quarta-feira, 18 de março de 2009

São Paulo: Cia. Borelli: retrospectiva na Galeria Olido



Cia. Borelli faz retrospectiva de trabalhos na Galeria Olido

Entre os dias 19 e 29 deste mês, a Cia. Borelli de Dança reapresenta três espetáculos emblemáticos de seu repertório: Jardim Tântalo, Senhor dos Anjos e Bent, o Canto Preso

A partir do próximo dia 19, a Cia. Borelli de Dança ganha, na Galeria Olido, uma retrospectiva dos principais trabalhos desenvolvidos nos últimos anos para o gênero de dança contemporânea.

A iniciativa faz parte do projeto Cantos Malditos, contemplado pelo Programa Municipal de Fomentos a Dança, em 2008, que realizará a releitura de três criações originais da Cia Borelli: Jardim Tântalo, Senhor dos Anjos e Bent, o Canto Preso.

Além de figurar entre os melhores trabalhos do grupo, as três coreografias da mostra foram inspiradas em autores, personalidades e temas considerados “malditos”. Senhor dos Anjos transporta a vida e obra do poeta Augusto dos Anjos para a linguagem da dança, enquanto Jardim de Tântalo reflete sobre a insanidade e a segregação social. Por último, Bent, o Canto Preso aborda a homossexualidade e a liberdade, ambos vivenciados por prisioneiros de um campo de concentração nazista.

Com direção e coreografia de Sandro Borelli, os espetáculos contarão com a presença especial dos bailarinos Roberto Alencar (convidado), Daniella Rocco e Edson Calheiros.

Serviço:

Galeria Olido. Sala Paissandu.

Avenida São João, 473. Centro.

Tel. 3397-0173.

16 anos.

GRÁTIS


PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

JARDIM DE TÂNTALO
A coreografia trata do universo da insanidade mental, no qual as noções do tempo e espaço são mostradas completamente alteradas e o real se confunde com a imaginação. 
/ Dias 19 e 20, 20h

BENT, O CANTO PRESO
Nazismo, homoerotismo e liberdade vivenciados por prisioneiros de um campo de concentração alemão. Inspirado em peça homônima de Martin Sherman. 
/ Dia 21, 20h. Dia 22, 19h

SENHOR DOS ANJOS
Transposição para a linguagem coreográfica da vida e da obra do poeta Augusto dos Anjos (1884-1914), procurando remeter aos demônios pessoais do escritor, que tem a morte como tema recorrente.  
/ De 26 a 28, 20h. Dia 29, 19h



São Paulo: Workshop de Tango


TANGO CLUB  
tangoclub1@gmail.com   
 e s c r e v e u


Grande Workshop de Tango
Com profissionais Argentinos
Sábado, 21 de março
Tango Salão
Roberto Zuncarino & Maria Bianca
Iniciantes - das 13:30 às 15:00
Intermediários e Avançados – das 16:30 às 18:00


TANGO SHOW
Silvio La Via & Trinidad Garbo
Intermediários e Avançados – das 15:00 às 16:30

Preço: $50,00 (individual)

Local:
Memorial da América Latina
Palco do Teatro Simón Bolívar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664,

Silvio La Via
( Consagrado dançarino professor de Tango Show )
Da Milonga Gricel de Buenos Aires

Os profissionais do Workshop participarão do Grande espetáculo
dias, 20, 21 e 22 no Memorial da América Latina

Realy Eventos e Produções Ltda

Inscrições e Informações:
11-3289-8502 / 11-8772-6554

-- 
MC Promoções
Moacir Castilho
11-3289-8502



Quito-Equador: HOY GRAN CLAUSURA DEL VII FESTIVAL INTERNACIONAL MUJERES EN LA DANZA


Casa de la Danza    
 e s c r e v e u


HOY ES LA CLAUSURA DE LA GRAN FIESTA NACIONAL
EL VII FESTIVAL INTERNACIONAL MUJERES EN LA DANZA 2009
LES ESPERAMOS!!!!!!!!
 
CROACIA (LIBERDANCE)   Y    CUBA (BALLET NACIONAL DE CUBA)
JUNTOS   EN EL TEATRO NACIONAL DE LA CASA DE LA CULTURA  8 PM
ENTRADA MINIMA SUGERIDA $3
 
CHILE    (IKO LEE ROJAS)      TEATRO PROMETEO CCE      6 PM
ENTRADA MINIMA SUGERIDA $1
 
POR LA VIDA Y POR LA PAZ  VIVAMOS EL FESTIVAL!!!!!!


São Paulo: Semana de aulas abertas


Adriana Grechi
adriana@estudionave.com
e s c r e v e u 





SEMANA DE AULAS ABERTAS (GRATUITAS): DE 23 A 27 DE MARÇO

O estúdio Nave é voltado à prática, ensino e pesquisa de artes do corpo e do movimento. O estúdio promove cursos regulares, oficinas, apresentações, projetos de dança e é também sede do Núcleo Artérias. A programação é direcionada a todos que procuram exercitar e desenvolver seu potencial físico/criativo. A equipe de educadores é formada por profissionais atuantes na cena contemporânea.

 

Segunda

Dança Contemporânea com Ana Guasque 14-15h30

Composição na Improvisação com Lívia Seixas 15h30-17h30

Pilates com Tatiana Melitello 19h-20h

 

Terça

Pilates com Karina Ka 12h30-13h30

Dança Moderna/Martha Graham com Gaby Imparato 14h-16h

Pilates com Gabriele Gehrke 17h30-18h30

Pilates com Tatiana Melitello 20h-21h

 

Quarta

Pilates com Karina Ka 18h-19h

Pilates com Tatiana Melitello 19h-20h

 

Quinta

Pilates com Karina Ka 12h30-13h30

Nova Dança com Tatiana Melitello 16h-17h30

Pilates com Gabriele Gehrke 17h30-18h30

 

Sexta

Dança Clássica para crianças com Paula Grinover 9h-10h

Dança Clássica com Paula Grinover 10h-11h30

Corpo Presente com Fernanda D´Umbra 11h30-13h30

 

Inscrições: Estúdio Nave - R. Luis Anhaia, 47 (travessa da Wisard, paralela a Mourato Coelho). Vila Madalena. SP.

Tel: (11) 3032 3497  contato@estudionave.com  www.estudionave.com


Curitiba-PR: Borbulho


h a g a h
escreveu


Borbulho - Festival de Curitiba



Em um cenário futurista, criaturas movimentam-se de uma maneira nova e estranha. Aos poucos, sentimentos vão ganhando forma conforme os seres imaginários evoluem neste planeta.

Borbulho traz uma leitura da dança contemporânea. Num lugar em formação, animais desconhecidos caminham, se alimentam, dormem, brincam. Os seres em cena refletem o desejo e a capacidade de adaptação e levantam questões sociais e ambientais.

A ausência de diálogos, a manipulação de corpos e a técnica de se movimentar com o peso do corpo projetado para o chão torna o espetáculo acessível também às crianças. 

Ficha Técnica
Curitiba / Nova Iorque
Sapateado: Flavia Costa
Diretora de ensaio: Cintia Kunnifas 
Assistente de ensaios: Juliana Zulenski


Cenografia

Janaina Tschape

Coreografia

Rosane Chamecki, Flavia Mattos, Israel Becker, Mariana Batista, Juliana Zulenski, Ricardo Marinelli, Elizabeth Finger, Maria Hassabi, Cristina Latici e Andrea Lerner

Direção

Rosane Chamecki e Andrea Lerner

Elenco

Mariana Batista, Ricardo Marinelli, Elizabeth Finger, Flavia Mattos e Israel Becker

Figurinos

Janaina Tschape

Iluminação

Concepção de Lap-Chi Chu e adaptado por Nadia Luciani

Trilha Sonora

DJ Dolores e ChicoCorrea

Duração

60 minutos



Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Rua Quinze de Novembro, s/n°
Centro - Curitiba


Horário(s):

De 20/03 a 22/03/2009

Sexta, sábado e domingo, às 21h


Preço(s):

R$ 40 e R$ 20


Onde comprar:

A partir do dia 19 de fevereiro no Quiosque do Shopping Mueller - Piso Cinemas



saiba mais 


São Paulo: O Animal Mais Forte do Mundo


Acácio Morais'd
acacio@nacom.com.br
e s c r e v e u 




O Animal Mais Forte do Mundo: nova obra de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira estréia em março no teatro do Sesc Vila Mariana

 

A dupla de pesquisadores, coreógrafos e bailarinos apresenta nos dias 27, 28 e 29 de março a segunda parte da trilogia que teve início em 2008 com O Nome Científico da Formiga

 

O processo de pesquisa de linguagem de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira permanece o mesmo e cada obra da trilogia, como O Animal Mais Forte do Mundo, tem características próprias. Desta vez, foram reunidas 1800 fotos de todos os processos de criação que resultaram nas obras anteriores do repertório da dupla. São imagens deSomtir (2003), Outras Formas (2004), Como? (2005) e Clandestino (2006), que foram reformuladas com a proposta de reciclar os materiais originais dessas coreografias em uma nova colagem.

 

O Animal Mais Forte do Mundo tem como proposta questionar o lugar do forte e da força da sobrevivência. Além disso, que força é essa e qual é o animal mais forte do mundo? Tais questões são pontuadas de forma sutil ao longo do espetáculo, que busca dar mais visibilidade às danças da cultura popular. “Há uma brincadeira intencional de esconde e aparece que está presente na coreografia, no figurino e na trilha”, comenta Ana Catarina.

 

Viabilizado através do Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo e pelo Sesc São Paulo, o espetáculo teve aprofundado o estudo com fotografias e focou a exploração dos volumes para os movimentos. "Nesse sentido foi indispensável ter um elenco. Realizamos um processo minucioso, pois nosso interesse maior era o de trabalhar com a mestiçagem e reunir artistas com diferentes formações. Sentimos que era o momento de testar a linguagem que estamos desenvolvendo em outros corpos”, explicam Ângelo e Ana Catarina, que dividem o palco com os bailarinos Ana Noronha, Luiz Anastácio, Carolina Coelho e Eduardo Fukushima.

 

Quem assina a iluminação e os figurinos é Juliana Augusta Vieira, que vem aprimorando os seus projetos de iluminação cenográfica para dança. Quanto aos figurinos, Juliana desenvolveu juntamente com a montagem do espetáculo. A utilização da cor branca em O Nome Científico da Formiga – a primeira parte dessa trilogia, que estreou em junho de 2008 – sofreu transformações com a passagem do tempo e a natureza das situações vivenciadas a cada coreografia. A direção é de Fernando Faro, criador e diretor de programas como MPB Especial e Ensaio da TV Cultura, e de artistas como Paulinho da Viola, Chico Buarque, Milton Nascimento, Martinho da Vila e João Gilberto, entre outros.

 

Após a estréia no Sesc Vila Mariana, O Animal Mais Forte do Mundo faz temporada paulistana de 15 apresentações divididas entre a Galeria Olido (Centro) e a Sala Crisantempo (Vila Madalena). Em seguida, a companhia segue turnê por 11 estados brasileiros através do projeto Palco Giratório do Sesc.

 

A montagem dessa obra contou com a patrocínio/realização da Secretaria Municipal de Cultura, DEC - Departamento de Expansão Cultural da Prefeitura de São Paulo, Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo e Sesc São Paulo. Os apoios são: Galeria Olido, Sala Crisantempo, TV Cultura e Cooperativa Paulista de Teatro.

 

 

SERVIÇO:

 

O Animal Mais Forte do Mundo

(Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo)

Estréia: 27 de março (sexta-feira), às 21h

Em cartaz: 28 (sábado, às 21h) e 29 (domingo, às 18h)

Duração do espetáculo: 60 minutos

Local: Teatro Sesc Vila Mariana

          Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana - São Paulo/SP

          Informações: (11) 5080-3000

 

 

TEMPORADA PAULISTANA:

 

Galeria Olido - Sala Paissandu

Avenida São João, 473 - Centro

Em cartaz: de 9 a 12 e de 16 a 19 de abril

Horário: quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingos, às 19h

Informações: (11) 3397-0170

 

Sala Crisantempo

Rua Fidalga, 521 - Vila Madalena

Em cartaz: de 23 a 26 de abril

Horário: quinta, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h

Informações: (11) 3819-2287

 

 


WORKSHOPS GRATUITOS:

 

Sesc Vila Mariana - Praça de Eventos

Dias: 21 e 22 de março

Horário: 17h30

Aberto ao público (não é necessário inscrição)

Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana

Tel: (11) 5080-3000

 

Espaço Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira

Dias: 16, 18, 23 e 25 de março

Horários: 19h (alunos iniciantes e público em geral) e 20h30 (profissionais e alunos intermediários e avançados)

Rua Luiz Murat, 400 - Vila Madalena

Tel: (11) 3812-0828

 

 

DIVULGAÇÃO:


Nicolau Amaral Comunicação

Contato: Acácio Morais´d

Tels: (11) 3032-6590 / 9452-9914

E-mail: acacio@nacom.com.br







São Paulo: ÂNGELO MADUREIRA E ANA CATARINA


SESC Vila Mariana

ÂNGELO MADUREIRA E ANA CATARINA



Dia(s) 21/03, 22/03 

Sábado e domingo, às 17h30



Vivência que expõe os fundamentos da dança contemporânea de forma didática e lúdica.

Praça de Eventos.

 

Não recomendado para menores de 12 anos


Grátis



 saiba mais

  SESC



notícias do idanca.net :: news at idanca.net


Idanca.net News
e s c r e v e u 





Olá!

Esta semana, o www.idanca.net está em clima de balanço. De um lado, o crítico de dança argentino Román Ghilotti apresenta um panorama geral de produções e festivais que tiveram espaço na cena argentina em 2008. No meio de tantos ‘hermanos’, a Cisne Negro Cia. de Dança e Marcela Levi mereceram destaque. Vale conferir.

Na outra ponta, o pesquisador Bergson Queiroz escreve sobre os 10 meses de atividades da São Paulo Companhia de Dança. Depois de um polêmico nascimento, ele ressalta os pontos positivos e o que ainda deve ser melhorado na companhia oficial de São Paulo. Leia e opine.

Esse início de 2009 também marca os 10 anos do projeto Solos de Dança no SESC, um dos principais eventos de dança do Rio de Janeiro. Com 32 artistas, esta edição celebra parcerias já consagradas durante duas semanas de apresentações. Em depoimento exclusivo em vídeo ao idança, a coreógrafa Ana Vitória fala sobre a data comemorativa.

E em notícias: saiba tudo sobre o edital para professor da UFV e sobre o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do MinC e muito mais.

E você, já está participando do movimiento.org?

Boa leitura!

Hello!

This week www.idanca.net is in a balancing atmosphere. On one side, Argentinan dance critic Román Ghilotti presents a general panorama of productions and festivals in the Argentinian scene in 2008. Among so many ‘hermanos’, Cisne Negro Cia. de Dança and Marcela Levi were highlighted.

On the other side, researcher Bergson Queiroz writes about the first 10 months of activities of São Paulo Companhia de Dança. After a controversial beginning, he highlights the positive aspects and what needs to improve in São Paulo’s official dance company. Read and write your opinion.

This year’s beginning also marks the 10th anniversary of the Solos de Dança SESC project, one of the main dance events in Rio de Janeiro. With 32 artists this edition celebrates already renowned partnerships during two weeks of performances. In an exclusive video interview for idança, choreographer Ana Vitória talks about the commemorative date.

In the new section: learn everything about the selection process for UFV professor and about MinC’s Exchange and Cultural Diffusion Program and a lot more.

And also, are you already part of movimiento.org?

Enjoy!