domingo, 10 de agosto de 2008

GALERIA OLIDO RECEBE ACERVO MARIPOSA




Vanessa Gabriel <vanasena@gmail.com> escreveu:


Subject: GALERIA OLIDO RECEBE ACERVO MARIPOSA
 

 

 

ACERVO MARIPOSA REALIZA PROJETO NO CINE OLIDO PARA DISCUTIR TEMAS RELACIONADOS À VIDEODANÇA

 

O Acervo Mariposa, projeto com patrocínio da Petrobras, tem como principal objetivo a criação de uma videoteca pública especializada em dança. Realiza, a partir do mês de agosto até o final do ano, o projeto Laterninha – VideoDança no Cine Olido. A proposta da mostra é promover cinco encontros com o público um domingo a cada mês com profissionais do mundo da dança e o público da Galeria Olido.


Cada encontro tem sua própria temática e um bate-papo com profissional da área após a exibição de vídeos que abordam a linguagem do vídeodança, com o objetivo de gerar espaço para apresentação da linguagem e disponibilizar ao público este conhecimento. No saguão do cinema, antes de cada exibição, haverá uma projeção de trabalhos enviados por artistas e estudantes iniciantes na área.

"O evento é um espaço importante para a difusão da linguagem da videodança e formação de público", afirma Talma Salem, produtora do Acervo e idealizadora do projeto, ao lado de Rita Tatiana Cavassana, pesquisadora do Acervo. O projeto Lanterninha foi montado especialmente para uma parceria com a Prefeitura de São Paulo. O Acervo é o responsável pela elaboração do projeto e escolheu as temáticas de cada encontro, selecionando os vídeos a serem exibidos, além de convidar os profissionais da área para conversar com o público.


O Acervo Mariposa vem se firmando como um projeto pioneiro que pretende gerenciar a difusão de conhecimento registrado em vídeo, podendo não somente recolher doações, mas, também, regularizá-las, movimento este que possibilita, finalmente, um maior público que tenha acesso ao que foi produzido ao longo do tempo da história da dança. No caso da linguagem do vídeodança, isso é ainda mais salutar. "Os vídeos de dança, até então, não haviam ganhado a devida atenção e, sobretudo, no caso da linguagem do vídeodança, é um segmento que ainda necessita de um mapeamento que dê conta do nosso fazer", explica Rita Tatiana Cavassana, pesquisadora do Acervo responsável pelo projeto Vid.br, mapeamento em andamento de quem faz vídeodança pelo país afora.


Para atingir seu objetivo o projeto vem realizando várias atividades educativas que formam redes importantes de relacionamento para a divulgação da proposta. O "Mariposa nos Festivais", por exemplo, é uma parceria com festivais de dança para coletar vídeos. Já o "Sobre Dança" tem como finalidade estabelecer vínculos com faculdades e escolas para utilização do material previamente agendado, de acordo com as necessidades das aulas. Outra ação importante é o "VHS – Vídeo Homo Sapiens", com exposições que reúnem vídeos, debates, exibições, instalações, em favor da pesquisa e difusão de informações sobre dança. Acompanhe programação no site – www.acervomariposa.com.br.

Laterninha – VideoDança no Cine Olido

O projeto ocorre sempre às 17 horas, no Cine Olido (Avenida São João, 473, República), todo segundo domingo do mês.

Programação (sujeita a alterações):

10 de agosto de 2008 – RUMOS DANÇA ITAÚ CULTURAL

O Rumos colabora para o fomento e o desenvolvimento de centenas de obras e de artistas das mais variadas expressões e regiões do país - de músicos e cineastas do Norte a escritores, coreógrafos e artistas plásticos do Sul; de jornalistas e pesquisadores do Nordeste a educadores do Sudeste. O Rumos Dança nas edições 2005 e 2007 promoveu um edital para vídeosdança, tendo 6 vídeosdança produzidos pelo programa.

 

Vídeos para exibição:

''Sensações Contrárias'' de Amadeu Alban, Jorge Alencar e Matheus Rocha.

''FF>>' de Karenina de los Santos, Letícia Nabuco, Marcello Stroppa e Tatiana Gentile.

''Fora de campo'' de Claudia Miller e Valeria Valenzuela.

''Passagem'' de Celina Portella e Elisa Pessoa.

 

14 de setembro de 2008 – Dança em foco

Festival internacional de videodança criado em 2003 é uma iniciativa única no país; ele já é uma das principais plataformas internacionais para a exibição do que há de melhor na produção da videodança e de diversas modalidades de encontro entre a dança e o vídeo.

 

Vídeos para exibição:

''Os Sentidos do Prazer: Movimento 2#'' de Andréa Maciel e Paulo Mendel- 2007
''Por onde os olhos não passam'' de Andréa Maciel e Paulo Mendel- 2006

''Marahope''- Paulo Caldas e Alexandre Veras-2006/2007

 

12 de outubro de 2008 – DV8 Physical Theatre

Companhia criada em 1985, a DV8 é reconhecida por sua postura radical e acessível - questiona a estética e os temas tradicionais da dança apostando na clareza para transmitir idéias e sentimentos para o maior número possível de pessoas.  A companhia, liderada por Lloyd Newson, produziu 15 espetáculos ao longo destes anos que foram aclamados pelo público e que viajaram para outros países, e também 5 filmes premiados para televisão.

 

Vídeo para exibição:

The Cost of Living

 

09 de novembro – BRASIL x ARGENTINA

Compilação Mercosul de artistas latinos que trabalham com a linguagem do vídeodança.

 

Vídeos para exibição:

''Pelo que é difícil encontra-lhes a saída''- Joana de Godoy Ferraz-2007

''Várzea'' Ricardo Iazetta e Estúdio Bijari- 2006

"Scis"-Silvina

''Mendiolaza'' (el escape) – KRAPP- 2005

 

 

14 de dezembro – Danc(ç)amera ?

Exibição do trabalho de André Martinez – (Pesquisador,filmmaker, consultor,  conferencista).

André Martinez é administrador de empresas, especializado em planejamento e gestão de políticas e empreendimentos culturais e autor do livro "Democracia Audiovisual")  e video depoimentos de alguns videomakers da área. Dando voz aos olhos "videográficos" da criação em videodança.

Vídeos para exibição:

"Instruções para chorar" André Martinez e Cíntia Domenico

"In Vivo"- André Martinez 2007

"As mortes de Isolda" André Martinez e Cíntia Domenico-2006

 

 

Para mais informações:

Vanessa Gabriel – Assessoria de Imprensa

Jornalista e Produtora Cultural
(11) 8560-7363


Acesse também as postagens de:
31-07-2008
06-08-2008



Nenhum comentário: