terça-feira, 16 de junho de 2009

Cultura e Mercado: O VERBO E A VERBA



escreveu



14 jun 2009 | Leonardo Brant | Um Comentário ]

Nossa recém-conquistada democracia ainda padece de reconhecimento dos mecanismos de participação,  representação e exercício de poder. Queremos um lugar digno para as artes e para a cultura, mas ainda não sabemos relacioná-los com o Estado em crise, o deusdará do mercado e uma realidade que inclui cidadãos sem direitos, congresso inoperante, judiciário indiferente e controle cada vez mais absuluto dos sistemas financeiro e midiático. Difícil reconhecer quem corrompe e quem é corrompido nessa areia movediça.
Talvez por forte influência de Walter Benjamin e Marshall McLuhan, acredito na arte como forma de libertação. E no …


Políticas Culturais, pra quê?
13 jun 2009 | Vanessa Café | Sem Comentários ]




Sobre o debate da nova rouanet
9 jun 2009 | Rafael Munduruca | 5 Comentários ]


13 jun 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]
Até o dia 10 de julho, estão abertas as inscrições para o Edital Arte e Patrimônio – 2009, iniciativa que estabelece linhas de financiamento a projetos que promovam diálogos entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional, visando relacionar dois universos de referências culturais, por um lado, trabalhos artísticos e processos estéticos atuais e, por outro, os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que fomentam a memória do País.
O Edital é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, por …


13 jun 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em parceria com o Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura e a Associação Brasileira de Cidades Históricas chama para apresentação de experiências de gestão e políticas de patrimônio cultural no âmbito do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC).
As experiências reunidas serão socializadas para garantir maior integração das políticas para o setor entre as três esferas governamentais e a sociedade civil e fomentar o debate sobre os temas transversais ao patrimônio cultural e os instrumentos de gestão necessários na atualidade.
Será …


13 jun 2009 | Leonardo Brant | Sem Comentários ]
O livro de Carla Lobo é uma deliciosa surpresa. Raridade no setor cultural, a publicação traz dicas, apontamentos e transfere para os iniciantes a experiência de mais de uma década à frente de importantes produções, como Fórum Internacional de Dança e o Festival Tudo é Jazz.
A produtora cultural Carla Lobo lança seu primeiro livro “Diário de Produção: Relato, dicas, experiências e casos de quem aprendeu a produção cultural na prática”.
 
Realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura pela Joaquina Cultura, a obra é contada em forma de diário, com uma linguagem simples …


10 jun 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]
De 18 a 20 de Junho acontece em Uberlândia o “Seminário: Economia da Cultura e Diversidade Cultural – Semana da Cultura Popular”, evento que reunirá autoridades do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e da Cidade de Uberlândia, além de empresários, agentes e produtores culturais interessados em discutir a cultura e suas perspectivas mercadológicas.
O evento será realizado na Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica. Os interessados poderão fazer a inscrição até o dia 15 de junho através do e-mailbalaiodocerrado@gmail.com ou pelo …


8 jun 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]
O governador do Pernambuco, Eduardo Campos, assinou, na última quinta-feira, dia 04, um convênio que garante R$ 14,4 milhões para 81 novos Pontos de Cultura. Esta iniciativa faz parte da primeira etapa de um programa que vai contemplar outros projetos , como o lançamento de um edital para a construção de mais 39 Pontos de Cultura, totalizando de 120 centros no estado. Ao todo, a iniciativa garantirá R$ 21,6 milhões.
Os próximos projetos aprovados deverão contemplar ações na Mata Sul, no Agreste Setentrional e nos sertões Central, do Araripe e …


CPT: INFORME nº 42/ 2009


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO

escreveu




PROART

De 9 a 21 de junho, estão abertas as inscrições para o PROART - sistema para cadastramento de eventos artísticos, cujos responsáveis tenham interesse em realizar apresentações no âmbito da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Clique nos links abaixo para ter acesso a mais informações.



ABAIXO-ASSINADO PELA APROVAÇÃO DA PEC 150

Está disponível na internet um abaixo-assinado pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional – PEC 150/03. Ela determina a vinculação de 2% dos recursos do Orçamento da União, 1,5% dos estados e 1% dos municípios à preservação do patrimônio cultural brasileiro e à produção e difusão da cultura nacional. União terá ainda que dividir 50% de sua cota da Cultura com as outras unidades da Federação - 25% com os estados e 25% com os municípios. Para ter acesso a proposta, sua justificativa e ao abaixo assinado, clique aqui



ATIVIDADES E ESPETÁCULOS GRATUITOS

Tenha acesso às oficinas, palestras, aulas, eventos, workshops e seminários gratuitosclicando aqui. E para visualizar os espetáculos gratuitos e os que oferecem cotas para cooperados, clique aqui.
 

Companhia Linhas Aéreas abre seleção para intérpretes-criadores interessados em participar de workshop dentro do projeto “Proposta nenhuma para resolver nada”. O projeto prevê a montagem de um espetáculo de dança contemporânea com direção de Renata Melo e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes. Serão selecionados 8 candidatos para os estágios, que terá duração de quatro meses, com periodicidade de duas vezes por semana, das 16h às 20h (dias a definir). Os interessados devem mandar currículo e carta de interesse para o e-mail:

 HYPERLINK "mailto:linhasaereas@terra.com.brlinhasaereas@terra.com.br


A produção de “O Animal Mais Forte do Mundo 2” está disponibilizando 5 ingressos gratuitos por sessão para cooperados. O espetáculo é a nova obra dos coreógrafos, pesquisadores e bailarinos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Dias 16, 17, 23 e 24 de junho, às 21h. Local: Viga Espaço Cênico – R. Capote Valente, 1323, Pinheiros. Informações:  HYPERLINK "mailto:contato@dancacontemporanea.com.br"contato@dancacontemporanea.com.br


Grupo Gestus apresenta espetáculo de teatro e dança “Cortadores”, de Mário Nascimento.Dia 13 de junho, às 20h. Local: Sesc Araraquara – R. Castro Alves, 1315, Quitandinha (Araraquara/SP). Entrada gratuita. Informações: (16) 3335-2657 ou (16) 3301-7500. 


Caleidos Cia. de Dança está com temporada gratuita do espetáculo interativo de dança contemporânea “Ares FamiliAres”. Mais informações:  HYPERLINK "mailto:caleidos@caleidos.com.brcaleidos@caleidos.com.br. Confira abaixo os dias e locais das apresentações:

Dia 13/06, às 20h: Diadema – Teatro Clara Nunes. Centro Cultural de Diadema – R. Graciosa, 300. Informações: (11) 4056-3366.

Dia 16/06, às 20h: Ribeirão Pires – Teatro Euclides Menato, Av. Brasil, 193. Informações: (11) 4828-2028.

De 18 a 21/06, quinta a sábado, às 20h, domingo, às 19h: São Paulo – Galeria Olido, Av. São João, 473. Informações: (11) 3397-0170.

Dia 24/06, às 20h: Santo André – Escola Livre de Dança – R. Eduardo Monteiro, 410. tel: (11) 4438-5021.

Dia 25/06, às 19h: Campinas – Teatro CPFL, R. Jorge Figueiredo Côrrea, 1632. Informações: (19) 3756-8000. 

Dia 28/06, às 20h: São Carlos – Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, R. Sete de Setembro, 1735. Informações: (16) 3371-4339.



São Paulo: Figuras da Dança 2009 - Tatiana Leskova


Educativo - São Paulo Companhia de Dança

escreveu



clique na imagem 
para ampliar  

 

Vamos para terceira gravação do Figuras da Dança 2009. 

A próxima gravação do depoimento público será com Tatiana Leskova (do RJ) dia 16/junho as 20h, no Teatro Franco Zampari. Convite em anexo.

A entrada é gratuita.

 

Aproveitamos para relembrar uma novidade!!! Criamos o cartão fidelidade: quem participar de todos os depoimentos públicos receberá o Box do Figuras da Dança 2009 composto por 5 DVD´s (Ruth Rachou, Hulda Bittencourt, Antonio Carlos Cardoso, Tatiana Leskova, Luis Arrieta).

 

Veja abaixo a programação completa do Figuras da Dança 2009.

 

Favor, realizar reserva no e.mail

   producao2@saopaulocompanhiadedanca.art.br  


ou telefone 3224-1380 Ramal 361,  com Carina.

 

Esperamos vocês lá!

 

Atenciosamente,

Carina Teixeira Arantes

Assistente de Produção

São Paulo Companhia de Dança

Rua Três Rios, 363 1º andar

CEP: 01123-001 - São Paulo

Tel. +55 11  3224.1380 ramal 361

www.saopaulocompanhiadedanca.art.br





clique na imagem 
para ampliar  


São Paulo: INFORME - O LUGAR - CIA. CORPOS NÔMADES


ciacorposnomades
ciacorposnomades@uol.com.br
escreveu




PELÍCULA DA RETINA, em estudo.


Película da Retina apresenta-se no evento do Centro Cultural São Paulo - O FEMININO/MASCULINO NA DANÇA.
Estudo sobre o espetáculo solo que João Andreazzi estreiou  em 1992, inspirado no Texto de Heiner Muller - Descrição de Imagem, com integrantes da Cia. Corpos Nômades e  direção/  concepção de João andreazzi ( trio: João Pirahy, Ricardo Silva e Tiago Teles). 
Na mesma noite dois solos, um de Juliana Moraes - QUERIDA SENHORA M e o outro PARABÉNS de Alexandre Tripiciano.

SALA ADONIRAN BARBOSA- CCSP- Rua Vergueiro,1000.

DE 11 A 21 DE JUNHO DE QUINTA A SÁBADO ÀS 21H00 E DOMINGO ÀS 20H00 -ENTRADA FRANCA. P.S NO DIA 19 NÃO HAVERÁ APRESENTAÇÃO.


ABERTAS AS INSCRIÇÕES
para a
2ª MOSTRA D(R)AMAS DA MEIA-NOITE




Foto arquivo Cia. Corpos Nômades ( 1ªMostra D(r)AMAS DA MEIA-NOITE-2008)

Mostra cênica destinada a trabalhos com intérpretes criadoras da dança e do teatro contemporâneo.
Contaremos com uma ajuda de custo para os participantes - a idéia é que essa Mostra seja realizada com por volta  de 6 trabalhos,  1ª semana (3) na 2ª (3), sempre sexta  e sábado 24h00. Serão 2 apresentações por espetáculo.

Contaremos com uma ajuda de custo para os participantes, para espetáculos solos uma ajuda de R$400,00, duos e trios R$600,00 e trabalhos de grupo  R$800,00.
Além da ajuda de custo o espaço fornecerá: divulgação, som,  iluminação e sala para ensaio na semana do evento.

Encaminhar projeto com vídeo do espetáculo para O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325 - CEP-01305-000
São Paulo - SP
até 24 de julho de 2009.
A Mostra acontecerá  nos dias  21, 22, 28 e 29 de agosto de 2009,
sempre as sextas e sábados às 24h00.


AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
CORPO/INTÉRPRETE
NOVOS HORÁRIOS AS TERÇAS E QUINTAS!

com  integrantes da Cia. Corpos Nômades (Ricardo Silva e João Pirahy) soborientação de João Andreazzi.

Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.

terça a sexta das 10h30 às 12h00

Desconto de 20 %  para classe artística e estudante. Maiores informações favor entrar em contato ou  no site da Companhia.

AULAS DE HATHA YÓGA

Um método integral de equilíbrio e harmonização, que utiliza a prática de movimentos, a expansão da respiração, a concentração e o relaxamento.

Horários: terças e quintas das 8h às 9h,  e sábados das 9h às 10h30.

Coordenação Aldiane Dala Costa.

ASSISTAM TRECHOS DOS ESPETÁCULOS DA CIA. CORPOS NÔMADES:

O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA:


Confira a matéria e entrevistas com a Companhia Corpos Nômades no site daCooperativa Paulista de Teatro, referente ao processo de montagem do Hotel Lautréamont- Os Bruscos Buracos do Silêncio:

http://www.cooperativadeteatro.com.br/newsDetails.do?id=641


CONFIRA A MATÉRIA SOBRE A 2ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇANO PROGRAMA METRÓPOLIS


O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325  - CEP- 01305-000





Ribeirão Pires & São Paulo: Ares familiAres


CALEIDOS - Cia de Dança
canalcaleidos@caleidos.com.br
escreveu




ESTA SEMANA

16, terça – Ribeirão Pires
Teatro  Euclides Menato, 20h
Av. Brasil, 193. Tel: (11) 4828-2028

18 a 21, quinta a domingo – São Paulo
Sala Paissandu - Galeria Olido
quinta a sábado 20h, domingo 19h
Av São João, 473. Tel: (11) 3397 0170
únicas apresentações na Capital


saiba mais
infodansa 03-06-2009


Eldorado-MS: Concurso de dança de salão


Mais Mkt
maismktms@gmail.com
escreveu



Concurso de Dança de Salão emociona o Publico de Eldorado.


Foi nesta sexta e sábado, dias 12 e 13, a realização da grande final do “Festival da Melhor Idade” de Mato Grosso do Sul na cidade de Eldorado - localizada a 446 quilômetros ao sul de Campo Grande . O evento reuniu centenas de idosos a partir de 60 anos. A grande atração da festa foi o concurso de Dança de Salão.


O salão paroquial da igreja matriz Nossa Senhora Aparecida de Eldorado, ficou lotado na noite desta sexta-feira, para prestigiar a apresentação de uma Valsa Inglesa, dançada pela dupla Ivan Sousa e Juliana Furtado, que substituiu a professora Daniele Barilli que não pode se apresentar por motivos de saúde. A Valsa Inglesa conhecida também por Slow Waltz, surgiu no pós primeira guerra mundial -1920 pela influencia do Boston vindo dos EUA, o ritmo passou a ser tocado de forma mais lenta. A dupla encantou a todos com uma belíssima apresentação! Afirma a prefeita do município de Eldorado, Marta Maria Araújo.


O concurso foi dividido em quatro fases para atender todos os municípios do Estado interessados em participar, sendo a primeira fase realizada em Rio Verde de Mato Grosso. A programação, segundo Ivan Sousa, arbitro do festival de dança e presidente da Associação Sul Mato Grossense de Dança de Salão (ASDANÇAS), permitiu que idosos de várias partes do Estado apresentassem ao público, o talento e a habilidade com a dança. Ao todo nove casais competiram em cinco estilos de dança: chamamé, forró, xote, vanerão e valsa. Cada estilo foi avaliado com os seguintes critérios: desenvoltura, harmonia e criatividade.


O casal de Nova Andradina, Francisco e Lurdes somaram a maior pontuação, conquistaram o publico e os árbitros presentes, garantindo o primeiro lugar do concurso. Em segundo lugar ficou com o casal de Itaquiraí e na terceira colocação ficou o casal de Naviraí.


O título de campeão geral do Festival da Melhor Idade ficou para a delegação da cidade de Naviraí que conquistou 03 medalhas de ouro, 03 medalhas de prata e 02 de bronze, somando 02 pontos a mais que a delegação de Ivinhema.

Confira o placar geral:


1º lugar – Naviraí;

2º lugar - Ivinhema;

3º lugar - Eldorado;


A coordenadora e arbitra da dança de salão Daniele Barilli garante que a iniciativa da Fundesporte, com a realização do festival, contribuiu para o aumento da auto-estima e da cidadania dos participantes, e uma oportunidade de lazer e perspectiva de vida futura para o público. A próxima etapa acontece entre os dias 23 a 26 de junho e será realizada em Ladário, já a final está prevista entre os dias 18 e 23 de agosto no município de Três Lagoas – declara Dani.


O evento foi realizado pela Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e a Prefeitura de Eldorado. SERVIÇO - Informações (67) 3323-7200 com Edi.




leia também
infodansa 08-06-2009


Bauru-SP: Dream. Se sonhando o corpo fosse…


SESC Bauru


Dream. Se sonhando o corpo fosse… 


Dia(s) 17/06 

Quarta, às 20h.


Uma investigação corporal que trata de vários sentimentos como saudades, desejos e medos. Partindo das possibilidades do sonho suas cores e momentos etéreos se misturam às rupturas criadas por momentos paradoxais onde a certeza da realidade se funde à inconstância das imagens. Com a bailarina Elenita Queiroz, coreógrafa e bailarina formada pela Unicamp/SP, criadora do Grupo Excaravelhas, de Campinas.


Auditório (161 lugares).

R$ 8,00

[inteira]

R$ 4,00

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]

R$ 2,00

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]



saiba mais