sábado, 17 de maio de 2008

divulgação workshop com Lenira Rengel nesse fim de semana!!!


Luciana Cristina Nunes M.da Silva
escreveu

divulgação workshop
com Lenira Rengel
nesse fim de semana!!!


A Arte de Movimento de Rudolf Laban.

– 2008, introdução, fundamentação –  

Oficina teóricoprática dia 18 de maio (domingo). 10:00 às 13:00 hsLocal: Teatro Coletivo Fábrica. Av. da Consolação 1623. 

Ministrada com Lenira Rengel: Professora, pesquisadora, performer. Em 1977 iniciou seus estudos com Maria Duschenes (introdutora da Arte de Movimento de Rudolf Laban no Brasil). Doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Mestre em Artes/Dança –UNICAMP. Graduada pela ECA/USP - Bacharel em Direção Teatral. Autora do DICIONÁRIO LABAN, CADERNOS DE CORPO E DANÇA, sobre os Temas de Movimento de Laban (Ed. Annablume), artigos variados e PEQUENA VIAGEM PELO MUNDO DA DANÇA (Ed. Moderna).  

Valor R$ 30.00 e R$ 15 (estudantes) 

Propor Laban em 2008 é entender seu sistema no pensamento contemporâneo e em processo de transmutação. Sua terminologia teóricoprática é atualizada em disseminações que tratam da dança, do teatro, do corpo, do movimento, das artes de uma forma geral, da educação, da psicologia, do trabalho.

Programa (alguns itens) a ser desenvolvido no decorrer da oficina. De todo modo os participantes (artistas, professores, interessados) terão a noção de quem foi Rudolf Laban, sua inserção no pensamento do movimento e da dança e a introdução a conceitos fundamentais e necessários ao conhecimento de seu sistema.

 Rudolf Laban: dados biográficos à luz do contexto histórico. A arte e a dança modernas, a educação, as grandes cidades, a dança expressionista, as duas guerras mundiais. Europa, EUA. Laban no Brasil e em outros países;

 Rudolf Laban: moderno, contemporâneo;

 entendimento de corpo, corporal, corpóreo;

♦ funções mecânicas do corpo: dobar, esticar, torcer;

♦ linhas retas, curvas e torcidas;

 fatores de movimento: fluência, espaço, peso e tempo: qualidades, tarefas, o que, como informam a dança e o movimento; seu desenvolvimento na pessoa;

♦ ações corporais: ações derivadas, completas, contrastantes, complementares;

 corpo como unidade, partes do corpo, ênfase em partes do corpo; partes em contato;

♦ adaptação ao parceiro;

♦ Cinesfera: espaço vital – relação com outras esferas: biosfera, semiosfera; Willian Forsythe e outros atualizadores;

 movimento: assimétrico, simétrico, central, periférico, sucessivo, simultâneo;

♦ as oito ações básicas de movimento; transições, improvisação;

♦ definição teóricoprática: esforço/forma, eukinética, corêutica, coreologia;

♦ corêutica: o corpo no espaço, o espaço no corpo, níveis, planos, caminhos, eixos, dimensões espaciais. Diagonais, diametrais, transversais, escalas.


Nenhum comentário: