sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pirajú-SP: Po-éticas


Flavia Fusco
escreveu

CIA MARIANA MUNIZ DE TEATRO E DANÇA
apresenta em Piraju, dia 19 de junho
Po-éticas
Espetáculo Gratuito é inspirado em 3 obras premiadas
Local: Cinemax Pirajú
Rua Washington Osório de Oliveira, 660
Data: 19 de Junho - sábado
  Horário: 20h30


Foto: Cláudio Gimenez

Po-éticas é um projeto de dança que pretende resgatar os procedimentos criativos e poéticos dos melhores trabalhos solos de Mariana Muniz, criadora-intérprete com uma trajetória reconhecida no cenário da dança contemporânea brasileira. A apresentação acontece no dia 4 de julho, às 19h, no Teatro Adamastor, em Guarulhos.

O espetáculo é uma releitura e recriação de 3 projetos de dança e teatro: Dantea, Túfuns e Rimas no Corpo; solos realizados pela criadora e intérprete, desde os anos 90, apresentados, desde então, por todo pais, a partir de apoios recebidos das mais diversas instituições culturais.

O espetáculo faz um mergulho criativo nos temas e principais elementos impulsionadores destes trabalhos, realizada pelos jovens integrantes femininos da companhia, sob a direção coreográfica de Mariana Muniz.

Os 3 projetos que inspiraram o espetáculo

Dantea, 1999
Espetáculo cênico, livremente inspirado na poetisa portuguesa Florbela Espanca (1894-1930). Em “Dantea”, a elaboração do espetáculo envolveu pesquisa sobre as linguagens da dança e do teatro. Com ele Mariana Muniz ganhou o prêmio de melhor intérprete em dança APCA, no ano 2000 e o Prêmio Estímulo à Dança Contemporânea 2003/04.

Túfuns, 2000
'Túfuns' é um projeto de dança e teatro, inspirado nas tentativas do  poeta maranhense, Ferreira Gullar (1930), de encontrar uma linguagem o mais próxima possível da experiência sensorial do mundo.Trata-se de uma composição cênica a partir de material poético, idéias e impressões de sensações do poeta. O espetáculo foi premiado no projeto Rumos Dança Itaú Cultural 2000/2001.

Rimas no Corpo, 2003
Em Rimas no Corpo, poesia e dança são duas formas de expressão cujas linguagens se apóiam, a princípio, em códigos diferentes. A poesia tem na escrita seu suporte, enquanto a dança tem nos gestos seu meio expressivo. Porém, se for levada em consideração a origem latina da palavra texto (textum), que significa entrelaçamento e trama, a relação entre poesia e dança não parece mais tão distante. O que possibilita ainda mais a articulação entre as linguagens.

“Um dos meus objetivos é promover, com esta re-visitação, um intercâmbio coreográfico com os bailarinos e criadores da Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança. Compartilhar com eles os modus operandi de cada tempo de criação para a concretização das idéias e identidades coreo-dramático-gráficas”, reflete Mariana Muniz sobre Po-éticas.




Mariana Muniz, nasceu em Pernambuco onde aos 7 anos de idade começou seus estudos de dança clássica. Formou-se pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal no Rio de Janeiro, e desde 1974 dedica-se ao trabalho com a dança contemporânea: integrou o Grupo Experimental do Balé da Cidade de São Paulo, criado por Klauss Vianna; dançou no Grupo Coringa de Graciela Figueroa; estudou em Nova York nas escolas de Martha Graham, Mercê Cunningham e Jennifer Muller; na França estudou na Sorbonne com Annick Maucouvert e estagiou na Cia. de Maguy Marin. É formada em Eutonia pelo IV Curso de Formação em Eutonia (2006/2008), em São Paulo. Mariana Muniz conta, atualmente, com a parceria do arquiteto e fotógrafo Cláudio Gimenez para criar os seus próprios espetáculos onde mistura, de maneira muito própria, o teatro com a dança. Além da dança, Mariana realiza trabalhos no teatro atuando como atriz, coreógrafa e preparadora corporal.

Ficha Técnica
Pó-éticas
Concepção e Direção coreográfica: Mariana Muniz
Assistência de direçãocenografia e fotografia: Cláudio Gimenez
Criadores-intérpretes: Bárbara Faustino
                                    Danielli Mendes
                                    Lau Vicente
                                    Thalita Souza
Estagiária: Viviane Fontes
(Apoio técnico: Ronaldo Silva)
Trilha sonora: Ricardo Severo
Voz-off: Mariana Muniz
Figurinos: Tânia Marcondes
Aderecista: William  Felipe Gama
Iluminação: Ricardo Bueno
Designer de imagens: Osmar Zampieri
Design gráfico: Paula Viana
Assessoria de Imprensa: Flávia Fusco
Produção: José Renato F. de Almeida

Agradecimentos:  Aline Meyer, Tunica, Denise Garcia e  Maria Lúcia Lee

Contato:




Cris Fusco


11.30831250
11.78650554
ID 111*65502

Santo André -SP: SESC convida: Dança


Comunicacao
comunicacao@santoandre.sescsp.org.br
escreveu


SESC Santo André convida: Dança

clique para ampliar


Visite o Portal do SESC: http://www.sescsp.org.brSiga o SESC Santo André no Twitter: http://www.twitter.com/sescsantoandre

Mais informações no SESC Santo André
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar - Santo André - SP
(11) 4469-1200 - Terça a Sexta, 10h às 21h30 | Sábados, domingos e feriados, 9h às 17h30email@santoandre.sescsp.org.br

São Paulo: Ballet Clássico com Betsy Lobato


Marina Boschi
escreveu

clique para ampliar


Taquaritinga e Matão-SP: inFLUXOS : sexta e sábado


Cia Nósláemcasa
cia.noslaemcasa@gmail.com
escreveu

Taquaritinga
clique para ampliar


Matão


CIA.NÓSLÁEMCASA



6º Sapateia São Paulo no Ibirapuera - 19 e 20 de junho


Canal Aberto - Marcia
escreveu


SAPATEIA SÃO PAULO
Evento chega a sua sexta edição no Ibirapuera com a presença do sapateador norte-americano Aaron Tolson




Dançarino se apresenta e dá palestra no Brasil
"O SAPATEIA SÃO PAULO quer promover a popularização dessa arte no Brasil e mostrar que se trata de um estilo acessível a qualquer pessoa. Basta ter interesse e querer aprender", define Chris Matallo, organizadora do evento


O VI SAPATEIA SÃO PAULO acontecerá nos dias 19 e 20 de junho de 2010 no Parque Ibirapuera e reunirá sapateadores e dançarinos de várias cidades paulistas: São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Campinas, Santos, Jundiaí e São Paulo. O Sapateia terá a participação da Escola de Samba Mocidade Alegre, campeã do carnaval paulista de 2009 e vice-campeã em 2010.

A abertura do evento terá as coreografias do norte-americano Aaron Tolson, um dos principais responsáveis pela difusão da história da comunidade negra no universo do sapateado pelo mundo. Um dos maiores nomes do cenário internacional, Tolson foi co-diretor e coreógrafo do Imagine TAP, musical de grande orçamento e sucesso de público e crítica apresentado em Chicago, EUA.
No primeiro dia (19) o Sapateia divide-se em duas sessões: o Sapateadança, um cortejo pelo Parque do Ibirapuera feito pelos sapateadores presentes e a Escola de Samba Mocidade Alegre. Juntos vão percorrer os caminhos do parque sambando e sapateando. Em seguida tem início a TAP Mostra, uma exibição de trabalhos coreográficos para o público e especialistas em sapateado.

O segundo dia do evento (20) concentra-se na sala de aula da Só Dança, localizado na Rua Augusta,2672 no Jardim Paulista, São Paulo. O destaque é o workshop do bailarino Aaron Tolson, além das participações de importantes nomes da dança nacional, como Christiane Matallo, Gisela Martins, Patricia Stellet e Luizz Baldijão, que passarão um pouco de suas experiências e vivências no universo da dança para dançarinos, sapateadores e interessados por intermédio de workshops.

 O Sapateia espera receber 500 sapateadores de todo o Brasil e desde sua primeira edição vem somando participantes a cada ano. Segundo a organizadora do Sapateia São Paulo, Christiane Matallo "esta ação é para demonstrar que o sapateado tem um grande poder de adaptação cultural e apelo popular. Hoje no Brasil, a missão do Sapateia São Paulo é difundir e preservar a história do sapateado vindo dos negros ao mesmo tempo ressaltar a identidade brasileira".

O SAPATEIA SÃO PAULO  faz parte do calendário oficial do município, por meio da lei 14.347/07, aprovada em 2007 e celebra o Dia Internacional do Sapateado, comemorado, no dia 25 de maio, aniversário de uma das maiores expressões do sapateado mundial, o norte-americano Bill Bojangles, um sapateador negro que brilhou ao lado de estrelas da dança internacional, mas foi preterido por Hollywood em tempos de segregação racial nos EUA.

Quem é Christiane Matallo
A bailarina, coreógrafa, musicista e cantora Christiane Matallo graduou-se em Dança pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em 1993, e neste mesmo ano foi convidada para ministrar aulas de sapateado em Nova YorK. Em 1995 fundou o Studio de Dança Christiane Matallo. É diretora artística e organizadora do Brasil International Tap Festival. A única artista que sapateia e toca sax tenor simultaneamente. 

Quem é Aaron Tolson
 Aaron Tolson nasceu em Manchester, New Hampshire, E.U.A.. Sapateia desde 1986 e é atualmente assistente do coreógrafo, co-criador e produtor-assistente de Imagine Tap! – famoso show de sapateado criado por Derick Grant. É consultor e escritor da Dance Spirit Magazine, uma das maiores revistas de dança no mundo. Professor de Dança em Plymouth State University, em Plymouth, New Hampshire  e no Conservatório de Boston em Boston, Massachusetts. começou a dançar aos dez anos de idade em Lawrence, Massachusetts. É graduado com um título de bacharel em Comunicação em John's University.

Serviço

Sábado
19 de junho de 2010 – Parque Ibirapuera
Telefone para informações: (11) 7688-7867
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Moema São Paulo – Portão 3
Entrada franca
11h - Sapateandança, desfile com integrantes da Bateria Ritmo Puro da Agremiação e Escola de Samba Mocidade Alegre. O local de encontro será no Arena, entrada pelo portão 3 .
A partir das 12h - A Tap Mostra - pesquisas e concepções diferentes da arte do TAP DANCE. Apresentações do norte americano Aaron Tolson e de companhias, escolas de sapateado do Brasil. 
20 de junho de 2010 –  Sala de aula da Só Dança – Workshops
Telefone para informações: (11) 7688-7867 Site: www.christiane-matallo.com.br (link Sapateia SP)
Rua Augusta, 2672, Jardim Paulista – Preços e informações para participação: Telefone (11) 3064-7773
Preços
R$ 60,00 - Por aula com qualquer professor brasileiro
R$ 90,00 - Aula com Aaron Tolson
R$ 200,00 - Pacote com 5 aulas
Horários
08h30 às 09h30 - Gisela Martins (BRA)
09h40 às 10h40 - Christiane Matallo (BRA)
10h50 às 11h50 - Patricia Stellet (BRA)
Intervalo: 30 Minutos
12h20 às 13h20 - Luizz Baldijão (BRA)
13h30 às 14h45 - Aaron Tolson (USA)

Informações para imprensa:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

São Paulo: DANÇATA - O melhor Baile das Sextas


Moacir Castilho
escreveu


Todas as Sextas
Das 22h00 às 3h00
Baile com todos os ritmos
DJ Drika
 AR CONDICIONADO
PISTA DE MADEIRA COM 130m2
SERVIÇO COMPLETO DE BAR
COMES & BEBES
"Equipe de personal dancers"
Reservas:
3289-8502 / 8772-6554
Rua Joaquim Floriano, 1963 – Itaim Bibi - São Paulo
Tel 3078-1804 / www.dancata.art.br
Promoção: Moacir Castilho
   

Concurso Público para Prof. Assistente EFETIVO de DANÇA UFV/MG : inscrições até 24-06


laura pronsato
escreveu


Está aberto Concurso Público para Prof. Assistente EFETIVO de DANÇA
na UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA/ MG
Inscrições até 24 de  junho
Edital anexo
Área: Desenho Teatral e Práticas Pedagógicas
Titulação exigida: Graduação em Dança ou áreas afins e Mestrado em
Dança ou áreas afins

Dra.Solange Pimentel Caldeira
Chefe do Departamento de Artes e Humanidades
Telefs: (31) 38994079/ 38994075 - e-mail: calder@ufv.br
Universidade Federal de Viçosa/MG/ CCH/DAH/ Curso de Dança
Avenida Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário
36570-000   VIÇOSA - MG


São Paulo: INFORME: O LUGAR : ESPECTROS DE SHAKESPEARE


Cia. Corpos Nômades O Lugar
escreveu

ÚLTIMOS DIAS:
ESPECTROS DE SHAKESPEARE
DO OUTRO LADO DO VENTO
 
SEXTAS E SÁBADOS  às 21h00 e no DOMINGO às 20h30  no O LUGAR .
Rua Augusta, 325 - Consolação - São Paulo - SP 
Venham!
 

 

CIA. CORPOS NÔMADES mergulha no universo de SHAKESPEARE

Em "Espectros de Shakespeare – Do outro Lado do Vento", a companhia inspira-se nas tragédias de "Macbeth", "Otelo", "Rei Lear" e "Hamlet"

"Seus personagens trágicos demonstram tanta grandeza, que em seu erro e queda podemos ter viva consciência das possibilidades da natureza humana." (A. C. Bradley). A obra de William Shakespeare, o mais influente dramaturgo do mundo, provocou e continua provocando inúmeras discussões sobre atos e conflitos de natureza humana. Por encorajar o espectador a ter suas próprias ideias, o debate com Shakespeare torna-se estimulante. Uma oportunidade de entrar em contato com as regiões mais obscuras do ser humano é conferir de perto o espetáculo "Espectros de Shakespeare - Do Outro Lado do Vento", novo trabalho da Cia. Corpos Nômades, dirigida pelo coreógrafo e bailarino João Andreazzi.

O Bardo é a grande fonte de inspiração para este projeto, que conta com o 6º Programa Municipal de Fomento à Dança. Admirador e pesquisador de sua obra desde 1993, João Andreazzi transfere todo um processo de investigação cênica da Cia. Corpos Nômades ao universo de Shakespeare. Esse novo espetáculo, resultado do projeto "Espectros de Shakespeare", é focado principalmente nas tragédias "Macbeth", "Otelo", "Rei Lear" e "Hamlet", tendo seus personagens espectrais extraídos diretamente desses textos para a composição desta montagem. Além das tragédias, alguns sonetos do autor completam a poética da coreodramaturgrafia. 

Toda a proposta do espetáculo é calcada no trabalho corporal desenvolvido nos últimos anos pela Cia. Corpos Nômades, com atenção especial para o trabalho de improvisação como processo cênico, aliado ao trabalho técnico com um forte contato com o chão e outros corpos, incorporando o contato e improvisação ao processo criativo, inserindo o teatro, a música e a vídeo-arte, possibilitando despontar daí uma dramaturgia extraída dos gestos, movimentos, objetos, textos, sons e imagens. 

"Ofélia", "Macbeth", "Lady Macbeth", "As Três Bruxas", "Hamlet", o "Espectro de Hamlet" e muitos outros personagens são dissecados e fundidos à coreodramaturgrafia buscando, mais do que o sofrimento trágico apresentado de forma literal, uma substância trágica capaz de unir as cenas transformando-as em referências da existência humana, assim como foi feito por outros artistas, cineastas, escritores e compositores sobre a obra de Shakespeare. Influenciaram também a pesquisa para esta montagem, filmes de Laurence Olivier (Hamlet e Rei Lear), de Orson Welles (Macbeth), de Akira Kurosawa (Trono Manchado de Sangue e Ran), de Peter Greenway (Prospero's Books) e alguns livros como Oriente Ocidente escrito por Salman Rushdie, Hamlet-Machine por Heiner Müller, Teatro e Sociedade: Shakespeare por Guy Boquet, A Tragédia Shakespeariana por Andrew Cecil Bradley e diversas óperas que utilizaram o tema. 

 

 FICHA TÉCNICA

Direção e Coreodramaturgrafia: João Andreazzi Elenco: Bruna Dias, Fabíola Camargo, Isabella Franceschi, João Andreazzi, Ricardo Silva e Tais Magnani Textos: William Shakespeare Assessoria Poética:  Claudio Willer Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Assessoria Musical: Ettore Veríssimo Desenho de Luz: Cia. Corpos Nômades e PH. Figurino David Schumaker Observadores Participativos: Alessandra Souza, Amanda Correa, Juliano Maltez, Ligia Marinho, Maju Minervina e Rafaela Fusaro Fotos de ensaio: João Andreazzi Cenário, Figurino e Vídeo-Arte: Cia. Corpos Nômades Designer Gráfico: Rafael Benthien Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Produção: Cia. Corpos Nômades

"Espectros de Shakespeare - Do Outro Lado do Vento"

Recomendação: 14 anos Duração: 60 minutos

O LUGAR - Rua Augusta, 325 -  São Paulo - SP  Tel (11) 3237-3224

Temporada: Sexta, Sábado às 21h00 e Domingo às 20h30.  Preços: R$ 10,00 inteira, R$ 5,00 meia entrada artistas, estudantes e pessoas com mais de 60 anos, professores da rede pública de ensino.

 

LUGARIZAÇÃO

Residência artística em O LUGAR, da Cia Corpos Nômades, apresenta PORTA SEM PAREDE, da Strange Company, dos EUA/Taiwan

foto Abigail e Pei - 1.jpg

 

Dias 02 e 03 de julho de 2010 (sexta e sábado), às 21h

 Essa será a primeira edição do projeto Lugarização, realizado com o intuito de trazer artistas estrangeiros para residirem artisticamente no O LUGAR – sede da Cia. Corpos Nômades.

 A primeira convidada é a Strange Company, formada pelas bailarinas Abigail Levine (de Nova York) e Pei Chun Wang (de Taiwan), que juntas criaram a companhia que inaugura o evento. Lugarização traz de volta ao Brasil a artista Wang, que participou do espetáculo OOZE/EZOO no lançamento da Cia. Corpos Nômades em 2000.

 A ideia dessa residência é a de mostrar trabalhos de pesquisa e experimentação em dança contemporânea de intérpretes-criadores de outros países e fornecer a estrutura para que possam desenvolver no O LUGAR suas investigações corporais, proporcionando assim um intercâmbio artístico e uma conexão com o pensamento prático de artistas de outros lugares e territórios.

 

Porta Sem Parede

O espetáculo nasceu da residência e vivência da dupla artística na cidade de São Paulo, numa imersão de um mês, para criação do espetáculo. A Strange Company tem como meta utilizar as referências que encontra nas cidades por onde passa, absorvendo o entorno. Contaminando-se também com os estímulos que o espectador da cena traz, faz desse encontro um rito de ação e reação, entre o improviso e a bagagem que as intérpretes trazem em seus corpos. Mesclam assim, junto à dança contemporânea, gestos, objetos e sons que produzem a cada performance, encenando  algo estranho e inquietante. 

 A pergunta feita pelas bailarinas, para si mesmas, indica o caminho da investigação do grupo: "Como um corpo absorve os ritmos e os desenhos de um novo contorno urbano? É possível ter uma cidade dentro do corpo assim como ter um corpo dentro da cidade?". Porta Sem Parede tentará responder.

 Strange Company

A companhia apresentou-se no Movement Research at the Judson Church em Nova York (2007) e em Taipei no Fringe Festival (2008). A companhia recebeu suporte do Man-Fei Lo Foundation, da Puffin Foundation, Wesleyan University e do Dragon's Egg Residency.   www.peichunwangdance.blogspot.com // www.abigaillevine.com

 Pei-chun Wang

Nascida em Taiwan, formou-se em dança nos Estados Unidos. Como intérprete, trabalhou com João Andreazzi, da Cia. Corpos Nômades, Clipa Theater (Israel) and Ku & Dancers (Taiwan). Como coreógrafa recebeu suporte do Man-Fei Lo Dance Fund e Council of Culture and Arts, entre outros. Atualmente reside em Taipei, ensinando "contact improvisation" e ioga. Integra a Strange Company em colaboração com Abigail Levine-NY num projeto-dueto, que fundaram em 2007.


Abigail Levine

Bailarina e artista de performances em lugares públicos como metrôs, piscinas, escritórios, jardins, mas também faz trabalhos para concertos de dança e óperas apresentados nos teatros nas cidades de New York, Washington DC, Havana, Mexico, Taipei e Caracas. Abigail é particularmente interessada em explorar novas possibilidades de interação entre o corpo humano e o ambiente urbano. Seu último trabalho foi uma performance em que passou 24 horas andando de metrô com uma câmera presa em suas costas. De março a maio de 2010, ela integrou uma performance de Marina Abramovic, em sua retrospectiva no Museu de Arte Moderna de New York. Atualmente trabalha com a coreógrafa cubana Marianela Boan e estarão no Festival de Teatro da Bahia em setembro de 2010. Abigail está no mestrado na New York University estudando performance experimental nos Estados Unidos e na América Latina.

 

Ficha Técnica

Intérpretes/Criadores: Abigail Levine e Pei Chun Wang Músico: Celso Amâncio Figurino: Strange Company Foto: Steven Schreiber

Duração: 50 minutos Indicação etária: livre Ingressos: R$15,00 inteira e R$7,50 meia (classe artística, estudante e terceira idade)

Local: O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo – SP

Telefone: 011-32373224

Email: ciacorposnomades@gmail.com // www.ciacorposnomades.art.br

Convênio com estacionamento na Rua Augusta,108 (R$4,00 por 6 horas)

 
 
CURSO DE INVERNO
com JOÃO ANDREAZZI
 Introdução a Coreodramaturgrafia   
dias 27 até 30 de julho de 2010
de terça a sexta das 19h00 às 21h30
investimento R$150,00 com 20 % de desconto para a classe artística 
  
NO AR NOVO SITE DA CIA. CORPOS NÔMADES
 
Acontece em Agosto de 2010.
 
oficina teórico-prática
 
Ministrantes: Hans Thies Lehmann - Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek (Taanteatro Companhia)
 
Público alvo: atores, diretores, dançarinos, performers e pesquisadores  
Data e horários: 6 a 8 de agosto de 2010 - das 10 às 12h30 e das 13h30 às 15h.
Local:     O LUGAR - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP
Informações & inscrições mediante envio de CV : contato@taanteatro.com
 
Oficina em dois segmentos interligados. No primeiro segmento serão realizados processos de treinamento e criação do Taanteatro (Teatro Coreográfico de Tensões). No segundo segmento Hans Thies Lehmann comentará as experiências práticas realizadas, além de discursar sobre o papel do corpo e a função de conceitos como tensão e intensidade no teatro pós-dramático (ver texto abaixo).
O oficina integra o Hans Thies Lehmann Brasil Tour 2010 organizado por Wolfgang Pannek junto à UDESC, UFRGS, UFG, UNB, UFBA e UFRGN.
 
HANS THIES LEHMANN
 
O alemão Hans-Thies Lehmann é um dos mais importantes teóricos do teatro contemporâneo e da estética teatral. É professor de Estudos Teatrais da Universidade Johann Wolfgang Goethe, em Frankfurt am Main. Membro da Academia Alemã de Artes Cênicas, trabalhou como dramaturgo com diretores de destaque na Europa, como o alemão Christof Nel e o grego Theodoros Terzopoulos. Entres seus livros destacam-se Teatro Pós-Dramático Escritura Política no Texto Teatral.
 
Diretora-fundadora da Taanteatro Companhia. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC São Paulo (2006).Criadora da abordagem taanteatro (teatro coreográfico de tensões).  Autora dos livros Butoh Dança Veredas D'Alma (Editora Palas Athena, São Paulo, 1995) e Taanteatro: teatro coreográfico de tensões .
Diretor, ator, tradutor e produtor. Co-diretor da Taanteatro Companhia. Co-autor do livro Taanteatro - teatro coreogáfico de tensões. 
 

TENSÃO E TEATRO PÓS-DRAMÁTICO

Trecho extraído do capítulo Tensão e Artes Cênicas do livro Taanteatro – teatro coreográfico de tensões

 

O teórico teatral Hans-Thies Lehmann lançou, com seu livro O teatro pós-dramático, uma tentativa de descrever e conceituar o desenvolvimento do teatro a partir de 1970. No lugar de pós-moderno, termo que procura abarcar a complexidade das manifestações culturais de cerca de três décadas (1970 a 1990), Lehmann propõe o conceito pós-dramático, de abrangência mais restrita, voltada exclusivamente para as artes cênicas. O autor admite a proximidade do teatro pós-dramático com o teatro energético, esboçado pelo filósofo francês Jean-François Lyotard que, por sua vez, situa-se nos arredores do teatro da crueldade de Artaud. O teatro energético é concebido como teatro de "forças, intensidades, afetos, presenças". Teatro além do drama, do significado e da representação – o que, de acordo com Lehmann, não impede a presença da representação, mas do domínio de sua lógica. O teatro pós-dramático é caracterizado pelo "desaparecimento do princípio de narração, de figuração e de ordem da fábula" e pela "impossibilidade de fornecer sentido e síntese", apontando apenas para perspectivas parciais. Seus elementos formais recorrentes são: fragmentação, deformação, subversão, transgressão, descontinuidade, não-textualidade, plurimedialidade e a anulação de fronteiras entre linguagens. O texto teatral não é mais a referência central e determinante da encenação, no lugar do discurso aparecem a meditação, o ritmo, as sonoridades, o espaço. É um teatro do gesto e do movimento. Lehmann resume essas tendências como a despedida das tradições da forma dramática, despedida que, no entanto, não exclui as estéticas mais antigas: "o teatro pós-dramático é essencialmente, mas não exclusivamente, ligado ao teatro experimental, disposto ao risco artístico". É work in progress, adepto da desconstrução ou dissolução de narrativas, da mistura e simbiose de linguagens ou códigos de encenação. No teatro pós-dramático o absolutismo do corpo, que burla o sentido através da sensualidade, vive um "deslocamento da semântica para a sintaxe". A realidade dessemantizada do corpo, isto é, o corpo auto-referencial e sua observação se tornam objeto estético-teatral. Apesar de todos os esforços para domesticar o potencial expressivo do corpo numa lógica, gramática, retórica, diz Lehmann, o corpo se tornou o centro do teatro, o signo central que "nega o serviço do significado" e o ponto irredutível da cena onde se realiza o fading de qualquer significar em favor da presença, da fascinação e da irradiação de "uma corporalidade auto-suficiente exposta em suas intensidades e potenciais gestuais – em sua presença aurática e em suas tensões internas e externamente transmitidas". Some, junto com a representação, a projeção do corpo ideal; surge, com absoluto poder de incorporação de todos os outros discursos, o corpo intenso. O corpo, ao mostrar nada além de si mesmo, ao abandonar a sua significação voltando-se para o gesto livre de sentido,  [...] torna-se tema único, [...] com uma significação que se refere à existência social inteira. Teatro pós-dramático é um teatro de potencialidades do corpo, não através de sua capacidade de significar, mas através de sua presença, da autodramatização da físis e do processo corporal que acontece entre corpos.  Quando textos e ações cênicas são percebidos de acordo com o modelo da ação tensiva do drama clássico, as condições próprias da percepção teatral recuam: a presença do acontecimento, a semioticidade própria do corpo, os gestos e movimentos dos performers, as estruturas de composição formais da língua enquanto paisagem sonora, as qualidades inesgotáveis do visual além da representação, o desenrolar musical-rítmico com seu tempo próprio etc. – justamente os momentos que constituem a forma do teatro contemporâneo. No teatro pós-dramático, a tensão dramática clássica é substituída pela realidade da tensão corporal.

 
 
 AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 
CORPO/INTÉRPRETE
Curso regular

Com  integrantes da Cia. Corpos Nômades, sob orientação de João Andreazzi.

Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse mét odo, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.

Quarta e sexta das 10h30 às 12h00

Desconto de 10 %  para classe artística e estudante. Maiores informações favor entrar em contato ou  no site da Companhia. 
Investimento: R$100,00 por mês para 2 vezes na semana.

ASSISTAM TRECHOS DOS ESPETÁCULOS DA CIA. CORPOS NÔMADES: 

CONFIRAM! 

 ÉDIPUS REX - A MÁQUINA DESEJANTE

no YOUTUBE

Página inicial do YouTubehttp://www.youtube.com/watch?v=YRqL3psMh7M

    O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA:

 
 
ALGUM LUGAR FORA DO MUNDO: 
 
Confira a matéria e entrevistas com a Companhia Corpos Nômades no site da Cooperativa Paulista de Teatro, referente ao processo de montagem do Hotel Lautréamont- Os Bruscos Buracos do Silêncio:
 
O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325  - CEP- 01305-000

telefone-05511-32373224

e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

www.ciacorposnomades.art.br

                                                                                

  • rss
  • Twitter
  • facebook


       Realização:

      

      

     
        6º Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo  

      "Um espaço de reflexão, formação e criação em dança contemporânea . Pensado para abrigar aulas e apresentações das artes cênicas contemporâneas, com amplas salas e muito espaço para experimentos. "