quarta-feira, 18 de março de 2009

CPT: INFORME nº 20/ 2009


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO  
 e s c r e v e u


INSCRIÇÕES DE GRUPOS ARTÍSTICOS NA VIRADA CULTURAL

Até o dia 20 de março, estão abertas as inscrições para projetos de espetáculos de rua a serem apresentados durante a Virada Cultural (dias 2 e 3 de maio). As apresentações, gratuitas, serão selecionadas para receber apoio da Secretaria de Cultura. Os espetáculos podem mobilizar teatro, música, artes circenses e outras disciplinas, e devem ser projetados para acontecer em local público, descoberto ou não, e portanto prever tipos diversos de interação com o público. Cada proponente pode apresentar um ou mais projetos, individualmente ou representando um grupo. O grupo deve ser representado por apenas uma pessoa. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição de grupos artísticos.


WORKSHOPS, OFICINAS E PALESTRAS GRATUITAS

1. A oficina "Fragmentos de Sabonete" é baseada em livro homônimo e em músicas do compositor e escritor Jorge Mautner. Através de exercícios físicos e vocais, ligados à conscientização e sensibilização corporal, expressão vocal, iniciação em Atuação Cênica (Prática Teatral) e em Canto Popular, os participantes da oficina construirão um espetáculo, a ser apresentado ao público, como resultado final do trabalho. Inscrições abertas para preenchimento de novas vagas. Voltada para adolescentes, a partir de 16 anos, e jovens interessados em Artes Cênicas e Música. Sem necessidade de experiência anterior com as linguagens artísticas. A oficina será às segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h. Inscrições pelo (11) 3828-2550. Local: Pontão do Kaos - Al. Nothmann, 1029, Campos Elíseos.

2. O Coletivo PIU (Pequenas Intervenções Urbanas), contemplado com o Prêmio “Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura” oferece oficina gratuita a interessados em discutir e atuar na cidade de São Paulo por meio de ações de
performance e intervenção urbana. A oficina terá a duração de três meses - de 24/3 a 26/5 - e os encontros acontecerão todas as terças-feiras, das 19h30 às 22h. As inscrições vão até 20 de março. No Ponto de Cultura da UMES, sede do Grupo Forte Casa Teatro (R. Rui Barbosa, 323, Bixiga - acesso Metrô Brigadeiro ou São Joaquim. Público-alvo: estudantes maiores de 14 anos e interessados em geral. Inscrição através do e-mail:emaildopiu@gmail.com, contendo dados pessoais (nome completo, idade, instituição de ensino, telefone e e-mail) e contando um pouco de porque você tem interesse em participar. Mais informações, acesse http://pipipiu.blogspot.com/

3. A Oficina de Mímica Corporal Dramática faz parte do projeto "Liberdade em Pindorama", e será realizada aos sábados, das 10h às 13h, a partir de 04 de abril. As inscrições já podem ser feitas. O público-alvo da atividade são artistas cênicos e demais interessados em treinamento e pesquisa corporal. Pré-matrícula, mais informações sobre a oficina e a técnica: 
www.mimicas.com e contato@mimicas.com. Local: Espaço Cultural Pyndorama - R. Turiaçu, 481, Perdizes. 

4. Em março e maio de 2009, o grupo de teatro II Trupe de Choque realizará uma série de seminários gratuitos em um de seus espaços de pesquisa. Os eventos fazem parte do projeto "Corpos Acumulados". No mês de março, ocorrerá dois seminários: um no dia 21, às 16h, com a participação de Iná Camargo Costa e Paulo Arantes, e outro no dia 28, às 16h, Edilson Cazeloto e Sérgio Amadeu da Silveira. 
Clique aqui e acesse a programação detalhada do projeto.

5. O Clã - Estúdio das Artes Cômicas apresenta nos meses de 
março, abril e maio uma série de eventos gratuitos - mesas redondas, aulas práticas e experimentações públicas - sobre o tema "Clowns, palhaços e fabuladores", que fazem parte do "Interações Estéticas em Pontos de Cultura", no Teatro Commune. Segue abaixo a programação de março: 
Práticas - números e esquetes com Cida Almeida: dias 19, 20, 26 e 27, das 9h30 às 12h30.
Experimentação pública: 1º de abril, às 20h.

Local: R. da Consolação, 1218. Informações com Sofia Papo: (11) 7860-6312.

6. Grupo Teatrama organizará o "Projeto Tatu Bola em Família", com oficinas de jogos teatrais e brincadeiras poéticas, de 14 de março a 2 de maio (aos sábados, das 11h às 13h, e das 14h às 16h). Crianças a partir de 7 anos podem ver a apresentação, acompanhadas pelos responsáveis. Local: CCSP - R. Vergueiro, 1000, Paraíso. Informações: (11) 7123-9460 (Marcela) ou (11) 9703-6210 (Marília) ou (11) 7251-5159 (Rebeca) ou pelo e-mail 
teatrama@gmail.com.    

7. O projeto “Circo Mínimo – 20 anos: As Narrativas de Imagens”, contemplado pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, vem realizando diversas atividades desde março de 2008. Às vésperas da estréia do espetáculo "NuConcreto", principal realização prevista pelo projeto e inspirado na obra de Milton Santos, haverá o encerramento do Ciclo de Estudos sobre a Obra do geógrafo, com a palestra do Professor Doutor Heinz Dieter Heidemann 
(dia 19/3, às 14h), que traz uma visão crítica desta obra e, conseqüentemente, sobre o espetáculo. Local: Tendal da Lapa, Sala 05 (R. Constança, 72).


PROGRAMA DE INTERCÂMBIO E DIFUSÃO CULTURAL

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (Sefic/MinC), tem o objetivo de apoiar - mediante o custeio das despesas de transporte - a participação de artistas, técnicos e estudiosos da área cultural convidados a participar de eventos fora do seu local de residência. Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades culturais privadas e sem finalidade lucrativa, cujas candidaturas serão divididas em solicitações de grupo e solicitações individuais, concorrendo separadamente. Apenas no caso dessas últimas poderão ser apresentados pedidos para residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura. As inscrições - que vão até 13 de março, para viagens no mês de abril, e até 29 de março, para o mês de maio - poderão ser feitas pela Internet, até às 23h59 do último dia designado, devendo o interessado preencher o cadastro disponibilizado em Requerimento de Grupo e Requerimento Individual.

Clique aqui e acesse o Edital de Intercâmbio nº 1.

Informações: (61) 3316-2215/2251/2254/2357/2363 e fomento@cultura.gov.br, na Divisão de Atendimento ao Proponente da Sefic/MinC. 


DIVULGADA LISTA DE PRÉ-SELECIONADOS PARA O IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA EM PAISAGENS URBANAS

O Festival ocorrerá de 19 a 23 de maio, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Programa de Ação Cultural PROAC/2008, da Secretaria de Estado da Cultura, além do apoio da Cia. Artesãos do Corpo/Dança-Teatro e da Cooperativa Paulista de Teatro. Os grupos pré-selecionados devem entrar em contato, a partir de segunda-feira (16/3), através do telefone: (11) 3667-5581 para acerto de detalhes de contratação e necessidades técnicas específicas de cada trabalho. 
Seguem os projetos pré-selecionados: 

NACIONAIS:
 Estado de Graça - Cia Ltda (Alagoas); Meio Fio - Cia. Membros (Rio de Janeiro); Trajeto com beterrabas - Ana Reis - (Minas Gerais); Parangolés - Cia. Mariana Muniz - (São Paulo); Chão: semeio e passo - Avoa - (São Paulo); Fenda do Asfalto - Corpo em Rito - (São Paulo); Sapatos cegos - Cia. Aberta de Dança (São Paulo); Por um instante passageiro... - Dani Boni (São Paulo); Duo para dois perdidos - Coletivo MR (São Paulo); Kazuo - Caixa De imagens (São Paulo); Coreológicas - Caleidos Cia. de Dança (São Paulo); Puntear - Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros (São Paulo). 
INTERNACIONAIS:
 Excepto Esa Nube - Grupo Marañas (Argentina); Espaces Couleurs/X-mailkled - Cie.Irene K (Bélgica); Arquivar - Ana Rita Barata (Portugal); Trajets de Vie Trajets de Ville - Ex Nihilo danse (França); Ven - Cia. Entremans (Cuba/Espanha); BK - Compagnie (Alemanha).


ESPETÁCULOS COM ENTRADA FRANCA

 

1. O Lugar Cia. Corpos Nômades estréia dia 20/3, às 21h, o espetáculo "Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos Do Silêncio", na sede do próprio grupo. O espetáculo ficará em cartaz até 26 de abril, sextas e sábados, às 21h, e domingos às 20h30. Local: R. Augusta, 325. Informações: (11) 3237-3224 ou www.ciacorposnomades.art.br

2. A Cia Farta apresentará o espetáculo "A Cabeça dos Bichos", nos dias 18 e 25/3, às 21h, no Teatro Commune, com entrada franca. Contato com a produção: (11) 3842-5522 ou 
leodeleo@leodeleo.com.br. Local: R. da Consolação, 1.218, entre Mackenzie e TRT.

3. 
O Coletivo de Solos estréia no dia 18/3 o projeto "10 Solos e Reverberações", no Centro Cultural São Paulo. A temporada irá até 29 de março, de quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h. A bilheteria será aberta duas horas antes da apresentação. Local: CCSP - Sala Paulo Emilio Salles Gomes (R. Vergueiro, 1000, Paraíso, Tel: (11) 3397-4002).