sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Cruel, de Deborah Colker, no Recife-PE


escreveu
 
 
 
 
Cruel, o 9º espetáculo montado pela Companhia de Dança Deborah Colker, chega ao Recife nesta sexta-feira (22) e sábado (23). Uma crônica, contada através dos movimentos dos corpos, sobre relações amorosas e familiares em pequenas histórias. O espetáculo teve sua estréia em abril no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, agora, ganha o palco do Teatro Guararapes do Centro de Convenções.
 
 
  

Cultura Viva (Minc), pelo Diário de Pernambuco


escreveu
 
 
Cultura Viva busca formas de caminhar
 
 
Parceria
MinC e Fundarpe
dividem responsabilidades e prometem
ampliar e aperfeiçoar a atuação no estado

 
Estruturador e com foco na população produtora de arte e tradições, o programa Cultura Viva - em que estão inseridos os já famosos pontos de cultura -, começa a sair do colo do Ministério da Cultura (MinC) e buscar novas formas de caminhar. O projeto de descentralização divide as responsabilidades financeiras e burocráticas com os estados brasileiros, que a partir de agora criam e gerenciam seus próprios editais do Cultura Viva.
[...]
 
Além de ser um dos estados brasileiros com maior investimento para a descentralização do programa (atrás apenas da Bahia, que abrirá 150 novos pontos), Pernambuco criou um formato próprio para seu edital. "Vamos considerar os novos pontos numa ótica de fomento continuado, como patrimônios imateriais. Dentro dos 120 que serão selecionados, os que representarem matrizes de identidades culturais terão um plano permanente de preservação e de difusão cultural", adianta a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo. Segundo ela, o novo modelo será experimentado no próximo ano e depois regulamentado enquanto lei. "Após o convênio do Cultura Viva, a idéia é que os grupos tradicionais de maracatus, caboclinhos, cavalos-marinhos e reisados, entre outros, tenham uma salvaguarda permanente, monitorada não só no ponto de vista financeiro, mas do ponto de vista técnico", explica. 
[...]
 
 
 
 

Urgente: vagas no cenpec


Silvia Geraldi
escreveu

Prezados:

Segue divulgação para contratação de educadores. 

Abraço,

Silvia Geraldi

Coordenadora do Curso de Dança

Tel: 55 11 2790 4579



Caros(as),

O CENPEC ? Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, em parceria com a Fundação CASA está implantando o projeto Educação com Arte: Oficinas Culturais. O projeto irá acontecer nas unidades da Fundação CASA de Franco da Rocha, Raposo Tavares e Brás e visa implementar uma ação socioeducativa para adolescentes privados de liberdade, buscando responder à necessidade de potencializar o tempo da vida em que permanecem na instituição. O projeto tem a intenção de oferecer atividades culturais aos adolescentes que favoreçam o acesso ao conhecimento e ao pensamento crítico, permitindo-lhes reorientar e internalizar valores, fortalecendo sua autoconfiança e abrindo-lhe novas perspectivas de vida.

Para atingir estes objetivos o projeto pressupõe uma fase de capacitação dos educadores, que terão a oportunidade de construir, junto com especialistas, novas metodologias que respondam aos desafios postos por uma educação democrática e plural.

Áreas e oficinas:

Teatro - A linguagem teatral abarca as expressões do corpo e da voz, desenvolvendo- se no espaço cênico. Entre seus desdobramentos estão jogos dramáticos, teatro de animação, performance, intervenções, cenografia, figurinos, sonoplastia e outros. s da Palavra

Artes da Palavra - Área que busca explorar as diferentes linguagens da comunicação como vídeo, jornal, HQ, literatura, rima (poesia cantada), fotografia, rádio, entre outras.

Artes do Corpo ? Capoeira, Danças circulares e Dança de rua.

Artes Visuais

1) Artes plásticas - Trabalha a importância dos elementos individuais como cor, tom, linha, textura, forma, volume e proporção; somados às técnicas expressivas no contexto do desenho, pintura, escultura, graffiti, colagem e gravura.

2) Oficina da Imagem - A proposta é investigar questões ligadas à identidade, por meio da imagem digital, possibilitando o diálogo entre várias expressões artísticas.

Ainda estamos recebendo CV de interessados para iniciarmos um processo seletivo, por meio do e-mail:

 oficinasculturais@ cenpec.org. br

Atenciosamente,

Antonio Sérgio


Trama Revoada, com Cisne Negro, no Theatro 4 de Setembro em Teresina-PI


escreveu
 
 
 
 
O aniversário do Theatro 4 de Setembro será com apresentação do Balé Cisne Negro em apresentação exclusiva para convidados. A companhia está retornando de turnê em Montevidéu e se apresenta em Teresina nos dias 3,4 e 5 de setembro.
 
O espetáculo Trama Revoada será apresentado pelo balé para os presentes no Theatro 4 de Setembro.Uma boa pedida para quem gosta dos espetáculos de dança.