segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Arquivo do frevo e 7x7 :: Frevo archives and 7x7


escreveu

Olá,

Esta semana, o www.idanca.net traz o quarto texto da série 7×7, que vem trazendo análises de jovens artistas sobre trabalhos de outros jovens artistas. O artigo que está no ar é de autoria de Arthur Moreau, que escreve sobre ATP, de Tamara Cubas. Confira!

Como o carnaval se aproxima, aproveitamos para falar de frevo com uma reportagem que trata da importância da documentação em dança. No Recife, Valéria Vicente lança um livro sobre as transformações do ritmo pernambucano na década de 90; e em São Paulo, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira estão digitalizando o acervo de vídeos do Balé Popular do Recife. Entre lá e veja o que eles disseram para nós.

Depois de ler a reportagem, aproveite para ter uma prova do que já está no ar sobre o Balé Popular do Recife na galeria que o idança preparou! São registros importantíssimos para a história do frevo.

Em notícias: o festival Panorama de Dança é um dos finalistas do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, as estreias da semana, oficinas e muito mais!

Esta semana sorteamos um par de convites via twitter para o espetáculo de Helena Vieira no Rio de Janeiro. Se você ainda não está nos seguindo, entre logo emwww.twitter.com/deu_no_idanca para aproveitar as promoções! Não esqueça que estamos também no Facebook, Orkut e no www.movimento.org.

Boa leitura!

::

Hello,

This week, www.idanca.net brings the fourth text of the 7×7 series, which has been bringing the analysis of young artists about the work of other young artists. This article was written by Arthur Moreau about Tamara Cubas’ ATP. Check it out!

With Carnival approaching, we took the opportunity to talk about frevo, a traditional dance style from Pernambuco, in a report about the importance of documentation in dance. In Recife, Valéria Vicente releases a book about the transformations the rhythm underwent in the 90’s; and in São Paulo, Ângelo Madureira and Ana Catarina Vieira are digitalizing the video collection of Balé Popular do Recife. Go there and find out what they had to say.

After reading the report, take the chance to see images of Balé Popular do Recife in the gallery idança prepared! There are very important records of frevo’s history.

Have a nice reading!





São Paulo: Programação Janeiro e Fevereiro no Teatro Cacilda Becker: Deadly


Edicléia Plácido Soares
escreveu


Encaminhamos nossa programação de Janeiro e Fevereiro de 2010
e desejamos a você um novo ano ESPETACULAR!
 
TEATRO CACILDA BECKER
Prefeitura de São Paulo
Rua Tito, 295. Vila Romana. São Paulo SP
11 3864-4513
 





clique para ampliar

Montevideo-UY: febrero en casarrodante


Lucía Valeta
escreveu


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
FEBRERO  en taller de danza y creación casarrodante
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
        adjuntamos info de

        Nuevo grupo! Estiramientos de meridianos
           clase abierta
, martes 2 de febrero 10 hs.
        d
ocente: Pola Ferrari
 
 
y en los horarios que enviamos anteriormente faltaba anunciar que
comienza en febrero también el grupo de danza de Vera los  lunes y miércoles de 20 a 21.30 hs.
 
los esperamos!
 
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Danza principantes: lunes y miércoles / 10 a 11:30 - Tamara Gómez

Danza intermendios: martes y jueves / 10 a 11:30 - Vera Garat
                                lunes y miércoles / 20 a 21:30 - Vera Garat
                              
  
                                    viernes / 15 a 16:30 - Tamara Gómez
 

Pilates : martes y jueves / 18 a 19:30 - Vera Garat

Yoga: lunes y miercoles / 18 a 19:30 -Tamara Gómez
          viernes / 10 a 12 - Rudra
 
Estiramientos de meridianos: martes  y jueves / 10 a 11:15 - Pola Ferrari (polaferrari@gmail.com)
 

Taller intensivo de Contact Improvisation: sábado 20 y domingo 21.
Andrea Fernández (B.A.) Mariana Casares y Ruth Ferrari

Taller Esferokinesis: sábado 27.
Leticia Falkin y Laura Pirotto
(se adjunta info.)
 
 
a partir de marzo: movimiento para embarazadas
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 




Diadema-SP: PROCESSO DE SELEÇÃO DOS OFICINEIROS PARA O ANO DE 2010


Hellen Sheila Alvarenga
escreveu


DIADEMA ABRE PROCESSO DE SELEÇÃO DOS OFICINEIROS PARA O ANO DE 2010

 

                A Secretaria de Cultura de Diadema propõe como linha diretriz nesta gestão, o DIREITO A DIVERSIDADE CULTURAL, entendido como a valorização da pluralidade de fazeres, expressões e universos simbólicos de todos os cidadãos desta cidade, garantidos nas possibilidades de formação e difusão expressas nos programas e ações deste serviço público.

                Por isso, a Secretaria de Cultura de Diadema, através das entidades: Associação Brasileira de Dança, Associação Artes Visuais de Diadema, Associação Musical de Diadema Associação Cultural e Educacional Tápias Voadores e Zulu Nation Brasil, abre inscrições para o processo de seleção de oficineiros para as áreas da cultura no campo do(a)(s)):

 

Artes Visuais: desenho, cerâmica, escultura, história em quadrinhos, xilogravura, pintura, arte pública, cenografia, artes gráficas/ serigrafia;

 

 Audiovisual: Iniciação de cinema e vídeo, estética de cinema e vídeo, fotografia, vídeo clip, cineclube, animação;

 

Comunicação: rádio, imprensa alternativa, fanzine, marketing cultural, dublagem, oratória e locução, leitura dramática;

 

Artes Cênicas: teatro interpretação, teatro direção, teatro mímica, teatro manipulação de bonecos, teatro clown (palhaços), técnicas de circo, dança contemporânea, ballet clássico, dança moderna, dança de salão, danças étnicas, dança populares (Brasil), dança para portadores de necessidades especiais, iluminação, maquiagem teatral;

 

Cultura Digital: fotografia digital, construção de blogs e sites, inclusão digital, software livre, fotografia e vídeo no celular, comunicação visual, música eletrônica;

 

Artes Integradas: performances, RPG, design e moda, múltiplas linguagens;

 

Cultura Popular: festas regionais, arte culinária, artesanato, tradições orais, cordel;

 

Cultura de Rua: Hip hop e seus elementos, discotecagem, muralismo, sicker, teatro de rua, street dance;

 

Música: iniciação musical, canto coral, instrumentos, construção de instrumentos, percussão, discotecagem;

 

Inclusão Para Necessidades Especiais: braile, libras; inclusão através da arte;

 

Cultura de Paz: direitos humanos, cidadania;

 

Memória e Patrimônio: fotografia e memória, história oral, vídeo documento, conservação de documentos;

 

Humanidades e Literatura: poesia, crítica, história da arte, criação de histórias, mediação de leitura, filosofia; 

 

Meio ambiente e Cultura: criação e reciclagem, paisagismo, práticas sustentáveis;

 

 

 

 

 

 

DA INSCRIÇÃO

                Os interessados deverão se inscrever na Secretaria de Cultura (Serviço de Formação) do município, no período de 3 de fevereiro a 30 de junho de 2010, em horário comercial.

                No ato da inscrição os candidatos devem entregar:

02 cópias do currículo (1ª folha com os dados pessoais – nome/ endereço/ telefone/e-mail/ CPF/ RG/ se possui ISS no município. A partir da 2ª folha síntese da experiência profissional).

02 cópias do projeto de trabalho / oficina.

                A Secretaria de Cultura não realizará inscrições via internet, não devolverá o material entregue e não aceitará documentos originais. O candidato receberá um protocolo no ato da inscrição. Inscrições feita pelo correio serão aceitas e terão validade somente com o protocolo emitido pelo Serviço de Formação da SEC, que serão encaminhados para o endereço eletrônico do candidato. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante autorização por escrito do oficineiro.

 

DO PROJETO

                As oficinas terão duração variada, partindo de formatos de workshops, oficinas curtas e cursos. Porém, projetos com duração superior a três meses deverão ser estruturados  em blocos (com períodos máximos de três meses). A contratação se efetivará para o 1º bloco, os subseqüentes só ocorrerão se houver análise favorável à continuidade do projeto, ao término de cada bloco.

                Os projetos deverão conter: área de atuação, modalidade, justificativa, objetivo, metodologia, público alvo, faixa etária, metas quanto ao resultado esperado e o cronograma de execução para o alcance dessas metas. Apresentar ainda uma lista de materiais necessários para a realização da proposta.

                A avaliação dos projetos consistirá na análise de resultados quanto as metas estabelecidas.

                Todas as oficinas/cursos devem apresentar uma mostra do resultado, a ser socializado com a comunidade.

 

DO PERÍODO DAS OFICINAS

                As oficinas de formação cultural ocorrerão de março a novembro de 2010. Os projetos podem ter diferentes cargas horárias e ocorrer em qualquer período dentro desses meses, para assegurar o atendimento das necessidades e demandas da formação cultural dos munícipes.

 

VALOR

                O valor bruto da hora/aula é de R$ 30,00 ( trinta reais).

 

 DA SELEÇÃO

                Serão selecionados os projetos que melhor atendam às necessidades das linhas formativas  da Secretaria de Cultura e dos equipamentos culturais da cidade, dentro de um diagnóstico dos múltiplos  interesses e identidades culturais da população.

                Em caso de ausência de propostas para oficina em alguma área, o Serviço de Formação procederá ao convite a oficineiros para atender a necessidade específica, não observando a relação de inscritos selecionados neste edital.

                A comissão de seleção será constituída por membros da Secretaria de Cultura, dos Centros Culturais e das Associações contratantes.

                Os selecionados estarão disponíveis para consulta no Serviço de Formação da Sec. da Cultura e as contratações ocorrerão conforme as necessidades do centros culturais.  A lista dos primeiros selecionados será divulgada ainda no mês de fevereiro, uma vez que as atividades do semestre terão início em de março de 2010.

                               Os contratos serão gerenciados - quanto a seleção, acompanhamento e avaliação – pelo Serviço de Formação / Secretaria de Cultura, na Rua Guaricica, 45, 1º andar, Vila São José – Diadema(SP) CEP 09950-540 – fones: 4072 9338/ 4072 9332 – fax 4072 9324 –

e-mail  cultura.formacao@diadema.sp.gov.br.



CPT: INFORME nº 12/ 2010


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
escreveu


PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO À DANÇA

De 3 a 26 de fevereiro, estão abertas as inscrições para a VIII edição do Programa Municipal de Fomento à Dança. Para ter acesso a minuta, clique aqui e aqui.


PROCESSO SELETIVO PARA DIRETORES

Até o dia 19 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o processoseletivo de diretores de espetáculo para o Programa Fábricas de Cultura - Projeto Espetáculo. Os currículos deverão ser enviados parafabricasdecultura@assaoc.org.br, preenchendo o campo “Assunto” com a palavra “diretor”. Para ter acesso ao edital, clique aqui.


ESTÁGIO REMUNERADO*

- A Cia. dos Insights está abrindo vaga para estágio remunerado na área de preparação corporal, para a peça "Aboio - Conto de Amor", inspirada em "O Segredo de Brokeback Montain", com direção de Mauricio Lencasttre. Os interessados devem enviar currículo para:ciadosinsights@uol.com.br.

- Estagiário para Núcleo de Artes Cênicas do SESI Osasco – Urgente. Vaga de estagiário da área de humanas a partir do 3º semestre. Carga horária de 30 horas semanais. Bolsa estágio. Pessoa dinâmica e versátil para trabalhar com a 3ª Idade. Enviar currículo para:nacosasco@sesisp.org.br.

* INFORME-SE MELHOR SOBRE AS CONDIÇÕES DOS PROJETOS. A COOPERATIVA ESTÁ APENAS DIVULGANDO AS VAGAS E NÃO É RESPONSÁVEL PELAS MESMAS.


São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: segunda-feira 15.02


Adriana Reis
escreveu

- segunda-feira, 15 de fevereiro

21:30 às 23:30 - Prática de Tango - Espaço Lotus Vila Madalena

Quando: seg, 15 de fevereiro

Onde: Espaço Lotus Vila Madalena (mapa)

Descrição: Prática de Tango Segundas-Feiras - 21:30 às 23:30 hrs Organização : Moises Murad Espaço Lotus Vila Madalena - Lotus Dança Rua: Mourato Coelho, 1487/ 1489 Vila Madalena Tel: 2532.2338/ 3032.3604 www.lotusvilamadalena.yolasite.com

mais detalhes»  copiar para minha agenda



Mais informações: http://www.mundodotango.com.br