

O espetáculo faz um mergulho criativo nos temas e principais elementos impulsionadores destes trabalhos, realizada pelos jovens integrantes femininos da companhia, sob a direção coreográfica de Mariana Muniz.

Os 3 projetos que inspiraram o espetáculo

Dantea, 1999
Espetáculo cênico, livremente inspirado na poetisa portuguesa Florbela Espanca (1894-1930). Em “Dantea”, a elaboração do espetáculo envolveu pesquisa sobre as linguagens da dança e do teatro. Com ele Mariana Muniz ganhou o prêmio de melhor intérprete em dança APCA, no ano 2000 e o Prêmio Estímulo à Dança Contemporânea 2003/04.

Túfuns, 2000
'Túfuns' é um projeto de dança e teatro, inspirado nas tentativas do  poeta maranhense, Ferreira Gullar (1930), de encontrar uma linguagem o mais próxima possível da experiência sensorial do mundo.Trata-se de uma composição cênica a partir de material poético, idéias e impressões de sensações do poeta. O espetáculo foi premiado no projeto Rumos Dança Itaú Cultural 2000/2001.

Rimas no Corpo, 2003
Em Rimas no Corpo, poesia e dança são duas formas de expressão cujas linguagens se apóiam, a princípio, em códigos diferentes. A poesia tem na escrita seu suporte, enquanto a dança tem nos gestos seu meio expressivo. Porém, se for levada em consideração a origem latina da palavra texto (textum), que significa entrelaçamento e trama, a relação entre poesia e dança não parece mais tão distante. O que possibilita ainda mais a articulação entre as linguagens.

“Um dos meus objetivos é promover, com esta re-visitação, um intercâmbio coreográfico com os bailarinos e criadores da Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança. Compartilhar com eles os modus operandi de cada tempo de criação para a concretização das idéias e identidades coreo-dramático-gráficas”, reflete Mariana Muniz sobre Po-éticas.




Mariana Muniz, nasceu em Pernambuco onde aos 7 anos de idade começou seus estudos de dança clássica. Formou-se pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal no Rio de Janeiro, e desde 1974 dedica-se ao trabalho com a dança contemporânea: integrou o Grupo Experimental do Balé da Cidade de São Paulo, criado por Klauss Vianna; dançou no Grupo Coringa de Graciela Figueroa; estudou em Nova York nas escolas de Martha Graham, Mercê Cunningham e Jennifer Muller; na França estudou na Sorbonne com Annick Maucouvert e estagiou na Cia. de Maguy Marin. É formada em Eutonia pelo IV Curso de Formação em Eutonia (2006/2008), em São Paulo. Mariana Muniz conta, atualmente, com a parceria do arquiteto e fotógrafo Cláudio Gimenez para criar os seus próprios espetáculos onde mistura, de maneira muito própria, o teatro com a dança. Além da dança, Mariana realiza trabalhos no teatro atuando como atriz, coreógrafa e preparadora corporal.

Ficha Técnica
Pó-éticas
Concepção e Direção coreográfica: Mariana Muniz
Assistência de direçãocenografia e fotografia: Cláudio Gimenez
Criadores-intérpretes: Bárbara Faustino
                                    Danielli Mendes
                                    Lau Vicente
                                    Thalita Souza
Estagiária: Viviane Fontes
(Apoio técnico: Ronaldo Silva)
Trilha sonora: Ricardo Severo
Voz-off: Mariana Muniz
Figurinos: Tânia Marcondes
Aderecista: William  Felipe Gama
Iluminação: Ricardo Bueno
Designer de imagens: Osmar Zampieri
Design gráfico: Paula Viana
Assessoria de Imprensa: Flávia Fusco
Produção: José Renato F. de Almeida

Agradecimentos:  Aline Meyer, Tunica, Denise Garcia e  Maria Lúcia Lee

Contato:


Cris Fusco
11.30831250
11.78650554
ID 111*65502