DIADEMA ABRE PROCESSO DE SELEÇÃO DOS OFICINEIROS PARA O ANO DE 2010
A Secretaria de Cultura de Diadema propõe como linha diretriz nesta gestão, o DIREITO A DIVERSIDADE CULTURAL, entendido como a valorização da pluralidade de fazeres, expressões e universos simbólicos de todos os cidadãos desta cidade, garantidos nas possibilidades de formação e difusão expressas nos programas e ações deste serviço público.
Por isso, a Secretaria de Cultura de Diadema, através das entidades: Associação Brasileira de Dança, Associação Artes Visuais de Diadema, Associação Musical de Diadema Associação Cultural e Educacional Tápias Voadores e Zulu Nation Brasil, abre inscrições para o processo de seleção de oficineiros para as áreas da cultura no campo do(a)(s)):
Artes Visuais: desenho, cerâmica, escultura, história em quadrinhos, xilogravura, pintura, arte pública, cenografia, artes gráficas/ serigrafia;
Audiovisual: Iniciação de cinema e vídeo, estética de cinema e vídeo, fotografia, vídeo clip, cineclube, animação;
Comunicação: rádio, imprensa alternativa, fanzine, marketing cultural, dublagem, oratória e locução, leitura dramática;
Artes Cênicas: teatro interpretação, teatro direção, teatro mímica, teatro manipulação de bonecos, teatro clown (palhaços), técnicas de circo, dança contemporânea, ballet clássico, dança moderna, dança de salão, danças étnicas, dança populares (Brasil), dança para portadores de necessidades especiais, iluminação, maquiagem teatral;
Cultura Digital: fotografia digital, construção de blogs e sites, inclusão digital, software livre, fotografia e vídeo no celular, comunicação visual, música eletrônica;
Artes Integradas: performances, RPG, design e moda, múltiplas linguagens;
Cultura Popular: festas regionais, arte culinária, artesanato, tradições orais, cordel;
Cultura de Rua: Hip hop e seus elementos, discotecagem, muralismo, sicker, teatro de rua, street dance;
Música: iniciação musical, canto coral, instrumentos, construção de instrumentos, percussão, discotecagem;
Inclusão Para Necessidades Especiais: braile, libras; inclusão através da arte;
Cultura de Paz: direitos humanos, cidadania;
Memória e Patrimônio: fotografia e memória, história oral, vídeo documento, conservação de documentos;
Humanidades e Literatura: poesia, crítica, história da arte, criação de histórias, mediação de leitura, filosofia;
Meio ambiente e Cultura: criação e reciclagem, paisagismo, práticas sustentáveis;
DA INSCRIÇÃO
Os interessados deverão se inscrever na Secretaria de Cultura (Serviço de Formação) do município, no período de 3 de fevereiro a 30 de junho de 2010, em horário comercial.
No ato da inscrição os candidatos devem entregar:
02 cópias do currículo (1ª folha com os dados pessoais – nome/ endereço/ telefone/e-mail/ CPF/ RG/ se possui ISS no município. A partir da 2ª folha síntese da experiência profissional).
02 cópias do projeto de trabalho / oficina.
A Secretaria de Cultura não realizará inscrições via internet, não devolverá o material entregue e não aceitará documentos originais. O candidato receberá um protocolo no ato da inscrição. Inscrições feita pelo correio serão aceitas e terão validade somente com o protocolo emitido pelo Serviço de Formação da SEC, que serão encaminhados para o endereço eletrônico do candidato. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante autorização por escrito do oficineiro.
DO PROJETO
As oficinas terão duração variada, partindo de formatos de workshops, oficinas curtas e cursos. Porém, projetos com duração superior a três meses deverão ser estruturados em blocos (com períodos máximos de três meses). A contratação se efetivará para o 1º bloco, os subseqüentes só ocorrerão se houver análise favorável à continuidade do projeto, ao término de cada bloco.
Os projetos deverão conter: área de atuação, modalidade, justificativa, objetivo, metodologia, público alvo, faixa etária, metas quanto ao resultado esperado e o cronograma de execução para o alcance dessas metas. Apresentar ainda uma lista de materiais necessários para a realização da proposta.
A avaliação dos projetos consistirá na análise de resultados quanto as metas estabelecidas.
Todas as oficinas/cursos devem apresentar uma mostra do resultado, a ser socializado com a comunidade.
DO PERÍODO DAS OFICINAS
As oficinas de formação cultural ocorrerão de março a novembro de 2010. Os projetos podem ter diferentes cargas horárias e ocorrer em qualquer período dentro desses meses, para assegurar o atendimento das necessidades e demandas da formação cultural dos munícipes.
VALOR
O valor bruto da hora/aula é de R$ 30,00 ( trinta reais).
DA SELEÇÃO
Serão selecionados os projetos que melhor atendam às necessidades das linhas formativas da Secretaria de Cultura e dos equipamentos culturais da cidade, dentro de um diagnóstico dos múltiplos interesses e identidades culturais da população.
Em caso de ausência de propostas para oficina em alguma área, o Serviço de Formação procederá ao convite a oficineiros para atender a necessidade específica, não observando a relação de inscritos selecionados neste edital.
A comissão de seleção será constituída por membros da Secretaria de Cultura, dos Centros Culturais e das Associações contratantes.
Os selecionados estarão disponíveis para consulta no Serviço de Formação da Sec. da Cultura e as contratações ocorrerão conforme as necessidades do centros culturais. A lista dos primeiros selecionados será divulgada ainda no mês de fevereiro, uma vez que as atividades do semestre terão início em de março de 2010.
Os contratos serão gerenciados - quanto a seleção, acompanhamento e avaliação – pelo Serviço de Formação / Secretaria de Cultura, na Rua Guaricica, 45, 1º andar, Vila São José – Diadema(SP) CEP 09950-540 – fones: 4072 9338/ 4072 9332 – fax 4072 9324 –
e-mail cultura.formacao@diadema.sp.gov.br.