quinta-feira, 2 de outubro de 2008

FORTALEZA-CE: Quinta do Tango


  Z O E I R A

     E S C r e V E U


Quinta do Tango   

O ritmo portenho toma conta das noites de quinta-feira do Café Pagliuca (Avenida Barbosa de Freitas, 1035). A partir das 21h, os freqüentadores do local curtem boa comida e bebida e ainda relaxam ao som do tango de Carlos Gardel, Astor Piazzola, dentre outros grandes nomes. E quem quiser aprender a dar os primeiros passos dessa dança tão tradicional, pode contar com ajuda dos bailarinos Herbert Pinho e Noche Liena. (3224.1903).


 leia mais



Fortaleza-CE: Projeto Quinta com dança


Centro Dragão do Mar   
de arte e cultura         


Quinta com Dança de outubro traz os solos
17 Pontos II
e
Daqueles que se sente saudade


As bailarinas Andréa Sales e Sâmia Bittencourt
fazem um estudo do corpo - seja pela queda do mesmo
ou pela interação com um corpo que não existe mais

Um corpo cai, o outro sente saudade. O primeiro provém de uma fascinação pelas quedas ao chão e investiga a adaptação do tônus corporal e a interferência do corpo no espaço cênico. O segundo, saudoso, mostra-se marcado sensorial e esteticamente por experimentar um corpo que já não existe mais. Trata-se dos espetáculos 17 Pontos II e Daqueles que se sente saudade interpretados respectivamente pelas bailarinas Andréa Sales e Sâmia Bittencourt. As duas apresentações compõem o Quinta com Dança do mês de outubro, no Teatro do Dragão do Mar.

17 Pontos em II é um mergulho no corpo, um jogo de forças que perdura por todo o trabalho cênico, ora com leveza, ora com densidade. Assim, diferentes qualidades de movimento afloram e o peso é transformado em impulso. Andréa Sales, como intérprete-criadora, constrói o seu espaço a medida em que dança, acreditando que o espaço de fora é o mesmo de dentro. Portanto, leva ao palco um pouco das palavras do filósofo português José Gil: “De certa maneira, o bailarino dança no interior de seu corpo”.

Sâmia Bittencourt é formada em arte cênicas e da escola traz as bases para Daqueles que se sente saudade. Na composição do seu primeiro solo, Sâmia coloca em cena as impressões vividas no processo criativo do espetáculo O tempo da Paixão ou O desejo é um lago azul e o conato com os elementos que ligam a dança ao teatro. Além disso, procura estabelecer um diálogo entre o teórico e diretor italiano Eugênio Barba ( e sua Antropologia Teatral) e o crítico polonês — também teórico e diretor — Jerzy Grotowski ( pela continuidade que dá ao trabalho de Stanislavski e ao Método das Ações Físicas).

Serviço:
O Projeto Quinta com dança de outubro apresenta os espetáculos
17 Pontos II e Daqueles que se sente saudade.

Dias 2, 9, 16 , 23 e 30 de outubro,
no Teatro do Dragão do Mar, sempre às 20h.

Rua Dragão do Mar, 81
Praia de Iracema - Fortaleza - Ceará

Ingressos: R$ 2,00 / R$ 1,00.
Outras informações: 3488-8600 / 8616.


leia mais em   

ZOEIRA