quarta-feira, 18 de março de 2009

São Paulo: O Animal Mais Forte do Mundo


Acácio Morais'd
acacio@nacom.com.br
e s c r e v e u 




O Animal Mais Forte do Mundo: nova obra de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira estréia em março no teatro do Sesc Vila Mariana

 

A dupla de pesquisadores, coreógrafos e bailarinos apresenta nos dias 27, 28 e 29 de março a segunda parte da trilogia que teve início em 2008 com O Nome Científico da Formiga

 

O processo de pesquisa de linguagem de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira permanece o mesmo e cada obra da trilogia, como O Animal Mais Forte do Mundo, tem características próprias. Desta vez, foram reunidas 1800 fotos de todos os processos de criação que resultaram nas obras anteriores do repertório da dupla. São imagens deSomtir (2003), Outras Formas (2004), Como? (2005) e Clandestino (2006), que foram reformuladas com a proposta de reciclar os materiais originais dessas coreografias em uma nova colagem.

 

O Animal Mais Forte do Mundo tem como proposta questionar o lugar do forte e da força da sobrevivência. Além disso, que força é essa e qual é o animal mais forte do mundo? Tais questões são pontuadas de forma sutil ao longo do espetáculo, que busca dar mais visibilidade às danças da cultura popular. “Há uma brincadeira intencional de esconde e aparece que está presente na coreografia, no figurino e na trilha”, comenta Ana Catarina.

 

Viabilizado através do Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo e pelo Sesc São Paulo, o espetáculo teve aprofundado o estudo com fotografias e focou a exploração dos volumes para os movimentos. "Nesse sentido foi indispensável ter um elenco. Realizamos um processo minucioso, pois nosso interesse maior era o de trabalhar com a mestiçagem e reunir artistas com diferentes formações. Sentimos que era o momento de testar a linguagem que estamos desenvolvendo em outros corpos”, explicam Ângelo e Ana Catarina, que dividem o palco com os bailarinos Ana Noronha, Luiz Anastácio, Carolina Coelho e Eduardo Fukushima.

 

Quem assina a iluminação e os figurinos é Juliana Augusta Vieira, que vem aprimorando os seus projetos de iluminação cenográfica para dança. Quanto aos figurinos, Juliana desenvolveu juntamente com a montagem do espetáculo. A utilização da cor branca em O Nome Científico da Formiga – a primeira parte dessa trilogia, que estreou em junho de 2008 – sofreu transformações com a passagem do tempo e a natureza das situações vivenciadas a cada coreografia. A direção é de Fernando Faro, criador e diretor de programas como MPB Especial e Ensaio da TV Cultura, e de artistas como Paulinho da Viola, Chico Buarque, Milton Nascimento, Martinho da Vila e João Gilberto, entre outros.

 

Após a estréia no Sesc Vila Mariana, O Animal Mais Forte do Mundo faz temporada paulistana de 15 apresentações divididas entre a Galeria Olido (Centro) e a Sala Crisantempo (Vila Madalena). Em seguida, a companhia segue turnê por 11 estados brasileiros através do projeto Palco Giratório do Sesc.

 

A montagem dessa obra contou com a patrocínio/realização da Secretaria Municipal de Cultura, DEC - Departamento de Expansão Cultural da Prefeitura de São Paulo, Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo e Sesc São Paulo. Os apoios são: Galeria Olido, Sala Crisantempo, TV Cultura e Cooperativa Paulista de Teatro.

 

 

SERVIÇO:

 

O Animal Mais Forte do Mundo

(Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo)

Estréia: 27 de março (sexta-feira), às 21h

Em cartaz: 28 (sábado, às 21h) e 29 (domingo, às 18h)

Duração do espetáculo: 60 minutos

Local: Teatro Sesc Vila Mariana

          Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana - São Paulo/SP

          Informações: (11) 5080-3000

 

 

TEMPORADA PAULISTANA:

 

Galeria Olido - Sala Paissandu

Avenida São João, 473 - Centro

Em cartaz: de 9 a 12 e de 16 a 19 de abril

Horário: quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingos, às 19h

Informações: (11) 3397-0170

 

Sala Crisantempo

Rua Fidalga, 521 - Vila Madalena

Em cartaz: de 23 a 26 de abril

Horário: quinta, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h

Informações: (11) 3819-2287

 

 


WORKSHOPS GRATUITOS:

 

Sesc Vila Mariana - Praça de Eventos

Dias: 21 e 22 de março

Horário: 17h30

Aberto ao público (não é necessário inscrição)

Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana

Tel: (11) 5080-3000

 

Espaço Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira

Dias: 16, 18, 23 e 25 de março

Horários: 19h (alunos iniciantes e público em geral) e 20h30 (profissionais e alunos intermediários e avançados)

Rua Luiz Murat, 400 - Vila Madalena

Tel: (11) 3812-0828

 

 

DIVULGAÇÃO:


Nicolau Amaral Comunicação

Contato: Acácio Morais´d

Tels: (11) 3032-6590 / 9452-9914

E-mail: acacio@nacom.com.br