Luciana Mayumi
escreveu
ATENÇÃO NOVO EMAIL
luciana@artescoreograficas.com
Luciana Mayumi
escreveu
ATENÇÃO NOVO EMAIL
luciana@artescoreograficas.com
A Arte de Movimento de Rudolf Laban.
– 2008, introdução, fundamentação –
Oficina teóricoprática dia 18 de maio (domingo). 10:00 às 13:00 hs. Local: Teatro Coletivo Fábrica. Av. da Consolação 1623.
Ministrada com Lenira Rengel: Professora, pesquisadora, performer. Em 1977 iniciou seus estudos com Maria Duschenes (introdutora da Arte de Movimento de Rudolf Laban no Brasil). Doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Mestre em Artes/Dança –UNICAMP. Graduada pela ECA/USP - Bacharel em Direção Teatral. Autora do DICIONÁRIO LABAN, CADERNOS DE CORPO E DANÇA, sobre os Temas de Movimento de Laban (Ed. Annablume), artigos variados e PEQUENA VIAGEM PELO MUNDO DA DANÇA (Ed. Moderna).
Valor R$ 30.00 e R$ 15 (estudantes)
Propor Laban em 2008 é entender seu sistema no pensamento contemporâneo e em processo de transmutação. Sua terminologia teóricoprática é atualizada em disseminações que tratam da dança, do teatro, do corpo, do movimento, das artes de uma forma geral, da educação, da psicologia, do trabalho.
Programa (alguns itens) a ser desenvolvido no decorrer da oficina. De todo modo os participantes (artistas, professores, interessados) terão a noção de quem foi Rudolf Laban, sua inserção no pensamento do movimento e da dança e a introdução a conceitos fundamentais e necessários ao conhecimento de seu sistema.
♦ Rudolf Laban: dados biográficos à luz do contexto histórico. A arte e a dança modernas, a educação, as grandes cidades, a dança expressionista, as duas guerras mundiais. Europa, EUA. Laban no Brasil e em outros países;
♦ Rudolf Laban: moderno, contemporâneo;
♦ entendimento de corpo, corporal, corpóreo;
♦ funções mecânicas do corpo: dobar, esticar, torcer;
♦ linhas retas, curvas e torcidas;
♦ fatores de movimento: fluência, espaço, peso e tempo: qualidades, tarefas, o que, como informam a dança e o movimento; seu desenvolvimento na pessoa;
♦ ações corporais: ações derivadas, completas, contrastantes, complementares;
♦ corpo como unidade, partes do corpo, ênfase em partes do corpo; partes em contato;
♦ adaptação ao parceiro;
♦ Cinesfera: espaço vital – relação com outras esferas: biosfera, semiosfera; Willian Forsythe e outros atualizadores;
♦ movimento: assimétrico, simétrico, central, periférico, sucessivo, simultâneo;
♦ as oito ações básicas de movimento; transições, improvisação;
♦ definição teóricoprática: esforço/forma, eukinética, corêutica, coreologia;
♦ corêutica: o corpo no espaço, o espaço no corpo, níveis, planos, caminhos, eixos, dimensões espaciais. Diagonais, diametrais, transversais, escalas.
OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
NÚCLEO ARTÉRIAS
Realização: 3o Programa Municipal de Fomento a Dança
IMPROVISAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA
Proposta: O corpo permeável no espaço-tempo cênico. O corpo gerador, transmissor, receptor e transformador de idéias. A relação cênica com o outro, com o espaço, com o tempo e com o observador. Ampliação do repertório pessoal a partir da vivência e do entendimento da anatomia funcional do movimento.
Professoras: Karina Ka e Lua Tatit
Data: de segunda dia 26 de maio a sexta dia 30 de maio, das 19h às 22h. Sábado dia 31 de maio, das 15h às 18h.
Inscrições a partir do dia 19 de maio.
INSCRIÇÕES: As oficinas são gratuitas. O interessado deve encaminhar um e-mail contendo nome completo, RG e telefone para contato@estudionave.com e aguardar a confirmação. Somente serão aceitas inscrições individuais e por e-mail. Vagas limitadas.
PÚBLICO: Estudantes e profissionais de dança e teatro.
LOCAL: Centro de Dança - Galeria Olido. Av. São João, 473 - Centro - São Paulo - SP
Produção:
Fractal Comunicação e Produção Cultural
Olá,
O www.idanca.net participou do evento Coletivo Corpo Autônomo, realizado entre 7 e 18 de maio, pelo Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. Confira a reportagem sobre o encontro que reuniu coletivos e artista de todo país para apresentações, discussões e palestras.
Na galeria de vídeos, Marcelo Evelin fala sobre seu mais recente trabalho MONO, que estreou na noite de encerramento do evento.
Trazemos também uma entrevista da jornalista Deborah Rocha com a bailarinaRuth Rachou, que está comemorando 80 anos em 2008 e é história viva da dança moderna.
E esta semana, uma novidade: a pesquisadora de dança Thereza Rocha estréia como colunista do idança com uma reflexão sobre a polêmica acerca do texto do colunista e editor do Segundo Caderno do jornal O GLOBO, Artur Xexéo, publicado no dia 04/05. O assunto contiua rendendo comentários, você já deixou o seu?
Boa leitura!
Hello,
This week, www.idanca.net visited Coletivo Corpo Autônomo, which took place in São Paulo, from may 7th to 18h, in Instituto Itaú Cultural. Check out the report on the meeting that brought together colectives and artists from all over the country.
In our video gallery, Marcelo Evelin talks about MONO, his latest work.
We also bring you an interview by journalist Deborah Rocha with dancer Ruth Rachou, who celebrates her 80th birthday in 2008 and is living history of modern dance.
And, this week, we have news: dance researcher Thereza Rocha debuts as columnist in idança with a refletion of the controversy about Artur Xexéo column, published in O GLOBO, may 4th. The issue is still getting comments, did you leave yours?
Have a nice reading!