terça-feira, 21 de julho de 2009

Wim Wenders acabará filme em 3D iniciado com Pina Bausch


AFP 


BERLIM, Alemanha — O diretor alemão Wim Wenders informou que planeja concluir o filme de dança em 3D que estava preparando junto à lendária coreógrafa Pina Bausch, falecida recentemente.


Wenders e Bausch dedicaram seis meses de trabalho no filme que já tinha iniciado sua pré-produção, informou a produtora Neue Road Movies.


"A repentina morte de Pina Bausch paralisou os planos. Mas o trabalho de sua companhia prossegue e, nos próximos anos, continuaremos apresentando os espetáculos de dança de Pina Bausch", indica um comunicado da companhia de balé da coreógrafa.


O filme, que se chamará "Pina", será uma homenagem à famosa artista, que faleceu 30 de junho aos 68 anos.


Copyright © 2009 AFP. Todos os direitos reservados.


saiba mais 
AFP   

SPERANZA


Speranza! Dona Esperança

5min 13seg



saiba mais  
infodansa 17-07-2009 


Montevideo-UY: entrenamiento físico/danza contemporánea por Lucía Valeta - taller casarrodante


 escreveu

TALLER

En JULIO
Entrenamiento Físico - Danza Contemporánea
a cargo de Lucía Valeta


Propongo un encuentro en movimiento donde poner al cuerpo en acción.

Ejercicios de percepción y apertura corporal, observando y atendiendo la anatomía.

Dirigido a toda persona interesada en el cuerpo y el movimiento.


 Jueves  23 - 20.00 a 22.00 hs.
 Viernes  24 16.30 a 18.30 hs.
 Sábado 25 16.30 a 18.30 hs.

Costo:  $ 500
descuento 10% para estudiantes de crr y ADDU
Cupo limitado

Por informes e inscripciones:
4136268 / 098 755757


   Lucía Valeta

Practica y crea en danza contemporánea.  Montevideo / Barcelona

Participa en el departamento de coreografía “School of New Dance Developement” como “guest student”.   Ámsterdam
Investiga diversas técnicas corporales, formándose en Osteopatía Estructural y Terapia Cráneo-Sacra

Estudia  Anatomía para el movimiento con Blandine Calais-Germain y Nuria Vives. 
Barcelona / Girona                                         
Crea y dirige el Taller de Danza y Creación “Casarrodante”.  Montevideo


taller casarrodante


São Paulo: CURSO GRATUITO DE TEATRO E DANÇA : Inst. Brincante e Inst. C&A : INSCRIÇÕES ABERTAS


   Boletim BRINCANTE
 escreveu





CURSO GRATUITO DE TEATRO E DANÇA > INSCRIÇÕES ABERTAS !
----------------------------------------------------------------------

O Instituto Brincante em parceira com Instituto C&A, oferece

CURSO DE TEATRO E DANÇA PARA JOVENS DE 15 A 25 ANOS 

Inscrições abertas até 30 de julho de 2009. 

Inscrições somente pelo site 

VAGAS GRATUITAS > INSCREVA-SE ! 

Apoio: Instituto C&A de Desenvolvimento Social 
Realização:Instituto Brincante 

Instituto Brincante: Rua Purpurina, 428 Vila Madalena
São Paulo 
Tel 11 3816 0575



CPT: INFORME nº 52/ 2009


 COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
   ESCREVEU




EDITAL CAIXA CULTURAL - PATROCÍNIO 2010

A comissão interna da CPT definida pelos/as sócios/as em reunião no dia 22 de junho de 2009, divulga a lista de projetos de OCUPAÇÃO, FESTIVAL DE TEATRO e FESTIVAL DE DANÇA a serem inscritos no edital da Caixa Econômica Federal. A comissão definiu uma relação de suplentes para todas as categorias, caso algum dos selecionados desista da inscrição. Nesse caso, pedimos para que os selecionados avisem com urgência a CPT através do e-mail secretaria@cooperativadeteatro.com.brpara que os suplentes sejam notificados e possam fazer sua inscrição. Para conhecer os projetos autorizados a fazerem inscrição tendo a CPT como proponente, clique aqui.


NOVOS EDITAIS DO PROAC

Estão abertos os seguintes editais do ProAC - Programa de Ação Cultural:

De 7 de julho a 28 de agosto: Edital ProAC nº 7 - Festivais de Artes no Estado de São Paulo
Confira o edital clicando aqui.

De 7 de julho a 26 de agosto: Edital ProAC nº 13 - Difusão da Literatura no Estado de São Paulo
Confira o edital clicando aqui.  

De 3 de julho a 17 de agosto: Edital ProAC nº 17 - Difusão e Circulação de Espetáculo de Dança no Estado de São Paulo
Confira o edital clicando aqui


ENCONTRO DO MOVIMENTO 27 DE MARÇO

Dia 20 de julho, às 20h, no Teatro Coletivo. Pautas: Discussão sobre o Vale Cultura. Discutir mudança de dias de encontro do movimento. Local: R. da Consolação, 1.623, Consolação. Informações: (11) 3255-5922. É muito importante que venham representantes de todos os grupos.


2ª MOSTRA D(R)AMAS DA MEIA-NOITE

Estão terminando as inscrições para a 2ª Mostra D(r)amas da Meia-noite, destinada a trabalhos com intérpretes criadoras da dança e do teatro contemporâneo. Até o dia 24 de julho, os interessados podem encaminhar projeto com vídeo do espetáculo para O Lugar Cia. Corpos Nômades - R. Augusta, 325. A Mostra acontecerá nos dias 21, 22, 28 e 29 de agosto, sextas e sábados, às 24h. Informações: (11) 3237-3224,ciacorposnomades@uol.com.br ou www.ciacorposnomades.art.br.


OFICINA CULTURAL RECEBE PROJETOS PARA 2010

A Oficina Cultural Regional Fred Navarro recebe até o dia 31 de julho projetos de educadores para ministrar atividades no ano de 2010. Entre as áreas de atuação, está artes cênicas (circo, dança, teatro). É necessário comprovar experiência anterior como educador na área pretendida. Todos os educadores podem apresentar até três projetos, desde que tenham propostas e conteúdos diferentes. Pelo e-mailfrednavarro@assaoc.org.br os educadores podem receber um impresso de orientação com um modelo para a elaboração de projetos e currículo. Após a elaboração, o educador deve enviar projeto, currículo, cidades de interesse e horários disponíveis para serem avaliados conjuntamente. Não serão avaliados projetos que não vierem acompanhados de todas as informações solicitadas. Mais informações: (17) 3222-4994 ou 3212-9235. Local: Oficina Cultural Regional Fred Navarro - R. Coronel Spínola de Castro, 5084, Imperial, São José do Rio Preto/SP.


ATIVIDADES E ESPETÁCULOS GRATUITOS

A partir do dia 27 de julho estão abertas às inscrições para as Oficinas Culturais Amácio Mazzaropi, a serem realizadas no segundo semestre de 2009. Na programação, oficinas de teatro, dança e circo. Todas as atividades são gratuitas. Para conferir, clique aqui.

Tenha acesso às oficinas, palestras, aulas, eventos, workshops e seminários gratuitosclicando aqui.
para visualizar os espetáculos gratuitos e os que oferecem cotas para cooperados,clique aqui.


O.C. Amácio Mazzaropi

OFICINA DE DANÇA NEGRA – 35 vagas
Coordenação: Marilene de Almeida Santos
2/9 a 25/11 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Público alvo: iniciantes na área
Faixa etária: adolescentes e adultos,
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: 27/7 a 29/8


A Cia. Humbalada de Teatro convida a todos para a Oficina de Danças Populares, como parte do projeto “Humbalada em 1808: a vinda da família real”.  Ministrada por Carolina Nóbrega, a oficina pretende estudar a linguagem do teatro-dança presente nos folguedos populares e a prática da corporeidade, dos passos e do gestual dos brincantes. As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone (11) 5661-6534. Atividade gratuita. Dias: 20, 22, 27 e 29 de julho, das 19h às 22h. Local: Espaço Cultural Humbalada – Av. Lourenço Cabreira, 197, Jd. Primavera (próximo da estação de trem Primavera-Interlagos).


A Cia. Márcio Cunha Dança Contemporânea está com atividades gratuitas de 28 de julho a 2 de agosto, em projeto de ocupação do Teatro Cacilda Becker.  HYPERLINK "http://www.cooperativadeteatro.com.br/informes/2009/51/cunha_cacilda.JPG" \t "_blank" Clique aqui e confira a programação. 


Dos dias 23 a 25 de julho, das 14h às 17h, haverá o Workshop com a Ambulante Cia. Cênica de Dança. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas através de mini-currículo até dia 16 de julho pelo e-mail  HYPERLINK "mailto:teatrodedanca@apaa.org.br"teatrodedanca@apaa.org.br. Mais informações: (11) 2189-2557 ou 2189-2558. 


 “Sem Alaúdes nem Trombetas“ é uma série de encontros de dança no Teatro Mars, entre os dias 9 e 26 de julho. Todas as oficinas são gratuitas e possuem vagas limitadas. Acesse a programação clicando  HYPERLINK "http://www.spdance.com.br/semalaude/" \t "_blank" aqui ou  HYPERLINK "http://tr.virtualtarget.whservidor.com/index.dma/DmaPreview?1477,37,6358,e380435ec67ba314e07af53be54688aa" \t "_blank" aqui. Inscrições pelo e-mail  HYPERLINK "mailto:info@spdance.com.brinfo@spdance.com.br. Mais informações: (11) 3105-7221.


Porto Alegre-RS: ABOBRINHAS RECHEADAS : Grupo Gaia


 escreveu


clique na imagem 
para ampliar 

Abobrinhas Recheadas” é um espetáculo de dança contemporânea resultante da pesquisa “Reprocessamentos Coreográficos: transduções estético-culturais entre dança e vídeo”, contemplada com a “Bolsa FUNARTE de Estímulo à Criação Artística 2008”.

 

Como reprocessamento das investigações poético-coreográficas que venho realizando, o espetáculo “Abobrinhas Recheadas”, de forma bem-humorada, coloca em cena questões sobre corpo, movimento e cultura pop através das relações entre dança e vídeo.

 

De que maneira as formas visuais de e em movimento podem ser deslocadas da suas criações originais para assumirem outras estruturas de representação no corpo?

 

Com esta questão, a pesquisa direcionou-se para a descoberta de estratégias criativas pelas quais é possível relacionar dança e vídeo, com o desafio de não cair nas enfadonhas imagens de corpos treinados com técnicas específicas de movimento. Nesse sentido, a videodança aqui, ou como se queria chamar os agenciamentos estéticos e culturais entre dança e vídeo, não se refere apenas aos aspectos formais das linguagens e não tem um resultado audiovisual. É, antes, uma maneira de pensar e de levar metodologicamente o processo criativo em arte. É, antes, um agenciamento entre mundo-vídeo e mundo-dança. Videocoreografia, portanto, possível de ser criada e percebida no corpo e no palco, assim como nos pixels e na tela.

 

Nesse sentido, com o desejo de debater os padrões de dança e de escritura da mobilidade estabelecidos no campo da arte e nos processos midiáticos, o espetáculo foi composto a partir da idéia de pós-produção.

 

Um conceito vindo do universo videográfico em que o processo criativo se dá pela apropriação e manipulação de matérias e materiais já feitos e informados que circulam no ambiente cultural: marcas da mobilidade do corpo já impregnadas na cultura.

 

Assim, uma famosa, única e infinitamente potente partitura de movimento foi utilizada para a composição de toda estrutura poética do espetáculo, e o projeto coreográfico foi editado em função de tal seqüência de movimentos pela qual são reprocessadas e enunciadas diversas mobilidades em seus diálogos com o corpo, o jogo, a imagem e o som. Cabe lembrar que não temos o objetivo de sermos engraçados. O ‘humor na dança’ não foi nosso objeto de investigação. No entanto, como em tudo, não podemos negar as diversões que aparecem durante os percursos. Assim, esperamos que vocês também não neguem, caso o riso, em algum momento, apareça.

Diego Mac.

 

SERVIÇO
14, 15, 21, 23, 28, 29, 30 de julho | 20h
Teatro Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mário Quintana

Capacidade de público por apresentação: 32 pessoas 

 

FICHA TÉCNICA


Direção: Diego Mac.

Projeto coreográfico: Alessandra Chemello e Diego Mac.

Trilha-sonora, figurino, cenário e produção: Alessandra Chemello e Diego Mac.

Assistência de produção e cenotecnia: Sandra Goulart dos Santos.

Intérpretes: Daniela Aquino, Fabi Vanoni, Nilton Gaffree, Roberta Savian.

Design gráfico: TUPAX pindoramogràphïco.

Assessoria de imprensa: Lauro Ramalho.

 

Agradecimentos:

FUNARTE, Fabiano Carneiro, Coca-Cola, Thaís Alves, Luiza Moraes, Jenifer Guedes, Macarena, Myriam Vanoni, Marlboro e Free, Patrick Vargas, Isabella Vanoni, Buteco de Dança, João Henrique Natividade, Erva-mate Cristalina, Lourdes Dall’Onder, MSN, Carmem Salazar, June Machado, Pipocas Yoki, Cíntia Bracht, Nayla Modas, Café Melitta, Paulo Maurício (tio da receita), Los Del Rio, Camisetas da Hora.com.br, Pânico na TV, o tio do táxi, Superman, Abobrinhas, Blogspot, Adriane Mottola e Studio Stravaganza, Airton Tomazzoni, Cia. de Arte e Jussara Miranda.



São Paulo: SambaRock Day com prof. Moskito : Grife do Corpo


 escreveu



clique na imagem 
para ampliar 

Rua Albuquerque Lins, 211a - Santa Cecília - SP - Metrô Marechal Deodoro - 11.2843.8867
© 2009 Grife do Corpo
acesse nosso site www.grifedocorpo.com.br

São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: terça-feira 21.07


 Adriana Reis
  escreveu


- terça-feira, 21 de julho


Cursos de Férias com Margareth Kardosh e Vitor Costa
Quando: ter, 21 de julho
Onde: Andrei Udiloff (mapa)
Descrição: Cursos de Férias com Margareth Kardosh e Vitor Costa - Tango Iniciante - De 13 a 17/07/2009 das 21:00 às 22:30 - Curso em que serão abordados os princípios básicos do Tango, para pessoas sem prévia experiência nesta área. - Tango Social - De 13 a 17/07/2009 das 19:30 às 21:00 - Curso voltado para pessoas de nível intermediário-avançado, em que será abordada a técnica necessária para desenvolver movimentos de salão com o abraço cerrado. - Milonga e Tango Valsa - De 20 a 24/07/2009 das 19:30 às 21:00 - Curso em que serão abordados os princípios básicos da Milonga e do Tango Valsa para se dançar no salão. - Tango Novo - De 20 a 24/07/2009 das 21:00 às 22:30 - Curso voltado para pessoas de nível intermediário-avançado, em que serão desenvolvidos passos do Tango Novo a partir das estruturas das espirais do corpo e órbitas. Espaço de Dança Andrei Udiloff Rua Simão Álvares, 714 Fones: 3813-6196 ou 3814-8251 www.andreiudiloff.com.br


20:00 - Aula de Tango e Prática na Água Doce Cachaçaria - Santos - SP
Quando: ter, 21 de julho
Onde: Água Doce Cachaçaria (mapa)
Descrição: Todas as quintas-feiras Aula de Tango das 20:00h às 21:30h Após a aula, prática com todos os ritmos Água Doce Cachaçaria Av. Sen. Pinheiro Machado, 33 - Santos - SP Tel: (13) 3223-2621


20:00 - Baile de Dança de Salão com Aula Aberta de Tango com a Profª Regina Martha - Santos - SP
Quando: ter, 21 de julho
Onde: Santos - SP (mapa)
Descrição: Baile de Dança de Salão Santos - SP Todas as terças-feiras Aula Aberta de Tango com a Profª Regina Martha (das 20:00 as 21:00h) Contato : Regina Martha & Adriano Silva Tel (13) 9122.1370 ou (13) 3027-9346


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br