sábado, 12 de dezembro de 2009

São Paulo: Exposicao e Palestra: Congelada no Tempo. Imagens da Danca


escreveu

Goethe-Institut São Paulo e Centro Cultural São Paulo convidam para

Congelada no Tempo. Imagens da Dança 

Exposição e Palestra



Com 58 fotografias e uma projeção, a mostra apresenta fotos de estúdio e palco de renomados fotógrafos de dança e artistas visuais alemães, como Bettina Stöß, Dominik Mentzos e Gert Weigelt, que através do trabalho coreográfico de Philipp Gehmacher, Sasha Waltz e William Forsythe deixam transparecer – ou ressoar como uma espécie de eco – aspectos estéticos da dança contemporânea na Alemanha.

Na abertura da exposição, no próximo sábado, dia 12, haverá a palestra A imagem da dança, com a participação do arquiteto e fotógrafo Gal Oppido e da pesquisadora em dança Marisa Lambert com temas sobre dança e movimento, a foto de estúdio e de palco, a foto como registro e o registro como suporte à pesquisa da dança.

Concepção: Deutsches Tanzarchiv Köln / Thomas Thorausch, curador

Serviço
Exposição Congelada no tempo. Imagens da dança
De 12 de dezembro 2009 a 31 de janeiro 2010
Abertura: 12 de dezembro, sábado, 15h
Centro Cultural São Paulo - Piso Flávio de Carvalho
Rua Vergueiro, 1000 Visitação: terça a sexta, 10h às 20h e sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Entrada franca

Palestra A imagem da dança
12 de dezembro 2009, sábado, 16h
Centro Cultural São Paulo - Piso Flávio de Carvalho
Rua Vergueiro, 1000 - Sala de Debates
Entrada franca

Realização: 




Campo Grande-MS: Curso de férias : Dança de salão


Ivan Sousa
ivan@maisacademia.com
escreveu


Curso de férias - Dança de salão pode ajudar a solucionar

problemas individuais e coletivos

Professores de dança aliam-se a

psicólogos para trabalhar corpo e mente

Você sabia que é possível trilhar o caminho do auto-conhecimento, ou mesmo reconhecer problemas associados à psiquê numa aula de dança de salão
Inserido num grupo onde a proposta é atividade física e o contato social, nuances da nossa personalidade ou distúrbios psicológicos podem vir à tona e serem (ou pelo menos começarem a ser) resolvidos com o compasso da música e o gingado do corpo.
A proposta é do casal de professores Ivan Sousa e Daniele Barilli que começa neste sábado (dia 12-12) uma turma de férias com dança de salão na Mais Academia. As aulas terão as presenças dos psicólogos Sandra e Edson Rodrigues. "A ideia é mostrar ainda mais quais são as vantagens ao se praticar a dança de salão, e que estes benefícios, são muito bons tanto para o corpo quanto para o mente", descreve o professor Ivan Sousa, que também preside a Associação Sul-Mato-Grossense de Dança de Salão.
Com intervenções bastante sutis, os psicólogos vão interagir com os alunos sempre com o objetivo de fazer com que eles aproveitem melhor a aula ou diagnosticar possíveis problemas. "É muito comum hoje em dia as pessoas sofrerem de distúrbios de ansiedade ou mesmo terem ataques de pânico e não identificarem o problema. As consequências se manifestam no corpo, como dores, falta de ar, ou mesmo no comportamento, quando o contato social diminui. Na dança de salão, as pessoas vão interagindo, redescobrindo o prazer com o relaxamento do corpo e sem se darem conta, começam a superar os quadros de ansiedade, de fobias", explica o psicólogo Edson Rodrigues, especialista em Transtornos de Ansiedade pelo Hospital das Clínicas da USP que há 6 anos utiliza a dança-terapia em seus atendimentos.
Os efeitos positivos aparecem, segundo o piscólogo, pois o cérebro vai sendo estimulado com serotonina através da prática da dança e o contato social com o grupo. "Com três meses os resultados são evidentes no corpo e também na mente, pois o cérebro é estimulado periodicamente e assim mantém os níveis adequados de serotonina, o que traz sensação de bem-estar", compara.
 
Casais
Outro ponto ser trabalhado com a dança de salão é a relação dos casais, que muitas vezes deixaram compartilhar projetos, ou agenda comum. "Frequentando as aulas, eles vão redescobrindo sensações, voltam a ficar íntimos, dão risada juntos. Sem dúvida a aula reaproxima os casais", descreve o psicólogo.
As aulas serão acompanhadas pelos psicólogos apenas uma vez na semana e a intenção não é transformar o salão num consultório de atendimento psicológico, mas sim, promover intervenções que facilitem o andamento das aulas, o contato social para que os benefícios das aulas sejam percebidos também no dia-a-dia dos alunos. "Caso haja necessidade, a pessoa poderá procurar auxílio clínico - tratamento que poderá ser realizado simultâneamente às aulas de dança de salão", diz o psicólogo.
O professor Ivan Sousa lembra que "dançar com um parceiro vai além de uma atividade física, é uma união do ser em sincronia com outro, é um encontro mágico entre dois corpos. Diferenças, limitações e dificuldades são comemorados criando um bem-estar físico e uma faxina menta. Evoluir significa desenvolver-se como pessoa", diz.
 
Serviço - Duas turmas - quarta-feira, às 20h e sábado, às 17h30min. A Mais Academia está localizada na Rua Spipe Calarge, 1736, Vila Morumbi, Campo Grande (MS). Mais informações: www.maisacademia.com, ou para participar ligue, 67-8404-0504

São Paulo: Reveillon 2009 no Ópera


Moacir Castilho
opera.sp102@gmail.com
escreveu


clique para
ampliar

Rio de Janeiro, Campos do Jordão e São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: sábado 12.12


Adriana Reis
escreveu

- sábado, 12 de dezembro

 

 18:00 às 19:00 - Programa "Solo Tango" na Rádio Trianon - AM 740 KHZ

Quando: sáb, 12 de dezembro

Onde: Rádio Trianon - AM 740 KHZ (mapa)

Descrição: Aos Sábados das 18h00 às 19h00 Sintonize a Rádio TRIANON – AM 740 KHZ Programa Solo Tango Direção Geral: Walter Manna “Agradecemos a sua Audiência”

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 19:00 às 20:20 - Piazzolla, Tango e Paixão no Teatro Ipanema

Quando: sáb, 12 de dezembro

Onde: Teatro Ipanema (mapa)

Descrição: Piazzolla, Tango e Paixão Gênero: Musical. Produção de Vera Pinheiro Texto e Direção de Paulo Afonso de Lima. Participação especial dos bailarinos de tango Bob Cunha e Aurya Pires Bailarinos de tango convidados: Adriana Gronow e Alam Blascovich, Brenda Fernandes e Paulo Sérgio Elenco :Carmen Pompeo, Angela Valério, Olivia Teixeira, Lú Gondim, Ronaldo Dal'Bianco, Adriana Bandeira , e 18 integrantes entre atores e bailarinos. Preço na bilheteria: R$ 60,00. Convites antecipados com desconto: Bob Cunha e Áurya Pires: 21 - 2556-7765 / 9629-3072 Adriana Gronow e Alam Blascovich - 21 - 8845-0774 / 8838-9494 Brenda Fernandes e Paulo Soares - 21 - 2601-7124 / 9451-4624 Teatro Ipanema - Rua Prudente de Moraes, 824 - Rio de Janeiro - RJ Telefones:2523-9794 Horário :todos os sábados às 19 horas. Duração: 80 minutos Estréia dia 17 de Outubro Classificação etária livre. Pequena Sinopse: A biografia de Astor Piazzolla desde seu nascimento até 1921 em Mar del Plata, suas passagensa por Paris e New York, contando através de cançoes Tangos e diálogos sua trajetória até tornar-se um dos músicos mais prestigiados mundialmente no século 20.

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 Churasco ao Vivo - Show de Tango com a Cia. Tango & Paixão

Quando: sáb, 12 de dezembro

Onde: Campos do Jordão - SP (mapa)

Descrição: Churasco ao Vivo Campos do Jordão apresenta: Show de Tango com a Cia. Tango & Paixão... o Musical! Estréia: 31 de Outubro de 2009 - Sábado - a partir das 21h 3 Casais de bailarinos e cantos(a) argentino(a) Reservas: (12) 3663.6430 End: Rua Dr. Heitor Penteado, 82 – Capivari – Campos do Jordão – SP Direção e Produção: Nelson Lima e Márcia Mello Site: www.tangoepaixao.com Inf: (11) 3858.2783 / 7124.2374

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 22:00 às 03:00 - La Milonga de Todos - Tango B'Aires

Quando: sáb, 12 de dezembro

Onde: Tango B'Aires (mapa)

Descrição: Tango B'Aires La Tradicional Milonga de Los Sábados - das 22:00 às 3:00hs Organização: Omar Forte e Stella Bello Tango B'Aires Rua Amâncio de Carvalho, nº 23 Vila Mariana - São Paulo - SP Tels: 5575-6646 / 8122-9957 http://www.tangobaires.com.br/ http://www.congressotangosaopaulo.com.br/ http://www.tangoforte.com/

mais detalhes»  copiar para minha agenda


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br

São Paulo: Workshop DENISE NAMURA e MICHAEL BUGDAHN


escreveu

 

                    cie «à fleur de peau»

                                               denise namura & michael bugdahn



foto = jean-damien fleury / m.b.

Atividades da  cie. « à fleur de peau » no Brasil /dezembro 2009

WORKSHOP DE DANÇA TEATRO


           « quando a música e o movimento se encontram »

Neste workshop seguiremos com o trabalho sobre a teatralização da dança e o significado do movimento. Nos interessaremos mais particularmente ao tratamento e o lugar da música  no nosso trabalho de pesquisa e de criação. Como se inspirar na música para encontrar diversas qualidades de movimento e a partir deste ponto construir partituras visuais e sequências coreográficas.

As sessões de trabalho serão compostas de três ítens principais: preparação corporal, improvisação e composição coreográfica.

    - técnicas de base de sua linguagem específica: independência das articulações, coordenação, jogos de disponibilidade, diferentes qualidades de movimento, ritmo, energia;

  - aprendizado de certas coreografias do repertório e abordagem do sistema de composição coreográfica e cênica utilizados pela companhia;
  - trabalho personalizado de cada intérprete/bailarino e de seu gestual
  - teatralização do movimento, criação de sequências gestuais e de "partituras visuais e musicais";

Informações e inscrições :
Datas: * 12 e 13 de dezembro de 2009 - sábado e domingo
sábado das 10h às 17h00
domingo das 10h às 17h00

obs. 1/2 hora de intervalo para lanche

Local: ESPAÇO GUIARÁ - Rua Guiará, 157 – Bairro Pompéia

Inscrições: envio de currículo sucinto e confirmação por  email

fe.haucke@companhiadofeijao.com.br

Fernanda Haucke  (11)  8498 3407

Investimento: R$ 200,00 ( duzentos reais) pagamento em dinheiro no dia 12 de dezembro antes  do início  do workshop



Sobre a cie « à fleur de peau »

* Ela é brasileira, ele alemão; vivem em Paris onde fundam sua companhia em 1988. Até hoje já criaram vinte espetáculos e coreografias para «à fleur de peau» e para o repertório de outras companhias como: Cisne Negro, Balé da Cidade de São Paulo, Bernballett, Cia. de Danças de Diadema, Rotterdamse Dansacademie e Cirka Teater.

  * A companhia participou de festivais e eventos internacionais de renome ("Biennale de la Danse", Lyon, "Holland Dance Festival", Haia, "Rio Panorama" etc.) e apresentou seus espetáculos em diversos países. A coreografia «4'quarts» obteve o 1° prêmio no "Tremplins de la Danse" em St.-Dizier e o prêmio de humor no "Concurso Volinine" em St.-Germain-en-Laye, «quelques réflexions» obteve o 1° prêmio no "Concurso Internacional para Coreógrafos" em Groninga, Holanda.

  *«aller-retour simple» foi co-produzida pela Cia. Maguy Marin/CCN Rillieux-la-Pape (accueil studio). «un ange passe-passe ou entre les lignes il y a un monde» pelo Théâtre de l'Enfumeraie (Sarthe), durante uma residência de criação. «como se não coubesse no peito» foi uma encomenda do Balé da Cidade de São Paulo, com patrocínio da Petrobrás e «talvez sonhar …» uma encomenda da Cia. Cisne Negro, co-produzida pelo SESC. A criação «que reste-t-il de nos amours ?» (para 10 bailarinos) foi co-produzida pela Maison de la Danse de Lyon em 2005 (residência), com patrocínio da Fondation BNP Paribas, do Ano do Brasil na França, ADAMI, ONDA e do Centre National de la Danse. A criação, «miroirs de l'âme», teve sua estréia em março de 2007, no Théâtre du Lierre, em Paris, iniciando uma residência de 4 anos. Em 2008, para as festividades dos 20 anos da companhia, criaram duas peças : «au delà du temps» e «si un jour je te quitte, je te garderai en moi à nu à vif à jamais».  

   Concepção artística

  * Denise Namura e Michael Bugdahn consideram a coreografia como um modo para veicular a emoção, como uma forma carregada de significação concreta. Sua pesquisa é baseada no uso do corpo inteiro como instrumento polivalente e num trabalho intenso sobre o gesto e sobre a musicalidade do movimento. A Cia. « à fleur de peau » prega a mistura de gêneros e propõe um olhar sobre a condição humana, cheio de ternura, generosidade, humor e emoção, a fim de vivenciar uma troca imediata com o público.

* A pedagogia é um aspecto essencial de seu trabalho. Desde a criação da companhia, os dois coreógrafos se dedicam a uma atividade pedagógica baseada na teatralização da dança, um elemento intimamente ligado ao desenvolvimento de seu discurso dançado. A partir de um trabalho de preparação do intérprete, organizam regularmente workshops, oficinas e cursos para profissionais, amadores e crianças.