sábado, 12 de dezembro de 2009

Campo Grande-MS: Curso de férias : Dança de salão


Ivan Sousa
ivan@maisacademia.com
escreveu


Curso de férias - Dança de salão pode ajudar a solucionar

problemas individuais e coletivos

Professores de dança aliam-se a

psicólogos para trabalhar corpo e mente

Você sabia que é possível trilhar o caminho do auto-conhecimento, ou mesmo reconhecer problemas associados à psiquê numa aula de dança de salão
Inserido num grupo onde a proposta é atividade física e o contato social, nuances da nossa personalidade ou distúrbios psicológicos podem vir à tona e serem (ou pelo menos começarem a ser) resolvidos com o compasso da música e o gingado do corpo.
A proposta é do casal de professores Ivan Sousa e Daniele Barilli que começa neste sábado (dia 12-12) uma turma de férias com dança de salão na Mais Academia. As aulas terão as presenças dos psicólogos Sandra e Edson Rodrigues. "A ideia é mostrar ainda mais quais são as vantagens ao se praticar a dança de salão, e que estes benefícios, são muito bons tanto para o corpo quanto para o mente", descreve o professor Ivan Sousa, que também preside a Associação Sul-Mato-Grossense de Dança de Salão.
Com intervenções bastante sutis, os psicólogos vão interagir com os alunos sempre com o objetivo de fazer com que eles aproveitem melhor a aula ou diagnosticar possíveis problemas. "É muito comum hoje em dia as pessoas sofrerem de distúrbios de ansiedade ou mesmo terem ataques de pânico e não identificarem o problema. As consequências se manifestam no corpo, como dores, falta de ar, ou mesmo no comportamento, quando o contato social diminui. Na dança de salão, as pessoas vão interagindo, redescobrindo o prazer com o relaxamento do corpo e sem se darem conta, começam a superar os quadros de ansiedade, de fobias", explica o psicólogo Edson Rodrigues, especialista em Transtornos de Ansiedade pelo Hospital das Clínicas da USP que há 6 anos utiliza a dança-terapia em seus atendimentos.
Os efeitos positivos aparecem, segundo o piscólogo, pois o cérebro vai sendo estimulado com serotonina através da prática da dança e o contato social com o grupo. "Com três meses os resultados são evidentes no corpo e também na mente, pois o cérebro é estimulado periodicamente e assim mantém os níveis adequados de serotonina, o que traz sensação de bem-estar", compara.
 
Casais
Outro ponto ser trabalhado com a dança de salão é a relação dos casais, que muitas vezes deixaram compartilhar projetos, ou agenda comum. "Frequentando as aulas, eles vão redescobrindo sensações, voltam a ficar íntimos, dão risada juntos. Sem dúvida a aula reaproxima os casais", descreve o psicólogo.
As aulas serão acompanhadas pelos psicólogos apenas uma vez na semana e a intenção não é transformar o salão num consultório de atendimento psicológico, mas sim, promover intervenções que facilitem o andamento das aulas, o contato social para que os benefícios das aulas sejam percebidos também no dia-a-dia dos alunos. "Caso haja necessidade, a pessoa poderá procurar auxílio clínico - tratamento que poderá ser realizado simultâneamente às aulas de dança de salão", diz o psicólogo.
O professor Ivan Sousa lembra que "dançar com um parceiro vai além de uma atividade física, é uma união do ser em sincronia com outro, é um encontro mágico entre dois corpos. Diferenças, limitações e dificuldades são comemorados criando um bem-estar físico e uma faxina menta. Evoluir significa desenvolver-se como pessoa", diz.
 
Serviço - Duas turmas - quarta-feira, às 20h e sábado, às 17h30min. A Mais Academia está localizada na Rua Spipe Calarge, 1736, Vila Morumbi, Campo Grande (MS). Mais informações: www.maisacademia.com, ou para participar ligue, 67-8404-0504