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Subject: Programação Galeria Olido / 2ª Quinzena de Maio: 100 Anos de Rosa
Grata
Angela/ Nathalia
Produção Galeria Olido
Dança
entrada franca
Sala Paissandu
100 anos de Rosa
de 15/5 a 1°/6
Evento em comemoração ao centenário de nascimento de João Guimarães Rosa, um dos mais importantes escritores brasileiros. Além da trilogia Era infinitamente maio, de Zé Maria, baseada em episódios de Grande Sertão: Veredas, obra-prima do escritor mineiro de Cordisburgo. A trilogia é composta de Homem dos avessos (obra em negro), Tarana lagarta de fogo (obra em branco) e Urutu branco a cobra voadeira (obra em rubro). A programação traz contadores de histórias, apresentação musical e exposição de fotos, bordados, brinquedos e depoimentos em áudio.
de 15 a 18
Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h - Sala Paissandu
nHomem dos avessos
direção: Helio Cicero - com: Zé Maria
O primeiro espetáculo do universo de Era infinitamente maio (obra em negro), traz um diálogo entre o Butoh e a cultura popular. Com foco no aspecto metafísico do texto literário. Pode ser interpretado como a iniciação.
de 22 a 25
Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h - Sala PaissandunTarana lagarta de fogo
direção: Hélio Cícero - com: Zé Maria, Ana Lacombe, Cícero Mendes, Greice Arthuso, Juliano Vendemiatti, Luciana Beloti, Deise Alves
Ao unir imagens e aspectos da cultura mineira a influências orientais, como o mangá (estórias em quadrinhos japonês) e dança butoh, o segundo espisódio de Era infinitamente maio (obra em branco) pode ser interpretado como a morte, que cria um caminho entre o real e o fantástico.
de 29/5 a 1°/6
Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h - Sala PaissandunUrutu branco a cobra voadeira
direção: Hélio Cícero - com: Zé Maria, Ana Lacombe, Cícero Mendes, Greice Arthuso, Juliano Vendemiatti, Luciana Beloti, Deise Alves, Cecília Gobet
Nesta terceira passagem – renascimento –, o herói passa por constante metamorfose até chegar às questões espirituais simbolizadas na "cobra voadeira Urutu Branco". O percurso, inspirado no Jardim de pedras zen, remete aos desertos externo e interno, lugar místico onde as energias do céu e da terra se encontram formando o grande "Rodamunho" do homem e suas questões no Universo.
Clique para ver a programação completa dos 100 anos de Rosa.
Clique para ver a programação de dança em maio na Galeria Olido na postagem de 05-05-2008.
Clique para ver a programação geral em maio na Galeria Olido, através do site do Centro Cultural São Paulo.
terça-feira, 13 de maio de 2008
Galeria Olido / 2ª Quinzena de Maio: 100 Anos de Rosa
Raquel Ornellas em "Sob Neblina"
Raquel Ornellas em
“Sob Neblina”, no TD
O Teatro de Dança apresenta dias 20 e 21 de maio, “Sob Neblina”, com concepção, direção e coreografia de Raquel Ornellas de São Paulo.
O espetáculo apresenta um ambiente silencioso, um silêncio corporal e sonoro, contrário a uma urbanidade e a uma movimentação frenética dos dias atuais, coloca a ingenuidade na relação com a água, revelando seu significado vital. Os corpos dos bailarinos, os figurinos e adereços, a luz e a música formam uma unidade, mas se desdobram em figuras, ampliam e distorcem uma imagem original de unidade, criam múltiplos sentidos. É a busca de um silêncio cênico, uma exploração contínua de movimento, onde o público pode internamente se mover junto.
Sobre esse trabalho Raquel explica: “Acredito que a linha que eu encontrei em ‘Labirinto d’ água’ se apresenta como um grande material para continuar a ser explorado dentro de uma ótica de pesquisa de linguagem. Poder estar com o olhar de fora, após ter vivenciado a obra por dentro do meu corpo, me permitiu ampliar as linhas coreográficas e dramatúrgicas. Consegui ver quando os elementos de linguagem se desprendem e se reúnem para criar um significado, e fiquei atenta quando a junção de linguagens trouxe um aspecto estéril ao trabalho, modificando-o, ou uma proposta do espetáculo que se apresentou num estado embrionário pode ser desenvolvido. A idéia de renascimento em Ofélia se distanciou ainda mais da peça de Shakespeare e ‘Sob Neblina’ criou uma trajetória própria.”
O espetáculo
Em “Sob Neblina” Raquel Ornellas busca a fusão da água com o tempo. A abordagem parte do solo Labirinto d’água, criado e interpretado por ela anteriormente, em que persegue a idéia de nascimento e renascimento após o afogamento da personagem – mítica Ophelia de Shakespeare. A questão agora é ampliar a idéia da Ophelia no corpo de três intérpretes, o que sugere imediatamente a dispersão dos tempos contidos quando há uma única perfomer. Se a água tem o poder de ultrapassar e superar os bloqueios e se amoldar em diferentes formas numa fluidez sem fim, o tempo por sua vez pode se dividir em instantes, em períodos em estações, em momentos, em divisões infinitas. Três bailarinos geram uma obra de contínua exploração de movimento entre o tempo e o fluxo da água.
Raquel Ornellas
Pesquisadora corporal, diretora e atriz, Raquel é Mestre em teatro pela ECA/USP, pesquisa o corpo e a voz na construção cênica abrangendo os níveis de concepção, produção e reflexão desde 1994. Em suas criações de teatro e dança explora a técnica Contato e Improvisação, modalidade de dança nascida nos anos 1970 nos Estados Unidos e introduzida no Brasil na década de 90. Concebeu e atuou no espetáculo Irmãs do Tempo e participou de festivais de teatro internacionais, como os de Toronto, Jerusalém e Edimburgo, com críticas positivas. Ela dirigiu também Escada de Giz, baseado emHistórias dos Nossos Gestos, de Câmara Cascudo, com as atrizes pesquisadoras Lúcia Romano e Deborah Serretiello e texto de Rubens Rewald. A temporada foi no Centro Cultural São Paulo, em 2003.
Histórico da companhia
A Companhia de Solistas – Raquel Ornellas, Egla Monteiro, Luanna Jimenes - nasce do desejo de formar uma companhia que agregue artistas solistas de dança, artes plásticas, teatro, música e cinema. Artistas multifacetados que estão interessados na investiga
Três espetáculos anteriores tiveram a água como elemento em composição e diálogo com a personagem Ofélia de Shakespeare e Yerma de Garcia Lorca: Águas, 2005; Uma Ophelia, 2006; e Labirinto d’Água, premiado pela FUNARTE com o Prêmio de Dança Klauss Vianna de 2007.
O tema água, recorrente nos três espetáculos, foi desenvolvido com base no watsu (prática corporal na água derivada do Zen Shiatsu), improvisações musicais, práticas de movimento somático ligadas à dança, como BMC (Body-Mind Centering) e Lian Gong em 18 terapias. A companhia foi estabelecendo parcerias com outros artistas e núcleos de criação: o bailarino Douglas Emílio, do Coletivo KD de Sorocaba e a Companhia Dom com Ana Carolina.
Citações e críticas recebidas na imprensa
“(...) É ótima, pronta para qualquer coisa que apareça como desafio interpretativo. Tem corpo ágil e expressivo, voz preparada para uma grande variedade de situações dramáticas e uma extraordinária capacidade para compor imagens belíssimas por intermédio do jogo corporal”, afirmou Mariângela Alves de Lima sobre Raquel Ornellas, no Caderno 2 (O Estado de S. Paulo).
Maio/ 2008
20 e 21 de maio - duração: 60 min, livre, ter e qua, 18h
“Sob Neblina”
Concepção, direção e coreografia: Raquel Ornellas/SP
Bailarinos Douglas Emílio, Fernanda Mascarenhas e Laís Marques Preparação vocal Ana Carolina Martins Música Laércio Resende Figurino e Cenografia Tereza Monteiro Iluminação Hamilton Sbrana Produção Geral Raquel Ornellas Designer-bailarina Fernanda Mascarenhas
Espetáculo realizado com o apoio do PAC/2007 - Secretaria Estadual da Cultura. Governo do Estado de São Paulo.
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557
Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00
Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo: a partir das 14h
www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Canal Aberto – 11 6914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques
Marize Piva dança a obra de Hartwig Burchard
Marize Piva dança a obra de Hartwig Burchard
Inspiração para a dança de Piva, sinais gráficos do artista plástico
se traduzem em movimentos corporais
O |
Teatro de Dança apresenta nos dias 22 e 23 de maio, “Traçado Dentro” com concepção e direção de Marize Piva, da Cia. Lambe-Lambe de Teatro e Afins, de São Paulo.
“Traçado Dentro” é o resultado da experiência física e sensorial provocada pela visualização das obras plásticas Escritos, de Hartwig Burchard. Sinais gráficos, sobreposições de linhas e pinceladas são a fonte para o trabalho inventivo do movimento expressivo. Os corpos transportam-se ao universo emaranhado das imagens das telas e, as inúmeras interpretações e abordagens trazem a idéia da urbanidade como motivação e investigação dos movimentos. Sonoridades, fluxos, trânsitos, complexidade, comunicabilidade e tudo o que representa a vivência e os vestígios da vida contemporânea compõem as ‘histórias em farrapos’ contidas nas cenas.
Marize Piva é bailarina com curso superior de Artes Corporais na Unicamp, fez aperfeiçoamento naEscola Peter Goss de Dança Contemporânea, em Paris. Desenvolveu projeto na Espanha com recursos da bolsa virtuose oferecida pelo Ministério da Cultura do Brasil. Coreografou e dançou o espetáculo AL NA'IR.
Cia Lambe-Lambe de Teatro e Afins - Criada em 1997, tem em seu currículo 12 criações em formatos diversos: performances, espetáculos audiovisuais, de dança e de teatro, exposições fotográficas e curtas-metragens.
Maio/ 2008
SERVIÇO
22 e 23 de maio - duração: 45 min, livre, qui e sex, 20h
“Traçado Dentro” - estréia
Concepção e direção: Marize Piva/SP
Direção geral: Mônica Sucupira
Intérpretes: Marize Piva e Mariana Sucupira
Vídeo: Tika Tiritilli
Edição de vídeo: Imagens Nômades
Trilha sonora: Daniel Maia
Luz: Márcio Aurélio
Figurino: Dhel Persanto
Realização: Cia Lambe-lambe de Teatro e Afins
Produção: Anderson do Lago Leite
Espetáculo realizado com o apoio do PAC/2007 - Secretaria Estadual da Cultura. Governo do Estado de São Paulo.
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República
E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br
Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557
Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00
Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo: a partir das 14h
www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Canal Aberto – 11 6914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques
Aurea Karpor
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
www.canalaberto.com.br - Márcia Marques
(11) 6914 0770 / 9126 0425