quinta-feira, 13 de setembro de 2012

São Paulo: SESC Consolação apresenta Cena 11 em “Carta de Amor ao Inimigo”


Rita Solimeo Marin rita@consolacao.sescsp.org.br
informa



SESC Consolação apresenta
Cena 11 em “Carta de Amor ao Inimigo”

O SESC Consolação apresenta o mais novo trabalho do grupo Cena 11. “Carta de amor ao inimigo” estreia em São Paulo de 14 a 16 de setembro, no Teatro Anchieta.
Sobre o espetáculo
Se "ter fé é dançar na beira do abismo"*, o Cena 11 dança na beira do abismo ao crer que outra dança é possível. Uma dança capaz de ser descoberta no devir das coisas, na interdependência dos opostos, no reconhecimento dos outros como espelho de si mesmo. A disponibilidade é a arma de uma guerra travada pela vontade de descobrimento, pela necessidade de reconhecimento daquilo que está em nós e só vemos possível ao deixar um outro invadir, e ao ser cúmplice dele. Disponibilidade como poder, disponibilidade como modo de encontrar plenitude em meio à tempestade.
O Cena 11 olha para o abismo com a convicção de suas fraquezas e falibilidade, convicção de que está sujeito ao colapso e de que este emerge ao se doar ao outro na luta por um espaço que depende de muitos. É preciso um outro:
O que é estar junto?
Carta de Amor ao Inimigo Mobilidade, vetores, interdependência generativa, disponibilidade, oposição, incompletude, movimento como revelador de identidades e devires, a beleza como resultado transitório da adaptabilidade, vestígio, resistência, natureza e ameaça, entropia e impossibilidade, colapso, certeza no mistério.
O Grupo Cena 11 tem clareza de que Carta de amor ao inimigo é um território de ação e não uma tentativa de figuração desse nome. Assim, todas as informações que dão origem e delineiam esse território são tanto causa quanto consequência dele mesmo.
O mover, suas revelações e potências são o curso labiríntico de Carta de Amor ao Inimigo.
Na trajetória reveladora e de desvendamento do movimento, o Grupo Cena 11 tece o corpo de seu novo espetáculo instaurando o encontro de opostos para entender unidade. Oposição como devir e condição de disponibilidade na qual o colapso é uma evidência dos limites de negociação dos corpos, não um objetivo.
O movimento aqui proposto é aquele engendrado nas condições coletivas (entre os bailarinos, entre os dispositivos coreográficos, entre os vetores músculo/emocionais que movem o corpo, entre o chão e a luz, entre o agir dança e o ver dança, entre o som e o ambiente) que permitem, sugerem, e são cúmplices de sua existência.
O ser dois para ser outro, ser muitos para escapar no afastamento que, como um vestígio, desvenda novos encontros e aceita falências.
Movemos-nos para reconhecer um labirinto que sugere caminhos músculo/emocionais, nos quais a relação entre a forma e o objetivo de nomear cada corpo é um ato de Grupo.
Os detalhes dados pelas ações em cada corpo funcionam com uma contaminação via empatia vetorial, uma maneira de corelacionar ações, que envolve a disponibilidade de somar familiaridades e diferenças encontrando viabilidades, inevitabilidades e ineficiências. Adaptar-se é nossa potência de beleza, uma deliberação remota do nosso crédito ao inesperado.
Quatro anos após a pesquisa para a criação do Sim > ações integradas de consentimento para ocupação e resistência o Grupo Cena 11 finaliza a concepção de Carta de Amor ao Inimigo às vésperas de completar 20 anos de Cia. Esta trajetória sublinha, com este novo trabalho, a construção de um método de criar que formulou estratégias pedagógico/compositivas situando o Cena 11 como um núcleo de formação à dança que abraça muitos saberes.
A criação do Sim > ações integradas de consentimento para ocupação e resistência inaugurou um Projeto de pesquisa no Grupo que mudou o rumo da dança a ser criada pela Cia. Este novo trabalho colhe estas mudanças e dá voz a esta nova fase: O que buscamos agora não é mais uma coreografia, é uma situação coreográfica**.
Construída em estabilidades transitórias estabelecidas pelo conhecimento gerado em cada um dos seus dez trabalhos anteriores, a definição de corpo proposta pela Cia., amplia a variável de acesso e compartilhamento das pesquisas realizadas, tornando possível a construção de uma rede cada vez maior de troca de informação e dissipação de saberes engessados.
Com Carta de Amor ao Inimigo o Cena 11 crê que a autonomia só é possível com a disponível cumplicidade de um outro.
Texto: Alejandro Ahmed, Mariana Romagnani.
*Friedrich Nietzsche
** citação: "situação coreográfica" de Fabiana Dultra Britto
FICHA TÉCNICA
Direção artística e coreografia
: Alejandro Ahmed
Elenco e coreografia: Adilso Machado, Aline Blasius, Anderson do Carmo, Cláudia Shimura, Jussara Belchior, Karin Serafin, Marcos Klann, Mariana Romagnani
Assistência de criação: Mariana Romagnani
Assistente de ensaio: Malu Rabelo
Iluminação e ambiência sonora: Hedra Rockenbach
Figurino: Felipe Caprestano e Karin Serafin
Vídeo: Alejandro Ahmed
Arte Gráfica: Tiago Franco
Fotos: Cristiano Prim e Cláudia Shimura
Imagens: Cristiano Prim e Mariana Romagnani
Operação de som, luz e projeção: Alejandro Ahmed e Hedra Rockenbach
Coordenação de montagem: Hedra Rockenbach
Interlocução teorico-prática para o projeto "SIM" (2010): 
Fabiana Dultra Britto
Cabelos: Robson Vieira
Sede e preparação técnica: Jurerê Sports Center
Patrocínio: Petrobras
Realização: SESC SP
Serviço:
Dias 14, 15 e 16 de setembro de 2012. Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 18h.
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: 14 anos
Ingressos: R$ 20,00  - R$ 10,00  ( Usuário Inscrito no SESC e dependentes) - R$ 5,00  (Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no SESC e dependentes.
280 lugares
Teatro Anchieta do SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000
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Assessoria Imprensa: Rita Solimeo Marin – Tel: 3234-3043