N e Y M o T T a
neymotta@terra.com.br
E s C R e v E u
A companhia paulista BALLET STAGIUM estréia no Rio de Janeiro MANÉ GOSTOSO, uma leitura moderna da cultura popular nordestina. A curtíssima temporada do espetáculo que tem coreografia de Décio Otero, direção teatral de Marika Gidali e trilha sonora tocada com os pujantes acordes do consagrado repertório do Quinteto Violado, acontece de 1 a 5 de outubro no Centro Cultural Correios, com ingressos gratuitos.
“Mané Gostoso” é resultado da união entre as raízes brasileiras interpretadas pela dança, marcado pelo bom-humor, pela grandeza poética e, ao mesmo tempo, pela simplicidade. A obra homenageia um dos ícones de nosso país, o pernambucano Luiz Gonzaga, ao realizar uma leitura moderna da cultura popular do Nordeste. A trilha sonora tocada com os pujantes acordes do consagrado repertório do Quinteto Violado, é composta das músicas: Asa Branca e Assum Preto, ambas de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; Forró de Mané Vito e P’ronde tu vai Luiz?, também de Luiz Gonzaga, com Zé Dantas; Sete Meninas, de Toinho Alves e Dominguinhos; Dona Aninha, de Toinho Alves e Roberto Santana; Hino da Ceroula, de Milton Bezerra de Alencar; e Vida, de Dudu Alves. O título “Mané Gostoso” é uma alusão ao boneco feito em madeira – brinquedo infantil facilmente encontrado nas feiras nordestinas –, e que tem pernas e braços movimentados por meio de cordões.
– São momentos de intensa atividade musical e de coreografias vigorosas, expressas nos corpos dos bailarinos, envolvendo a platéia em interpretações diferenciadas do universo regional –, conta a diretora Marika Gidali que recentemente foi homenageada com o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte e junto a Décio Otero recebeu do Ministério da Cultura a medalha de Ordem do Mérito Cultural, pela representatividade dos seus trabalhos e relevante contribuição à sociedade. Já Décio Otero diz: “achamos por bem unir a música do Quinteto Violado que com Stagium comemora 37 anos em prol da dança e da música brasileira”.
SERVIÇO
Mané Gostoso
com o Ballet Stagium
Coreografia de Décio Otero
Direção teatral de Marika Gidali
Elenco: Aleksandro Pereira, Ana Paula Tavernaro, Daniele Oliveira, Eduardo Oliveira, Eugênio Gidali, Flávia Costa, Jorge Lima, Juliana Figueiredo, Marcos Palmeira, Marcos Veniciu, Michelle Calegari, Paula Perillo, Edilson Ferreira
Local: Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro.Tel. 2253-1580
Capacidade de público: 200 lugares
Estréia: 1° de outubro
Temporada: de quarta a domingo às 19 horas
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Grátis
Até 5 de outubro
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Ney Motta | Assessoria de Imprensa
ARTE CONTEMPORÂNEA Comunicação
tels. (21) 2539-2873 e 8718-1965
e-mail: neymotta@terra.com.br
skype: neymotta