quinta-feira, 13 de setembro de 2012

São Paulo: Workshops aos Domingos - Tango Iniciante


Margareth e Vitor
margarethvitor@uol.com.br
convidam





Módulo 1: 16/09 (domingo)
Horário: 17h às 20h15 (com 15 minutos de intervalo)
Módulo 2: 23/09 (domingo)
Horário: 17h às 20h15 (com 15 minutos de intervalo)

Valor: 1 módulo: R45,00 / 2 módulos: R$80,00

DESCONTO ESPECIAL PARA CASAIS! INFORME-SE!
As vagas são limitadas e as inscrições antecipadas.

O pagamento pode ser realizado na secretaria do nosso espaço ou através de depósito bancário.
Rua Simão Álvares, 714 - Vila Madalena - São Paulo - SP - CEP: 05417-020 |
Telefones: (011) 3813-6196 - 3814-8251 - 7747-7900



Trupe Sinhá Zózima: Inicia hoje inscrições para o Núcleo de Teatro Dança e Cantoria


Trupe Sinhá Zózima 
convida



Núcleo de Teatro Dança e Cantoria
com trabalhadores passageiros de ônibus
Texto
SetaInscrições abertas nos dias
12, 13 e 14 de setembro 2012, das 15h às 19h
Praça Fernando Costa
Seta

Divisor
Acompanhe também
CULTURA POPULAR DANÇA E CANTORIA
Carpintaria gratuita na Praça Fernando Costa
Dias 12, 19 e 26 de setembro e 3, 10, 17 e 24 de outubro.
das 17h às 19h
ALVORADA
Manifesto de tomada da Praça Fernando Costa pela Trupe Sinhá Zózima
Dia 12 de setembro, das 18h às 19h.
SERÃO
Manifesto em memória do operário Santo Dias da Silva
e mártires da caminhada
Dia 31 de outubro, das 18h às 19h.
Divisor
Pça. Fernando Costa - Centro de São Paulo
Próximo ao Terminal Parque D. Pedro II e Metrô Sé
www.sinhazozima.com.br
(11) 96292-0447



Coordenação geral: Trupe Sinhá Zózima | Editor de Conteúdo e Redação: Rudinei Borges
Arte: Deborah de Lemos | Diagramação e envio: R3Fiude
Colaboradores: Anderson Maurício, Priscila Reis e Tatiane Lustoza.
A Trupe Sinhá Zózima respeita sua política de privacidade, caso não queira receber mais nossas promoções, sugestões e informações você poderá se descadastrar por este link.

Gostou do informativo, então envie para seus amigos.




acesse também
http://www.sinhazozima.com.br/bilhete/0108/bilhete.html


São Paulo: ECOS comemora 10 anos da Cia Fragmento de Dança


Canal Aberto Assessoria de Imprensa - Márcia Marques
marcia@canalaberto.com.br
informa

Cia. Fragmento de Dança comemora 10 anos com espetáculo ECOS



Figura 1 – “(...) imagens que se fundem, mas não se distanciam, em nenhum instante, da solidão”, Vanessa Macedo, diretora

Eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto. E são exatamente os ecos dos seus dez anos de trabalho que a Cia. Fragmento de Dança, da coreógrafa, diretora e bailarina Vanessa Macedo, traz ao palco. Sons que refletem na forma de belos movimentos o processo criativo do grupo.  O espetáculo ECOS, que comemora 10 anos da companhia, cumpre temporada de 07 de setembro a 27 de outubro de 2012 no Kasulo – Espaço de Cultura e Arte (Rua Souza Lima 300B, Barra Funda - prox. Ao Metrô Marechal Deodoro).

Neste espetáculo a companhia desenvolve um trabalho de estrutura móvel, ou seja, trechos das novas criações podem ser agregados conforme sua relação com o espetáculo. Esta forma de pensar a arte propicia a companhia a estar em uma constante transformação, absorvendo e trocando com os conteúdos que surgem em novas pesquisas, além de revisitar o que já foi feito. “Isso faz com que a trilha, luz e figurino também estejam em transformação, o que buscamos é focar no  âmago de cada criação e aprofundá-la”, explica Vanessa. “Entendemos que os próprios intérpretes e a minha visão como coreógrafa estão se transformando naturalmente à medida que revemos o que já foi feito e observamos com o olhar que temos hoje”, completa a diretora.

Neste ano de 2012, a Cia. Fragmento de Dança,
 núcleo artístico sediado na cidade de São Paulo, completa 10 anos de existência.Revisitando trechos de outras criações, ECOS trata da relação que se tem com a própria imagem, evidenciada desde que a Cia. pesquisou a vida e obra de Frida Kahlo, refletindo sobre as formas de expressão do homem na contemporaneidade.

Com isso, o espetáculo propõe uma nova composição para esses trabalhos. Observa as reverberações que um espetáculo causou no outro e suas identificações estéticas e dramatúrgicas de forma não linear, ou seja, os últimos trabalhos não absorvem simplesmente a pesquisa do anterior. “Por meio de corpos que se encaixam um no outro, o espetáculo sugere uma intimidade revelada em imagens que se fundem, mas não se distanciam, em nenhum instante, da solidão”, diz Vanessa Macedo, explicando em palavras o que o espetáculo traduz em imagens coreográficas.

Cia. Fragmento de Dança

Com direção de Vanessa Macedo, a companhia paulista Fragmento de Dança desenvolve pesquisa e criação em dança contemporânea desde 2002. Na busca de uma dança teatralizada, preocupa-se com a construção de uma dramaturgia do corpo e da cena coerente com os temas pesquisados. Suas criações são marcadas pela inspiração em artistas, obras e conteúdos, especialmente, confessionais. Discute, a partir daí, relações vividas pelo homem, enquanto ser social, e ser solitário.  Envolvida nessas questões, a Cia procura construir um vocabulário de movimento próprio, em busca de umaestética dramatúrgica autoral.

O foco é discutir emoções, conflitos e sensações universais do ser humano a partir de referências mais íntimas, tanto vindas dos personagens pesquisados como também dos intérpretes, durante o processo criativo. Entres os seus últimos trabalhos estão: “Versos da Última Estação” (2007), “Sob a Nudez dos Olhos” (2008) e “Beije Minha Alma” (2008), “Corpos Frágeis” (2010), “Anjos Negros (2010), "Ecos" (2011) e "Nuvens Insetos" (2012).

Ficha Técnica
Coreografia e Direção: Vanessa Macedo Intérpretes: Ádia Freitas (estagiária), Chico Rosa, Danilo Firmo, Jéssica Moretto, Maitê Molnar, Vanessa Macedo e Urubatan
Criação de luz: Sandro Borelli Trilha sonora: Gustavo Domingues Cenário e figurino: Cia Fragmento de DançaFotógrafo: João Priolli Produção Geral: Marina Hohne

Serviço
Temporada: De 07 de setembro a 27 de outubro de 2012, sextas e sábados às 21h
Kasulo – Espaço de Arte e Cultura – Rua Souza Lima 300 B, Barra Funda, São Paulo, SP Próx. Metrô Marechal Deodoro
Tel: (11) 3666-7238
Preços: R$ 5 e R$ 2,50 (meia)
Duração: 55 minutos
Faixa Etária Recomendada: 14 anos
Apoio: Kasulo Espaço de Cultura e Arte e Cooperativa Paulista de Dança
                                
Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425 www.canalaberto.com.br





São Paulo: SESC Consolação apresenta Cena 11 em “Carta de Amor ao Inimigo”


Rita Solimeo Marin rita@consolacao.sescsp.org.br
informa



SESC Consolação apresenta
Cena 11 em “Carta de Amor ao Inimigo”

O SESC Consolação apresenta o mais novo trabalho do grupo Cena 11. “Carta de amor ao inimigo” estreia em São Paulo de 14 a 16 de setembro, no Teatro Anchieta.
Sobre o espetáculo
Se "ter fé é dançar na beira do abismo"*, o Cena 11 dança na beira do abismo ao crer que outra dança é possível. Uma dança capaz de ser descoberta no devir das coisas, na interdependência dos opostos, no reconhecimento dos outros como espelho de si mesmo. A disponibilidade é a arma de uma guerra travada pela vontade de descobrimento, pela necessidade de reconhecimento daquilo que está em nós e só vemos possível ao deixar um outro invadir, e ao ser cúmplice dele. Disponibilidade como poder, disponibilidade como modo de encontrar plenitude em meio à tempestade.
O Cena 11 olha para o abismo com a convicção de suas fraquezas e falibilidade, convicção de que está sujeito ao colapso e de que este emerge ao se doar ao outro na luta por um espaço que depende de muitos. É preciso um outro:
O que é estar junto?
Carta de Amor ao Inimigo Mobilidade, vetores, interdependência generativa, disponibilidade, oposição, incompletude, movimento como revelador de identidades e devires, a beleza como resultado transitório da adaptabilidade, vestígio, resistência, natureza e ameaça, entropia e impossibilidade, colapso, certeza no mistério.
O Grupo Cena 11 tem clareza de que Carta de amor ao inimigo é um território de ação e não uma tentativa de figuração desse nome. Assim, todas as informações que dão origem e delineiam esse território são tanto causa quanto consequência dele mesmo.
O mover, suas revelações e potências são o curso labiríntico de Carta de Amor ao Inimigo.
Na trajetória reveladora e de desvendamento do movimento, o Grupo Cena 11 tece o corpo de seu novo espetáculo instaurando o encontro de opostos para entender unidade. Oposição como devir e condição de disponibilidade na qual o colapso é uma evidência dos limites de negociação dos corpos, não um objetivo.
O movimento aqui proposto é aquele engendrado nas condições coletivas (entre os bailarinos, entre os dispositivos coreográficos, entre os vetores músculo/emocionais que movem o corpo, entre o chão e a luz, entre o agir dança e o ver dança, entre o som e o ambiente) que permitem, sugerem, e são cúmplices de sua existência.
O ser dois para ser outro, ser muitos para escapar no afastamento que, como um vestígio, desvenda novos encontros e aceita falências.
Movemos-nos para reconhecer um labirinto que sugere caminhos músculo/emocionais, nos quais a relação entre a forma e o objetivo de nomear cada corpo é um ato de Grupo.
Os detalhes dados pelas ações em cada corpo funcionam com uma contaminação via empatia vetorial, uma maneira de corelacionar ações, que envolve a disponibilidade de somar familiaridades e diferenças encontrando viabilidades, inevitabilidades e ineficiências. Adaptar-se é nossa potência de beleza, uma deliberação remota do nosso crédito ao inesperado.
Quatro anos após a pesquisa para a criação do Sim > ações integradas de consentimento para ocupação e resistência o Grupo Cena 11 finaliza a concepção de Carta de Amor ao Inimigo às vésperas de completar 20 anos de Cia. Esta trajetória sublinha, com este novo trabalho, a construção de um método de criar que formulou estratégias pedagógico/compositivas situando o Cena 11 como um núcleo de formação à dança que abraça muitos saberes.
A criação do Sim > ações integradas de consentimento para ocupação e resistência inaugurou um Projeto de pesquisa no Grupo que mudou o rumo da dança a ser criada pela Cia. Este novo trabalho colhe estas mudanças e dá voz a esta nova fase: O que buscamos agora não é mais uma coreografia, é uma situação coreográfica**.
Construída em estabilidades transitórias estabelecidas pelo conhecimento gerado em cada um dos seus dez trabalhos anteriores, a definição de corpo proposta pela Cia., amplia a variável de acesso e compartilhamento das pesquisas realizadas, tornando possível a construção de uma rede cada vez maior de troca de informação e dissipação de saberes engessados.
Com Carta de Amor ao Inimigo o Cena 11 crê que a autonomia só é possível com a disponível cumplicidade de um outro.
Texto: Alejandro Ahmed, Mariana Romagnani.
*Friedrich Nietzsche
** citação: "situação coreográfica" de Fabiana Dultra Britto
FICHA TÉCNICA
Direção artística e coreografia
: Alejandro Ahmed
Elenco e coreografia: Adilso Machado, Aline Blasius, Anderson do Carmo, Cláudia Shimura, Jussara Belchior, Karin Serafin, Marcos Klann, Mariana Romagnani
Assistência de criação: Mariana Romagnani
Assistente de ensaio: Malu Rabelo
Iluminação e ambiência sonora: Hedra Rockenbach
Figurino: Felipe Caprestano e Karin Serafin
Vídeo: Alejandro Ahmed
Arte Gráfica: Tiago Franco
Fotos: Cristiano Prim e Cláudia Shimura
Imagens: Cristiano Prim e Mariana Romagnani
Operação de som, luz e projeção: Alejandro Ahmed e Hedra Rockenbach
Coordenação de montagem: Hedra Rockenbach
Interlocução teorico-prática para o projeto "SIM" (2010): 
Fabiana Dultra Britto
Cabelos: Robson Vieira
Sede e preparação técnica: Jurerê Sports Center
Patrocínio: Petrobras
Realização: SESC SP
Serviço:
Dias 14, 15 e 16 de setembro de 2012. Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 18h.
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: 14 anos
Ingressos: R$ 20,00  - R$ 10,00  ( Usuário Inscrito no SESC e dependentes) - R$ 5,00  (Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no SESC e dependentes.
280 lugares
Teatro Anchieta do SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000
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Assessoria Imprensa: Rita Solimeo Marin – Tel: 3234-3043


Tango: numa grande escola de São Paulo, novo curso aos sábados


Ju Maggioli jumaggioli@gmail.com
convida




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São Paulo: Informativo Set/2012 -danças, música, espetáculo, Sarau e SPA


Espaço Rasa
espaco.rasa@uol.com.br
informa



INFORMATIVO
Setembro/2012


 Aulas de música indiana
dias 13 e 14/set (qui/sex)
Aulas particulares de bansuri, sitar, violino indiano e tabla (básica). 
Com Helder Araujo
horários: sob agendamento
valor: R$ 130 (aula com duração de 1h) ou R$ 230 (aula com duração de 2h)

 Estudos Rítmicos (Dança indiana com percussão ao vivo)
dia 13/set (qui) às 19 e às 20h30
A dança indiana é tradicionalmente acompanhada ao vivo pelos instrumentos de percussão. Nesta aula, aberta a qualquer pessoa que queira experimentar, haverá uma abordagem teórico-prática dos ciclos e células rítmicas mais utilizadas, e sua relação com os movimentos básicos dos estilos clássicos indianos: odissi e kathak.
Com Andrea Prior, Sandro Ferraracio e Helder Araújohorários: Odissi das 19h às 20h30 / Kathak das 20h30 às 22h
valor: R$ 50 (1 aula) ou R$ 80 (2 aulas)
 Mulheres que correm com os lobos” (grupo aberto de Dança Espontânea)
dia 14/set (sex) às 20h
Grupo aberto de Dança Espontânea com foco no livro “MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS” de Clarissa Pinkola Estés sobre mitos e histórias que resgatam o potencial intuitivo, instintivo e cíclico da alma feminina.
Com Otilia Françoso – Psicóloga, Psicodramatista e psicoterapeuta através da dança.
valor: R$ 50
 Jam Session – Encontro de Improvisação
dia 15/set (sáb) às 18h
Encontro de improvisação entre dançarinos, músicos, artistas plásticos, performers, fotógrafos, videomakers, atores e afins.
Na primeira parte do encontro serão conduzidos exercícios de aquecimento e dinâmicas de improvisação, em seguida todos estão convidados a interagir espontaneamente.
contribuição: R$ 5
 Ganesha Puja
dia 19/set (qua) às 20h
Ganesha é o deus com cabeça de elefante, removedor dos obstáculos e senhor dos caminhos. O puja para Ganesha no Espaço Rasa contará com um ritual, oferendas e performances artísticas. 
Obs.: trazer uma fruta, uma flor e incenso. A fruta será compartilhada, a flor retornará para quem a trouxe, o incenso ficará para a casa.
Evento gratuito
 Espetáculo “Donzelas sem mãos”
dia 13/set (qui) às 21h
Espetáculo de Dança Espontânea inspirado na interpretação do conto A Donzela Sem Mãos do livro Mulheres que Correm com os Lobos de Clarissa Pinkola Estés.
Uma travessia por rituais de resistência como metáforas do crescimento psíquico.
Direção e Concepção: OTilia Françoso
Interpretação e criação: Adriana Sesti, Ana Lucia Bianconi, Cassimila Eznab, Inaiá Bitencourt, Luiza Viegas, OTilia Françoso.
Produção: Cia Mulheres em Movimento 

local: Viga Espaço Cênico
horário: 21h
valor: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (estudantes, 3ª idade, classe artística om DRT e professores com comprovante)

 SARAU RASA DE PRIMAVERA  
dia 22/set (sáb) das 20h às 22h.
O Sarau Rasa é aberto a quem queira participar! Traga a sua arte até o Rasa!
Você pode participar em solo, duos, trios ou grupos, com performances artísticas de até 05 minutos. Performances "em processo" também são bem vindas!
Experimente trazer seu estudo performático para um público especial!
As inscrições podem ser feitas por email (espaco.rasa@uol.com.br) ou por celular , até dois dias antes do Sarau, ou enquanto ainda houver espaço de tempoOu você pode simplesmente vir, assistir, celebrar conosco!
Ingresso: R$ 5
  SPA RASA
dia 23/set (dom)
Um dia especial dedicado ao cuidado com o feminino, num SPA urbano localizado num acolhedor ambiente, o Espaço Rasa, e que se repete a cada mês. Neste dia, o Rasa, reconhecido por seu movimento cultural, educativo e artístico, se converte num local que propicia o relaxamento, o aconchego e o nutrir da essência feminina, numa atmosfera decorada e preparada especialmente para este fim. Atividades:
ABHYANGA
A abhyanga é uma massagem gentil e ao mesmo tempo firme, utilizando um óleo previamente aquecido que é espalhado por todo o corpo sobre a maca. É uma massagem tradicional do Ayurveda, feita num ritmo contínuo e que dura cerca de 60 min. A técnica da Abhyanga é profundamente relaxante, e receber regularmente a massagem protege do stress, da ansiedade e dos chamados distúrbios Vata.
MEHENDI (TATUAGEM COM HENNA)
Tatuagem de origem Oriental, na Índia é utilizada por mulheres no dia do casamento. Com padrões baseados nos originais Indianos, é aplicada tradicionalmente nas mãos e pés, e tem duração aproximada de dez dias
VIVÊNCIA CORPO E MOVIMENTO – às 17h
Relaxamento corporal com base em movimentos da dança do ventre. Restabelecimento do equilíbrio físico com conscientização do corpo e respiração.Resgate do feminino e da dança ritualística a partir das deusas do antigo Egito, entre elas Hator e Isis. 

 
horários: das 14h às 20h (atividades feitas mediante agendamento) 
valores: Abhyanga (1h): 120 / Mehendi (30 min): a partir de R$ 30 / Vivência (1h): R$ 50
 * descontos especiais para o programa todo. Confira conosco!

CURSOS REGULARES

DANÇAS INDIANAS (Iniciantes)

ODISSI
O ODISSI é uma das danças clássicas da Índia, originária da tradição templária do Estado de Orissa, surgida há mais de 2000 anos atrás. As posturas corporais derivam de duas posições básicas: “chowk” e “tribangh”, de características peculiares e bastante esculturais. A dança possui qualidades de vigor e sutileza de movimentos, que se alternam na graciosidade das formas, tanto na dança “pura” (nritta) , quanto na chamada dança “representacional” (abhinaya ou nritya) , onde são comuns as estórias sobre o amor de Radha e Krishna, extraídas do Gita Govinda do poeta Jayadeva. 
Com Andrea Prior e assistentes: Juliana e Débora Carvalho
dias e horários: terças às 20h30 / quintas às 19h / sábados às 14h30

KATHAK
O KATHAK é originário do norte da Índia e sua inicial tradição templária teve influências persas e árabes, na época em que a dança foi levada para as cortes dos grandes reis (Maharaj). O trabalho rítmico intrincado dos pés, associado com piruetas e delicados gestos de mãos traçam o estilo da dança. Nas abhinayas, estórias sobre Krishna são frequentes, garantindo a tradição de contadores de estórias dos dançarinos de Kathak. 
Com Andrea Prior
dias e horários: terças às 19h / quintas às 20h30


KEMPO INDIANO
O Kempo Indiano é uma prática ampla e de possibilidades inesgotáveis. Ao mesmo tempo velha e nova, pois está ligada a uma tradição ancestral, mas também se renova a cada dia. Por seu propósito mais interno e menos formal, esse curso visa um estudo de seus princípios fundamentais (atenção, adaptabilidade, flexibilidade, desprendimento, etc.), no sentido do desenvolvimento e crescimento do ser humano. Com Mavutsinim
dias e horários: sextas às 18h30


DANÇA ESPONTÂNEA
Na intersecção entre a Dança e o Psicodrama, a Dança Espontânea não privilegia a técnica, mas os sentimentos inerentes ao movimento corporal. Desperta inspiração criativa e transpõe obstáculos em busca da essência de cada ser humano. A consciência das estruturas corporais e das dinâmicas do movimento aflora sensações corporais e imagens mentais que, ao serem estimuladas por músicas, sons, histórias e objetos cênicos transformam-se em movimentos espontâneos. Com Otilia Françoso
dias e horários: segundas às 18h30 / quartas às 20h30

DANÇAS ÁRABES
O curso aborda as danças do Líbano, Síria, Egito e Golfo Pérsico (Khalige),em seus contextos culturais. Com metodologia exclusiva, as aulas também abrangem a música (com verificações em partituras) a literatura e história destes países.
Ritmos
Com Angélica Rovida
dias e horários: quintas às 20h30
Iniciantes
Com Cibele Felix
dias e horários: sextas às 20h



Mais informações:  (11) 3868-2612/ 99919-7311
  
*Programação sujeita a alteração.Algumas oficinas e cursos necessitam de um número mínimo de inscritos, confira conosco!

Para maiores informações sobrCursos e Atividades do Espaço, visite nosso site: