terça-feira, 10 de junho de 2008

O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA


Ana e Ângelo Madureira
contato@dancacontemporanea.com.br
escreveram




SESC São Paulo
apresenta:
Programação de estréia

O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA

nova obra de:
Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira


18, 19, 25 e 26 de junho quarta e quinta -feira, às 21 horas
O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação


23, 24, 25, 26 e 27 de junho de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Workshop sobre o processo dos artistas
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação


23 de junho sábado, às 13h
Apresentação do Documentário em Cena, Como? – abertura do workshop
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação


28 de junho às 14:30
A Casa do Outro – apresentação dos resultados do workshop
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação


LOCAL:
Teatro SESC Anchieta
SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
São Paulo - SP
telefone: 11 3234-3000

Realização:
SESCSP
Apoio:
TV CULTURA

Agradecemos a todos os nossos parceiros e apoiadores, aos amigos de sempre e, em especial, à Gisela Moreau.


O Nome Cientifico da Formiga, pretende ser uma obra de metalinguagem, que expõe a sua pesquisa de movimentos e fala dela mesma e dos processos de pesquisa que adota. A obra discute e questiona o fazer artístico, fala de liberdade, brinca com a percepção do público. O objetivo é criar uma atmosfera misteriosa que, ao longo da obra, vai sendo revelada. É a quinta obra criada pela dupla, que iniciou a sua parceria em 2000, no universo das danças populares. Desde então, Ângelo e Ana Catarina vêm desenvolvendo experimentações com modos de combinar os movimentos de diversas danças brasileiras, a técnica do balé clássico e a dança contemporânea. A pesquisa de linguagem para a criação coreográfica desta obra foi feita através de 1800 fotos dos processos de pesquisa da dupla que resultaram nas obras do seu repertório. São imagens de Somtir (2003), Outras Formas (2004), Como? (2005) e Clandestino (2006), que foram tratadas em um processo de colagem que reciclou os materiais originais destas coreografias. O Nome Cientifico da Formiga fez da colagem o seu método de criação, e com ele propõe uma verdadeira brincadeira de esconde-e-aparece. O publico poderá até mesmo encontrar ícones do mundo da arte contracenando com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. A utilização de recursos cênicos como a vídeo projeção foram inevitáveis no processo de criação da obra, coreografia, vídeo, iluminação e trilha sonora foram pensados para se tornarem um único elemento, um precisa do outro para se completar e concluir a idéia desta vídeo-coreografia.
O Nome Cientifico da Formiga é a primeira etapa deste processo. Este processo terá mais duas etapas, uma para o segundo semestre de 2008 e outra para 2009.


Criação, pesquisa de linguagem, coreografia:
Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira

Direção:
Fernando Faro

Iluminação:
Juliana Augusta Vieira

Figurino:
Gustavo Silvestre

Elenco:
Ana Noronha, Ana Catarina Vieira e Ângelo Madureira

Assistente de iluminação:
Gisele Caterina

Pesquisa dos vídeos, edição e roteiro:
Ângelo Madureira

Produção:
Iara Maria Vieira

Administrador:
Armando Vallado

Comunicação:
IBC Press - Acácio Morais

Assessoria Internacional:
Gabriela Gonçalves

Fisioterapeuta:
Renata Sanches e Nice Felix

Web Designer:
Marina Thomé

Sonorização:
Felipe Klawa

Fotos:
Heudes Regis

Direção Geral e produção executiva:
Ana Catarina Vieira

Agradecimento especial
Gisela Moreau



Desde 2000, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira desenvolvem juntos um projeto de pesquisa investigativa para dança baseado no dialogo entre suas diferentes formações artísticas: uma erudita, outra popular. Ana, formada na técnica do Ballet Clássico e Ângelo, egresso do Balé Popular do Recife, onde foi solista e depois coreógrafo e diretor. Nestes 5 anos de percurso de pesquisa em dança contemporânea receberam prêmios Funarte Petrobras/05, Circulação Funarte Petrobras/06, Rumos Itaú Cultural, APCA 2003 e 2007, entre outros. Como convidados passaram pelos festivais de dança profissional mais importantes do pais, entre eles, Festival Move Berlim, Bienal Internacional de Dança, Panorama Rio Dança etc. Neste tempo de oito anos a dupla vem conquistando platéias e a critica especializada de diversos lugares do Brasil e do mundo.


Ângelo Madureira - Membro da família Madureira, tradicional família de artistas de Recife, Pernambuco, iniciou sua formação em dança aos 3 anos, na vivência do dia-a-dia com os artistas populares e com sua família. Durante 7 anos foi solista do Balé Popular do Recife, participando de turnês pelo Brasil, Estados Unidos, França, Holanda, Bélgica e Canadá, entre outros. Em 1995, assumiu a direção e a coreografia do Balé Popular do Recife. Em 1997, foi convidado a ingressar na Cia. Teatro XPTO, em São Paulo, onde participou como intérprete e coreógrafo de Buster, O Enigma do Minotauro, Coquetel Clown e Além do Abismo. Em 1998, ganhou a Bolsa de Pesquisa Rede Stagium, com a qual produziu seu primeiro solo, Delírio.

Ana Catarina Vieira - Iniciou seu percurso em dança aos oito anos de idade. Estudou o método Vaganova com Sacha Svetloff, responsável por sua formação artística, e dedicou-se também ao condicionamento físico e à ginástica olímpica. Andrei Koudelin e Boris Storojkov também foram seus professores. Formou-se em Danças Populares Brasileiras com Ângelo Madureira e em Danças dos Orixás com Armando Vallado. Em 1998, foi convidada a fazer parte da Cia Cisne Negro, onde permaneceu por cinco anos e atuou como solista, se apresentando nas principais cidades brasileiras e em países como a Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Chile. Trabalhou com coreógrafos como Patrick Delcroix, Mark Baldwin, Itzik Galili, e Marc de Graef, dentre outros.

Juliana Augusta Vieira - Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, e em cenografia pelo Espaço Cenográfico de São Paulo (2004). Em 2005, foi convidada a ser assistente de cenografia e figurino de J. C. Serroni, função na qual participou de projetos como Avoar, de Vladimir Capela, a exposição de Josef Svoboda, a exposição de Maurice Vaneau, a exposição Teatros do Brasil - ECUM 2006, Leonce e Lena, de Gabriel Villela, e Tristão e Isolda, de Vladimir Capela, dentre outros.

Fernando Faro - Construiu uma carreira sólida na televisão e no rádio, criador e diretor de programas memoráveis como TV Vanguarda, Móbile, Divino e Maravilhoso e Ensaio. Como diretor musical, realizou o Festival Universitário, o Festival de Música Popular e o Festival da Viola. Na área musical, criou uma nova estética com o programa Ensaio, em 1968, na TV Tupi, ao utilizar close e big close em diversas partes do rosto do artista, mostrando apenas uma região. Foi também responsável por grandes shows que reuniam cerca de 70 artistas, entre eles Ney Matogrosso, Dorival Caymmi, Gal Costa, Chico Buarque, Marcos Valle. Ao longo de sua carreira trabalhou com artistas como Paulinho da Viola, Jorge Ben, Vinicius, Toquinho, Milton Nascimento, Clara Nunes e Elis Regina. Na TV Cultura, idealizou e comandou o “MPB Especial”, entre 1970 e 1975. Em 2008, pela primeira vez dirige uma obra de dança, a dos pesquisadores e coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.

Ana Noronha - Iniciou sua formação no Estúdio de Ballet Cisne Negro, diplomando-se pela Royal Academy of Dancing. Estudou danças populares brasileiras e dança contemporânea com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Teve como professores, Cristiane Paoli Quito, Renata Neves e Ismael Guiser. Em 2008 é convidada por Ângelo e Ana Catarina para atuar como bailarina em suas obras artísticas. Atualmente cursa 3º ano em Comunicação e Artes do Corpo da PUCSP e trabalha em projetos educacionais em escolas e instituições, aplicando metodologia que aborda dança contemporânea, danças populares brasileiras e Laban.

Gustavo Silvestre - Formou-se em 1998 no Senac de Recife e, no ano seguinte, partiu para estudar na La Academia de Moda, na Itália. Busca no cotidiano as referências para desenvolver o seu trabalho, no qual alia a tradição ao contemporâneo, sempre valorizando as características brasileiras na sua conjugação de design e conforto. Participa de diversos desfiles, entre eles, a Casa dos Criadores.



Workshop com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira

Desenvolvimento de uma linguagem de dança que parte das danças populares brasileiras
23, 24, 25, 26 e 27 de junho - segunda a sexta, das 13 às 17h.

Abertura do workshop - Apresentação do Documentário em Cena - Como?

Este documentário parte da dança que o Balé Popular do Recife iniciou em 1976, e que aqui é apresentada através de depoimentos de seus fundadores e também de suas criações. Depoimentos inéditos contam como foi ressuscitado o galante do cavalo marinho. Vem dessa linhagem a construção da dança de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, que aqui compartilham com o público o percurso desta pesquisa. A obra parte dos passos historicamente desenvolvidos pelo Balé Popular do Recife e mostra o seu processo de transformação, ao longo do tempo.



Sobre o workshop

Este workshop tem como objetivo a vivencia e a pratica dos procedimentos de pesquisa de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, utilizando como ponto de partida suas referências nos processos de construção dos espetáculos Delírio, Somtir, Outras Formas, Como? e Clandestino, buscando um entendimento teórico-prático da dança que a dupla vem desenvolvendo.
Este workshop está destinado à troca de conhecimentos, estimulando oportunidades que se realizam através de praticas de dança, estudos teóricos e conversas, possibilitando encontros e trocas com artistas, professores, alunos e pesquisadores.
Para dar continuidade ao dia-a-dia deste workshop apresentaremos algumas possibilidades de praticas realizadas anteriormente, utilizaremos os procedimentos já realizados em um sistema de reciclagem dos movimentos buscando outras formas e outros significados para os procedimentos.



Apresentação dos resultados alcançados no workshop – A CASA DO OUTRO
28 de junho às 14:30h

A Casa do Outro é um manifesto que discuti o espaço da dança e suas estratégias de sobrevivência, acontece em espaços inusitados como uma residência. Dia 28 de junho às 14:30h, apresentação dos resultados alcançados no workshop. Utilização de diversos espaços do Sesc Consolação.



Informações:
Acesse: www.dancacontemporanea.com.br
e-mail: contato@dancacontemporanea.com.br
telefones: 55 11 38120828 / 55 11 96095713


ligação para a postagem de 


Formações nos métodos GYROTONIC e GYROKINESIS


Hellen Sheila Alvarenga
escreveu


GYROTONIC®


Fase I - Pre-training (Pré-Treinamento)
Dias 25, 26, 27, 28, 29, 30 de JULHO de 2008
R$ 390,00 (inscrição) + U$ 650,00 (no primeiro dia de curso)

Fase II - Foundation Course (Treinamento)
Dias 20 de SETEMBRO a 02 de OUTUBRO de 2008
Valor: R$ 500,00 (inscrição) + U$ 1500,00 (no primeiro dia de curso)

Fase III - Apprendiship (Estágio Supervisionado)
Dias 13 a 18 de SETEMBRO de 2008
R$ 250,00 (inscrição) + U$ 750,00 ( no primeiro dia de curso)

Formação GYROTONIC® - UpDate - (Reciclagem para instrutores)
Dias 13 a 15 de SETEMBRO de 2008
R$ 250,00 (inscrição) + U$ 400,00

Workshop do método GYROTONIC® Level II
Dias 27 a 30 de SETEMBRO de 2008
R$ 250,00 + U$ 400,00

www.gyrotonic-saopaulo.com.br

info@gyrotonic-saopaulo.com.br









clique nas imagens
para ampliar


Informativo do Espaço7 - Junho


espaço 7

escreveu





clique

na

imagem

para

ampliar


Workshop de dança do ventre


Al Jawhara Dança do ventre
contato@aljawhara.com.br
escreveu


Nessas férias aperfeiçoe seu conhecimento na arte da dança! Preparamos cursos especiais para você!

* A Dança do Ventre Os 4 Elementos

Este curso de 4 horas tem o objetivo de aumentar o potencial criativo da bailarina de dança do ventre usando os elementos da natureza.

Ar - a leveza dos movimentos,
Água - o fluxo dos movimentos,
Fogo - a energia dos movimentos,
Terra - a ocupação do espaço na dança.

Proxímo: dia 05/07/08 ás 13:30hrs Duração: 4 horas
Investimento:R$ 62,00 sem apostila e R$80,00 com apostila
Workshop desenvolvido por
Simone Martinelli
Vaga limitadas, Inscreva-se já!!


*HARMONIZAÇÃO DOS CHAKRAS ATRAVÉS DA DANÇA

Os chakras são centros de energia que funcionam como redemoinhos e estão relacionados a glândulas e centros nervosos do corpo por estarem localizados ao longo da coluna vertebral.

Quando em desequilíbrio, há uma interferencia direta em nossa saúde e em nosso emocional. Através do seu desbloqueio podemos curar feridas profundas que impedem o livre fluxo da nossa energia vital, impedindo uma boa saúde física e mental, abrindo as portas para níveis profundos de amor e conhecimento.

Nesse workshop descobriremos quais chakras estão em desarmonia através da radiestesia, ajudando-nos a detectar as origens desses desequilíbrios.
Aprenderemos quais movimentos da dança podem auxiliar-nos com a prática diária, a manter todos os chakras girando harmonicamente trazendo-nos um benefício constante para o corpo e a mente.

Faremos uma análise pessoal de cada um, levando a um processo de transformação e auto-cura.

Facilitadora: Jussara Mariani - Naturopata, Radiestesista, Terapeuta Corporal

Data Inicial: 12/7/2008 Vaga limitadas, Inscreva-se já!!

Valor: R$ 44,00 OBS: Apostila e Certificado inclusos



* Desenvolvendo seu poder criativo na dança
Exercícios práticos e teóricos para ajudar na hora de preparar uma coreografia e tb na hora do improviso.... Se Ultimamente vc anda sem inspiração, a maioria das danças que assiste parecem ter um padrão...nada novo...Tá cansada de ver e de fazer tudo mto parecido? Então este workshop é para vc !!!!
Próximo Dia 12/07/08 Investimento: R$ 35,00 Horário das 11hrs ás 12h30 Professora Simone Martinelli Vaga limitadas, Inscreva-se já!!


*Aperfeiçoamento da Dança do Ventre para bailarinas.

Conteúdo:

* Desenvolvimento do improviso;
* Aperfeiçoamento da técnica;
* Leitura dos ritmos como forma de expressão ;
* Estudos do movimento com enfoque criativo;
* Técnicas para coreografar;
* Montagem de shows e figurino;
* Análise de público para diferentes shows.
*Curso de férias intensivo com 4 aulas de 2 horas de duração cada.
* Turmas as Sextas das 18:30 ás 20:30 e as terça das 14:30 ás 16:30hrs
Investimento: R$ 80,00 sem apostila e R$ 98,00 com apostila.

Vaga limitadas, Inscreva-se já!!




Rua Lisboa, 973
J.d América
Tel(11) 3086.1412/(11) 8496-086
http://www.aljawhara.com.br


ensaio aberto e estréia


cia. corpos nomades

lugarciacorposnomades1@gmail.com
escreveu





- ENSAIO ABERTO
O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA
dia 12/06/2008 QUINTA - Gratuito - às 21h00.
Interessados inscrever-se por e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

ESTRÉIA DIA 13 DE JUNHO- sexta-feira às 21h00
ACESSEM BLOGSPOT

O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA
novo projeto, participe acessando ao blogspot, sala de ensaio virtual
www.ciacorposnomades.blogspot.com

Convidamos você para participar da nossa nova montagem que estreará em Junho/2008, o espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, que recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna 2007. Um dos estímulos para criação é o blogspot, que chamamos de sala de ensaio virtual.

Esse processo está acontecendo da seguinte maneira: colocamos algumas perguntas com imagens que se conectam com o tema, envolvendo às vezes algumas cenas de ensaio e todos podem participar respondendo e comentando. Deste procedimento e estímulo a dramaturgia despontará.

Os pensamentos indiscretos que surgem da ativação da memória das coisas que nos marcaram, registros pessoais, corporais que brotam com a lembrança de acontecimentos marcantes e triviais impulsionando a criação.

Estréia prevista para 13 de junho de 2008 às 21h00.
Temporada sextas e sábados às 21h e domingos às 20h.

Ficha Técnica

Concepção, Direção e Coreografia: João Andreazzi.
Dramaturgista: Marici Salomão.

Elenco: Aldiane Dala Costa, Daniela Gué, João Andreazzi, Mariana Mantovani, Ricardo Silva, Rubia Reame, João Pirahy e Kuarahy Fellipe.

Intervenção Cênica: Clara de Cápua e Rubia Konstantyni.
Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini.
Iluminação: Cia. Corpos Nômades e Fran Barros.
Figurino: Cia. Corpos Nômades.
Fotografia: Henk Nieman
Faixa etária: 16 anos.
Duração: aproximadamente 1h30.

O Lugar – Cia. Corpos Nômades
Rua Augusta, 325
Telefone: 011-32373224

e-mail
ciacorposnomades@uol.com.br
ciacorposnomades@gmail.com

www.ciacorposnômades.art.br

Convênio com o estacionamento - Rua Augusta ,108 – R$ 3,00 duas horas.
Ingressos: R$10,00 inteira e R$5,00 meia (para terceira idade, classe artística e estudantes)
Lotação: 30 pessoas.






O LUGAR - CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325
telefone-05511-32373224

e-mail:
ciacorposnomades@gmail.com
www.ciacorposnomades.art.br