domingo, 10 de agosto de 2008

cursos gratuitos UMAPAZ - agosto



Heide
e SVMA - Inscrições UMAPAZ




                     Curso: Arte e Biodiversidade - Por Todos os Cantos do Brasil

Estudo dos conceitos de biodiversidade e etnodiversidade, suas inter-relações e conflitos, a partir das manifestações da arte popular, com ênfase para a música e a dança.

Focalizador: Léo Costa

Público focalizado: professores, educadores e estudantes, a partir de 14 anos.

Carga Horária: 32 horas (16 encontros de 02 horas cada).

Dia e Horário: às terças-feiras, das 14h às 16 h.

Datas: 05, 12, 19 e 26/08; 02, 09, 16, e 23/09; 07, 14, 21 e 28/10 e 04, 11, 18 e 25/11.

Número de vagas: 40

Inscrições: preencher ficha disponível no site da UMAPAZ www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz



Danças Circulares

As danças circulares sagradas fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta, na expressão dos valores da cultura de paz.

Dias e horários: às quartas-feiras, das 9h às 11h - Aberto ao público - Não é necessário inscrição prévia.



Acesse também postagem de 01-08-2008



OCOA: PROGRAMAÇÃO DE DANÇA




Oficina Cultural Oswald de Andrade
escreveu:






PROGRAMAÇÃO DE DANÇA - ATIVIDADES GRATUITAS



OFICINA DE “ANIMAÇÕES E NOVAS MÍDIAS” – 15 vagas

Sinopse: Aulas teórico-práticas abrangendo história, tempo, espaço, movimento, sonoridade e utilização de elementos estéticos na construção coreográfica para a tela. Elaboração de projetos individuais e em grupos para realização das animações sonorizadas segundo o processo original proposto pelo software Bodyweave. Exibição dos resultados para o grupo, formulação de propostas de uso das animações realizadas em Bodyweave como partituras corporais.Estudos de movimento conforme propostas. Criação coletiva de roteiro final e avaliação do resultado do curso.

Coordenação: LALI KROTOSZYNSKI E MAÍRA SPANGHERO


Currículos: Lali Krotoszynski é performer, coreógrafa, criadora do software Bodyweave, cujo desenvolvimento para a internet recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia e a bolsa residência do programa Artists Links do British Council, além de etr sido usado em outras produções na área de dança e novas mídias. Participa da Cia. Phila 7 no núcleo de dança com o espetáculo OP1, uma proposta que experimenta os limites do espaço e da tecnologia no diálogo com o corpo.

Maíra Spanghero é escritora e pesquisadora nas áreas de corpo e tecnologia, tecnoculturas e dança contemporânea. É Doutora em Comunicação e Semiótica e professora da PUC/SP.

Período: 21/8 a 14/10 - terças e quintas-feiras - 18h30 às 21h30

Público-alvo: interessados com conhecimento intermediário e avançado na área

Seleção: aula-teste dia 19/8

Inscrições até 18/8


OFICINA DE DANÇA “CONTATO IMPROVISAÇÃO” – 25 vagas

Sinopse: a Oficina de Dança “Contato Improvisação”, irá trabalhar com a técnica de mesmo nome, desenvolvido nos EUA do início dos anos 70 por Steve Paxton, cujo objetivo é explorar as relações entre corpo e gravidade, peso, velocidade, fluxo e ritmo, guiadas pela respiração e por exercícios de improvisação.

Coordenação: Bárbara Nunes

Currículo: A coordenadora Bárbara Nunes é formada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, tendo experiência que vai do ballet clássico à dança contemporânea e intercâmbio internacional para o desenvolvimento da técnica proposta na oficina.

Período: 1/9 a 30/10 - segundas e quartas-feiras - 18h30 às 21h30

Público-alvo: interessados com conhecimento intermediário na área e avançado na área

Seleção: carta de interesse e currículo


OFICINA DE DANÇA/TEATRO “O ESPAÇO EM MOVIMENTO” – 12 vagas

Sinopse: Os encontros se basearão na experimentação prática das estratégias de criação de uma dramaturgia própria por cada um dos participantes e de todos na construção de uma unidade cênica. Técnicas de observação do espaço serão trabalhadas, assim como jogos de composição e exercícios de propriocepção do movimento e do corpo que dança. A partir de técnicas da consciência corporal (Klauss Vianna), do contato-improvisação, de trabalho sobre o papel e dinâmicas teatrais pesquisaremos juntos as possibilidades de interferência do corpo e do movimento nos espaços escolhidos e vice-versa: Como o espaço interfere na sua movimentação e como essa interfere e re-significa o espaço onde está inserida, o espaço que está sendo dançado?

Coordenação: Nathalia Catharina

Currículo: formada no curso de Comunicação das Artes do Corpo – PUC-SP, com habilitação em Performance e Dança. Desde 2004 é bailarina e intérprete-criadora do projeto Silenciosas, dirigido por Diogo Granato. Em 2007, foi contemplada com o Programa de Fomento à Dança da S. M. C. de São Paulo e com o Programa de Ação Cultural, da S. E. C. de São Paulo. É pesquisadora das linguagens da dança, teatro e clown, buscando as intersecções entre elas e entre o público e a cena. É ainda, preparadora corporal de diversos grupos de teatro, dança e circo, professora de improvisação e composição cênica e trabalha como atriz-palhaça em hospitais.

Período: 13 e 14/9 – sábado e domingo - 14h às 17h

Público-alvo: interessados com conhecimento intermediário na área e avançado na área, a partir de 16 anos.

Seleção: primeiros inscritos


OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo/SP - CEP 01123-001

Telefone: (11) 3221-5558 / 3222-2662

oswalddeandrade@assaoc.org.br

Funcionamento: segunda a sexta-feira - 10h às 22h;

sábados e domingos- 13h às 18h

Inscrições: segunda a sexta-feira - 10h às 20h

www.assaoc.org.br

www.cultura.sp.gov.br



Acesse também postagem de 17-07-2008



[MERY ROSA] - Fique ligado na dança




Hellen Sheila Alvarenga escreveu:




Marta Bastos reúne artistas e cias em uma mostra de dança no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, 19, 20 e 21 de Setembro


A mostra contará , além de fragmentos do novo trabalho da Cia Khoros, com a participação de artistas convidados dentre esses:
a bailarina Patrícia Nunes ( TCA / Salvador , ex Débora Cocker) e Kubanu ( Cia de entretenimento) de Fernando Coolbano, entre outros artistas.

Neste projeto intitulado "...Leia Mais

Sesi-SP abre projeto de dança 2008 entre agosto e outubro

Terceira edição da mostra terá bate-papo com os bailarinos e workshops sobre os estilos de cada companhia. A estimativa, este ano, é oferecer 144 sessões e atingir cerca de 31 mil espectadores

De 9 de agosto a 26 de outubro, o Sesi-SP apresentará 12 coreografias na 3ª edição do Sesi Dança 2008, p...Leia Mais

Teresinhas com Meme Grupo de Pesquisa do Movimento no Teatro Municipal de Caxias do Sul, 9 e 10 de agosto, às 19h


Buscando inspiração no texto de Vinícius de Moraes que, na visão do diretor, soube captar, como poucos, a essência feminina, o espetáculo Teresinhas oferece ao espectador uma reflexão sobre a mulher e suas escolhas. Através do testemunho de sua mãe, Teresinha Machado Guimarães, o diretor Paulo Guima...Leia Mais

6º Blumenau em Dança - 15 e 16 de Novembro

Realizado no Teatro Carlos Gomes - Blumenau(SC) o 6º Blumenau em Dança será dividido em 2 noites 15 e 16 de novembro/2008 com início das apresentações as 19:30hs.

- Inscrições até 27/10/2008 ;
- Inscrições online pelo www.meryrosa.com.br ;
- Realização e Produção Stúdio Mery Rosa ;
- Premiação...Leia Mais


Envie suas notícias , eventos e espetáculos de Dança para nosso e-mail meryrosa@meryrosa.com.br
Divulgaremos sem custo .



GALERIA OLIDO RECEBE ACERVO MARIPOSA




Vanessa Gabriel <vanasena@gmail.com> escreveu:


Subject: GALERIA OLIDO RECEBE ACERVO MARIPOSA
 

 

 

ACERVO MARIPOSA REALIZA PROJETO NO CINE OLIDO PARA DISCUTIR TEMAS RELACIONADOS À VIDEODANÇA

 

O Acervo Mariposa, projeto com patrocínio da Petrobras, tem como principal objetivo a criação de uma videoteca pública especializada em dança. Realiza, a partir do mês de agosto até o final do ano, o projeto Laterninha – VideoDança no Cine Olido. A proposta da mostra é promover cinco encontros com o público um domingo a cada mês com profissionais do mundo da dança e o público da Galeria Olido.


Cada encontro tem sua própria temática e um bate-papo com profissional da área após a exibição de vídeos que abordam a linguagem do vídeodança, com o objetivo de gerar espaço para apresentação da linguagem e disponibilizar ao público este conhecimento. No saguão do cinema, antes de cada exibição, haverá uma projeção de trabalhos enviados por artistas e estudantes iniciantes na área.

"O evento é um espaço importante para a difusão da linguagem da videodança e formação de público", afirma Talma Salem, produtora do Acervo e idealizadora do projeto, ao lado de Rita Tatiana Cavassana, pesquisadora do Acervo. O projeto Lanterninha foi montado especialmente para uma parceria com a Prefeitura de São Paulo. O Acervo é o responsável pela elaboração do projeto e escolheu as temáticas de cada encontro, selecionando os vídeos a serem exibidos, além de convidar os profissionais da área para conversar com o público.


O Acervo Mariposa vem se firmando como um projeto pioneiro que pretende gerenciar a difusão de conhecimento registrado em vídeo, podendo não somente recolher doações, mas, também, regularizá-las, movimento este que possibilita, finalmente, um maior público que tenha acesso ao que foi produzido ao longo do tempo da história da dança. No caso da linguagem do vídeodança, isso é ainda mais salutar. "Os vídeos de dança, até então, não haviam ganhado a devida atenção e, sobretudo, no caso da linguagem do vídeodança, é um segmento que ainda necessita de um mapeamento que dê conta do nosso fazer", explica Rita Tatiana Cavassana, pesquisadora do Acervo responsável pelo projeto Vid.br, mapeamento em andamento de quem faz vídeodança pelo país afora.


Para atingir seu objetivo o projeto vem realizando várias atividades educativas que formam redes importantes de relacionamento para a divulgação da proposta. O "Mariposa nos Festivais", por exemplo, é uma parceria com festivais de dança para coletar vídeos. Já o "Sobre Dança" tem como finalidade estabelecer vínculos com faculdades e escolas para utilização do material previamente agendado, de acordo com as necessidades das aulas. Outra ação importante é o "VHS – Vídeo Homo Sapiens", com exposições que reúnem vídeos, debates, exibições, instalações, em favor da pesquisa e difusão de informações sobre dança. Acompanhe programação no site – www.acervomariposa.com.br.

Laterninha – VideoDança no Cine Olido

O projeto ocorre sempre às 17 horas, no Cine Olido (Avenida São João, 473, República), todo segundo domingo do mês.

Programação (sujeita a alterações):

10 de agosto de 2008 – RUMOS DANÇA ITAÚ CULTURAL

O Rumos colabora para o fomento e o desenvolvimento de centenas de obras e de artistas das mais variadas expressões e regiões do país - de músicos e cineastas do Norte a escritores, coreógrafos e artistas plásticos do Sul; de jornalistas e pesquisadores do Nordeste a educadores do Sudeste. O Rumos Dança nas edições 2005 e 2007 promoveu um edital para vídeosdança, tendo 6 vídeosdança produzidos pelo programa.

 

Vídeos para exibição:

''Sensações Contrárias'' de Amadeu Alban, Jorge Alencar e Matheus Rocha.

''FF>>' de Karenina de los Santos, Letícia Nabuco, Marcello Stroppa e Tatiana Gentile.

''Fora de campo'' de Claudia Miller e Valeria Valenzuela.

''Passagem'' de Celina Portella e Elisa Pessoa.

 

14 de setembro de 2008 – Dança em foco

Festival internacional de videodança criado em 2003 é uma iniciativa única no país; ele já é uma das principais plataformas internacionais para a exibição do que há de melhor na produção da videodança e de diversas modalidades de encontro entre a dança e o vídeo.

 

Vídeos para exibição:

''Os Sentidos do Prazer: Movimento 2#'' de Andréa Maciel e Paulo Mendel- 2007
''Por onde os olhos não passam'' de Andréa Maciel e Paulo Mendel- 2006

''Marahope''- Paulo Caldas e Alexandre Veras-2006/2007

 

12 de outubro de 2008 – DV8 Physical Theatre

Companhia criada em 1985, a DV8 é reconhecida por sua postura radical e acessível - questiona a estética e os temas tradicionais da dança apostando na clareza para transmitir idéias e sentimentos para o maior número possível de pessoas.  A companhia, liderada por Lloyd Newson, produziu 15 espetáculos ao longo destes anos que foram aclamados pelo público e que viajaram para outros países, e também 5 filmes premiados para televisão.

 

Vídeo para exibição:

The Cost of Living

 

09 de novembro – BRASIL x ARGENTINA

Compilação Mercosul de artistas latinos que trabalham com a linguagem do vídeodança.

 

Vídeos para exibição:

''Pelo que é difícil encontra-lhes a saída''- Joana de Godoy Ferraz-2007

''Várzea'' Ricardo Iazetta e Estúdio Bijari- 2006

"Scis"-Silvina

''Mendiolaza'' (el escape) – KRAPP- 2005

 

 

14 de dezembro – Danc(ç)amera ?

Exibição do trabalho de André Martinez – (Pesquisador,filmmaker, consultor,  conferencista).

André Martinez é administrador de empresas, especializado em planejamento e gestão de políticas e empreendimentos culturais e autor do livro "Democracia Audiovisual")  e video depoimentos de alguns videomakers da área. Dando voz aos olhos "videográficos" da criação em videodança.

Vídeos para exibição:

"Instruções para chorar" André Martinez e Cíntia Domenico

"In Vivo"- André Martinez 2007

"As mortes de Isolda" André Martinez e Cíntia Domenico-2006

 

 

Para mais informações:

Vanessa Gabriel – Assessoria de Imprensa

Jornalista e Produtora Cultural
(11) 8560-7363


Acesse também as postagens de:
31-07-2008
06-08-2008



[agendadsalao] Pós Graduação em DS (dança de salão), em Curitiba-PR





Marco Antonio Perna <maperna@dancadesalao.com> escreveu:


Assunto: [agendadsalao] Pós Graduação em DS (dança de salão)



A Faculdade Metropolitana de Curitiba - FAMEC, informa o lançamento do
Curso de Pós Graduação em: Teoria e Movimento da Dança, com ênfase em Danças
de Salão.

Os interessados poderão confirmar sua matrícula para este Curso no período
de 01 de Maio a 15 de Setembro de 2008, no site www.famec.com. br

Atenciosamente,

Profª. Graça Araújo Kraismann

Especialização *LATO SENSU*

*Especializaçã o em Teoria e Movimento da Dança, com ênfase em Danças de
Salão *

DESTINADO A:

Profissionais da dança, professores, estudantes e amantes das Danças de
Salão que atuam ou não na área.

OBJETIVO:

Promover o aprimoramento da formação e qualificação dos profissionais
atuantes ou não nas Danças de Salão, por meio do desenvolvimento de estudos
e pesquisas acadêmicas nesta área.

MÓDULOS:

1. Metodologia de Pesquisa Científica

2. Introdução: Danças Latinas

3. Introdução: Ritmos Brasileiros

4. Introdução: Danças Norte-Americanas

5. Introdução: Ritmo Portenho

6. Introdução: Ritmos Europeus

7. Cinésiologia da Dança

8. Música e a Dança

9. Composição Coreográfica

10. Produção e Montagem de Espetáculo

11. Educação Inclusiva e a Dança

12. Psicologia Aplicada a Dança

13. História da Arte

14. História da Dança

15. Palestras

CARGA HORÁRIA:

360 h/a

COORDENAÇÃO:

*Profª. Graça Araújo Kraismann (Gracinha Araújo)*


INVESTIMENTO

R$ 5.940,00 ou 22 parcelas de R$ 270,00.


HORÁRIO:

ENCONTROS MENSAIS:

Sextas: das 18:00h às 22h:40min

Sábados: das 08:00h às 12h15min e das 13h30min às 20:00h

Domingos: das 08:00h às 14:00h


MATRÍCULAS:

01 de Maio a 15 de Setembro de 2008, no site www.famec.com. br


INFORMAÇÕES:

Profª Gracinha Araújo

Coordenadora do curso

gracinha@famec. com.br

Profª. Alessandra Assis

Secretaria Geral

alessandra@famec. com.br

Fone: (41) 3593 1200