segunda-feira, 16 de março de 2009

São Paulo: Hotel Lautreamont - Estreia Cia. Corpos Nômades


Canal Aberto
canal.aberto@uol.com.br
e s c r e v e u 


Hotel Lautréamont
Os Bruscos Buracos Do Silêncio



Foto de ensaio


Novo espetáculo da Cia Corpos Nômades é inspirado em obra do Conde de Lautréamont

 

Dia 20 de Março, às 21h, em sua sede localizada na Rua Augusta 325 – Centro, a Cia Corpos Nômades estreia o espetáculo contemplado pelo 4º Programa Municipal de Fomento à Dança “Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio”, com coreografia e direção de João Andreazzi.


João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.


A MONTAGEM

 

A corporeidade e a vocalidade da Cia. Corpos Nômades prestam-se para alargar o conceito de coreodramaturgrafia; a coreografia e a dramaturgia utilizam-se dos  corpos dos intérpretes e dos objetos cênicos para orquestrarem e ressoarem  toda a poética lautreamontiana.  A criação do espetáculo foi instigada e alimentada pelo tradutor das obras do Conde de Lautréamont, o poeta e ensaísta Claudio Willer: esse foi um encontro de inteligências malditas abençoando todo o processo investigativo.    Esse procedimento, como foi o caso da parceria com a dramaturga Marici Salomão para a criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, dá continuidade à investigação cênica, avançando na interação do corpo com o espaço total – com o que fica abaixo da pele e com o que se estende além dela.

João Andreazzi


Em cena, dirigidos por João Andreazzi, seis intérpretes divididos em solos, duos, trios, e quartetos que unem elementos da dança contemporânea com outras artes, como a música eletrônica, teatro e vídeo-arte, intensificando e ampliando as possibilidades do corpo na cena. Complementa o trabalho a parceria com o tradutor da obra Claudio Willer, possibilitando um maior entendimento e desenvolvimento da dramaturgia no corpo, do corpo e para o corpo.

No lugar de uma impossível transposição literal das narrativas de Lautréamont, Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma montagem de fragmentos, detalhes sugestivos, impressões provocadas por passagens do texto por sua gama de sugestões visuais e sonoras e, especialmente, corporais.

A obra pode ser lida como apresentação do mundo onde tudo pode ser outra coisa: uma epopéia da metamorfose, especialmente da transformação dos corpos. Daí seu bestiário, que tanto impressionou aos surrealistas: o homem-peixe, o piolho gigante, os adolescentes-tarântulas, dragões, a bruxa transformada em bola de esterco, o escaravelho gigante, o homem com cabeça de pelicano, o arcanjo-caranguejo, o Deus-rinoceronte. Essas transformações simbolizam a liberdade absoluta, através da capacidade de ultrapassar as barreiras do corpo físico. Por isso, é mutante também o protagonista, o próprio Maldoror, ora jovem, ora de cabelos brancos, transformado em águia para combater a esperança, polvo para lutar com Deus, porco em seu sonho da felicidade perfeita, coisa informe, misturada à natureza, objeto de identidade indefinida.

Os integrantes da Cia. Corpos Nômades vão se metamorfoseando diante do público, criando, por sua vez, novos corpos, ou os mesmos corpos, mas sempre multiplicando suas possibilidades expressivas.

Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma criação que se processa através de ressonâncias, de sensibilidade para sensibilidade, passando dos trechos e conteúdos da obra de Lautréamont - especialmente a experiência de sentir-se um estranho no mundo, um hóspede neste nosso insólito "hotel" terreno - para os espaços cênicos, e destes para o espectador, assim convidando-o à recriação, à cumplicidade e participação. É um convite ao público, para que este mobilize sua imaginação, e se torne co-autor dessa obra em processo, em permanente movimento - simbolizado pela imagem da ratoeira perpétua - que o autor de Os Cantos de Maldoror pôs em marcha.

Claudio Willer


CIA CORPOS NÔMADES


Desde seu lançamento em 2000, a Cia Corpos Nômades já participou de diversos eventos das Artes Cênicas. Com o espetáculo de estréia  OOZE/EZOO que integrou elementos das artes cênicas contemporâneas com os elementos da cultura Hip-Hop (uma  co-produção da Bienal da Dança do  SESC de 2000, tendo como cenário o Cais de Santos-SP),  integrou a programação do Balaio Brasil realizado pelo SESC São Paulo e no ano seguinte OOZE/EZOO foi selecionado para a Mostra Oficial do Festival de Curitiba, fazendo logo após uma pequena  temporada no SESC Pompéia e uma  Turnê pelo interior de  São Paulo também  no ano de 2001.  Com o espetáculo Pôs-Ter fez a abertura do evento Outras Danças no SESC Ipiranga/SP em 2002 e com Remix-Pôs/Ter no ano de 2003 participou do evento Dança no Arena do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Já em 2004, esteve com o espetáculo Hyperbolikós no espaço do Itaú Cultural e no CCSP nas Semanas da Dança e em 2005, com a mesma obra, realizou uma turnê pelo interior de São Paulo, por algumas unidades do SESC, integrou a programação do Panorama SESI de Dança e o evento 4 Movimentos no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em 2006. Com o espetáculo solo Nocaute no ano de 2004 apresentou-se no CCSP, Fórum Mundial de Cultura no SESC Pompéia e na Mostra de Dança de Santo André, com esse mesmo solo também integrou o Panorama SESI de Dança de 2005. Com Algum Lugar Fora do Mundo, espetáculo em comemoração aos 5 anos de existência, participou da Mostra Internacional SESC de Artes Mediterrâneo-2005, Virada Cultural da Cidade de São Paulo,  Semanas de Dança CCSP – 2005, Caravana Paulista de Teatro-2006, temporada no O LUGAR – 2007 e Caixa Cultural Rj – Teatro Nelson Rodrigues em 2008. Com Cenas Corpos Nômades em 2006 no evento Semanas de Dança - CCSP e na Virada Cultural da Cidade de São Paulo. Em 2007, Gramática Expositiva do Chão teve pré-estréia nos SESCs São José do Rio Preto e Santana, fez temporada no O LUGAR e em 2008 esteve no SESC Sorocaba, SESC Ribeirão Preto e cumpre temporada no O LUGAR até final de abril.  Já o espetáculo Fuga Fora do Tempo, teve sua estréia no evento Dança em Pauta do CCBB – SP (2007) e realizou temporada no O LUGAR em outubro de 2007. Em 2008 estréia o espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva , que permanece em temporada de 13 de junho até setembro. Ainda em 2008, novembro, Fuga Fora do Tempo volta em cartaz em O LUGAR até 14 dezembro de 2008.

Todos os trabalhos da Cia. Corpos Nômades buscam experimentar as amplas possibilidades de atuação cênica corporal, envolvendo múltiplas linguagens além da própria dança contemporânea, como teatro, vídeo-arte, música, literatura e instalações performáticas. O objetivo da Cia. é atuar na formação, criação e na difusão das artes cênicas contemporâneas.

Nesses 9 anos a Cia. Corpos Nômades recebeu alguns prêmios, tais como: APCA 2000, Funarte - EnCena Brasil 2002, Rumos Itaú Cultural Dança 2003, Prêmio Estímulo à Dança SMCSP 2004, APCA 2005, 1º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo 2006, Funarte Klauss Vianna 2007 e 4° Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo.


FICHA TÉCNICA

 

Concepção Geral, Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi

Elenco: Aldiane Dela Costa,  João Andreazzi, João Pirahy,  Mariana Mantovani,  Ricardo Silva e Tiago Teles Textos: Conde de Lautréamont Assessoria Poética Dramatúrgica e Tradução da Obra do Conde de Lautréamont: Claudio Willer Adaptações e novos textos: Claudio Willer e Cia. Corpos Nômades Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini, Bernhard Gal e Arco DuoMontagem Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Iluminação, figurino e produção: Cia. Corpos Nômades


SERVIÇO

Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio

O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP

Tel. 011-32373224 - www.ciacorposnomades.art.br

Estreia 20 de Março, até 26 de abril de 2009.

Temporada: Sextas e sábados 21h Domingos 20h30

Recomendação: 16 anos Lotação: 70 lugares  Ingressos: gratuitos 


Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770 / 9126 0425

www.canalaberto.com.br










São Paulo: ESTRÉIA do HOTEL LAUTRÉAMONT - OS BRUSCOS BURACOS DO SILÊNCIO


Cia. Corpos Nômades"  
ciacorposnomades@gmail.com 

e s c r e v e u




PROGRAMAÇÃO

O Lugar Cia. Corpos Nômades, núcleo artístico da Cooperativa Paulista de Teatro,  que atualmente conta com o 4informa a programação de eventos, cursos e workshops que envolvem conceitos e procedimentos do corpo nas artes cênicas contemporâneas.

Estréia do  espetáculo contemplado  no 4º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo.

20/03/2009 - sexta às 21h00 - temporada com entrada franca

Hotel Lautréamont
Os Bruscos Buracos Do Silêncio



foto Lenise Pinheiro

Novo espetáculo da Cia Corpos Nômades é inspirado em obra do Conde de Lautréamont

Dia 20 de Março, às 21h, em sua sede localizada na Rua Augusta 325 – Centro, a Cia Corpos Nômades estreia o espetáculo contemplado pelo 4º Programa Municipal de Fomento à Dança “Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio”, com coreografia e direção de João Andreazzi.

João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.

A corporeidade e a vocalidade da Cia. Corpos Nômades prestam-se para alargar o conceito de coreodramaturgrafia; a coreografia e a dramaturgia utilizam-se dos  corpos dos intérpretes e dos objetos cênicos para orquestrarem e ressoarem  toda a poética lautreamontiana.  A criação do espetáculo foi instigada e alimentada pelo tradutor das obras do Conde de Lautréamont, o poeta e ensaísta Claudio Willer: esse foi um encontro de inteligências malditas abençoando todo o processo investigativo.    Esse procedimento, como foi o caso da parceria com a dramaturga Marici Salomão para a criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, dá continuidade à investigação cênica, avançando na interação do corpo com o espaço total – com o que fica abaixo da pele e com o que se estende além dela.

João Andreazzi

Em cena, dirigidos por João Andreazzi, seis intérpretes divididos em solos, duos, trios, e quartetos que unem elementos da dança contemporânea com outras artes, como a música eletrônica, teatro e vídeo-arte, intensificando e ampliando as possibilidades do corpo na cena. Complementa o trabalho a parceria com o tradutor da obra Claudio Willer, possibilitando um maior entendimento e desenvolvimento da dramaturgia no corpo, do corpo e para o corpo.

No lugar de uma impossível transposição literal das narrativas de Lautréamont, Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma montagem de fragmentos, detalhes sugestivos, impressões provocadas por passagens do texto por sua gama de sugestões visuais e sonoras e, especialmente, corporais.

A obra pode ser lida como apresentação do mundo onde tudo pode ser outra coisa: uma epopéia da metamorfose, especialmente da transformação dos corpos. Daí seu bestiário, que tanto impressionou aos surrealistas: o homem-peixe, o piolho gigante, os adolescentes-tarântulas, dragões, a bruxa transformada em bola de esterco, o escaravelho gigante, o homem com cabeça de pelicano, o arcanjo-caranguejo, o Deus-rinoceronte. Essas transformações simbolizam a liberdade absoluta, através da capacidade de ultrapassar as barreiras do corpo físico. Por isso, é mutante também o protagonista, o próprio Maldoror, ora jovem, ora de cabelos brancos, transformado em águia para combater a esperança, polvo para lutar com Deus, porco em seu sonho da felicidade perfeita, coisa informe, misturada à natureza, objeto de identidade indefinida

Os integrantes da Cia. Corpos Nômades vão se metamorfoseando diante do público, criando, por sua vez, novos corpos, ou os mesmos corpos, mas sempre multiplicando suas possibilidades expressivas.

Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma criação que se processa através de ressonâncias, de sensibilidade para sensibilidade, passando dos trechos e conteúdos da obra de Lautréamont - especialmente a experiência de sentir-se um estranho no mundo, um hóspede neste nosso insólito "hotel" terreno - para os espaços cênicos, e destes para o espectador, assim convidando-o à recriação, à cumplicidade e participação. É um convite ao público, para que este mobilize sua imaginação, e se torne co-autor dessa obra em processo, em permanente movimento - simbolizado pela imagem da ratoeira perpétua - que o autor de Os Cantos de Maldoror pôs em marcha.

Claudio Willer


FICHA TÉCNICA
Concepção Geral, Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi

Elenco: Aldiane Dela Costa,  João Andreazzi, João Pirahy,  Mariana Mantovani,  Ricardo Silva e Tiago Teles Textos: Conde de LautréamontAssessoria Poética Dramatúrgica e Tradução da Obra do Conde de Lautréamont: Claudio Willer Adaptações e novos textos: Claudio Willer e Cia. Corpos Nômades Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini, Bernhard Gal e Arco Duo Montagem Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Iluminação, figurino e produção: Cia. Corpos Nômades

SERVIÇO
Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio

O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP

Tel. 011-32373224 - www.ciacorposnomades.art.br

Estréia 20 de Março, até 26 de abril de 2009 (gratuito).

Temporada: Sextas e sábados 21h Domingos 20h30

Recomendação: 16 anos Lotação: 70 lugares  Ingressos: gratuitos



AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
CORPO/INTÉRPRETE

NOVOS HORÁRIOS ÀS TERÇAS E QUINTAS!

com  integrantes da Cia. Corpos Nômades (Ricardo Silva, Mariana Mantovani e João Pirahy) sob orientação de João Andreazzi.

Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.

Terça e quinta, das 10h30 às 12h00
Quarta e Sexta das 10h30 às 12h00

Desconto de 20 %  para classe artística e estudante. Maiores informações favor entrar em contato ou  no site da Companhia.


AULAS DE HATHA YÓGA

Um método integral de equilíbrio e harmonização, que utiliza a prática de movimentos, a expansão da respiração, a concentração e o relaxamento.

Horários: terças e quintas das 8h às 9h,  e sábados das 9h às 10h30.

Investimento: R$70,00 duas vezes por semana e R$50,00 uma vez por semana.

Coordenação Aldiane Dala Costa.


EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Fotos de LENISE PINHEIRO do ensaio do novo espetáculo da CIA. CORPOS NÔMADES.








Confira a matéria e entrevistas com a Companhia no site da Cooperativa Paulista de Teatro:

http://www.cooperativadeteatro.com.br/newsDetails.do?id=641


O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325  - CEP- 01305-000

telefone-05511-32373224





Santos-SP: Fronteiras Móveis


SESC Santos 

Fronteiras Móveis



Dia(s) 18/03 

Quarta, às 21h.



O espetáculo discute a instabilidade, o medo e a insegurança no mundo contemporâneo sob a perspectiva do corpo. Em cena, os intérpretes lidam com a questão do autocontrole e com as fronteiras entre real e imaginário e visível e invisível. Contemplado com o APCA de Criação em Dança, selecionado pelo PROAC Estadual de Cultura, em 2008.


Com o Núcleo Artérias. Coreografia de Adriana Grechi.


Teatro.


Não recomendado para menores de 14 anos


R$ 4,00

[inteira]

R$ 2,00

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino]

R$ 1,00

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]




saiba mais

SESC



Ribeirão Preto-SP: CORPO, IMAGEM E AÇÃO


SESC Ribeirão Preto 


CORPO, IMAGEM E AÇÃO



Dia(s) 24/03  

Terça, às 20h30  


Workshop com a coordenação de Letícia Sekito.


Os participantes experimentarão algumas estratégias de criação que foram utilizadas no decorrer do processo de criação do solo “E eu disse:” em que há um interesse em descobrir a plasticidade e a possibilidade do corpo transitar por estados de identidade diferenciados. Como construir esse corpo-imagem em movimento? Quais ações ou situações físicas podem caracterizar cada estado de identidade? Como podemos escolher as relações entre a intenção, a imagem e a ação do corpo com intensidades diferenciadas?


Este workshop é destinado a pessoas que se interessam em trabalhar seu corpo na dança com autonomia e curiosidade criativa.


Sala de atividades.


Vagas limitadas.


Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.


Não recomendado para menores de 16 anos


Grátis



 saiba mais

  SESC



Santos-SP: Dança e Vídeo


SESC Santos 

Dança e Vídeo



Dia(s) 19/03 

Quinta, às 19h.


A oficina aborda os conceitos e práticas do espetáculo 'Fronteiras Móveis'.


Com a coreógrafa Adriana Grechi e o videoartista Rodrigo Gontijo.


Para estudantes, pesquisadores e profissionais de dança e vídeo.


Palco do Teatro.


Não recomendado para menores de 16 anos


Grátis

Inscrições limitadas na Central de Atendimento.



saiba mais  

SESC   



São Paulo: Aulas de Bollywood no Estúdio Beladança


Shaide
Estúdio Beladança SP
beladanca@grupos.com.br

e s c r e v e u



clique na imagem para
a m p l i a r